Quais são as melhores portas para colocar nos quartos?
As portas internas não são um exagero, mas uma forma de isolar as áreas funcionais de uma sala umas das outras. A presença deles é fundamentalmente importante se houver crianças em casa, se um dos membros da família tiver um escritório, quartos separados e se ele gosta de cozinhar uma variedade de pratos perfumados na cozinha.
A melhor localização das portas nas divisões depende da finalidade dessas divisões e dos requisitos que lhes são impostos em termos de estanqueidade, isolamento e propriedades estéticas dos painéis das portas.
Todos os tipos de estruturas e modelos
Parece que na hora de escolher uma porta interna não surgem dificuldades, exceto que os familiares podem não concordar com os gostos, e um vai insistir em uma porta branca e o outro em marrom. Mas as nuances da escolha não se limitam a isso. Os modelos são numerosos e as características de design desempenham um papel decisivo. A conveniência de sua operação, durabilidade e preservação de uma aparência apresentável dependem de como o design atende às tarefas.
A porta que se instala na despensa não é capaz de garantir a segurança dos seguranças no escritório, e a porta do quarto é muito diferente da porta da casa de banho.
As funções das portas interiores são variadas e têm diferentes funcionalidades:
- Eles separam visualmente os cômodos de um cômodo, seja um apartamento, uma casa particular ou um escritório;
- Demarcam áreas funcionais específicas: quarto, cozinha, ginásio, casa de banho, WC e outros tipos de instalações para um fim específico;
- Fornece vários tipos de isolamento de ambiente: mantenha aquecido, não permita que sons estranhos penetrem, não permita que a condensação se forme em ambientes com alta umidade;
- Eles garantem a segurança de documentos valiosos e coisas dentro das instalações;
- Ajuda a manter uma privacidade aconchegante em áreas íntimas;
- Ofereça segurança para crianças pequenas, bloqueando o acesso a itens traumáticos na despensa ou na cozinha.
A este respeito, as portas interiores diferem entre si de acordo com vários critérios: tipo de construção, método de abertura, finalidade, materiais.
O tipo de construção é um conceito generalizado. Inclui os parâmetros gerais do produto, a forma e as características da folha da porta.
Por tamanho
Em termos de tamanho, as portas interiores são:
- Folha única (folha única). Eles são adequados para apartamentos típicos com portas padrão.
- Um e meio. Este tamanho intermediário é uma ocorrência frequente nas casas do chamado "fundo velho" e "estalinkas", onde as portas são várias dezenas de centímetros maiores que a largura padrão e podem diferir em maior altura. As folhas de porta com até 110 cm de largura pertencem a uma porta e meia, e tudo o que é maior são portas duplas.
- Bivalve (bipartido). Uma opção indispensável para a instalação em edifícios antigos - do passado ou do século retrasado, quando as portas largas prevaleciam entre todos os tipos de divisões da divisão.É conveniente usar tais portas para isolar um quarto ou sala ou cômodos em casas de campo e chalés, onde a abundância de espaço livre e grandes áreas de cômodos exigem dimensões adequadas no interior.
Pelo formato da tela
Por forma, as folhas das portas são divididas em:
- Clássico. Essas portas têm a forma retangular usual. A largura em relação à altura é de 2 a 4 vezes menor, depende de quão estreitas ou largas serão as portas. Eles são instalados nas salas onde o tamanho da porta é projetado para uma porta de piso único;
- Arqueado. Este desenho se distingue por uma linha complicada da borda superior, que forma um arco. Necessário para portas de formato semelhante ou mantendo um certo estilo no interior;
- Balanço (estábulo, salão). Eles não podem ser chamados de portas completas, mas, no entanto, este produto original ocorre em alguns interiores não triviais. Na aparência, eles se assemelham a portas duplas na entrada do salão "cowboy". Como regra, eles são feitos sob encomenda de acordo com tamanhos e designs individuais.
Pela construção da tela
Portas surdas e portas combinadas (abertas) são diferenciadas dependendo se a tela é feita em uma única peça ou segmentada.
Surdo
Os surdos são divididos em painel e apainelados.
Escudo - Esta é a opção mais comum para designs de portas. Como o nome indica, essas portas têm frente e verso planos, sem relevo, decoração e folhos. Eles se distinguem por sua confiabilidade e altas propriedades de isolamento devido às peculiaridades de sua estrutura.
A estrutura consiste nos seguintes elementos:
- Quadro. É montado a partir de vigas e reforços que aumentam a resistência do produto;
- Filler. Ele preenche o espaço entre os reforços para um melhor isolamento térmico e acústico. Para isso, utilizam-se placas afiadas, lã mineral, espuma de poliuretano, poliestireno, poliestireno expandido, espuma de poliuretano.
- Sobreposições. Eles são em relevo e lisos. Com a ajuda de padrões em relevo na porta, é criado um padrão, os lisos diferem apenas na cor ou na presença de uma textura de madeira.
Portas apaineladas É uma estrutura pré-fabricada com base numa moldura de madeira com ranhuras. Elementos decorativos em relevo feitos de MDF, aglomerado e papel prensado são inseridos nas ranhuras. Você pode montar esse "construtor" com qualquer padrão e textura que combine com o design de interiores.
Painéis de portas feitos de painéis praticamente não apresentam falhas se a porta for feita por um fabricante genuíno.
Mas existem muitas vantagens:
- Aparência estética;
- A capacidade de criar uma decoração original. Um design especial chique são as portas apaineladas com pátina, ou seja, com a decoração dos elementos figurados e o relevo da porta em outra cor ou material. Um dos exemplos luxuosos é a porta branca com detalhes dourados;
- Menor peso da tela, pois as pastilhas pesam menos que a madeira maciça utilizada nas estruturas dos painéis;
- Longa vida útil;
- A capacidade de substituir fragmentos danificados;
- Redução de custos devido ao uso de materiais orçamentários.
Combinado
Os combinados incluem tsarovy e portas "abertas".
- Portas Tsargovye freqüentemente chamadas de variedades em painéis, uma vez que o princípio de sua montagem é quase idêntico. No entanto, as portas laterais têm um design mais lacônico e elegante. O "núcleo" da porta é preenchido com pratos especiais - gavetas, de diferentes larguras e de diferentes materiais. Ao alternar a madeira com outros materiais, por exemplo, o vidro, obtém-se uma decoração interessante e simples.
- Portas abertas são uma combinação de uma base de madeira, plástico ou metal e uma inserção de vidro ou espelho, que ocupa uma parte significativa da tela. Via de regra, vidro fosco e opaco é usado. Pode ter pó, jato de areia, relevo ou até mesmo vitral.
Para o isolamento absoluto da sala, é usado "vidro espião" - transparente de um lado e espelhado do outro.
Ao abrir o método
A propósito de abertura as portas são divididas em:
- Balanço. Esta é a opção padrão usada na maioria das áreas residenciais e administrativas. Eles diferem no número de caixilhos (um ou dois, enquanto as portas duplas não têm necessariamente caixilhos da mesma largura) e no lado da abertura (destros, destros, canhotos, canhotos). As portas giratórias são consideradas universais e não são adequadas apenas nos casos em que não há espaço suficiente para abrir totalmente a porta. Eles são semelhantes às portas giratórias, mas se distinguem por uma característica - abrem-se tanto para si próprios como para si próprios.
Externamente, esse design se assemelha às portas de entrada do metrô.
- Deslizando. Eles são divididos em várias variedades:
- Retrátil ou articulada. Uma folha de porta deste tipo "anda" por um mecanismo especial - um monotrilho sobre rodas. Rola de volta para o lado esquerdo ou direito;
- Compartimentos ou suspensos. O mecanismo funciona segundo o princípio de portas deslizantes de guarda-roupa e pode ser composto por 2,3,4 ou 5 telas. Essa porta pode substituir facilmente as divisórias internas da sala, dividindo o espaço em zonas. Devido ao facto de todas as portas serem sobre rodízios, podem ser movidas com um movimento de uma mão, e se os rodízios forem gel, então este processo será absolutamente silencioso;
- Cassete. A melhor opção para salas onde a economia de espaço está em primeiro lugar. As portas cassete não ocupam espaço algum - ao abrir, a folha da porta entra em uma ranhura na parede;
- Telescópico ou em cascata. São numerosas folhas de porta em forma de divisórias, movendo-se ao longo de guias com comando automático. Pelo princípio de funcionamento, são semelhantes aos de compartimento, mas o design é mais complexo e equipado com um controle remoto. Eles podem servir como portas e divisórias internas.
- Radial. Estas portas de sala de transformadores só podem ser instaladas em espaços amplos, uma vez que o seu movimento é circular e requer muito espaço livre. O processo de fabricação de portas radiais é caro e trabalhoso, portanto, esses produtos são de elite.
- Dobrável. Junto com as portas de cassete, essas portas são projetadas para espaços pequenos. Seu design exclusivo permite otimizar o espaço devido ao fato de que, quando dobrada, a porta quase não ocupa espaço. Isso inclui portas sanfonadas e portas dobradas. São lamelas largas, ligadas por dobradiças, que, ao serem abertas, se dobram umas sobre as outras como as peles de acordeão, que deram o nome à estrutura.
A única desvantagem é que, quando montados, ocupam parte da soleira da porta.
- Swivel. A porta rotativa é um mecanismo único que permite abrir a porta tanto para a direita como para a esquerda, por dentro e por fora. Eles têm a mesma desvantagem da porta sanfonada - eles "comem" a largura da porta.
Por nomeação
De acordo com a sua finalidade, as portas internas das instalações dividem-se em portas para edifícios residenciais, para públicos e altamente especializados.
Em um prédio residencial as portas internas podem estar localizadas na fronteira de diferentes zonas:
- Salas de estar;
- Corredores;
- No quarto;
- Gabinete;
- Cozinha;
- Para o banheiro;
- Sótão ou sótão.
- Em alguns casos, durante a reforma, as portas da varanda se transformam em portas internas.
Portas em instalações públicas, administrativas e municipais deve corresponder ao estado da instituição e isolar ruídos estranhos, o resto depende da concepção das instalações e da situação financeira da organização.
As portas especializadas são:
- Demarcação;
- Com maior isolamento acústico;
- Com maior isolamento térmico;
- A prova de fogo;
- À prova d'água;
- Selado;
- Oculto;
- Emergência;
- Falso;
- Protetor (à prova de choque, à prova de roubo, anti-canal, à prova de balas, de economia de energia, selado).
Variedades de materiais
A finalidade e a localização das portas afetam a escolha dos materiais com os quais o produto é feito. Portanto, um quarto precisa de portas com boas características de isolamento para que ruídos estranhos não interfiram no sono, a cozinha precisa de portas com revestimento lavável e as portas do banheiro devem ser resistentes à umidade.
Os fabricantes modernos usam materiais diferentes que são dignos de consideração detalhada.
- A árvore e seus derivados:
- De uma matriz. São estruturas confiáveis, muitas vezes cegas, que se distinguem pela estética da aparência e pela segurança ambiental. Essas portas podem ser maciças ou vazadas por dentro (Masonite). Vidoeiro da Carélia, freixo, lariço, pinho, vigas de carvalho são usadas para a fabricação. Bordo, avelã e amieiro são menos comumente usados;
- De madeira compensada. Essa folha tem quase as mesmas propriedades das portas de madeira maciça, mas é mais leve e tem custo mais baixo. A pequena espessura do compensado torna este material conveniente para a fabricação de designs não padronizados: "acordeões", "livros" e portas corrugadas;
- Fabricado em MDF, Fibra, aglomerado e aglomerado. Esta é uma alternativa econômica para a matriz, mas também tem menos vantagens. As portas feitas com esses materiais mantêm o calor pior, passam sons sem uma camada intermediária de alta qualidade, são menos resistentes ao desgaste e não oferecem possibilidades de design tão amplas;
- Do forro.
- Cremalheira e pinhão.
- Folheado.
- Laminado.
- Metal. É utilizado nos casos em que é necessária proteção adicional no interior das instalações para objetos de valor, papéis e documentos importantes. As portas de aço são consideradas as mais confiáveis. Se a segurança de nível de banco não for necessária, uma estrutura de alumínio ou ferro é suficiente. E para que tal porta não entre em conflito com o interior da casa, podem-se usar modelos com revestimento em PVC ou folheado a madeira natural;
- Plástico. Ideal para ambientes que requerem limpeza úmida frequente, como cozinha, ou alta umidade (banheiro). Além disso, as portas de plástico e fibra de vidro são capazes de fornecer vedação de alta qualidade e bom isolamento acústico, mas as portas de fibra de vidro têm uma aparência mais agradável esteticamente e são mais fáceis de decorar;
- Copo... O vidro puro, mesmo que seja feito com a tecnologia triplex (não quebrável), dificilmente pode ser encontrado no interior. Como vidro, transparente, brilhante ou fosco, incolor e colorido, utilizam-se o plexiglass, o acrílico e o plexiglass, que são essencialmente uma espécie de plástico. Esses materiais são muito mais leves, seguros, menos sujeitos a danos e mais fáceis de limpar. Ficam lindos no duche e na banheira, são adequados para a cozinha;
- Modelos combinados. São portas com um design interessante, obtido através da combinação de diferentes materiais: metal e acabamentos em pedra, madeira e vidro, vidro e plástico.
Vantagens e desvantagens
A presença de portas interiores é uma necessidade ditada pelas condições de vida. Porém, é importante entender que qualquer modelo em si e em relação à localização na sala tem seus prós e contras.
De uma matriz
Vantagens:
- Material de origem natural, que não só não causa alergias e não emite toxinas, mas em alguns casos desinfeta o ambiente (bambu, bétula, madeira de coníferas);
- Produtos de excepcional qualidade para qualquer tipo de madeira;
- A árvore mantém um aroma agradável por muito tempo;
- Os produtos de madeira sempre serão classificados como nobres, caros e bonitos no interior;
- Altos indicadores de resistência ao desgaste e resistência a danos mecânicos;
- Proporcionam excelente isolamento térmico e acústico;
- Amplas oportunidades de design: a madeira está sujeita a processamento, pintura, impregnação com diversos compostos que afetam a estrutura e a cor;
- A capacidade de produzir telas de design com detalhes variáveis que podem ser alterados com a mudança do interior;
- Vários acabamentos disponíveis;
- Com revestimento e impregnação adequados que protegem a madeira do mofo e do bolor, pode ser instalado em qualquer divisão - desde o quarto à cozinha.
Existem algumas desvantagens nas estruturas de madeira. Entre eles - um grande peso da folha da porta, se não for oca, a propriedade da madeira para encolher e "expandir" a partir de um aumento e diminuição do nível de umidade, um preço alto. Produtos feitos de espécies valiosas de madeira são especialmente caros.
Madeira compensada
Vantagens:
- Baixo peso morto;
- O método de fazer madeira compensada (5-7 placas de madeira coladas com resina) permite que você mantenha o padrão de madeira na superfície;
- Força;
- Resistência à umidade:
- Boas qualidades de isolamento;
- Amizade ambiental;
- O material não encolhe com as mudanças de umidade e temperatura, o que é muito importante na mudança das estações.
Desvantagens:
- Com umidade constante "incha";
- Estruturas ocas não são capazes de fornecer o máximo de conforto e proteção.
Fabricado em MDF
Compensado e MDF costumam ser confundidos, mas é importante entender que esses são dois materiais diferentes e que as diferenças fundamentais entre eles derivam do método de fabricação. Se a madeira compensada é um produto multicamadas feito de placas de madeira e resinas, então o MDF é um derivado de aparas finas (serragem) e compostos de colagem.
Folhas compactas, simples e leves em MDF. As fibras de madeira se distinguem pela boa aderência, portanto, o produto se caracteriza pelo tamanho constante com variações de umidade e temperatura.
A superfície da porta é lisa, plana e uniforme, o que a torna fácil de manusear.
A principal vantagem das portas de aparas de madeira é seu preço atraente. Além disso, as estruturas leves permitem instalá-los em qualquer tipo de parede, e a instalação pode ser feita de forma independente. O acabamento certo, como o verniz, pode ajudar a tornar as portas que parecem caras e caras. No entanto, as características de desempenho são em muitos aspectos inferiores às da madeira ou do plástico.
As portas de MDF têm medo de água, pois podem inchar e começar a desmoronar, são mais fáceis de quebrar, não têm à sua disposição uma decoração complexa e os compostos de colagem nem sempre são amigos do ambiente.
Fiberboard
Os produtos feitos de papelão têm qualidade próxima à de compensado e MDF. Ao contrário de outros materiais feitos por prensagem de pó de madeira e aparas com adição de adesivos, o cartão é obtido pela prensagem de aparas a vapor, portanto, os painéis de fibra são menos hidrofóbicos. Mas essa tecnologia não permite que sejam espessas, o que reduz muito o desempenho das portas. Eles se distinguem por sua alta densidade e dureza, mas devido à sua pequena espessura, o campo de aplicação é muito estreito.
De aglomerado e aglomerado
Este é o material mais comum para produtos de classe econômica.
Com baixo custo, possui todas as características necessárias para uma matéria-prima prática:
- Força e densidade;
- Camadas;
- Ausência de vazios internos, nós e irregularidades;
- Disponibilidade de diversas variedades, das quais até a melhor tem baixo custo;
- Na produção de portas, são utilizadas placas da classe de emissão E1 (teor mínimo de resinas de formaldeído por 100 g de peso), o que absolutamente não faz mal à saúde de adultos e crianças;
- Ele se adapta bem a vários tipos de processamento. Você pode serrar, planejar, fresar, perfurar, colar e pintar com segurança;
- Biostable;
- Não encolhe com a umidade e altas temperaturas;
- Apresentam alto desempenho na escala de isolamento térmico e isolamento acústico.
Desvantagens:
- As bordas do produto podem desmoronar durante o processamento e nos locais onde os parafusos ou fixadores são aparafusados;
- Produtos de baixa emissão são prejudiciais à saúde e os fabricantes nem sempre rotulam os produtos. Não é recomendado comprar tal produto;
- O aglomerado de partículas esfolia e desintegra-se com a alta umidade.
Do forro
Neste caso, estamos a falar mais em acabamento da porta, e não em fazer a partir do forro, mas sim como camada exterior, é ela quem se responsabiliza pela durabilidade e estética das portas interiores.
A lista de vantagens do forro é composta por todos os itens inerentes aos produtos de madeira maciça.
Os traços característicos dependem do tipo de madeira: o pinho adapta-se bem a vários tipos de processamento, a tília mantém um belo aspecto em condições de humidade constante, o lariço é o mais resistente ao desgaste, o carvalho permite que seja pintado com as cores do precioso espécies de madeira. Ao mesmo tempo, um painel revestido com ripa tem menos peso do que um painel sólido feito de madeira.
O forro tem suas desvantagens: na ausência de processamento com compostos especiais, pode apodrecer, os produtos premium são de alto custo, a superfície para acabamento requer preparação prévia (retificação, primer, processamento).
Feito de metal
Vantagens:
- Confiável em termos de resistência ao roubo. Mesmo as portas de metal comuns têm uma terceira classe de proteção contra roubo, e os produtos reforçados com travessas e platibandas pertencem à proteção do banco;
- Na fabricação de portas de aço, a lã mineral é utilizada como enchimento. Este material tem características únicas, portanto as portas com esse tipo de enchimento são quentes, à prova de fogo, à prova de som e não tóxicas;
- Qualquer tipo de acabamento está disponível, seja folheado, forro ou pedra;
- Vida útil mais longa;
- À prova de vandalismo, resistente a danos, resistente a choques.
Desvantagens:
- Em muitos interiores, essa porta parece complicada;
- O peso da folha da porta é de 100 a 250 kg;
- Pelo tipo de abertura, eles só podem ser giratórios;
- Uma boa porta de aço custará muito caro.
Feito de plástico
Vantagens:
- Funcional. O campo de aplicação é o mais amplo, pois toleram perfeitamente a umidade e o calor e têm alta resistência a assaltantes. Essas portas servirão por muito tempo na cozinha, no banheiro, no escritório e até na varanda;
- A base das portas é uma moldura de metal-plástico ou alumínio leve e resistente à corrosão;
- Boa aparência. Todos os tipos de acabamentos estão disponíveis para portas de plástico, por isso não tenha medo de que se pareçam com portas de entrada de um supermercado. Mesmo os modelos standard se distinguem por um design elegante e simples, e o fabricante fará uma decoração de interior no estilo desejado em um pedido individual;
- Fácil de limpar, não tem medo de umidade, portanto ideal para cozinhas, banheiros e despensas;
- Quieto. Muitas portas de plástico são equipadas com um mecanismo de fechamento inteligente que permite que sejam fechadas suavemente, sem estalar;
- As portas de plástico podem ser de qualquer complexidade e têm diferentes mecanismos de abertura - de deslizante a telescópico;
- Camada intermediária isolada não é necessária. As câmaras de ar são fornecidas em estruturas de PVC, responsáveis pelo isolamento acústico e preservação do calor na sala;
- Selado;
- Durável.
Desvantagens:
- O plástico tem uma estrutura macia e pode danificar-se facilmente. Arranhões e amassados de impactos podem permanecer nele;
- A camada decorativa protetora não evita que o plástico fique turvo com o tempo, amarelado e imperceptível;
- A poeira e a sujeira que se acumulam correm o material ao longo dos anos e não pode ser lavado sem produtos químicos agressivos;
- Inflamável e libera toxinas.
De vidro
Vantagens:
- Durável. As modernas tecnologias de produção permitem a utilização de diferentes tipos de vidro: temperado, acrílico, triplex. Esses materiais são difíceis de quebrar mesmo intencionalmente, e a película protetora, se danificada, não deixará os detritos voarem para os lados;
- As portas de quase todos os mecanismos de abertura são feitas de vidro;
- Esta é uma solução de design original que não só decora a sala, mas também ajuda a aumentá-la visualmente;
- O vidro não precisa ser transparente, outras opções estão disponíveis: fosco, fumê, estampado, espelhado, colorido, vitral;
- Fornece excelente isolamento acústico;
- Eles não têm medo de água, portanto, são adequados para todos os tipos de instalações;
- A prova de fogo;
- De longa duração.
Desvantagens:
- Não é adequado para quartos com uma área pequena;
- Preço Alto;
- Para portas de vidro, os acessórios comuns não são adequados e os especializados são muitas vezes mais caros;
- Estruturas complexas são pesadas;
- A instalação requer a participação de profissionais;
- Qualquer sujeira é visível na superfície do vidro, portanto, eles devem ser lavados com freqüência.
Como escolher o caminho certo?
Escolher boas portas interiores é um evento responsável. Sua instalação e desmontagem consomem tempo e dinheiro, por isso é importante escolher um produto de alta qualidade, confiável e fácil de usar desde o primeiro momento.
E para minimizar possíveis erros, vale a pena adotar aconselhamento e orientação de profissionais na área de renovação e design:
- A primeira coisa que precisa ser feita por todos que estão pensando sobre quais portas interiores são melhores para colocar em um apartamento ou em uma casa particular é certa avaliar a funcionalidade das instalaçõesna borda da qual é necessária uma porta. Em locais com elevada humidade convém abster-se de produtos de madeira, em salas com muito movimento devem ser instaladas portas com acessórios de alta qualidade, em quartos de crianças apenas podem ser instaladas portas de materiais naturais ou correspondentes a GOST.
- A segunda etapa importante é medição correta... É necessário medir pelo menos dois, e idealmente três pontos ao longo da largura e altura da porta. Também é importante medir a profundidade (espessura da parede) para entender se as extensões são necessárias e qual a largura.
- A folha da porta deve ser adquirida em caixa adequada. Substituir a caixa e os batentes é muito importante, pois ajuda a evitar distorções e problemas durante a operação no futuro. Neste caso, a caixa (moldura) deve ser mais larga que a espessura da porta.
- Espessura da porta É um importante indicador que caracteriza suas qualidades isolantes.
Quanto mais espessa for a porta, maior será a probabilidade de desempenhar perfeitamente as funções de isolamento térmico e acústico.
- Mecanismo de abertura Tem um papel importante. Um grande espaço permite instalar portas de qualquer tipo, mas salas estreitas, por exemplo, os corredores de "Khrushchev", exigem soluções compactas - cassete, compartimento ou lonas dobráveis. As portas de aço internas, como as externas, são mais eficazes quando o mecanismo de batente abre "para si", uma vez que é mais difícil arrancá-las e danificá-las de alguma forma.
- Características de design de portas Não é só uma questão de estética. Em alguns casos, soluções não padronizadas são simplesmente necessárias. Assim, para almoxarifados e despensas, são recomendadas portas com grelha de ventilação para que não fiquem cheiros a bolor, e nas casas de fundação antiga com pé-direito de 3-4 metros são necessárias portas com travessa (a parte fixa da estrutura que se constrói no topo da porta, tornando-a visualmente mais alta) para equilibrar as proporções.
- Também é importante prestar atenção a materiais com os quais a porta é feita, a presença e qualidade do enchimento, o peso da estrutura, o tipo de acabamento, as propriedades de isolamento (retém o calor, estanqueidade, bloqueia o ruído).
- Merece atenção especial acessóriosespecialmente ao escolher portas de vidro. Deve ser de alta qualidade, corretamente instalado e, se necessário, facilmente substituível, pois sua vida útil é de apenas 5 a 10 anos, enquanto a própria folha da porta pode servir mais de 30.
- Estudo de componentes e documentação técnica para conformidade com GOST, segurança e garantias não levarão muito tempo, mas irão salvá-lo de muitos problemas no futuro.
- Projeto portas deve corresponder ao estilo predominante no interior.
Como escolher o tamanho?
Ao escolher o tamanho das portas internas, é importante fazer medições precisas, levando em consideração as possíveis alterações antes de instalá-las (assentamento de ladrilhos, grés porcelanato, laminados e outros pisos que irão elevar o nível do piso em 1 centímetro ou mais; expansão da porta )
A altura padrão da folha da porta é de 200 cm, o que corresponde aos portais em edifícios típicos, tendo em consideração a instalação da moldura e das platibandas. As medições são feitas em dois pontos ao longo das encostas e um no centro. Se a casa tiver pé-direito alto e como resultado das medições se verificar que a altura da abertura é superior a 250 cm, é necessário instalar uma travessa. A uma altura superior a 210 cm, será necessário instalar platibandas largas, e na abertura abaixo de 203 cm será problemático "apertar" portas standard com moldura. Terá de cortar a folha da porta ou fazer um pequeno copo na abertura.
A largura das portas interiores depende do tipo de divisão. Pode variar entre 50-90 cm, sendo as portas mais estreitas instaladas em casas de banho e arrecadações separadas e as mais largas nos quartos e salas.
As soluções clássicas implicam a escolha de uma folha de porta 7-14 cm mais estreita do que a abertura. Ou seja, com uma largura de 67-73 cm, é necessária uma folha de porta de 60 cm, com 87-80 e mais.
Por largura, as portas são divididas em piso simples (de 50 a 80 centímetros), um e meio (80-120 cm), folha dupla ou dupla (de 120 cm, enquanto as portas podem ser as mesmas de largura ou de tamanho diferente).
O terceiro parâmetro necessário é a espessura da parede. Se for mais de 7 centímetros, a porta deve ser completada com extras. Dobors são pranchas que emolduram a entrada se a espessura da parede for maior que a espessura da caixa.
Os complementos são feitos do mesmo material da caixa e da tela.
O que está incluído?
Os documentos de acompanhamento da porta interior devem indicar o conjunto completo do produto. Alguns dos elementos necessários à montagem podem não estar incluídos no kit e você mesmo deverá comprá-los.
O conjunto completo depende do tipo de portas, características de design e mecanismo de abertura.
Um conjunto de portas giratórias padrão, portas simples e duplas, fixas ou abertas, inclui:
- Moldura da porta;
- Escudo (tela)
- Platbands;
- Ferragens: dobradiças e maçanetas das portas, trincos são uma vantagem para portas duplas. Existem dois tipos de alças - botões e rotativas. As maçanetas são pegas duplas redondas, cônicas, quadradas e côncavas, de 4 tipos: fixas, rotativas com trava, rotativas com trava e rotativas com trava. Empurrar para baixo - alças estreitas em forma de L, abertas empurrando para baixo. Também disponível com trava e trava.
Elementos adicionais para portas giratórias:
- Dobory;
- Transom;
- Limiares.
Acessórios para portas de correr, incluindo portas de correr, raio, estruturas telescópicas:
- Escudos de porta (2 ou mais);
- Guias (com trilho superior ou inferior);
- Sistema de deslizamento (carros): rolos, mecanismos de impulso, rolamentos, placas de montagem;
- Cassete de metal (necessária para ocultar as telas na parede durante a montagem do dispositivo);
- Acessórios.
- Em alguns casos, anti-limiares.
O kit da porta dobrável inclui:
- Moldura da porta;
- Platbands e extensões, se necessário;
- Trilhos laterais longos;
- Guia curto (superior ou inferior);
- A partir de duas ripas (escudos que constituem uma porta sanfonada ou um livro);
- Fechos (grampos, parafusos, juntas);
- Mecanismo de rolo:
- Stoppers (pára).
- Maçanetas, fechos, dobradiças.
A montagem das portas rotativas (batentes) é realizada a partir dos seguintes elementos:
- Moldura da porta;
- Escudo;
- Mecanismo giratório deslizante único: guia com ranhura, junta giratória com rolo, braços superiores e inferiores, barra superior com carro, barra inferior;
- Platbands;
- Acessórios;
- Anti-limiar "inteligente".
Seleção de cor
Não existem regras rígidas para a escolha da cor das portas interiores.No entanto, eles ocupam uma área bastante grande no interior, e é difícil torná-los invisíveis, portanto, uma cor escolhida sem sucesso pode se tornar um elemento desnecessário na composição estilística da sala.
Para evitar que isso aconteça, designers experientes desenvolveram uma série de recomendações eficazes para escolher a cor das portas interiores:
- Uma paleta de tons naturais. Para muitos interiores, nada melhor do que naturalidade. A cor da madeira natural, tal como é, mesmo que seja apenas um acabamento folheado, atende às exigências de interiores clássicos, algumas tendências étnicas e modernas, estilos ecológicos próximos da natureza. É possível sustentar o desejo de laconicismo e funcionalidade de interiores modernos com a ajuda de desenhos surdos de diferentes tons (bege, marfim, nogueira, grafite, cappuccino) e telas velhas em tons de madeiras caras (cereja, mogno, wengué, moca, teca) e com decoração complexa (pátina dourada, vitral, corte a laser).
- Cores quentes em um interior aconchegante. Para não perder e não quebrar a harmonia num interior acolhedor de tons quentes e apelativos, vale a pena parar a escolha da cor da porta interior no mesmo espectro quente. Pode ser vermelho, laranja e amarelo de saturação diferente, ocre, leite cozido, mostarda pera, noz, marrom, algumas cores verdes. Combina com os acessórios de cor quente "ouro".
- Aqui você também pode notar as cores pastel. (pêssego, pulverulento, pistache e outros). Com a mesma temperatura de cor do vermelho ou do amarelo, eles têm menos saturação, mas também se integram harmoniosamente na composição geral do interior.
- Cores frias para interiores frios. Esses tons são característicos de interiores góticos, românicos, escandinavos e minimalismo contemporâneo, loft, techno. Azul, cinza, branco frio, cores escuras, elementos feitos de plexiglass, acrílico, plexiglass, cromo e superfícies espelhadas, acessórios de prata funcionam perfeitamente aqui.
- Usando tons contrastantes. O branco é perfeitamente visível no preto e o preto realça a brancura. Esta regra pode ser utilizada escolhendo portas escuras com piso claro (cerejeira e grés porcelanato cinza claro, teca preta e laminado branco) e vice-versa (parquete de nogueira escura e portas brancas).
- Cor universal. Usando a paleta básica, é importante posicionar corretamente os pontos de cor na sala, mas devido à combinação bem-sucedida dessas cores, a tarefa é bastante simplificada. A base inclui: branco, cinza, limão claro, terracota, creme, areia, bege, café com leite, pérola, cor de madeira pura, lilás, rosa claro, menta, azul claro, verde pântano.
- Portas na cor dos rodapés. Um método europeu comum é a seleção de materiais da mesma cor. Também possui a técnica oposta - o uso de cores contrastantes.
- A cor das paredes. Esta técnica funciona muito bem em salas onde a cor das paredes é a mesma. As portas tornam-se menos chamativas e a aparência geral da sala é mais harmoniosa.
-
Para combinar com a cor do revestimento do piso. O revestimento do piso ocupa uma parte significativa da sala, e não é tão difícil selecionar um ponto de cor de tom semelhante na parede. A combinação das mesmas cores, mas texturas diferentes, parece especialmente interessante.
- Para móveis. Um grupo de móveis também pode se tornar um fulcro de cores, o principal é determinar corretamente a tonalidade predominante se o móvel não for monocromático ou montado a partir de objetos diferentes no mesmo estilo.
- Sob os caixilhos das janelas. Este é o método mais básico, mas eficaz. A única condição é que os caixilhos das janelas sejam visíveis através das cortinas.
Caso contrário, a cor das portas terá que corresponder às persianas ou cortinas, e alterar a decoração da janela será problemático.
Fabricantes famosos e avaliações de clientes
Outra nuance importante na escolha das portas interiores é onde e por quem foram produzidas. Em primeiro lugar, diferentes padrões de qualidade e diferentes tecnologias de produção são usados em diferentes países e, em segundo lugar, muitas vezes os compradores pagam caro demais pela marca e pelos "mitos" publicitários que se formaram em torno dela.
Muitos acreditam que as portas italianas são, a priori, de melhor qualidade do que os "bens de consumo" chineses ou produtos domésticos, não suspeitando que as ferragens para essas portas são feitas em fábricas chinesas de aço russo e que a madeira foi comprada de empresas florestais russas.
Não há um líder inequívoco na lista de fabricantes, mas existem países fabricantes cujos produtos são testados pelo tempo e são considerados de alta qualidade e confiáveis:
- Alemanha. Para muitos, o nome deste país é um símbolo de fiabilidade, durabilidade e excelente qualidade, e as preocupações alemãs da Hörmann e da ComTür confirmam este truísmo. Na linha de produtos dessas gigantes da manufatura, você encontra portas para todos os gostos, mas esse prazer não sairá barato.
- Japão. Este país, para além das propriedades impecáveis dos produtos, também se caracteriza pelo requinte, originalidade e elegância lacónica. As coleções japonesas são ricas em decoração discreta, mecanismos deslizantes, produtos para pequenos espaços. Se um apartamento precisa de um módulo deslizante ou se um design minimalista não tem portas estilo shojo, você definitivamente deve procurá-los entre os fabricantes japoneses, que ainda são poucos no mercado russo.
- Espanha. Este país é o carro-chefe em muitos setores. As portas interiores espanholas são produzidas em diferentes estilos, do clássico ao moderno, e atendem 100% às expectativas, seja um monólito de aço para proteger as coisas valiosas da casa ou portas leves para o quarto. Os produtos das fábricas Luvipol e Fineza Puerta são especialmente populares na Rússia.
- Rússia. As portas interiores dos apartamentos caseiros não são de forma alguma inferiores às europeias. Muitas vezes, com qualidade semelhante, também são opções de orçamento, uma vez que as matérias-primas para a fabricação dos materiais não são exportadas de outros países e são mais baratas para o fabricante. Entre a grande quantidade de produtos acabados, há opções para a categoria "barato e alegre", e produtos da categoria de preço médio e portas premium elite. Vale a pena prestar atenção às empresas "Volkhovets", "Art Déco", "Sophia", "Matador" e à produção recentemente ampliada da planta "Guardian".
Ideias de design e novidades
Os designers contemporâneos oferecem novidades nas seguintes categorias.
Estilo
Decorar uma divisão com um estilo específico é uma excelente solução para animar o interior. Como tendência dominante, pode-se escolher o estilo histórico, étnico ou moderno.
Estilo histórico interessante é a vanguarda com sua tendência a contrastes brilhantes. Acolhe combinações extraordinárias e cores ousadas. Para este efeito, são adequadas portas de madeira, plástico e vidro de diferentes cores e designs.
Também vale a pena prestar atenção ao sólido e contido belo estilo vitoriano, extravagante estilo modernista, ecletismo democrático, expressionismo dinâmico, dando total liberdade para a criatividade, confortável e construtivismo funcional, mais adequado para casas Khrushchev e apartamentos de pequeno porte, a riqueza de art déco, em que a porta pode se tornar o destaque de toda a composição.
Estilos étnicos ajudam a criar uma cor única na sala. Aqui, experimentos com o design de portas serão úteis. Os estilos inglês, russo, francês provençal e escandinavo são ambientes adequados para portas de batente de madeira tradicionais com acabamentos diferentes. Veneer, decoupage e travessas em diferentes tons de metais preciosos serão adequados.
Estilos asiáticos sugerir estruturas leves deslizantes e dobráveis, no oriental e egípcio, uma porta de tela ou cortinas fabulosas terão que estar no lugar em vez de uma tela em branco.
Africano, mediterrâneo e marroquino desfaça-se de projetos rudes lacônicos feitos de materiais naturais.
Estilos contemporâneos - espaço de criatividade e experimentação.
Grunge - este é um clássico copiado, mas com materiais mais baratos e modernos, o culto da disponibilidade de materiais domina nos tempos modernos, pelo que a definição de “simples e de bom gosto” pode ser considerada sinónimo de estilo.
Loft - este é o reino do industrialismo, espaço e contrastes, por exemplo, a combinação de portas de vidro com alvenaria ou concreto.
O minimalismo é dominado por tons creme, texturas simples e um sotaque brilhante obrigatório que expressa individualidade. Uma porta brilhante pode se tornar um sotaque.
Kitsch e Pop Art - isso é contraste e simbolismo - a porta pode ser de plástico vermelho ou com a imagem de um ídolo de anos anteriores.
Techno e alta tecnologia - este é o domínio dos materiais mais recentes, estruturas de vidro e metal, superfícies cromadas, linhas suaves e claras. Porta de acrílico com puxadores cromados - batimento preciso.
A forma
As portas batentes clássicas estão cada vez mais substituindo designs bonitos e não padronizados: portas em arco, travessas semicirculares, estruturas dobráveis, portas de salão.
Material e textura
As novidades das portas interiores praticamente não podem prescindir do vidro. Decoração, painéis, várias inserções são feitas a partir dele. Telas totalmente acrílicas ou plexiglass são muito populares.
As portas de vidro transparente são ótimas para a sala de estar, enquanto as foscas podem ser instaladas em espaços mais íntimos.
Decoração
Experimentos com iluminação de portas, moldagem, acessórios incomuns (maçanetas de esmalte e cromo, produtos de latão, imitação de bronze, ouro e prata), corte a laser, aerografia, elementos de vitral são bem-vindos.
Opções modernas no interior
Não é difícil introduzir no interior novidades do mercado de portas interiores. Ao mesmo tempo, a afirmação de que todos os cômodos de um apartamento devem ter as mesmas portas já está desatualizada. Hoje, você pode usar portas econômicas lacônicas para a despensa e soluções de design elegantes para o quarto.
As portas de aço das classes Premium e Lux com acabamento em folheado natural são perfeitas para um estudo. É razoável instalar telas de cores e texturas interessantes no quarto das crianças, mas resistentes a danos. Portas corrediças de plexiglass criativas e modernas ajudam a transformar a cozinha.
Portas rebatidas elegantes também estão disponíveis para tamanhos não padronizados de quartos e portas. Para uma casa privada, as portas feitas à medida são relevantes em tamanhos individuais em diferentes materiais e com mecanismos de abertura variáveis, desde giratórios a telescópicos.
E em um Khrushchev compacto, é mais conveniente instalar portas de cassete em todos os quartos, incluindo um nicho de vestir na parede.
Qual é o melhor material para escolher as portas interiores? A resposta a esta pergunta espera por você neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.