Escolhendo portas interiores leves
Com um design moderno, uma porta interior desempenha não só uma função de isolamento acústico e acústico, mas também decorativa e estética, sendo o elemento final do design. A variedade de modelos, materiais de fabricação, mecanismos de abertura, a paleta de cores ilimitada dos produtos de interior dificultam a escolha dos modelos necessários para os quartos de um apartamento ou casa.
Peculiaridades
A gama de portas interiores é variada, o que confunde o comprador médio. Ao renovar sem a ajuda de um designer, a questão de como selecionar portas interiores com a cor, tipo e design corretos, de modo a não prejudicar a integridade do interior e não perturbar a percepção holística de uma casa ou apartamento, permanece primordial. A escolha correta e a instalação de alta qualidade da porta interna são a chave para um design de interiores completo e bonito.
Graças às tecnologias de produção modernas e ao trabalho de designers na aparência, as portas internas têm uma série de características:
- Eles desempenham a função de isolar o espaço.
- Impede a propagação de odores da cozinha, umidade do banheiro, barulho de salas públicas.
- Eles são um elemento de ligação dos quartos da casa e do apartamento em um único todo.
- Eles atuam como um elemento decorativo adicional.
- Graças à seleção correta da cor da camada superior, eles aumentam visualmente o ambiente, são um complemento para a formação do estilo do ambiente.
As peculiaridades das portas interiores e a variedade de modelos dificultam o processo de escolha da porta certa para uma determinada divisão ou para toda a casa. Os designers de interiores não apresentam regras rígidas ao escolher este tipo de produto, requisitos de cores. Não há lei sobre o que combinar a cor da porta: com o revestimento do piso (laminado, parquete, azulejos), com móveis, com moldura de janela, com a cor do papel de parede. O comprador, que se dedica de forma independente à reparação e ao design da sua casa, enfrenta vários problemas ao escolher as portas interiores, uma vez que tem de se concentrar no seu próprio gosto e no seu estilo de design. Para fazer a escolha certa, você precisa entender os tipos e padrões de seleção de cores e estilos de portas internas em vários interiores com características do layout das instalações.
Visualizações
De acordo com a sua finalidade funcional, as portas são divididas em portas de entrada (externas) e internas (internas). O modelo de entrada é a “cara” de um apartamento ou casa. O principal objetivo da porta da frente é proteger as instalações de visitantes indesejados, preservação do calor, poeira e isolamento acústico. Via de regra, a porta externa é de metal, portanto, mantém as cores naturais de vários metais. A escolha dos modelos de interiores é complicada pela seleção não apenas de um produto de alta qualidade, mas também da cor e estilo certos.
Os nomes dos tipos de portas por material de fabricação para um comprador comum podem não estar totalmente claros, portanto, antes de comprar, você precisa se familiarizar com as modificações mais comuns de produtos de interior. Os modelos internos são diferenciados pelo método e material de fabricação.
- De uma variedade de espécies de árvores (em painéis). Modelos de madeira maciça são os mais caros, mas também a mais alta qualidade. Esses modelos desempenham bem suas funções básicas (ruído, som, isolamento contra poeira). Espécies de árvores caras são usadas para a produção: carvalho, faia, freixo, carpa e semelhantes. As opções de orçamento para esses modelos são feitas de abeto ou pinho.A cor dos produtos permanece natural. Os modelos de madeira estão em uma categoria de preço caro, são ecologicamente corretos, parecem de alta qualidade e são caros, pesados, sujeitos a mudanças de umidade e temperatura.
- Folheado. Uma opção mais econômica, mas bonita e ecologicamente correta são os modelos folheados. Sua estrutura é feita de espécies de árvores baratas, madeira, aglomerado. De cima, o produto é coberto com um folheado de valiosas espécies de árvores por meio de uma tecnologia especial, polido, preservando o padrão natural, e envernizado. O uso do eco-folheado - cortes finos de espécies valiosas de madeira, prensados de forma especial e colados na moldura com cola sintética - ajuda a reduzir o custo do modelo folheado. As portas folheadas com eco-folheada são modelos combinados, uma vez que são utilizados materiais naturais e artificiais. Os produtos folheados são resistentes às mudanças de temperatura e umidade, possuem um aspecto estético e natural. O isolamento de ruído para esses modelos é muito menor, mas eles também têm menos peso. Os modelos mais novos podem ter um odor desagradável devido à camada de acabamento, que desaparece dentro de uma semana após a instalação.
- Modelos de construção de painel (portas falsas).
- Laminado. Os modelos laminados são feitos de material artificial - plástico (laminado). Materiais modernos e tecnologia de produção oferecem alta resistência ao desgaste e uma ampla gama de cores para esses produtos. A versão laminada é adequada para instalações não residenciais (escritórios, locais públicos) e para casas e apartamentos. A laminatina é resistente a danos, mais forte que o PVC. O preço das portas laminadas é mais do que acessível. Desvantagens: material artificial, perde o aspecto em comparação com modelos folheados ou laminados.
- PVC. Os produtos de PVC consistem em uma estrutura de paralelepípedos de espécies de árvores baratas, que é colada com material de cloreto de polivinila. Uma opção muito económica para portas interiores, tolera bem as mudanças de humidade, pelo que é adequada até para casas de banho. O filme de PVC imita a estrutura da madeira. As desvantagens incluem composição não natural e vida útil curta.
- De vidro. As portas interiores de vidro estão ganhando popularidade em aplicações residenciais. Temperado, acrílico, "Triplex" -vidro permite que você faça produtos duráveis, seguros, sem limitar a imaginação do design. Dependendo do design, o vidro pode ser transparente, fosco, brilhante, colorido ou sólido, parcial ou totalmente opaco. Os modelos modernos de portas interiores de vidro são multifuncionais e fáceis de cuidar. As portas de vidro têm uma longa vida útil. O design dos produtos de vidro atrai pela simplicidade e leveza do material. O preço de um produto de qualidade está na faixa de preço superior e pode ser comparado com o preço de produtos feitos de madeira maciça de espécies valiosas. Modelos de portas combinadas também são comuns, por exemplo, com inserções de vidro.
Depois de escolher o material da porta interior, é necessário selecionar o seu tipo de acordo com o método do mecanismo de abertura e fecho.
- Swing clássico: neste mecanismo, é necessário levar em consideração o lado da abertura da porta (esquerda ou direita).
- Rail: adequado para salas pequenas, as dobradiças da porta sobre trilhos ao longo da parede.
- Tipo de tela: a porta está dividida em folhas verticais que se dobram em sanfona.
Para instalações residenciais, a porta do método clássico de abertura é mais frequentemente escolhida; para lugares públicos e escritórios, estruturas complexas podem ser usadas: girando no mesmo eixo com 3-4 divisórias ou portas que abrem em ambas as direções de acordo com o princípio de um pêndulo.
Cores e decoração
A paleta de cores das portas interiores é extensa. Todas as cores podem ser divididas condicionalmente em escuras e claras.Durante muito tempo, as portas interiores leves foram associadas exclusivamente ao modelo branco, que passou a ser instalado em todo o lado em vez das portas soviéticas maciças e desajeitadas. A porta branca padrão foi instalada em áreas residenciais e não residenciais. As opções modernas de portas interiores leves nada têm a ver com os primeiros modelos. Em um interior moderno, os modelos claros competem seriamente com os tons escuros: chocolate, wenge, cappuccino, mogno, preto fosco profundo ou brilhante e assim por diante. A produção de alta qualidade e o trabalho de design no exterior fizeram dos modelos de luz um elemento interior requintado e bonito em quartos de qualquer estilo e cor.
O esquema de cores das portas interiores claras não se limita ao branco clássico e é apresentado em uma variedade de tons:
- Cor neutra clássica: branco, cinza claro, creme, marfim.
- Cores claras frias: amieiro claro, teca, carvalho claro, bétula, acácia, cereja branqueada, madrepérola.
- Cores quentes claras com um tom avermelhado: cappuccino, moca, cinza claro shimo.
- Cores pastel: azul, rosa, bege, verde claro.
A paleta de portas interiores leves não se limita às cores monocromáticas dos produtos. Os designers oferecem superfícies patinadas em tons de ouro e prata. Os produtos podem ser complementados com detalhes contrastantes de tons escuros, elementos decorativos (decorações de metal, strass, figuras de vidro em uma base adesiva, acessórios decorativos). Modelos leves com inserções de vidro fosco e transparente são amplamente utilizados.
Entre as opções, os produtos de vidro se destacam separadamente. Os fabricantes oferecem superfícies mate e brilhantes com vários graus de transparência em uma ampla paleta de cores: branco com um toque de gelo, marfim, creme, tipo gelo, rosa, verde. Os designers apresentam modelos coloridos e abstratos. Modelos leves com pátina artificial parecem espetaculares.
O envelhecimento industrial de um produto em cores claras parece fácil e natural, caro e sofisticado.
Tendências da moda
Em exposições de interiores de design moderno, portas claras no interior competem ativamente com opções escuras.
Dentre as tendências da moda no uso de modelos leves em um interior moderno, destacam-se:
- A utilização dos mesmos modelos de cores neutras em salas de diferentes estilos e cores.
- Particularmente populares são os produtos das fábricas de manufatura italiana e finlandesa, uma vez que a qualidade, a aparência e a vida útil desses fabricantes são do mais alto nível. Os produtos italianos estão em uma faixa de preço cara, enquanto os produtos finlandeses são muito mais democráticos em preço.
- A seleção dos tons com as cores dos elementos interiores é considerada falta de educação. Não há necessidade de combinar a cor da porta com a cor da mobília, do piso, do papel de parede. Em um interior moderno, é permitido usar até 3 cores contrastantes em um quarto.
- A tendência para preservar ou imitar a textura da madeira maciça natural permanece relevante: nogueira italiana, carvalho, amieiro, freixo.
- Os fabricantes milaneses de portas interiores oferecem a utilização de modelos bicolores em interiores complexos, que são feitos em cores diferentes em ambos os lados, possivelmente com texturas diferentes. Esses modelos na sala de passagem preservam a identidade de todas as portas e, em uma sala separada, combinam totalmente com a paleta de cores e o estilo. Em ambos os lados, esses modelos podem corresponder a estilos diametralmente opostos.
- Os interiores ultramodernos envolvem o uso de portas de vidro com superfícies mate e brilhantes, lisas ou com padrões abstratos.
- Os designers americanos continuam a promover os interiores monocromáticos: móveis e pisos pretos combinados com uma porta branca e a mesma cor das paredes.
Como escolher o caminho certo?
A versatilidade das portas interiores leves facilita a seleção de um modelo para um comprador comum.
A possibilidade de erro na escolha é minimizada, desde que observadas algumas regras:
- A clássica porta branca vai caber em qualquer interior e não vai ficar ridícula no cenário, combinando com a cor do caixilho da janela.
- Você pode escolher com segurança uma porta branca contra paredes brancas e não ter medo de que o quarto se pareça com uma enfermaria de hospital. O plano vertical branco como a neve da sala parece festivo e luminoso, não entra em conflito com os itens do interior, e é melhor adicionar cores brilhantes ao interior com tecidos, janelas, pinturas e outros elementos.
- Portas em tons pastel irão complementar os quartos em estilo country, Provence. Esses modelos ficarão mais vantajosos com pátina ou pátina de painéis com ouro ou outras cores translúcidas pastel.
- Modelos de cores claras podem ser facilmente integrados em interiores complexos em estilo de alta tecnologia, minimalismo, art déco, escolhendo acessórios e a presença de elementos decorativos na tela do produto. Para produtos leves em cores naturais de madeira maciça (faia, larício, teca), é necessário escolher ferragens feitas de metais de tons nobres quentes: ouro, cobre.
- Uma sala com tectos baixos e falta de luz parecerá mais espaçosa e mais clara com modelos de portas combinados com inserções de vidro ou salpicos de mosaico. É melhor escolher uma superfície brilhante das portas, na qual os excessos de luz imitarão os raios do sol.
- Aumentar visualmente a altura da sala ajudará a uma combinação contrastante de cores claras da porta e do rodapé com uma cor escura saturada de laminado ou parquet.
- Modelos de tons de marrom claro não devem ser combinados com o tom de laminado, móveis, paredes. É preferível escolher o tom da porta alguns tons mais claros, o que tornará a divisão mais espaçosa e valorizará os principais elementos do interior.
- Para uma sala restrita e restrita, cinzas neutros ou modelos de tons de luz fria são adequados. O aconchego e o calor serão criados no interior por portas de cores quentes naturais com uma textura visível de madeira natural.
Lindas ideias no interior do apartamento
Dependendo do estilo de decoração da sala, os designers oferecem várias opções para o design de portas.
Os interiores clássicos são complementados por portas interiores brancas.
Modelos de portas feitos de vidro e produtos combinados se encaixam organicamente em quartos em um estilo minimalista e de alta tecnologia. As portas de vidro transparente expandem o espaço da sala, e as foscas tornam-se uma extensão da parede.
Uma interessante solução de design para o portal é apresentada no estilo barroco. Neste estilo, a porta torna-se um elemento adicional do interior devido à presença de interessantes elementos decorativos.
Você aprenderá mais sobre como escolher uma porta interna leve no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.