Moldura de porta para portas internas
A moldura da porta para portas internas é um elo entre a entrada e a própria porta. É necessário como parte de suporte da estrutura, na qual se concentra toda a carga de energia. Ele é fixado rigidamente à porta e as dobradiças, extensões, platibanda e acessórios relacionados já estão montados nele. Ele também cumpre um papel estético e pode ser um elemento separado da montagem ou uma extensão de uma estrutura homogênea.
Materiais da moldura da porta
A moldura da porta, como regra, corresponde ao material da folha da porta selecionada. Entre os quartos, você pode colocar uma porta de ferro, por exemplo, uma blindada, e então a caixa será de aço. Nos locais públicos estão a ser instalados escritórios, lojas, portas de plástico e alumínio, sendo a caixa, neste caso, do mesmo material. Para portas de batente, de correr e de vidro, o sifão (moldura) pode ser em MDF ou alumínio.
Para a fabricação da moldura da porta interna, são utilizados os seguintes materiais:
- Barra sólida com o seio selecionado, ou seja, a varanda. A madeira deve ser de boa qualidade, seca, sem fissuras e nós, pois a tensão interna da madeira entre as fibras ao longo do tempo e sob a influência de fatores externos pode levar à deformação da tela.
- Matriz de madeira. Os tipos de madeira de elite são carvalho, faia e freixo. As portas de mogno são muito bonitas: cereja, amieiro, nogueira e eucalipto. Das espécies mais baratas, são usados o abeto, a tília, a bétula, o bordo, o pinho é o mais adequado.
Este material requer processamento final: retificação, massa, queima, pintura, tingimento, envernizamento ou mastique a pedido do cliente.
- Madeira emendada ao longo de toda a extensão do produto utilizando a tecnologia "mini-espinho" ou vigas coladas de pequenos pedaços de madeira utilizando a mesma tecnologia. Tamanhos de varejo - 35x70x2100 mm. Este material também precisa de acabamento.
- Barras de MDF e HDF. Material para barbear impregnado com adesivos de média e alta densidade, colados com folha de madeira natural. A espessura das vigas varia de 30 a 60 mm, dependendo do peso da folha da porta.
- Tiras de papelão É um material compósito laminado comprimido com a resistência necessária. Forrado a verniz artificial.
Tipos de caixilhos de portas
Existem vários tipos de caixilhos de portas.
Canto
Uma caixa versátil que se adapta a todos os tipos de paredes. É a construção de uma platibanda decorativa fixada à moldura. A moldura de canto requer vedação adicional das folgas entre a moldura e a folha da porta.
Isso aumentará o isolamento acústico e eliminará correntes de ar.
Fim
É usado na maioria das vezes em uma abertura com divisórias finas, por exemplo, de gesso cartonado. Este tipo de moldura de porta é montado em uma moldura de metal para aumentar o reforço da estrutura. Caso contrário, a estrutura não reforçada levará ao afrouxamento do mecanismo da porta como um todo.
Abrangente
Vista da caixa, composta por moldura e extensão com platibanda. A melhor opção, que permite não se preocupar com a preparação, revisão e posterior acabamento do portal. Via de regra, este tipo de caixa já é fornecido com elementos de vedação.
Telescópico
Representa um conjunto de pranchas que são conectadas umas às outras na forma de um designer ou fechaduras laminadas. Simplifica o processo de ajuste da moldura da porta às características da abertura.
Não necessita de elementos de colagem, pois se encaixa com ranhuras.
Configuração de perfil
A moldura da porta para portas internas é geralmente uma barra retangular com um quarto selecionado para o desconto.
Os tamanhos padrão são os seguintes:
- Espessura - 35 mm;
- Largura - 60, 70, 80 e 100 mm;
- Comprimento - 2100 mm;
- A largura do vestíbulo é de 30 mm e a profundidade de 10 mm.
O alpendre pode ser em semicírculo ou com nervuras. Para portas largas em madeira no lado posterior, oposto ao vestíbulo, um quarto é feito para mais 10/10 mm. Nos últimos anos, cada vez mais são produzidas caixas telescópicas perfiladas, nas ranhuras laterais das quais são inseridas as extensões e platibandas que acompanham o kit. Na área do vestíbulo, é feita uma ranhura para a fixação da vedação. Se não houver tal ranhura, então um selo autoadesivo é colocado.
Aumenta o isolamento acústico e evita que a porta bata com força quando fechada.
Métodos de montagem de caixa
Na compra de um bloco de porta, a caixa pode ser fixada na porta já montada, mas na maioria das vezes a porta é equipada com barras especiais feitas do mesmo material que a própria porta. Às vezes, a caixa deve ser adquirida separadamente. A caixa interior montada é em forma de U, composta por duas vigas verticais e uma horizontal superior. Outro limite na forma de uma barra horizontal inferior é adicionado ao formato em O.
Caixas grandes e grossas são montadas usando uma conexão de pico. Para fazer isso, ranhuras são cortadas nas bordas de uma folha e ranhuras são feitas na outra folha, correspondendo ao tamanho das ranhuras. A junta espigada montada é perfurada e uma chave feita de madeira mais densa é inserida no orifício ou a junta é puxada com parafusos auto-roscantes. Pregos também podem ser usados. Na montagem, é usada cola de marceneiro.
Para o resto das caixas de madeira, basta lavar as barras a 90 ou 45 graus e puxá-las com parafusos auto-roscantes. Todos os elementos da caixa com características decorativas são cortados estritamente a 45 graus. Este trabalho requer uma serra de esquadria ou uma caixa de esquadria com uma serra fixa. Uma serra deve ter uma lâmina com dentes finos, por exemplo, de metal. É muito difícil preparar espaços em branco reforçados com verniz artificial de outra maneira, porque é simplesmente impossível colocar ou ocultar imprecisões com qualquer outro método. Esses tipos incluem caixas telescópicas.
Montagem
A moldura da porta pode ser instalada de diferentes maneiras.
- Caminho interno. Baseia-se na fixação da caixa em vários locais: nas dobradiças, por baixo da placa da fechadura e na parede. Nestes locais, a caixa é fixada com parafusos auto-roscantes, após os quais são instalados espaçadores e o espaço resultante é preenchido com espuma de montagem. Este método proporciona uma fixação forte e durável, porém exige o máximo de precisão nos cálculos e no encaixe da porta, pois após o endurecimento da espuma não será mais possível ajustar a porta.
- Aparafusado. Opção de montagem confiável e comprovada.
- Os furos são feitos na caixa.
- A caixa é aplicada na abertura, indicam os locais onde é necessário fazer furos na parede.
- A caixa está presa à abertura.
- Os parafusos são decorados com plugues.
- Montagem de suspensão. Os cabides são pratos presos à caixa. Após fixá-los, a caixa é colocada na soleira da porta, nivelada e fixada com parafusos nos cabides. Este método é aplicável apenas antes do acabamento da sala, uma vez que as suspensões na parede devem ser escondidas com gesso.
Caixa para uma casa de madeira
As casas de madeira natural têm as propriedades de "respirar" ou "andar". Isso se manifesta quando a madeira seca e a própria casa murcha.Para que a porta não acompanhe a casa, e a estrutura rígida da porta não interfira com o "andar" da parede, uma caixa (gabarito) é colocada no lugar da abertura. Existem três maneiras principais de instalá-lo.
Eles diferem na localização diferente do espinho:
- O espinho é um monólito. Quando as lonas da caixa têm uma forma de T monolítica com um espigão no meio, e uma ranhura para ela é feita na abertura da parede.
- Para o convés. As lonas da caixa têm formato monolítico em U com uma ranhura no meio, e o espigão é feito na abertura da parede.
Com barra deslizante. Esta é a maneira mais fácil. Deve ser considerado com mais detalhes.
Para trabalhar, você precisará das seguintes ferramentas:
- cinquenta placa;
- parafusos auto-roscantes.
- selante;
- roleta;
- nível;
- grampeador de construção;
- Chave de fenda;
- motosserra;
- barra 50/50 mm;
- Com uma motosserra, corte o vão da porta do tamanho necessário. No meio de seus lados verticais, uma ranhura é escolhida para a barra. A mesma motosserra cortou uma barra menor que o comprimento da ranhura em 50 mm. Você não pode usar um bloco sólido, mas coletá-lo dos pedaços. Eles o martelam na ranhura para que se encaixe livremente, mas não fique pendurado. Não há necessidade de fixá-lo, ele desliza.
- O tabuleiro deve ter a largura correta. Corte em comprimento 50 mm menor que a altura da porta. Na parte superior, corte um quarto de 50 mm de largura e 20 mm de profundidade para a parte horizontal. Nas laterais da abertura, tiras de juta são disparadas com grampeador, deixando a barra livre para que não aparafuse os parafusos. As pranchas são inseridas na abertura e niveladas. Eles são aparafusados com parafusos auto-roscantes de 65-75 mm de comprimento até a barra, afundando na tela, enquanto se certifica de não costurar a barra por completo. Os pontos de fixação são massa.
- Uma placa horizontal é cortada no comprimento certo. No topo, um quarto, aplique um selante e coloque-o no lugar. Fixe a caixa com parafusos auto-roscantes na parte de trás da placa horizontal. A distância deixada livre acima dela não é de forma alguma espumada, mas preenchida com estopa.
Vantagens da caixa telescópica
Em casas de madeira, especialmente em edifícios antigos, muitas vezes é necessário lidar com o problema de encaixar a moldura da porta na abertura deformada ou na largura das paredes. Antes do advento dos caixilhos telescópicos, essas tarefas eram resolvidas usando extensões e mascarando-as com platibandas. Para que a porta funcione corretamente, ela deve representar um único plano em ambos os lados. O dispositivo telescópico da caixa resolve o problema de encaixe: os fragmentos retráteis permitem que a caixa seja ajustada a qualquer espessura da abertura.
Graças aos elementos que se movem nas ranhuras, é possível ajustar o grau de aderência da caixa à parede.
As caixas telescópicas são feitas de madeira ou MDF. Os modelos de alumínio são menos comuns: são mais práticos, não secam e têm uma vida útil mais longa. A cobertura pode ser de qualquer cor para combinar com a porta.
A instalação da caixa telescópica é simples e não requer habilidade profissional. Durante a instalação, os fixadores não são usados, os quais devem ser decorados.
Em caso de reparo, a caixa pode ser facilmente removida e, após a conclusão da construção e acabamento, pode ser colocada de volta no lugar. As caixas telescópicas são adequadas para absolutamente qualquer tipo de edifício. Eles podem ser usados com sucesso em novos edifícios e nas casas do antigo fundo.
Dicas de Seleção
Antes de proceder à seleção de uma moldura de porta para uma porta interna, todas as dimensões devem ser verificadas cuidadosamente, pois o menor erro ou imprecisão das medidas pode levar à impossibilidade de instalação da moldura.
A moldura da porta deve ser selecionada do mesmo material da porta.
Para uma porta maciça de barra de madeira, uma caixa de MDF não é adequada, pois com o peso do material natural a moldura é simplesmente deformada e a porta deixará de funcionar normalmente. Em lojas de ferragens que vendem portas, você pode entrar em contato com um consultor para obter ajuda com os cálculos.Via de regra, as empresas de manufatura fornecem seus produtos com tabelas especiais de padrões e classificações, de acordo com as quais você pode escolher a opção mais adequada.
Você pode ver a quais pontos você precisa prestar atenção ao instalar a moldura da porta neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.