Por que uma porta de plástico é boa?
Nos últimos anos, as estruturas de entrada das lojas da cidade sofreram mudanças colossais. As portas de madeira foram substituídas por portas de plástico. Os proprietários de moradias individuais também não se afastaram. Inicialmente, apenas pessoas ricas podiam pagar pela nova tecnologia, mas agora ela está disponível para todos.
O que é isso?
Uma porta de plástico é um produto, geralmente constituído por um perfil de alumínio, cuja parte superior é decorada com plástico. Devido à funcionalidade e aparência do produto acabado, as portas desse tipo são apreciadas por muitos.
Essa tecnologia chegou aos países da ex-União Soviética a partir de países capitalistas. Muitas pessoas provavelmente se lembram de palavras que eram populares no final do século passado, como "renovação" e "janelas do euro". E eles intuitivamente entendem seu significado.
Até que as fábricas para a produção de estruturas plásticas fossem construídas na CEI, comerciantes recém-formados encomendavam produtos na Europa. É por isso que o preço final ficou tão alto.
Mas, à medida que sua própria produção apareceu, o preço caiu. Isso foi causado pela economia em logística e pelo desenvolvimento da concorrência no mercado interno.
As empresas estrangeiras adquiriram vasta experiência durante esse período. Até agora, os perfis de fabricantes famosos - KBE, Veka, Thyssen, cuja produção se estabeleceu no nosso país, continuam a ser ouvidos.
Hoje, não só as janelas e portas são feitas de plástico, mas também varandas e até pavilhões de compras inteiros. E isso não é surpreendente, porque nas últimas décadas, a tecnologia não parou.
Os especialistas estão atentos à porta de plástico, oferecendo anualmente ao consumidor final várias novidades.
Visualizações
É comum subdividir as portas de plástico de acordo com o método de abertura - dobradiça, dobrável, deslizante, basculante. E de acordo com a localização - entrada, interior e varanda.
As portas de plástico nos apartamentos do cidadão médio do país, via de regra, são mais frequentemente encontradas em blocos de varanda. Isso se deve principalmente ao fato de que na instalação de um vidro triplo e de um perfil de cinco câmaras, obtêm-se portas "quentes", ou seja, portas que não deixam passar o frio da rua.
Além disso, essa porta também é um isolamento acústico, e isso é muito importante quando a varanda está voltada para uma rua movimentada.
Menos comumente, você pode encontrar portas de plástico internas em um apartamento. Eles são mais procurados em centros comerciais e shoppings. Além disso, equipá-los com um mecanismo de travamento não é um grande problema.
Em chalés, por motivos de segurança, costuma-se instalar portas de plástico sem soleira... Isso é especialmente importante em famílias com crianças pequenas. Quando o limite não existe fisicamente, o risco de lesões por uma queda é eliminado.
Outra característica importante das portas feitas com este material é que elas são resistentes à umidade. É por isso que muitas vezes são instalados em piscinas e em quartos com varandas não envidraçadas. Plástico e vidro repelem água, não permita que entre na sala
Porta cega na maioria das vezes é instalado em salas técnicas - em salas de serviço ou em escritórios de segurança. Nesse caso, o vidro é substituído por plástico, o que garante "proteção" contra olhares indiscretos.
Acabou sendo menos procurado dobrável porta de plástico. É instalado principalmente em salas pequenas.Portas deste tipo não retêm calor e não impedem a penetração de ruído. Eles servem como uma espécie de divisão entre um e o segundo cômodo. Mas vale a pena homenagear, no estado aberto o espaço não é desordenado e o custo é bastante baixo.
A propósito, as opções de deslizamento também economizam espaço na sala. Em termos de abertura, têm algo em comum com os guarda-roupas. Infelizmente, eles são mais amplamente utilizados no exterior, naqueles países onde praticamente não há baixas temperaturas, e não em países com clima agudamente continental.
Balanço de folha dupla (também são chamadas de duplas) portas de plástico cabem em quase todos os interiores. Porque como decoração, pode utilizar um grande número de soluções diferentes, desde a componente de cor à estilização para o design clássico.
Materiais (editar)
Há muito tempo que a disputa não acalma, o que é melhor - verniz ou plástico. Os defensores do primeiro argumentam que a madeira é um material ecologicamente correto. Apoiadores deste último traduzem este mais em menos. Com efeito, é precisamente pela sua origem natural que estes produtos devem ser cuidadosamente tratados, tratados anualmente das pragas e pintados.
Mas ao usar um perfil de PVC colorido, você pode conseguir não só o resultado desejado dentro de casa, mas também esquecer a pintura, como se fosse um pesadelo. Ao mesmo tempo, a pintura da frente do edifício também pode ser de qualquer cor. Via de regra, se for um prédio de apartamentos, será usado um perfil branco universal.
Para resolver pelo menos parcialmente essa disputa, os projetistas, em conjunto com os fabricantes, apresentaram recentemente uma opção especial, na parte externa do plástico branco e na parte interna - laminação sob MDF. Tal produto não tem medo de chuva ou luz ultravioleta, e na sala parece que a porta é totalmente feita de madeira.
Quando o cliente não precisa esconder a sala de olhares indiscretos, ele prefere portas de plástico totalmente em vidro. Embora custem um pouco mais, a transparência é garantida.
Na situação contrária, os especialistas recomendam a instalação de um produto técnico (com substituição completa do vidro por painel sanduíche). Nesse caso, além de solucionar o problema, também é possível economizar.
Lembre-se de que, se instaladores descuidados forem muito preguiçosos para arrancar a película protetora especial após instalar o produto de plástico, você precisa fazer isso sozinho. E de preferência dentro de um mês, caso contrário, o filme pode arruinar completamente a aparência da janela ou porta. Isso é especialmente perceptível em estruturas grandes.
Dimensões (editar)
Na época soviética, a construção de prédios de apartamentos era guiada pelo GOST. A norma estadual dizia respeito não apenas aos materiais de construção, mas também à altura dos tetos, ao número de janelas em uma determinada série, à presença ou ausência de varandas. É impossível imaginar que haveria problemas com a moldura da porta quando as portas suspensas ou a largura das aberturas das janelas não atendesse aos padrões. Por tais ofensas, eles foram severamente punidos.
Hoje, quando a construção de áreas residenciais é dada a estruturas privadas, as casas estão sendo construídas de acordo com projetos especiais. Em algum lugar grandes janelas são fornecidas, em algum lugar pequeno. O mesmo se aplica a blocos de varanda e portas interiores.
Bairros típicos padrão estão lentamente se tornando uma coisa do passado. Mas se em novas casas os sacos de plástico são instalados inicialmente, os proprietários de habitações secundárias a este respeito não têm sorte. Você terá que substituí-los por sua própria conta, mas você pode escolher a cor a seu critério.
Cores
A porta de plástico branco é versátil para qualquer tipo de ambiente. Não importa se é um jardim de infância, uma escola ou um pequeno pavilhão na rua. No entanto, uma desvantagem significativa do branco é que ele é muito marcante.Se você não limpar a poeira periodicamente, ela irá corroer a superfície do plástico. Será quase impossível devolver o produto à sua forma original.
Alternativamente, tons escuros podem ser aconselhados. Se você olhar de perto, as entradas de muitas lojas são marrons. E isso foi feito por um motivo. Para além de ser fácil de limpar, a porta castanha também se adequa ao design clássico da divisão, onde predominam principalmente os móveis de madeira.
Nos últimos anos, diretamente em instalações residenciais, as portas internas feitas de uma ou outra árvore tornaram-se amplamente populares. Sobre essa tela, é aplicado um filme de PVC com padrão de madeira. Em parte, essa porta também pode ser considerada de plástico, porque é o filme que protege a tela de um ambiente agressivo.
As cores mais populares neste segmento são consideradas como a noz milanesa e a nogueira italiana. O primeiro é mais adequado para quartos claros, o segundo - para os escuros. Mas lembre-se que essas cores não são uma panacéia, você sempre pode escolher algo ao seu gosto ou consultar um especialista.
Como escolher?
Antigamente, quando não havia escolha particular, as pessoas compravam apenas o que era oferecido a elas na loja. Na maioria dos casos, as portas internas eram feitas de madeira. As pastilhas de vidro destinavam-se apenas a portas instaladas na sala de estar ou na cozinha. Em todos os outros casos, via de regra, havia pesadas telas em branco pintadas de branco.
Hoje, quando há muito por onde escolher, pode dar asas à imaginação e instalar uma porta de plástico. Por um lado, pode ser recomendado para o hall, especialmente em forma de balanço, e por outro, fica bem em pequenas portas.
Já agora, as portas com vidro podem ser sem divisória ou com ela. Na maioria das vezes, as opções com divisória são montadas em salas onde é necessário garantir a resistência ao impacto do produto. Se houver um obstáculo no caminho de abertura da porta (por exemplo, um peitoril de janela), neste caso, é instalada uma proteção adicional - uma impost. Também é utilizado para limitar a altura da folha da porta. De acordo com as normas, é desejável que não ultrapasse 240 cm.
As portas de plástico são relativamente leves; seu peso pode aumentar com o uso de vidro adicional. Mas se o vidro fornece isolamento térmico, a vedação de borracha cria condições para isolamento acústico e evita que vários odores entrem na sala.
A maioria das opções consideradas são adequadas para casas ou estabelecimentos comerciais; portas interiores brilhantes podem ser recomendadas diretamente para apartamentos. Eles não só se encaixam em qualquer interior, mas também aumentam visualmente o espaço.
O mercado de hardware não pára, oferecendo um grande número de soluções diferentes todos os anos. Se no início os engenheiros se surpreendiam com a microventilação, agora até produtos com travas eletromagnéticas são oferecidos. E os especialistas não pretendem parar por aí.
Descrição do dispositivo
Além da fechadura eletromagnética mencionada anteriormente, o mecanismo de fechamento pode ser selecionado individualmente dependendo das necessidades e condições do cliente.
Devido ao fato de que as portas de plástico são mais freqüentemente abertas e fechadas, especialmente em instituições públicas, deve-se prestar muita atenção aos encaixes.
Para que a porta funcione o máximo possível, é necessário escolher dobradiças, puxadores e fechaduras de alta qualidade. Se apenas a substituição do bloco da varanda for planejada, uma maçaneta de janela normal será suficiente. Pode ser instalado com sistemas de abertura basculante e basculante. Para economizar dinheiro na lateral da varanda, via de regra, é instalada uma alça sem mecanismo de travamento.
Você pode embutir a fechadura diretamente na maçaneta de uma porta ou janela.Nesse caso, será simplesmente impossível abri-lo sem uma chave.
Para consertar a porta em uma determinada posição, inventou limitador... Pode ser montado na parede ou no chão. Recentemente, várias variações de retentores surgiram no mercado, inclusive na forma de brinquedos.
Nos shoppings é aconselhável instalar puxador sem fechadura embutida, deixe-o melhor localizado separadamente. Como uma opção versátil, a opção de alça maciça é a melhor. Tanto adultos como crianças podem abrir essa porta.
Um detalhe importante é mais próximo... Dependendo do tipo de abertura da porta, pode ser no solo, oculta, com canal de correr ou clássica. O fecho de porta clássico com braço articulado é utilizado na maioria dos casos.
Nos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao sistema de segurança. Como as janelas de plástico são "parentes próximas" das portas de plástico, os encaixes para um segmento também são adequados para outro. Poucas pessoas podem se surpreender hoje bloqueador... Ele foi criado como um dispositivo exclusivo projetado para famílias com crianças pequenas. Seu princípio de funcionamento é evitar a possibilidade de abrir a janela. Algo semelhante foi implementado para ferragens de portas.
No lado da rua, para evitar tentativas de roubo, Persianas... Esta é uma versão de metal das persianas. Aliás, as cortinas ficam perfeitamente montadas no perfil sem danificá-lo. Eles são especialmente populares em famílias com crianças pequenas, onde a hora de dormir não ocorre dentro do horário.
Muitos são desencorajados a instalar portas de plástico, citando o fato de que elas terão que ser constantemente ajustadas. Isso não é inteiramente verdade, porque se a instalação é feita por especialistas, eles próprios ajustam o produto. Essa porta servirá por várias décadas, se usada corretamente.
Mas se, no entanto, a porta "conduz", então é muito fácil colocá-la novamente na posição correta. Para fazer isso, você precisa de uma chave sextavada normal. O design tem uma braçadeira oculta, localizada no lado da dobradiça. Mas se a garantia ainda não expirou ou houver dúvida sobre a exatidão das ações, é melhor entrar em contato com o mestre.
Lembre-se de que é muito importante verificar todo o hardware após a instalação. As portas devem abrir e fechar facilmente, as fechaduras não devem emperrar, todos os parafusos e porcas devem ser apertados até o fim. O melhor é verificar a qualidade do trabalho realizado na hora de encontrar os especialistas, e não após sua saída.
Projeto
As portas modernas de metal-plástico são amplamente utilizadas tanto em edifícios administrativos e comerciais, como em edifícios rurais e de apartamentos. Há uma explicação comum para isso - eles não são apenas funcionais e práticos, mas também se encaixam na maioria dos projetos de design.
O plástico combina bem com tijolo, concreto, pedra e até madeira. O principal é lembrar a proporção da cor. Plástico branco em estruturas de madeira parece pouco atraente. Os acessórios desempenham um papel importante no design da sala. Mesmo se esta for uma sala pequena, você sempre pode vencê-la corretamente.
Vantagens e desvantagens
Por muitos anos, o plástico foi um nome ruim, os especialistas se concentraram na insegurança desse material. Mas, desde então, várias décadas se passaram e agora os padrões de qualidade exigem que os fabricantes os cumpram na perfeição, graças ao qual os produtos plásticos deixaram de ser tóxicos.
Até o momento, o plástico "empurrou" as estruturas metálicas e, com razão, ocupou um nicho vazio no segmento econômico. As janelas e portas de plástico interagem bem com os sensores de alarme contra roubo. Nesse caso, o principal é que se utilize um lacre de alta qualidade nos produtos, o que garante um encaixe perfeito. Mas voltando aos comentários.
A principal e, talvez, uma desvantagem significativa, os compradores consideram a inflamabilidade deste material.Embora especialistas estejam trabalhando nessa direção, lembre-se de que não é desejável instalar portas de plástico perto de uma provável fonte de fogo aberto.
Os compradores em todo o mundo observam as seguintes vantagens das portas de plástico:
- Valor democrático. A concorrência neste mercado é tão elevada que permite manter os preços a um nível acessível. E aumenta apenas à medida que o produto acabado é formado; se dispositivos extras não forem necessários, o preço não mudará.
- Uso pratico. É impossível imaginar que uma porta de metal se dobre como uma sanfona, mas com plástico isso pode ser feito. É leve, por isso não precisa de dobradiças enormes e de uma caixa de metal.
- Durabilidade. O plástico não sofre corrosão, fungos e pragas não o comem, e isso já está economizando tinta.
- Facilidade de manutenção.
Dicas de cuidados
Detenhamo-nos neste ponto com mais detalhes. Muitos provavelmente se lembram de como, na infância, tinham de pintar janelas e portas internas todos os verões. E a tinta daqueles anos tinha um cheiro difícil de corroer. Foi necessário atualizar a aparência da porta metálica de entrada. O plástico veio recentemente para substituir o metal e a madeira. Mas mesmo nessas duas décadas, o comprador já apreciou o momento em que nada precisa ser pintado.
Não, claro, uma porta de plástico pode ser pintada em casa, se houver necessidade. Para isso, tintas à base de água ou acrílicas são adequadas. Nesse caso, você pode escolher qualquer cor, desde que se adapte ao interior.
Mas na maioria dos casos, basta simplesmente remover a poeira da superfície ou lavá-la. O plástico não absorve umidade, então você pode pegar um pano e usar um agente de limpeza com segurança.
Existem aventureiros que laminam produtos plásticos em casa. Este é o processo de aplicação de filme em janelas ou portas. Neste caso, você pode escolher um filme colorido ou um filme com um padrão. Mesmo assim, a pintura e a laminação devem ser feitas em casos extremos.
Modelos e opções de sucesso
Conforme observado anteriormente, as portas de plástico são amplamente utilizadas em piscinas e banheiros. Embora a umidade elevada seja uma sentença de morte para madeira e metal, ela não tem efeito sobre o plástico. O máximo que pode acontecer é o aparecimento de condensação, que pode ser facilmente removida com pano seco.
Os proprietários do bloco da varanda costumam mandá-los para o apartamento. Este é um substituto completo para velhas estruturas de madeira. Não só eles tinham que ser isolados anualmente, mas também a cada primavera o isolamento era removido, os jornais eram arrancados, que colavam as rachaduras.
É especialmente prático usar uma porta de vidro em quartos com varanda francesa. Não apenas o interior da sala é tocado, mas também o exterior. Para estruturas plásticas, não é difícil enquadrar nenhum projeto arquitetônico, mesmo que sejam opções em arco.
Um armário de plástico para guardar coisas ou espaços vazios parece esteticamente na varanda. Neste caso, a porta pode ser aberta como num guarda-roupa ou da maneira habitual de vaivém.
Mas na cozinha é melhor instalar uma porta de plástico dobrável. Ele separa facilmente o corredor ou sala de estar da área de jantar. Se necessário, pode ser completamente dobrado sem bloquear a passagem. Essa porta também parece harmoniosa no camarim.
Quase ninguém recomendaria tal porta para uma sala, especialmente para um quarto. Nos casos em que o apartamento é pequeno, um dos quartos pode ser dividido em duas partes por uma divisória. Lembre-se de que usando vidro fosco você pode alcançar a impermeabilidade completa.
Nos últimos anos do século passado, era comum instalar duas portas dianteiras. Por um lado, era uma certa proteção contra assaltantes e, por outro, isolamento térmico e acústico.
Se uma porta de metal moderna pode facilmente dar conta da primeira tarefa hoje, certas dificuldades ainda surgem com a segunda.
Antes de instalar uma porta de metal-plástico no corredor, é recomendável instalar uma caixa especial, popularmente conhecida como "bolso". Esta é uma das soluções, e para alguém pode não parecer inteiramente apropriada em apartamentos na cidade, mas para alguém, pelo contrário, será adequada. A propósito, a "sala" formada adicionalmente pode ser usada para guardar coisas.
Mas se em um prédio de apartamentos você precisa de uma licença para executar trabalhos de construção, então em uma casa particular isso não é necessário. É aqui que você pode ignorar o tamanho da sala e girar ao máximo.
Em primeiro lugar, gostaria de observar o fato de que os jardins de inverno em um terreno particular são geralmente feitos de plástico. Eles podem cultivar não só os vegetais e ervas familiares à nossa mesa durante todo o ano, mas também tentar adaptar as plantas exóticas ao nosso clima.
Junto com os jardins de inverno, os gazebos para territórios privados também são populares. Uma porta de plástico para esse cômodo pode ser trancada com uma chave, o que facilita o uso desse cômodo no verão, se necessário, como um quarto ao ar livre. Mas isso, claro, já é uma delícia. Algo semelhante é implementado na forma de uma solução de negócios pronta para uso. Em muitas cidades, mercados inteiros são estabelecidos a partir do mesmo tipo de quiosque.
Freqüentemente, é para o grupo de entrada que uma porta de plástico é encomendada. Pode ser feito de acordo com um projeto especial, mesmo com inserções de vidro ou espelho, mesmo triangular ou arredondado. Não faz diferença para o fabricante neste caso, porque não se trata de uma produção de estamparia. Qualquer pedido é feito de acordo com os tamanhos individuais.
Em conclusão, gostaria de observar que há um certo características técnicas mínimas que devem ser consideradas na escolha de uma porta de plástico:
- O perfil de metal-plástico deve ter três câmaras. E é desejável que sua espessura seja em torno de 100 mm.
- É necessário que as coberturas suportem o peso da lona - no mínimo 80 kg. Caso contrário, é muito provável que a porta comece a ceder com o tempo.
- A presença de travas convencionais de cremalheira e pinhão.
- Para reduzir o peso, recomenda-se o uso de uma unidade de vidro duplo de câmara única, mas isso diminui o isolamento acústico.
Resumindo, podemos chegar à conclusão de que a porta de plástico encontrou aplicação em instalações residenciais e não residenciais. Ela não tem medo de umidade, pragas ou mudanças de temperatura. Praticamente não desaparece sob a influência da radiação ultravioleta.
Nos últimos anos, muita atenção tem sido dada à segurança do produto, considerado hipoalergênico. Mas o principal é que uma porta de plástico está disponível tanto para compradores ricos quanto para compradores menos abastados.
Mas é importante entender que você não pode economizar em acessórios. Esta é a espinha dorsal do básico. E se você planeja instalar uma porta de plástico de rua, então você deve escolher um perfil de alta qualidade.
Seguindo essas recomendações, é possível estender o desempenho do produto por dezenas, talvez centenas de anos. Além disso, os fabricantes de perfis também fornecem uma garantia de longo prazo para seus produtos.
Neste vídeo, você encontrará conselhos profissionais sobre como escolher uma porta de plástico.
O comentário foi enviado com sucesso.