Portas para cozinha: ideias para o interior

Portas para cozinha: ideias para o interior
  1. Por que você precisa disso?
  2. Tipos de produtos de interior
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais e cores
  5. Qual é a melhor aposta?
  6. Lindas opções no interior

Cada proprietário, de uma forma ou de outra, se depara com a questão de saber se é necessário colocar uma porta de cozinha e o que deveria ser. Uma rica variedade de materiais e formas nas lojas deixará confusa até mesmo a pessoa mais experiente, por isso vamos considerar as portas mais adequadas para a cozinha com interessantes ideias de design no interior.

Por que você precisa disso?

Muitas pessoas pensam erroneamente que a porta da cozinha é uma barreira que impede as visitas frequentes a esta parte do apartamento (e a cozinha é o local mais visitado), por isso preferem a porta a um arco ou a uma simples cortina . Muitos proprietários acreditam que sem esse item de interior supérfluo, como a porta de uma cozinha, economiza-se espaço, que já é tão pequeno, por exemplo, "no Khrushchev".

Mas não se esqueça que o século XXI está no quintal, e existem inúmeras opções de portas que não têm de ser abertas e fechadas de forma standard, pelo que a questão da poupança de espaço será relevante com uma porta de cozinha.

Além disso, ele executa certas funções:

  • Protege contra a propagação de odores por todo o apartamento ao cozinhar um determinado alimento;
  • Serve de divisória para não interferir com os demais membros da família no quarto para dormir ou fazer outras coisas, enquanto panelas e frigideiras chacoalham na cozinha;
  • A presença de uma porta é o fator de segurança mais importante se pequenas famílias também morarem no apartamento. As crianças não serão capazes de satisfazer sua curiosidade na ausência de adultos e pegar uma faca ou garfo na cozinha ou virar uma panela de sopa quente sobre si mesmas, o que é extremamente perigoso;
  • A cozinha pode se tornar não apenas um lugar para cozinhar, mas também uma espécie de "estudo" onde você pode trabalhar em silêncio ou apenas ler um livro. Assim, será criado espaço pessoal adicional, por vezes tão necessário em apartamentos com pequena área;
  • E, em geral, uma sala com portas parece mais confortável do que sem elas, então você deve pensar não apenas em comprar este importante produto, mas também em como ele se encaixa organicamente no design geral de interiores. Portanto, se surgir um dilema - colocar a porta da cozinha ou não, vale a pena responder afirmativamente.

Tipos de produtos de interior

A decisão sobre o que deve ser determinado móvel é apenas o primeiro passo para sua aquisição. É importante decidir que tipo de porta de cozinha será, porque as lojas oferecem uma grande variedade de materiais e formas, que vão desde o simples ao mais intrincado e original.

Considere vários tipos desses produtos.

Oscilante

Todos estão acostumados com esse formato de porta desde tenra idade, mas ela tem uma desvantagem significativa, pois não há como economizar espaço neste caso. Além disso, se os familiares usam a cozinha com frequência, de vez em quando simplesmente se cansam de abrir e fechar essa porta, e os proprietários podem mantê-la sempre aberta, o que porá em dúvida a necessidade deste produto em geral.

Mas não se pode dizer que a opção swing não seja popular nas lojas. Apesar de “engolir” o espaço, vale a pena homenagear este tipo de produto em termos de características de insonorização graças ao denso tandem da tela e da moldura da porta. Outra vantagem é o preço acessível e a variedade de modelos, inclusive com vidro.Ao mesmo tempo, as portas giratórias também podem ser duplas, se o espaço permitir.

Devido a essa solução de design, o espaço aumentará visualmente e a passagem se tornará mais ampla, uma aparência estética será adicionada como um diferencial.

Dobrável ou acordeão

Essa é uma boa opção para quem busca economizar espaço. Não é difícil adivinhar pelo nome que a abertura de tal produto é feita por dobragem. Na aparência é mais uma tela, mas no entanto, o isolamento acústico estará presente, o principal é instalá-lo correta e corretamente. A diferença entre um produto dobrável de outro está na largura e na quantidade da tela. O design é considerado confiável onde as telas são largas e são poucas. Este tipo inclui uma porta do tipo "livro", na qual existem apenas dois elementos no caixilho.

Nem todos estarão acostumados com essa forma de abertura, mas com o tempo é muito fácil se acostumar. Uma variedade de modelos permitirá que você escolha exatamente a opção que mais se ajusta organicamente à atmosfera geral do apartamento.

Deslizante

A porta de correr, que, tal como a sua antecessora “dobrável”, também poupa espaço no apartamento. Esta opção parece bastante moderna e elegante. A abertura nesta porta é feita com uma ou duas folhas retráteis. Esse produto é fácil de usar, porque a tela se move livremente ao longo da parede. Esta porta não abrirá com a corrente de ar e nenhum dos membros da família tropeçará em seu canto no escuro, o que é típico para o tipo de balanço.

Mas este produto tem suas desvantagens. A aba não fecha com muita força, o que não permite obter um isolamento acústico adequado, e os odores também podem penetrar livremente da cozinha para o quarto. Você pode corrigir esta desvantagem instalando este tipo de produto de forma que o caixilho fique preso na parede. Fora isso, é uma ótima opção para quem deseja trazer estilo e estética ao seu interior, ao mesmo tempo em que economiza espaço.

Existem muitos tipos de portas de correr nas lojas, incluindo um produto semicircular não padronizado que adicionará exclusividade e elegância ao interior.

Além disso, as portas de canto com curvas radiais são populares, mas não cabem em todos os interiores, por isso, ao escolher, não se esqueça da harmonia com o design geral do apartamento.

Dimensões (editar)

Para além do facto de ao escolher uma porta ter de proceder a partir da sua forma, outro conceito igualmente importante é a dimensão da abertura. Esse produto é fabricado de acordo com tamanhos padrão que foram instalados desde os tempos soviéticos. Mas, por exemplo, a porta da cozinha e a porta da sala de estar têm tamanhos diferentes.

A abertura em uma sala de estar com uma tela tem 2.000 mm de altura, 800 mm de largura e 40 mm de espessura, mas geralmente a porta da cozinha é mais estreita (cerca de 600 - 700 mm), portanto, a medição precisa da abertura é importante ( de preferência realizado por um medidor profissional) para um encaixe perfeito na tela.

A abertura pode ser estreitada com tiras adicionais especiais ou expandida, o que é muito mais difícil. Além disso, se houver algum acabamento ao redor da abertura, ela ficará danificada, portanto é melhor realizar este trabalho durante o reparo.

Com tamanhos não padronizados das telas fabricadas, os fabricantes aumentam o custo em vinte ou até trinta por cento, enquanto o produto é feito de acordo com medidas individuais. Por exemplo, a altura de 2200 mm já é considerada fora do padrão, assim como a largura de 1100 mm. Uma porta estreita com 400 mm de largura também é calculada individualmente e, paradoxalmente, custará mais do que um produto padrão com largura de 600 mm.

Se a abertura for estreita o suficiente e for decidido não expandi-la, você deve pensar sobre que tipo de produto é mais adequado.

Uma estrutura deslizante será mais apropriada neste caso, mas é importante medir com precisão, caso contrário, a porta será difícil de operar no futuro.Ao mesmo tempo, tal produto criará uma expansão visual da abertura devido ao fato de que as dimensões do caixilho móvel serão maiores do que as dimensões da própria abertura. Além desta opção, você pode dar preferência à porta "sanfona".

Mas, apesar das vantagens das portas de correr, a palma da mão no design de aberturas estreitas pertence aos produtos giratórios. Antes da instalação, é importante escolher como a porta será aberta - para dentro ou para fora, isso é muito importante para economizar espaço. Esta opção é fácil de instalar, mas é ainda melhor confiar nos profissionais neste assunto.

Materiais e cores

Dependendo da área da sala, design de interiores, praticidade e preferências pessoais, o material deste produto pode ser diferente.

Vamos considerar cada um separadamente.

Madeira

Esta é uma escolha bastante tradicional que é popular, mas nem toda madeira é adequada para uma porta de cozinha. Por exemplo, o pinho se deforma devido às mudanças de temperatura, o que é um fenômeno inevitável na cozinha. E outros tipos de árvores podem ser usados ​​com segurança: carvalho, faia, freixo, cedro, abeto, etc. As vantagens deste material incluem durabilidade (até cinquenta anos), resistência e estética.

Essa porta é bastante versátil e adequada para diferentes interiores. Além disso, pode não ser inteiramente feito de madeira, mas com um encaixe de vidro, o que irá adicionar uma certa elegância ao estilo clássico. Além disso, tais inserções irão adicionar luz, especialmente tal movimento terá sucesso com a predominância de tons escuros no interior.

O vidro em uma porta de madeira geralmente é inserido fosco, mas alguns proprietários escolhem vitrais, tudo depende da preferência pessoal.

MDF ou aglomerado

Outro material comumente usado é o MDF ou aglomerado. Normalmente, a moldura dessas portas é feita de madeira natural, e a superfície é revestida com MDF. Esta é uma opção econômica, além disso, ao contrário da madeira, é mais resistente às mudanças de temperatura e umidade.

Mas este material também tem uma série de desvantagens: é uma aparência menos apresentável, insegurança ambiental e fraca resistência a um ou outro dano mecânico.

Plástico

Esta não é a opção mais comum para a cozinha, mas tem um lugar para estar. Sua vantagem é o baixo custo e a resistência a temperaturas extremas. O design em si é durável, fácil de operar e manter, oferece bom isolamento acústico e térmico, e os odores da cozinha podem não ser assustadores. Mas este material também tem suas desvantagens. O principal é a antinaturalidade "gritante", tal porta não caberá em todos os interiores.

Além disso, o material é instável a todos os tipos de danos e o plástico pode amarelar com o tempo.

Copo

As portas de vidro para a cozinha ocupam firmemente o seu nicho de mercado. Ao escolher este material, os proprietários são guiados principalmente pelo fato de que tal porta parece cara e apresentável, enquanto as lojas oferecem uma ampla seleção de vidros (fosco, vitral, etc.). A porta de vidro é resistente às mudanças de temperatura, servirá por muito tempo, aumentando visualmente o espaço.

A principal desvantagem é o preço alto. Além disso, com o tempo, podem aparecer rachaduras e arranhões no vidro. E esta porta terá que ser lavada com bastante frequência, porque as impressões digitais permanecerão nela. E o resto do produto feito com este material não vai deixar nenhum convidado indiferente.

Alguém escolhe uma porta totalmente de vidro, enquanto alguém fica limitado apenas por inserções desse material, que também parece esteticamente agradável.

Quanto à escolha da cor da porta da cozinha, tudo depende do material e do interior geral do apartamento. Se falamos de portas giratórias de madeira, geralmente elas têm cortinas de café. Se o revestimento do produto for artificial (filme, laminação), a cor pode ser absolutamente qualquer - do preto ao vermelho e branco.

Qualquer material pode ser pintado, o principal é que a porta se harmonize com a atmosfera geral. Por exemplo, se o papel de parede e os móveis forem de tons escuros, é improvável que a porta de plástico branco caiba bem no apartamento, neste caso é melhor pintar ou laminar com uma cor mais escura.

Qual é a melhor aposta?

É importante decidir o estilo da porta. Se o interior for clássico, então uma porta de madeira se encaixará perfeitamente entre a sala de estar e a cozinha. Se o apartamento foi modernamente reformado, então aqui você também pode preferir a opção de um produto totalmente em vidro (e não necessariamente um swing). O material da porta não é menos importante - seja natural ou artificial, também é possível combiná-lo, que será o meio dourado. Às vezes, por questão de praticidade, a porta da cozinha é colocada com um mezanino, ou seja, com um armário funcional onde você pode guardar pratos e outras coisas úteis.

A porta depende diretamente do tipo de quarto. Entre o banheiro e o corredor, por exemplo, um produto para surdos sem pastilhas de vidro (ou vidro fosco) é adequado, o mesmo se aplica ao quarto. Para uma sala pequena, em vez de uma porta de batente, é dada preferência a uma estrutura dobrável leve, e para salas de grande área, você pode escolher com segurança tanto portas duplas quanto portas de correr, que certamente impressionarão e serão dignas elemento do interior.

Lindas opções no interior

Uma variedade de formas e materiais permitir-lhe-ão escolher a porta mais adequada para que não só cumpra as suas funções directas, mas também sirva como decoração de interiores.

  • Por exemplo, com duas portas, o design da cozinha parecerá sofisticado e incomum, seja uma estrutura de vidro deslizante ou um produto clássico de balanço.
  • Se a escolha recaiu sobre uma porta de vidro, a versão fosca pode ser substituída por uma de vidro colorido.
  • O desenho do pêndulo também é interessante. Sua peculiaridade é o movimento da tela apenas para a esquerda e para a direita, mas também 360 graus em um círculo. Essa porta parecerá elegante e incomum.

Às vezes, a opção certa seria convidar um designer de interiores para ajudá-lo a determinar a forma e a cor da porta da cozinha.

Idéias ainda mais interessantes para projetar portas para a cozinha estão no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário