Características de fazer uma porta de madeira
A madeira é um material natural versátil que é usado em muitas áreas da vida moderna. Uma das áreas de aplicação da madeira é a fabricação de portas. As construções feitas com essa substância se diferenciam por sua durabilidade e sofisticação. Você mesmo pode fazer esse produto, mas é importante primeiro esclarecer os detalhes de como fazer uma porta de madeira.
Como fazer isso sozinho?
Uma porta de madeira é uma tela feita de tábuas ou madeira. É perfeitamente possível fazer essa estrutura com suas próprias mãos. Antes de começar a fazer uma folha de porta, você deve estocar várias ferramentas:
- Serra. Com sua ajuda, as placas são aparadas. A melhor opção seria uma serra circular circular, que permitirá obter cortes de alta qualidade e uniformes. Se este não for o caso, você pode usar uma ferramenta manual com dentes finos.
- Retificadora e diversos tipos de rebolos. Tecnicamente, é possível polir produtos caseiros à mão, mas isso é longo e ineficaz.
- Brocas e brocas de vários tamanhos. Isso permitirá que você faça furos com o tamanho desejado de forma rápida e eficiente. Em alguns casos, você pode precisar de uma chave de fenda e parafusos auto-roscantes.
- Fresadora. Se a porta for feita em casa, a versão manual é ideal para si.
- Madeira. O tipo e o tamanho do material dependem das características específicas da porta que você planeja receber. Em alguns casos, são utilizadas placas padrão e, às vezes, barras grossas.
- Cola de marceneiro. Esta substância é usada para unir pranchas individuais em um sistema sólido e sólido.
De uma matriz
Estas são as opções mais comuns para folhas de porta. Eles diferem no uso de placas sólidas, que são interconectadas em uma estrutura. As instruções passo a passo para fazer portas a partir de uma matriz sólida envolvem a implementação de tais operações sequenciais:
- Inicialmente, as placas são cortadas em tamanhos individuais. Eles devem ser um pouco mais longos do que a porta. Isso é necessário para poder corrigir as dimensões com mais precisão no futuro.
- Depois disso, todas as placas são cuidadosamente lixadas de todos os lados. Neste caso, atenção especial deve ser dada às pontas, que devem ser planas.
- Quando tudo está bem, todos os elementos são colados. Para fazer isso, eles estão localizados em uma folha plana de aglomerado. Cada extremidade é untada com cola e junta-se à anterior. Para fixar toda a blindagem, use grampos, com os quais é fixada.
- Após a secagem da cola, é iniciado o processamento decorativo da folha da porta. É cuidadosamente lixado. Se você deseja criar uma porta exclusiva, ela pode ser complementada com entalhes ou revestimentos decorativos.
- A etapa final é a inserção da fechadura e a instalação das dobradiças.
Existe uma construção mais simples deste tipo. Também é feito de várias placas, mas elas são conectadas por barras transversais. Neste caso, cada elemento é aparafusado às tiras transversais, o que proporcionará uma estrutura confiável. Para que essa porta não entorte, outra barra é fixada obliquamente entre as barras horizontais.
Mas tais estruturas são utilizadas como portas de entrada em galpões ou dependências domésticas, uma vez que não retêm calor e, com o tempo, perdem sua estética.
Painéis
Uma característica dessas portas é que são montadas a partir de placas ou barras individuais, e o meio é preenchido com versões mais finas delas, vidro ou compensado. A tecnologia de fabricação de uma porta com painéis envolve as seguintes operações:
- Em primeiro lugar, você precisa cortar os espaços em branco para a moldura de tábuas ou madeira. Essa estrutura consiste em uma tela retangular, dentro da qual existem apenas divisórias, e todo o resto é preenchido com outros componentes.
- Quando as peças de trabalho estão prontas, elas também são cuidadosamente lixadas e niveladas. Execute essas operações apenas com madeira seca em uma sala seca e quente. Caso contrário, a árvore pode absorver umidade e mudar de forma.
- Em seguida, ranhuras são cortadas em cada placa. Observe que alguns dos elementos têm um pico e os outros têm depressões. Isso permite que uma conexão macho e fêmea seja formada. Da mesma forma, uma moldura retangular é formada a partir das placas. É importante ajustar cuidadosamente todos os elementos aqui. Nesta fase, também é importante cortar as ranhuras da fechadura.
- Depois que a moldura é feita, sua parte interna é preenchida com placas mais finas ou vidro. Para isso, são feitas ranhuras nas placas de suporte com o auxílio de uma fresadora para esses elementos e também são ajustadas com cuidado. Se for usado vidro, você precisará cortá-lo para caber no tamanho da abertura interna. Ele é fixado com contas de vidraça de madeira da mesma árvore.
- O procedimento termina com a montagem de toda a tela e sua colagem. Para isso, também é utilizada cola especial. As placas também são reunidas em um torno especial. Quando a mistura secar, a tela é lixada e os vidros são colocados (se necessário), e então toda a superfície é envernizada.
As portas com painéis são estruturas complexas que requerem muito trabalho manual. Nem sempre é possível fazer um produto assim pela primeira vez, pois isso requer habilidade e experiência no trabalho com vários tipos de madeira. Esses tipos de folhas de porta são freqüentemente usados como elementos de interior do interior.
Outra opção para portas de madeira são os produtos de painéis. Estes são os designs mais baratos e simples. Para obter um produto semelhante, derrube uma moldura de madeira de uma barra. Depois disso, sua parte interna é preenchida com papel ou tiras finas de madeira. Externamente, tudo isso é revestido com placas de MDF ou aglomerado.
Os produtos deste tipo distinguem-se pela sua simplicidade e baixa durabilidade.
Materiais (editar)
As características técnicas de uma porta de madeira dependem não só da tecnologia de produção, mas também dos materiais utilizados neste processo. Hoje, muitas substâncias diferentes são usadas para tais fins:
- Matriz natural. É representado por tábuas e barras, a partir das quais a moldura e todos os outros elementos da folha da porta são formados.
- Materiais de decoração. Isso inclui todos os produtos obtidos a partir de resíduos de madeira (folheado, aglomerado, etc.). Por exemplo, as portas são revestidas com compensado, o que reduz o peso de toda a folha da porta.
- Artigos decorativos. Muitas vezes, as folhas das portas são decoradas com uma variedade de inserções. Eles são feitos na maioria dos casos de vários tipos de vidro ou plástico.
Mas, ao construir portas de madeira, deve-se prestar atenção especial à escolha das espécies de madeira. Hoje, vários tipos de madeira são usados para tais fins:
- Carvalho. Difere em resistência e durabilidade, e sua estrutura possui tonalidades nobres. Mas com uma mudança constante na umidade, as portas de carvalho perdem sua capacidade de reter o calor. Portanto, é aconselhável usá-los apenas como interroom.
- Cinza. A raça também possui indicadores de qualidade de força, que são até ligeiramente superiores aos do carvalho. As tonalidades desta raça podem ser variadas - do rosado ao marrom.
- Larch. Esse tipo de madeira não tem medo de mofo, e também não cede ao apodrecimento. Existem vários tipos de placas no mercado de vários tipos desta madeira. Uma das desvantagens dos produtos de lariço é seu alto peso.Eles são freqüentemente usados em um estilo rústico em uma casa de toras.
- Pinho. A porta dela é a mais quente, já que esta madeira se distingue por altos índices de isolamento térmico. Mas as estruturas de pinho não são duráveis e, portanto, estão entre as mais baratas. Para melhorar esse número, muitos fabricantes podem cobrir as telas com carvalho ou outros folheados de madeira dura.
- Árvore vermelha. Esse nome esconde vários tipos de madeira, como meranti, nyato, teca, etc. As portas feitas com esse material têm boa resistência, já que a madeira tem alta densidade de fibras. A desvantagem de tais produtos é seu alto preço, acessível apenas para uma determinada categoria da população.
E se a madeira estiver inchada?
Muitos carpinteiros novatos usam placas úmidas para fazer portas ou executar essas operações em uma sala úmida. Nesse caso, a madeira ganha umidade e começa a aumentar de tamanho, o que tornará a própria folha da porta inutilizável no futuro. Portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa certifique-se de secar bem as placasmas sem usar secadores de cabelo potentes.
A melhor opção seria uma secagem especial ou ao ar livre (à sombra).
Se a porta começar a inchar após a instalação, esta situação pode ser corrigida de várias maneiras:
- Em primeiro lugar, é necessário criar uma temperatura normal e umidade mínima no ambiente. Depois de algum tempo, as pranchas podem secar e "retornar" ao seu lugar.
- Se a estrutura não for restaurada, você deve tentar reinstalar ou ajustar as dobradiças para que a tela caiba facilmente na caixa.
- A opção mais comum é reformulá-lo com uma plaina. Para isso, o local onde a tela não fecha fica ligeiramente suspenso. Às vezes, você pode realizar essa operação não apenas com a porta, mas também com a própria caixa. Mas é desejável remover a camada mínima, uma vez que a madeira pode secar com o tempo e formar fissuras nesses locais.
- Secagem forçada da folha da porta. Mas essa operação precisa ser realizada apenas em baixas temperaturas e por muito tempo. Se isso for feito abruptamente, então simplesmente aparecerão rachaduras nas placas e a porta ficará inutilizável.
Opções de processamento
A madeira não é um material único e tem muitas desvantagens. Para eliminá-los, as portas de madeira são processadas de várias maneiras durante a fabricação:
- Quadro. O acabamento mais comum. Tanto esmaltes comuns quanto vernizes transparentes são usados aqui. Para evitar o apodrecimento, o material pode ser adicionalmente impregnado com compostos especiais. A tecnologia para a sua aplicação é bastante simples e requer apenas uma distribuição uniforme da mistura na superfície da porta. Para fazer isso, use rolos comuns, escovas ou pistolas de pulverização.
- Decoração com painéis decorativos... Hoje é possível alterar o desenho da folha da porta com folheado. As lâminas deste produto são feitas de vários tipos de madeira. Isso permite que você dê às estruturas baratas uma aparência mais nobre. As folhas podem ser aplicadas à própria tela e ao pagamento.
- Aquecimento... Uma abordagem semelhante é usada se as portas forem colocadas diretamente na rua. A estrutura isolada é capaz de resistir ao gelo, mantendo suas características originais. O isolamento é aplicado na folha da porta por cima. Para isso, uma moldura de ripas de madeira é construída em sua superfície. Depois disso, lã mineral, espuma ou outro material semelhante é colocado no interior. Ele é preso com pregos líquidos. Externamente, o sistema é revestido com placas ou metal, que formam uma estrutura integral.
A opção mais simples de isolamento pode ser uma camada de espuma de borracha, que é pregada na porta. De cima é coberto com couro natural ou outros tecidos semelhantes. Para manter a tela atraente, são usados pregos decorativos para móveis especiais.
Como fechar as rachaduras?
Em diferentes locais, formam-se fissuras em uma porta de madeira, o que pode levar à formação de correntes de ar. Se forem rachaduras, você pode tentar repará-las usando vários compostos:
- Betume. Eles são usados apenas para camadas finas. Em grandes fissuras, eles se desintegram com o tempo.
- Selante. Uma das opções mais ideais, adequada para vedar todos os tipos de fissuras e fendas. Eles precisam ser preenchidos sequencialmente para permitir que cada camada seja capturada.
Se surgirem lacunas entre a moldura e a própria porta, isso pode ser corrigido com a ajuda de selos. Eles são colocados sobre um desses elementos de tal forma que uma vedação é formada ao fechar.
Se o número de rachaduras na tela for grande, você pode reforçá-la com uma folha de metal, o que eliminará todas essas falhas.
Exemplos e opções de sucesso
Uma porta de correr incomum feita de uma peça sólida de madeira maciça parece muito original e está em boa harmonia com o piso de madeira "envelhecido", mas é improvável que esta ideia se repita com frequência.
Portas castanhas escuras no mesmo estilo - duas folhas e uma folha, diluem o branco do interior, a mesa e os vasos de chão "ajudam".
A porta com uma superfície supostamente crua e inserções de vidro foi especialmente selecionada para o estilo geral da sala e, portanto, parece muito orgânica.
Para informações sobre como fazer uma porta de madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.