Como escolher a cor das portas interiores?
As portas não apenas delimitam o espaço dentro da casa, mas também são um elemento importante do interior. Este artigo explicará como escolher corretamente a cor das portas internas.
Como escolher o caminho certo?
Não existe uma regra única para a escolha da cor das portas interiores. No entanto, existem algumas diretrizes básicas que podem ajudá-lo nessa questão. Ao escolher uma das opções, você pode ajustar com competência os designs das portas em qualquer ambiente, sem violar a integridade e a harmonia do interior.
Cobertura de piso
Muitos designers aconselham escolher a tonalidade da porta com base na cor do piso:
- Se o piso de todos os lares tem o mesmo tom, você pode instalar as mesmas portas em todos os lugares, conseguindo facilmente uma harmonia completa.
- A escolha ideal seria combinar uma tonalidade idêntica. As opções também são permitidas um pouco mais claras ou mais escuras, mas na mesma faixa.
- Se em todos os quartos o piso tiver uma cor diferente, você pode tentar encontrar uma opção neutra geral para decorar as portas.
Quanto à textura das portas, também deve coincidir com o piso:
- Se for um laminado, parquete ou linóleo, cuja cor imite um desses materiais, então a folha da porta deve ser escolhida em tons semelhantes "semelhante à madeira".
- Se forem colocados ladrilhos no chão ou aplicada a tecnologia de pisos autonivelantes e o interior for moderno, as portas podem ser monocromáticas. As texturas fosca e brilhante ficarão igualmente bem aqui.
Se o chão dos quartos, cozinha e outras partes da casa for feito em cores completamente diferentes, mas todas as portas se abrem para um corredor, você pode escolher sua cor, privilegiando o chão da sala que os une. Uma boa solução seria encomendar painéis de portas da mesma cor com designs diferentes.
Para que não haja desequilíbrio de cores dentro dos quartos, a tonalidade das folhas da porta pode ser continuada com rodapés ou alguns móveis a condizer.
Para decoração de parede
Escolher portas que combinem com a cor das paredes não é uma prática muito comum, especialmente em apartamentos e casas com vários cômodos.
Se houver apenas um cômodo na casa, essa abordagem pode ser bastante interessante:
- Uma pequena sala pode ser ampliada visualmente se as paredes forem decoradas com cores claras (pintura ou papel de parede). Uma porta da mesma cor aumentará o efeito.
- Os amantes de cores vivas podem criar uma atmosfera alegre na sala colando papel de parede com uma impressão nas paredes e complementando a composição com uma porta na cor dessa impressão.
- Um esquema de cores uniforme para portas e paredes também pode enfatizar favoravelmente um design moderno e minimalista. Normalmente são cores frias (cinza, azul e outras).
- A coloração branca como a neve das paredes e portas se parece harmoniosamente com o estilo romântico chique gasto.
- Uma das últimas novidades que já ganhou popularidade é a porta invisível. Este projeto é uma folha de porta sem platibandas com uma moldura de porta oculta. Normalmente são modelos destinados à pintura, permitindo dar à porta uma cor e uma textura idênticas às das paredes. Isso aumenta o efeito místico, no qual a porta parece desaparecer quando a faixa é fechada.
Em todos estes casos, é importante lembrar que a tonalidade do piso deve ser significativamente diferente da cor das paredes, criando um contraste efetivo.
Sob a mobília
Às vezes, a cor da estrutura da porta é compatível com grandes peças de mobília. Na sala, pode ser um conjunto, incluindo guarda-roupa, estantes e outros itens, ou uma grande parede.No quarto, pode ser uma cama com cabeceira de madeira, mesas de cabeceira, uma cómoda.
Nestes casos, a tonalidade também pode combinar perfeitamente com a selecionada ou desviar-se dela por alguns tons.
Para criar um interior mais interessante, escolha telas com várias inserções. Isso é especialmente verdadeiro para tons escuros. Ao escolher uma porta wengé para o mesmo conjunto de móveis, você corre o risco de obter um interior muito sombrio e até deprimente. Os elementos de vidro tornarão o mobiliário mais leve e elegante.
Apesar da lógica desse método de seleção de porta, ele não é muito prático. Na verdade, as estruturas das portas costumam ser instaladas por muitos anos, enquanto o fone de ouvido pode mudar rapidamente para outro.
Vale a pena focar na tonalidade dos móveis apenas quando você tiver certeza absoluta de que não os mudará nos próximos anos.
Estilos
Ao escolher a cor das portas de uma sala, cozinha ou outra sala, é importante considerar seu design. O conjunto de tons mais adequado depende de qual estilo é criado em um apartamento ou uma casa particular:
- Cor branca. As portas brancas estão cheias de virtudes. Eles criam uma sensação de leveza, enchem a sala de luz, tornando-a visualmente maior. Dependendo do design da estrutura da porta branca, pode ser adicionado a qualquer interior.
Modelos de madeira com uma estrutura pronunciada são ideais para estilos shabby chic e provençal. Opções com padrões requintados, dourados e platibandas encaracoladas podem complementar um interior clássico luxuoso. Portas com um design lacônico se encaixam perfeitamente em qualquer um dos estilos modernos.
- Tons neutros. Tons calmos naturais (bege, creme, avelã, areia) criam um ambiente familiar agradável. Eles complementam discretamente o interior sem incomodar ou atrair muita atenção. Essas cores também transformam visualmente o ambiente, tornando-o mais leve e confortável.
A gama neutra quente é versátil, fácil de combinar com quaisquer tons. Portas claras são frequentemente utilizadas em interiores clássicos. Eles também ficam ótimos nos estilos eco, moderno, provençal e até minimalista.
Uma das opções mais populares para textura de madeira é a sombra "carvalho branqueado".
- Tons castanhos. As portas em marrom escuro parecem elegantes e austeras. Eles podem ser uma adição nobre a um interior clássico ou criar um contraste espetacular em um ambiente moderno.
Normalmente, para os clássicos, são escolhidos modelos de tons quentes de marrom. Em interiores modernos, um tom moderno de wengé, que lembra a cor do chocolate escuro, é preferível. Freqüentemente, portas em cores escuras também são usadas no estilo loft. Esses modelos geralmente aparecem na forma de madeira não tratada ou metal pintado à mão.
- Cores frias (preto, cinza, etc.). Os designs de portas em cores frias são ideais para as tendências de design moderno.
- A cor cinza é neutra. As portas de madeira cinza claro são apropriadas para os estilos Provença e Shabby Chic. O interior moderno permite qualquer tom de cinza, qualquer textura e desenho de pinturas.
- Construções de portas Preto as cores se encaixam de forma não menos eficaz na estética do minimalismo e no estilo de alta tecnologia. As portas pretas são especialmente eficazes no acabamento brilhante.
- Brilhante... Cores suculentas na porta são uma decisão ousada. Essas portas são originais e até chocantes. Eles são capazes de reavivar o interior mais modesto, dando ao quarto um caráter único. No entanto, antes de escolher essa opção, você deve pensar se ficará entediado com esse detalhe brilhante em alguns meses.
Em termos de estilos, geralmente vermelho, amarelo, azul e outras cores cabem em interiores modernos, boho e mistos.
Regra geral, a tonalidade da porta neste caso é combinada com alguns móveis (estofos, tecidos, tapetes, etc.).
Dicas de Design
Para aqueles que consideraram as recomendações acima, mas não tomaram uma decisão, existem algumas dicas mais valiosas de designers profissionais:
- Se as portas claras e escuras se adaptam igualmente bem ao seu interior, faça uma escolha com base na área das instalações. Para um apartamento pequeno, as cores claras são mais adequadas. Os tons escuros, ao contrário, podem agravar a falta de espaço e, mesmo com um design neutro de paredes e pisos, vão "colocar pressão" nas pessoas. Nos corredores espaçosos, todos os projetos são adequados, aqui tudo depende apenas do gosto pessoal.
- Não é recomendado combinar cores quentes e frias na mesma sala. Às vezes, essa união parece muito harmoniosa, mas para pegar essa linha tênue, é necessário um visual profissional. Portanto, é melhor abster-se de experimentar e, ao escolher uma porta, seguir este conselho.
- Se você quiser escolher a cor das portas com base no estilo do cômodo, mas o estilo dos cômodos é diferente e as portas levam a um corredor, então é melhor focar na sombra do piso (laminado, parquet) ou nas paredes do corredor.
Se o uso de rodapés internos para manter o equilíbrio de cores não for adequado para você, existem outras opções:
- Você pode solicitar que cada lado da porta seja acabado em diferentes tons de verniz. Este método de fabricação requer tempo e investimentos financeiros significativos. Mas, no final, você obterá uma aparência impecável de cada uma das instalações.
- As portas pintáveis são outra boa opção. Você mesmo pode pintar cada lado do produto com sua própria cor, de acordo com os seus desejos.
- Outro método de transformação da folha da porta é o uso de adesivos decorativos. Eles são colados ao produto como papel de parede, mudando-o de forma irreconhecível. Esta opção permitirá que você não apenas altere a cor das portas, mas também aplique fotos e desenhos à sua superfície.
Imagens de jardins floridos, paisagens urbanas noturnas ou becos sombreados podem tornar a entrada do quarto um verdadeiro destaque do cenário.
Opções de interiores
- A combinação de portas brancas com um piso claro cria uma sensação de frescor e limpeza absoluta. As paredes cor de chocolate formam um contraste marcante com as portas. O rodapé na cor das portas confere ao interior um toque especial e completo.
- Em alguns interiores, os rodapés podem ser dispensados. As portas brancas transformam o design neutro do corredor em tons de bege acinzentado, tornando-o mais claro. Os elementos do teto e da moldura da foto completam harmoniosamente a composição de cores. Aqui você também pode ver como as mesmas folhas de porta ficam bem na mesma sala.
- Outra opção para combinar as portas com a cor do piso. Desta vez, é um tom elegante de wengé. Uma almofada e colcha roxas adicionam um toque rico ao cenário lacônico. No entanto, o interior ainda se mostra bastante austero.
- E aqui está um exemplo de instalação de uma estrutura de porta brilhante em uma casa. O tom das portas combina perfeitamente com a cor das aquarelas penduradas na parede e do estofamento da cadeira. A decoração em cores neutras não permite uma variação excessiva. Assim, o equilíbrio e a harmonia perfeitos das cores são alcançados.
- Neste interior do corredor, a cor da porta também está em harmonia com o mobiliário estofado. Neste caso, a tela não é brilhante, mas as combinações combinam perfeitamente. Branco, marrom e cinza cinza criam um ambiente prático e elegante na entrada da casa.
Para mais informações sobre como escolher a cor certa para portas internas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.