Portas interiores de folha dupla
As portas interiores de folha dupla estão se tornando uma técnica de design da moda para decorar um ambiente. Um modelo habilmente selecionado se tornará um destaque no interior de qualquer apartamento se tiver uma porta de mais de 1 metro. Via de regra, a instalação das portas duplas é feita na sala, agregando-lhe solenidade e funcionalidade especiais. Uma grande porta é muito conveniente para receber convidados e também significa muito na hora de organizar um quarto. Normalmente, objetos grandes são trazidos para a sala por essas portas: uma grande mesa de jantar, um piano, armários.
O que é isso?
As portas duplas são duas folhas de porta que cobrem uma entrada. Cada tela pode funcionar independentemente umas das outras. Os profissionais chamam uma estrutura que tem duas folhas de porta, de duas folhas, essa é a diferença de um projeto chamado de folha única, que tem apenas uma folha. É habitual colocar uma porta de folha única nas portas standard de 200x80 cm, que a maioria dos quartos possui. No entanto, ao contrário de espaços de estar convencionais, corredores e salas de estar têm uma porta estendida. A diferença nos designs das portas será diferente das dimensões usuais, pois as portas, neste caso, também são selecionadas nos tamanhos apropriados.
Ao projetar instalações, a largura da porta depende da altura dos tetos: aumentando em altura, eles aumentam proporcionalmente as dimensões das portas.
Em salas grandes, essa abordagem permite expandir visualmente o espaço, fornecer circulação de ar e também é lógico combinar salas em um único todo, evitando a associação desnecessária da sala de governo com o sistema de gabinete.
O tamanho mais comum de estruturas de dois andares é aquele em que a largura não é superior a 120-130 cm e a altura está na faixa de 200 a 230 cm.
Visualizações
As portas de folha dupla podem ter vários designs.
Na maioria das vezes, eles usam designs simétricos com um mecanismo de pêndulo que abre a porta em qualquer direção que seja conveniente para você na direção de deslocamento. Existem também versões assimétricas do mesmo desenho, quando uma folha da porta é menor que a outra em largura.
As portas são feitas com muito menos frequência na versão "compacta", o que implica a presença de um mecanismo de caixilho dobrável. A essência dessa solução construtiva reside no fato de que, quando aberta, a porta se dobra ao meio e é pressionada contra a parede. As metades de tal porta podem ser do mesmo tamanho ou assimétricas. Este tipo de porta chegou até nós da Itália, mas não há grande procura por elas na Rússia.
Dimensões (editar)
As instalações modernas têm uma gama mais ampla de portas do que há várias décadas, quando a largura da estrutura de folha dupla do balanço era de 130 cm e a altura não era superior a 200 cm. as folhas estão disponíveis em outros tamanhos: as opções estreitas podem ter de 50 a 60 cm de largura, e as grandes - de 70 a 90 cm. Além disso, existem modificações assimétricas de uma e meia, onde uma faixa terá 40 cm, e a outro - de 60 a 90 cm. Durante o uso dessas portas, o caixilho menor é fixado ao chão por um mecanismo especial e abre somente quando necessário, enquanto o segundo caixilho largo atua como uma porta de batente.
Método de preparação
De acordo com o método de fabricação, as portas internas são divididas em modelos montados a partir de peças e portas de painel.
- Portas apaineladas: a parte principal do rolamento de tal modelo é feita na forma de uma moldura com áreas livres na forma de aberturas. Todo o quadro consiste em elementos que são unidos na posição vertical ou horizontal, usando acessórios macho e fêmea, unidos com cola.
As aberturas no interior da estrutura são fechadas com painéis especiais colados a partir de um talho de madeira natural. Além da madeira, o espaço vazio é preenchido com painéis de vidro e aglomerado.
- Portas de painel: uma moldura é feita de ripas largas, sobre ela são fixados painéis decorativos de móveis feitos de produtos de processamento de madeira - MDF. Os vazios entre a moldura e o painel são preenchidos com papelão ondulado, vigas de madeira, aglomerado. Os modelos podem ser sólidos ou complementados com pastilhas de vidro. Essas modificações nas estruturas das portas são leves e de baixo custo, mas têm se mostrado bem em operação e são bastante duráveis quando manuseadas com cuidado.
Materiais (editar)
A seleção do material para a produção de estruturas de portas é determinada com base em suas propriedades, custo e qualidades decorativas. Um critério importante é sua resistência operacional e durabilidade.
- Madeira sólida: modelos de classe premium são feitos principalmente sob encomenda de espécies de madeira natural: freixo, carvalho, carpa, nogueira, projetos individuais não padronizados são usados. Muitas vezes, eles são decorados com um layout de espelho, inserções de metal, esculturas. Existem opções de portas em que a madeira natural é usada apenas como o revestimento fino superior da estrutura principal feita de produtos de madeira. Esses modelos são chamados de folheados. Visualmente, eles se parecem com seus caros homólogos de madeira sólida; pode ser muito difícil distinguir um modelo de outro;
- Material plástico: um material plástico é aplicado à moldura com um enchimento - cloreto de polivinila, imitando vários tipos de madeira natural. A forte estrutura de polímero do material confere-lhe maior resistência às influências externas: resistência à umidade, isolamento acústico e térmico. O preço de custo dos produtos é baixo, por isso são procurados em ambientes com umidade elevada e temperaturas extremas;
- Revestimento laminado: a estrutura é constituída por uma moldura de madeira com enchimento, sobre a qual são colocados elementos de acabamento e é laminado com uma película de PVC. A laminação do filme confere à estrutura brilho, brilho, resistência a impactos durante a operação;
- Portas de vidro: Recentemente, cada vez mais utilizado na concepção de modelos de portas de vidro temperado resistente ao impacto espesso. As portas de vidro parecem incomuns, apresentáveis, criam uma sensação de amplitude e luz. No entanto, o peso dessas portas é bastante grande, de modo que as molduras das portas exigem uma grande margem de segurança.
Cada desenho feito de um determinado material tem suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher. Além disso, é preciso lembrar que o material da porta deve estar em harmonia com o design geral da sala e com os móveis que nela se pretende colocar.
Cores
O esquema de cores das portas deve estar em harmonia com a cor do piso, paredes, móveis, levando em consideração o estilo geral do design.
- Tons neutros: toda a paleta pastel, incluindo tons claros, branco, bege claro, cinza claro, bem como cores que imitam tons claros de madeira natural, são considerados um esquema de cores de base universal usado para design em estilo clássico, estilo escandinavo, japonês e provençal. As mesmas tonalidades podem ser aplicadas ao barroco e ao rococó. Portas desta cor irão adicionar uma sensação de calor, conforto;
- Máscaras frias: Combina todos os tons de cinza, metálico, verde grama, azul. Eles são usados para equipar quartos de estilo loft de alta tecnologia, modernos, minimalistas, ecléticos. Hoje, esses são os estilos e tonalidades de cor mais populares;
- Cores escuras: crie uma sensação de solidez e boa qualidade. A cor mais comumente usada é wengé, nogueira escura, carvalho, teca, merabu. Eles são usados em estilos clássicos, minimalistas e de alta tecnologia. Para evitar que a sala fique supersaturada com cores escuras, vidros, espelhos, metal ou inserções contrastantes são adicionados à estrutura da porta;
- Cores brilhantes: Aplica cores ricas e vibrantes de qualquer matiz. Esses produtos são feitos de materiais plásticos e são usados no quarto das crianças, na cozinha, em ambientes domésticos. Os designers acreditam que a cor de uma porta tão brilhante deve se sobrepor ao esquema de cores de mesmo nome no design de interiores para equilibrar toda a composição.
O branco é considerado a cor mais versátil e prática. Se você não pode fazer uma escolha e tem medo de cometer um erro, você precisa escolher uma cor branca ganha-ganha. Não atrai muita atenção para si, criando uma atmosfera de limpeza e conforto no quarto.
Para salas diferentes
As portas são fechadas por portas para separar os quartos uns dos outros. As portas usadas em ambientes internos são divididas em certos tipos, com base em seu dispositivo estrutural:
As portas giratórias são articuladas nas colunas da moldura da porta. Este modelo é considerado um clássico, instalando-o onde haja espaço livre suficiente para a abertura das portas. As portas giratórias são fiáveis e simples, são complementadas com puxadores e fechos. Em aberturas largas, geralmente são instalados modelos de duas portas.
As portas deslizantes com dobradiças são convenientes porque, ao longo de uma superfície de guia especial, suas telas se movem para um plano ou outro ao longo da parede. Pode haver uma ou duas abas. O projeto é utilizado em espaços confinados onde não é possível instalar portas de batente.
As portas deslizantes tipo cassete podem ser usadas se nichos especiais forem construídos ao longo da parede em ambos os lados da abertura, para dentro dos quais as portas suspensas irão deslizar. A instalação de tal modelo requer certas habilidades e destreza. Eles são usados onde é possível tirar uma dezena de centímetros da área para nichos.
No caso das portas sanfonadas, a folha é dobrada ao meio e colocada ao longo da parede através de um mecanismo especial de dobragem instalado na folha da porta. Este projeto pode consistir em um, dois ou três painéis de porta. Esta é uma opção intermediária, entre uma porta de batente e uma porta de correr. O modelo economiza espaço e serve como um elemento de design original.
As portas giratórias podem ser de folha simples ou dupla. Um mecanismo especial empurra a folha da porta para o meio da abertura, e ela pode abrir em uma direção ou outra. As portas são utilizadas em áreas públicas porque não têm uma boa estanqueidade e requerem espaço livre.
Nas portas pendulares, o mecanismo prevê a abertura de suas portas em qualquer direção - para fora ou para dentro. Este modelo é cómodo para a sala de estar, uma vez que não interfere nas deslocações para um lado ou para o outro, principalmente durante a colocação da mesa.
Os quartos com portas largas emolduradas por estruturas de portas de folha dupla parecem modernos e convidativos. Em tal sala, até a presença mínima de design parece decente.
Em vários estilos
O design moderno permite uma ampla variedade de decoração de interiores estilística. Consequentemente, o estilo das portas deve corresponder a este estilo. Vamos dar uma olhada em alguns estilos como exemplo:
O design de estilo clássico usa tons claros e pastéis de material de superfície natural ou artificial para a fabricação de portas.O classicismo permite construções a partir de modelos em madeira maciça natural ou painéis. Eles parecem sólidos, sólidos, caros.
O estilo colonial usa cores escuras saturadas. A textura é usada áspera, o material para a fabricação é usado natural ou uma boa imitação de um sólido natural. Os detalhes da decoração são cinzelados, simétricos, ricamente executados.
Para o estilo Império, via de regra, opta-se pelos tons de branco, creme ou areia, utilizados para pintar a folha da porta. A decoração é dourada, prateada, talha pretensiosa, ornamentação, não só da porta, mas também das platibandas.
Para a estilística oriental, são escolhidos desenhos em tons claros ou escuros, feitos com aberturas, translúcidos ou com entalhes em uma matriz de uma folha de porta cega. O ornamento usa hexágonos, losangos, ângulos retos e agudos.
No estilo Art Nouveau, os materiais podem ser qualquer um, mas na maioria das vezes eles escolhem os mais baratos de produtos de processamento de madeira. As superfícies são planas, lisas, sem enfeites. Cores - de tons claros a escuros. A única decoração é a maçaneta.
Para o estilo provençal, via de regra, são adotados tons claros, há muito vidro na decoração das portas, entrelaçamento simples de ripas de madeira, mas em geral essa simplicidade parece muito interessante e chama a atenção, às vezes tornando-se o centro de toda composição do projeto da sala.
No estilo de alta tecnologia, os modelos feitos de vidro, alumínio, plástico são amplamente utilizados, sua cor pode ser qualquer, a mais inesperada. Qualquer decoração é permitida - com espelhos, vidros, inserções coloridas, plástico texturizado, imitação de uma pedra.
Cada quarto e seu design são únicos, e as portas são o detalhe que dá expressividade ao visual geral e conecta todos os detalhes em um único todo.
Como escolher o caminho certo?
Escolher a porta certa não é apenas a beleza do interior, mas também praticidade e funcionalidade. Na escolha, os seguintes parâmetros devem ser levados em consideração:
- determinar as dimensões internas do perímetro da porta;
- determinar a espessura da moldura da porta, que dependerá do modelo da porta e da forma de fechamento;
- determinar a largura das plataformas e extensões;
- determinar se um limite será necessário e quais dimensões ele terá;
- decidir qual porta é adequada para a largura da porta - frente e verso ou unilateral;
- avaliar o espaço envolvente e escolher a forma de abrir e fechar portas;
- escolha a cor e o modelo da porta de acordo com o design de interiores.
Ao escolher as portas interiores, as pessoas prestam sobretudo atenção ao seu aspecto, esquecendo que a estrutura deve ter uma determinada funcionalidade: isolamento acústico, fiabilidade estrutural, facilidade de utilização.
- Isolamento de ruído: o nível de isolamento acústico da porta depende do seu enchimento e do acabamento externo da estrutura. Para reduzir a penetração de ruído, é importante que as vedações da porta se encaixem perfeitamente na moldura da porta. Os modelos sem vidros, vazios internos e com pelo menos 40 mm de espessura são considerados os mais vantajosos;
- Confiabilidade de construção: as portas mais resistentes são em madeira maciça natural. Análogos mais baratos, mas confiáveis, são os modelos tsarovyh. Este projeto prevê a presença de barras transversais entre as principais escoras verticais da estrutura. A distância entre as barras é preenchida com outros materiais - metal, vidro, inserções de painéis;
- Fácil de usar: A opção mais conveniente são as portas giratórias. Eles permitem a passagem livre pela porta em uma ou outra direção, sem se preocupar em abrir ou fechar as portas, que retornam automaticamente à posição original. Isso é especialmente conveniente em um momento em que suas mãos estão ocupadas.
Em seguida, você precisa escolher uma moldura de porta - uma das partes mais importantes de toda a estrutura da porta. As caixas podem ser comuns e telescópicas. Uma caixa regular é um retângulo de vigas de madeira presas à porta.O sistema telescópico possui ranhuras especiais ao longo de todo o perímetro, onde serão inseridas extensões e platibandas.
A versão telescópica é mais prática e fácil de montar do que sua versão convencional.
Complementos e platibandas são uma parte igualmente significativa no processo de seleção. Os complementos são necessários quando a largura da parede é maior do que uma caixa padrão, que tem um tamanho de 70 mm. São produzidos nas larguras de 100, 150 e 200 mm em diferentes configurações: com uma aresta, sem processamento da parte final e telescópica, inserida nas ranhuras da caixa. Platibandas são consideradas um elemento decorativo. Eles fecham a junção da caixa com a parede e também expandem visualmente o espaço da porta. Platibandas em sua forma são redondas, planas, em forma de gota e encaracoladas.
Ao escolher portas interiores, preste atenção ao fabricante. Foco na qualidade das marcas de empresas mundiais ou empresas conhecidas por sua boa reputação na Rússia e países vizinhos. Um parâmetro importante ao qual você deve prestar atenção são os encaixes fixados na estrutura. Tudo deve ser feito de metal durável, levando em consideração o peso da folha da porta. É impossível dobrar uma única conexão de alta qualidade com a mão.
Por faixa de preço, as estruturas das portas podem ser divididas condicionalmente em três grupos:
- de 2.000 a 5.000 rublos - uma opção de orçamento de materiais baratos, mas de alta qualidade;
- de 5.000 a 35.000 rublos - segmento de preço médio feito de materiais de alta qualidade com uma grande variedade de detalhes de acabamento e acessórios;
- de 35.000 rublos e mais - classe premium feita de móveis de madeira maciça natural.
Em quaisquer sites de grandes empresas moveleiras, agora existem calculadoras especiais que ajudam a determinar as dimensões da porta com seus acessórios, para um determinado parâmetro de largura e altura da porta.
Se você deseja solicitar um modelo exclusivo, é melhor primeiro chamar um medidor e um projetista da sua casa para esse fim.
Instalação
A instalação de portas interiores pode ser feita de forma independente, se tiver as aptidões para o trabalho de carpintaria, ou pode confiar este trabalho responsável a um especialista experiente. As etapas de instalação são as seguintes:
- A moldura da porta pode ser inicialmente montada ou consistir em peças separadas que precisam ser montadas em uma única estrutura. Você pode montar dois feixes verticais com um perpendicular em um ângulo de 45 ou 90 graus;
- Montagem de loops. Duas dobradiças são colocadas nas portas internas feitas de materiais leves - acima e abaixo. Portas pesadas de madeira maciça suportam conjuntos duplos de dobradiças uniformemente espaçadas ao longo da parte vertical da moldura. Primeiro, as dobradiças são fixadas na folha da porta e só então são fixadas em uma caixa;
- A moldura montada é instalada no vão da porta, mas sem a folha da porta. A verticalidade da estrutura em relação à parede é verificada por meio de um nível ou linha de prumo. Uma lacuna de 15 mm é deixada entre a caixa e a parede;
- Depois que a posição da caixa é verificada, ela pode ser fixada usando cunhas de montagem, que são colocadas primeiro acima do lintel e depois uniformemente ao longo de todo o comprimento dos postes verticais;
- A caixa é fixada na parede com placas de montagem ou parafusos auto-roscantes. As tampas dos parafusos auto-roscantes devem ser bem embutidas no material da caixa, de modo a não interferir na posterior instalação das dobradiças;
- Espuma as fissuras entre a caixa e a parede com espuma de poliuretano. Para que a caixa não dobre quando a espuma se expande, espaçadores são colocados entre as escoras verticais da estrutura. A espuma deve ser escolhida com baixo coeficiente de expansão;
- Após a polimerização da espuma, que ocorre em média por 2-3 horas, os espaçadores são removidos da abertura da porta e as folhas preparadas são penduradas. Primeiro, uma lâmina é pendurada em vários parafusos, após o que seu trabalho é verificado com o corte, em seguida, a segunda lâmina é montada. Em seguida, eles verificam o funcionamento das duas portas na montagem e colocam dobradiças em todos os parafusos;
- A última etapa é pendurar alças e travas, e também colocar platbands. A inserção da fechadura é uma parte muito importante do trabalho, pois a discrepância entre a sua parte de entrada e o mecanismo de bloqueio fará com que a fechadura tenha que ser trocada. A complexidade especial do trabalho reside no fato de que a fechadura deve ser cortada no dossel, o que requer cuidados especiais e cautela.
Na hora de instalar as portas, os mestres aconselham colar a caixa com fita de fixação e embrulhar as portas em papel celofane, para que na hora de espumar não manche as superfícies, o que então será muito problemático de colocar em ordem.
Para obter mais informações sobre como instalar portas duplas por conta própria, consulte o próximo vídeo.
Opções de interiores
As portas de folha dupla são um adorno do interior de qualquer apartamento, chamando a atenção e muitas vezes sendo o elemento central do design.
A versão minimalista branca, apesar de sua simplicidade, é um elemento de ligação, unindo duas salas de finalidades diferentes em um único todo.
Uma versão deslizante interessante de uma porta interna com uma grande abertura. Graças ao seu design, a porta cumpre a sua função sem reduzir o espaço útil.
Uma porta de madeira maciça de estilo colonial parece muito sólida e cara.
Uma porta de vidro com desenho translúcido dispensa o acréscimo de elementos e objetos adicionais ao interior, sendo um detalhe fundamental.
O comentário foi enviado com sucesso.