Portas interiores em wengué: opções de cores no interior
As portas interiores na cor wengué apresentam-se numa grande variedade de tipologias e em diferentes designs, o que permite escolher a opção adequada, tendo em conta o estilo escolhido no interior e a finalidade da divisão. O esquema de cores das instalações também pode ser diferente.
Peculiaridades
O wengué é uma cor popular usada em portas e móveis. É uma imitação das cores de um material natural - a madeira wengué africana, cuja madeira é muito durável, resistente a fungos e insectos e pertence a espécies raras e valiosas.
A madeira wengé é escura: do castanho escuro ao castanho escuro. As veias finas frequentes, a alternância de camadas mais claras e mais escuras conferem-lhe um aspecto atraente. Devido ao elevado custo e à raridade das matérias-primas naturais no fabrico de móveis e portas, a madeira wengué é muitas vezes substituída por outros materiais, imitando a sua cor e textura característica.
Às vezes, as imitações são feitas de madeira de outras espécies (por exemplo, de carvalho maciço ou de madeira barata, mais frequentemente coníferas, que é coberta com verniz); a cor desejada é obtida por tonificação. No entanto, os produtos em wengué feitos de materiais artificiais e sintéticos são muito mais comuns: as portas interiores são feitas de MDF com diferentes revestimentos ou de aglomerado laminado.
Na fabricação de alguns modelos, são utilizados materiais naturais e sintéticos.
A cor do wengé é escura ou marrom-escura com manchas mais claras que imitam a textura da madeira. A cor do wengué tem um aspecto estrito e nobre e é usada com sucesso em seus vários tons em vários estilos de interiores.
Visualizações
Dependendo do tipo de folha da porta, as portas interiores na cor wengué podem ser:
- Placa do painel (moldura). Eles são uma tela plana, têm uma moldura interna;
- Em painéis. Possuem uma moldura (cinta), que engloba os elementos cacheados - painéis, a parte interna da moldura repete a forma dos painéis;
- Tsargovye. São consideradas um tipo de portas apaineladas, no interior da moldura existe uma série de ripas transversais.
Dependendo da presença ou ausência de vidros:
- Surdo;
- Vitrificado.
Vitrificado pode ser inserido em:
- vidro artístico;
- vidro fosco (wenge quase preto é combinado com vidro preto e branco),
- espelho;
- espelho artístico.
O tipo de abertura é distinto:
- Balanço. Este é um tipo de porta clássico e familiar para nós. A folha da porta é mantida em dobradiças fixadas a um elemento vertical da moldura da porta. É um projeto simples e confiável que pode fornecer um bom isolamento acústico.
- Deslizando. Com este tipo de abertura, a folha da porta desloca-se paralelamente à parede, ou os caixilhos são dobrados no processo de deslizamento (dobragem das estruturas deslizantes). É conveniente, economiza espaço e dá o efeito visual de expandi-lo. Esta solução é ideal para espaços confinados. Existem vários tipos de mecanismos deslizantes, cada um deles com suas próprias vantagens e desvantagens.
Ambas as estruturas deslizantes e giratórias podem ser:
- Folha única;
- Bivalve.
As portas deslizantes são:
- Portas de compartimentos;
- Cascading;
- Cassete (porta do estojo);
- Dobrável ("livro" e "acordeão")
O mecanismo de abertura da porta deslizante assume que a folha / folhas da porta se movem ao longo da parede. As portas em cascata têm uma faixa fixa, atrás da qual todas as outras deslizam. Na construção de cassete, a folha da porta é embutida na parede. Com o tipo de abertura dobrável, as faixas são dobradas e fixadas na porta perpendicularmente à parede. Porta dobrável "livro" tem duas portas, "acordeão" - de três.
Combinação de cores
A cor do wengé pode apresentar-se em diferentes tonalidades: do castanho escuro ao quase preto. A palavra “crochê” ao lado do nome da cor denota a direção horizontal das listras imitando a textura da madeira, a palavra “melinga” - vertical.
Usando a cor wengé no interior, eles jogam em contraste, então se portas cor wengé forem instaladas, as paredes da sala são geralmente decoradas em cores claras, muitas vezes em bege leitoso. Se o estilo escolhido no interior assim o exigir, o contraste pode ser realçado com o uso do branco.
Uma das paredes, em que não existem portas, é por vezes decorada com cores escuras e com revestimentos de textura diferente, mas as restantes paredes são necessariamente claras.
Ao escolher tinta, papel de parede ou outro material, é preciso lembrar que as paredes brancas ou bege são a combinação mais comum com portas na cor wengué.
Além desses tons, azul claro, rosa, verde claro, laranja claro (pêssego) também são usados para paredes.
O revestimento do piso pode ser claro ou escuro. Na hora de decorar uma sala ou quarto, é adequado optar por parquete, laminado ou linóleo, estilizados como wengué.
Se for escolhido um piso escuro, a porta será selecionada para combinar com a cor do piso em um tom adequado. Nesse caso, é melhor que a parte principal do móvel seja leve.
Se o piso for claro, a maioria dos móveis da sala pode ser cor de wengué. Portas e móveis, neste caso, destacam-se de forma muito eficaz contra a luz de fundo geral.
As platibandas e rodapés são geralmente combinados com a cor das portas, mas tal esquema de cores não pode ser considerado uma regra sem exceções: uma combinação de uma porta escura / platibandas / rodapés brancos é possível. Ao escolher uma porta para um piso leve, você deve prestar atenção aos modelos com inserções decorativas leves.
A variedade de materiais com que são feitas as portas wengué permite-lhe escolher os modelos que vão bem com diferentes revestimentos para pavimentos, por exemplo, ladrilhos, linóleo ou laminado.
Existe a opinião de que a cor do wengué não combina bem com elementos de interior e de decoração que tenham cores que imitam outros tipos de madeira ou sejam feitos de uma madeira diferente. No entanto, a combinação das cores wengé / carvalho branqueado é reconhecida como um sucesso e pode ser encontrada em uma ampla variedade de fabricantes de portas e móveis.
Estilos
As portas na cor wengué podem ser feitas de uma variedade de materiais, portanto, elas se tornarão um componente de sucesso em interiores feitos em uma variedade de estilos. Isto:
- Minimalismo;
- Alta tecnologia;
- Contemporâneo;
- Moderno;
- Étnico.
Minimalismo
O estilo é caracterizado pelo máximo laconismo e funcionalidade, a utilização de contrastes de cores, o papel principal no interior é desempenhado pelo open space (open space planning), a iluminação está a tornar-se um dos principais elementos da decoração. Para este estilo, portas de correr em wengué também serão adequadas, contrastando com o leve revestimento das paredes e do piso. As portas podem ser não só em tons escuros de wengué, mas também em tons mais claros, se o interior for desenhado em tons de bege e castanho.
O estilo pressupõe a utilização de materiais naturais na decoração, como por exemplo a madeira, que deve ser levada em consideração na escolha das portas.
Alta tecnologia
O estilo high-tech é caracterizado pela manufatura e minimalismo, presença obrigatória de tecnologia ultramoderna no interior, linhas retas rígidas, uso de materiais modernos, acentos claros no fundo monocromático geral, entre as cores mais utilizadas estão o preto , branco e metálico. Portanto, seria mais adequado escolher portas do tom mais escuro de wengué, que irá contrastar com o piso e as paredes claras.
As portas podem ser decoradas com inserções de formas geométricas simples feitas de metal ou vidro, desde que o estilo exija um mínimo de decoração.
Neste interior, são utilizadas principalmente portas de correr para aumentar o espaço livre na divisão.
Contemporâneo
Contemporâneo é caracterizado pela funcionalidade e simplicidade, simplicidade, aderência às tendências modernas, uso de móveis de formas e tamanhos padronizados, principalmente modulares. Uma combinação de itens de estilos diferentes é possível. Não há abundância de inovações técnicas no interior, como no estilo high-tech, e na rejeição da decoratividade, como no minimalismo.
O estilo não impõe restrições estritas na escolha dos itens de interior, o princípio principal aqui é a conveniência. As portas interiores podem ser de tipos completamente diferentes.
Moderno
Este estilo no interior envolve a utilização de um grande número de elementos de madeira, principalmente de madeiras nobres com uma textura pronunciada. Portanto, as portas wengué serão muito apropriadas se houver o objetivo de criar uma interpretação moderna deste estilo.
No interior como um todo e no desenho das portas devem estar presentes linhas suaves, ornamentos florais, falta de simetria e vitrais.
Portas Art Nouveau - largas, arqueadas ou retas, decoradas com inserções de vidro, vitrais ou suas imitações. Outra característica é o espaço envidraçado e com vitrais ao redor de toda a porta ou logo acima da porta.
Estilo étnico
O estilo étnico envolve o uso de elementos de cor nacional no interior, o uso de detalhes de design de interiores típicos de diferentes culturas: utensílios domésticos, materiais (incluindo origem natural), cores características, padrões e ornamentos.
As portas cor de wengué irão parecer organicamente em quartos decorados em estilo africano. Cobrir as portas, imitando o visual do jacarandá africano, ajudará a criar uma cor correspondente ao estilo étnico.
Em qual quarto eles se encaixam?
As portas na cor da madeira africana cabem perfeitamente no interior de quase todas as divisões, desde que, ao escolher revestimentos de parede, pisos e comprar portas e móveis, tenha em conta a sua compatibilidade de cor e textura. Essas portas são consideradas uma excelente opção para o corredor e para a sala.
Para um quarto, a solução indicada também será muito adequada, principalmente se se pretende utilizar esta cor no seu interior ou mobiliário. É melhor comprar portas para quartos diferentes do mesmo apartamento ou casa da mesma cor e estilo, se todas elas forem para o mesmo corredor. Uma fileira de portas escuras ficará espetacular em um corredor decorado com cores claras.
Os modelos envidraçados são instalados em divisões onde não existe luz natural suficiente.
Uma variedade de modelos, materiais e texturas permite-lhe escolher a opção mais adequada para cada divisão específica, tendo em conta as suas especificidades, finalidade e características de todo o interior.
Belas opções de design de interiores
A cor do jacarandá africano é apropriada para portas em quase todos os cômodos de um apartamento ou casa. Um esquema de cores eficaz seria escolher portas internas escuras para quartos com paredes, piso e teto de cores claras. A maioria dos móveis dos quartos pode combinar com a cor do fundo geral, as platibandas e os rodapés também são claros, e apenas peças individuais de móveis e elementos de decoração que combinam com as portas e texturas semelhantes desempenham o papel de realces coloridos.
A cor preta em uma moldura tão leve parece festiva e incomum, e as portas vão se tornar uma verdadeira decoração do quarto.
Um quarto, escritório, corredor ou sala de estar com piso escuro de madeira ou semelhante a madeira, que contrasta com as paredes claras, parece sólido e aconchegante. A presença de objetos e móveis de madeira escura ou com elementos escuros separados no ambiente torna o interior desenhado de forma lógica. As portas em wengué passam a fazer parte da composição geral, que é um equilíbrio entre tons claros e escuros.
Qual é o melhor material para escolher as portas interiores, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.