Tudo sobre portas coplanares
As características específicas das portas coplanares permitem criar um design único para um apartamento e uma casa privada. Tais sistemas não ocupam espaço livre, portanto, são amplamente utilizados para a arquitetura de instalações de pequeno porte. Além disso, não é necessário o uso de portas prontas - hoje a caixa do produto pode ser feita sob encomenda de acordo com a vontade individual do cliente.
O que é isso?
A principal característica das portas coplanares é a sua moldura, que apresenta diferenças significativas em relação às mesmas peças de um bloco de porta convencional. Este design inovador torna a folha da porta integral quando está fechada. As platibandas não se projetam além dos limites de um único plano, mas, por assim dizer, se fundem com ele.
Este estado é alcançado pelo fato de que as dobradiças são removidas e quaisquer saliências estão ausentes. Para um espaço habitacional de pequena área, trata-se de uma economia de espaço e da possibilidade de um design moderno e original das instalações.
Externamente, as portas coplanares parecem lacônicas, mas elegantes e expressivas, e seus acabamentos podem variar de fabricante para fabricante. Esses produtos são ideais para instalação em salas de estar, mas também decoram as instalações de escritórios, cafés, agências governamentais.
Os monoblocos coplanares interroom são universais em sua finalidade, equipados com alças e possuem um mecanismo de fechamento especial, geralmente feito de alumínio. Um sistema tecnologicamente avançado garante solidez e facilidade de abertura não só das portas interiores, mas também de tipos de guarda-roupas como compartimento. Neste caso, está equipado com um dispositivo com guias e pés rolantes, necessários para o nivelamento da porta.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem das portas coplanares em relação a produtos semelhantes é a ausência de degraus, mas existem outras características que as tornam uma versão exemplar do design moderno:
-
simplicidade e facilidade de uso;
-
praticidade e um longo período de operação;
-
materiais sólidos dos quais o sistema é feito (na maioria dos casos);
-
abertura e fechamento silenciosos;
-
design moderno e elegante, único, apesar do minimalismo do acabamento;
-
uma variedade de opções de sistema prontas;
-
uso econômico do espaço da sala;
-
a capacidade de escolher abrir a porta (para você ou de si mesmo);
-
não há necessidade de criar um limite.
Pelo fato de não haver vãos, a porta fica mais agradável esteticamente, não se acumula poeira nas guias, o dispositivo elimina correntes de ar. Como a porta é uma tela única, é possível fazer alterações na decoração de forma independente.
Além disso, alguns produtos das novas coleções distinguem-se pelo aumento da resistência e propriedades de isolamento acústico devido ao aumento da espessura das folhas (até 44 mm), por exemplo, os modelos da marca Impressive.
Acrescentamos que neste momento é possível adquirir um sistema de portas surdas e de correr (deslizante) e de batente.
Infelizmente, esses projetos têm certas desvantagens:
-
um procedimento de instalação bastante complexo que deve ser executado por profissionais;
-
para portas de armário existem restrições quanto ao peso do sistema coplanar (não mais de 50 kg) e tamanho (a abertura da porta deve ter uma largura de 1,5-3 m);
-
as folhas das portas não são montadas em nichos, pois neste caso não há possibilidade de instalação de guias e outras peças;
-
detalhes pesados na forma de molduras de estuque, espelhos e vidros aéreos são indesejáveis para a decoração de portas;
-
antes da instalação, é necessário nivelar cuidadosamente o piso e as paredes da porta.
Além disso, para muitos, o novo mecanismo e trajetória de movimento da porta coplanar deslizante, que depende inteiramente de sua suspensão incomum, é incomum para muitos.
Materiais (editar)
As portas das salas do sistema inovador são produzidas principalmente de folheado, mas outros materiais também são fornecidos para a produção. O ecoveneer é usado para dar um visual mais sofisticado, mas também reduz o custo do produto.
Listamos os tipos de materiais mais comuns.
-
Madeira em folha (folheado), cuja espessura varia de 0,1 a 10 mm. O material possui todas as características necessárias para uma longa vida útil - é durável, repele a umidade, tem uma bela textura natural. No entanto, deve-se ter em mente que a porta dela pode parecer muito grande e terá muito peso.
- Cloreto de polivinila - sistema coplanar de plástico, leve, não suscetível à ação de mofo e bolor, não requer manutenção complexa. No entanto, essas portas podem liberar compostos tóxicos no espaço circundante em altas temperaturas e derretimento e, em condições de frio, tornam-se quebradiças e propensas a rachar.
- A porta interna também pode ser feita de material, que é baseado em painel de madeira de densidade média (MDF). Vantagens - possibilidade de acabamento adicional com verniz e tinta, desvantagens - a folha de placas pode inflamar.
- A opção de orçamento é aglomerado. Essas portas são baratas, mas você não pode decorá-las com um padrão ou imagem decorativa. Além disso, o material tem muitas outras desvantagens - muda de forma quando a umidade do ar é alta, inclui substâncias nocivas e pode se desintegrar se a temperatura ambiente for alta.
Se desejar, hoje você pode adquirir um sistema coplanar feito de vidro temperado, mas você precisa saber que este é um prazer caro, e você terá que manusear o produto com extrema cautela.
No entanto, o proprietário de tal porta pode se dar ao luxo de mudar o tipo de revestimento criando um espelho, revestimento brilhante ou fosco da superfície da porta.
Componentes
O deslizamento coplanar permite que as folhas da porta fiquem no mesmo plano com uma distância de 2 mm entre elas. São as maçanetas que o retiram deste plano, para uma encomenda individual as portas podem ser equipadas adicionalmente com fechos de porta que proporcionam uma abertura e fecho suave.
Para instalar este sistema, você precisará dos seguintes componentes:
-
caixa coplanar (para portas de correr de uma folha ou portas duplas);
-
folha da porta sem saliências;
-
invólucro reto (não telescópico) - tira reta para encaixar na caixa, esta peça pode ser do tipo padrão ou com haste;
-
dobradiças ocultas (2), que são instaladas em ranhuras pré-fabricadas durante a instalação; com um grande peso da porta, outra dobradiça auxiliar é instalada, e o mestre faz uma reentrância para ela diretamente durante a instalação.
Se você precisar decorar lindamente o interior da porta, precisará de extras. São elementos especiais, que são placas montadas perto da caixa e ajudam a conseguir a aparência acabada da porta.
Como escolher?
Ao escolher portas coplanares para a cozinha e outras divisões, é muito importante prestar atenção à qualidade da roupa de cama e da própria platibanda:
-
os componentes feitos de madeira maciça colada são bastante resistentes ao desgaste e duráveis, mas têm uma aparência lacônica;
-
você não deve comprar produtos ocos - eles são leves, desgastam-se rapidamente, estão danificados e estão sujeitos a deformação;
-
sistemas caros são geralmente feitos de madeira natural e podem ser usados em uma variedade de interiores, incluindo clássico, grunge e eco;
-
portas de tamanho não padrão com uma grande altura são feitas melhor sob encomenda, com base no peso, indicam a presença de uma terceira dobradiça.
Em geral, os designs monobloco têm uma aparência espetacular se forem feitos em um estilo minimalista estrito. No entanto, ninguém o proíbe de decorá-los com sobreposições de vidro, adequadas à maioria das tendências de design moderno.
O sistema de portas coplanares é uma inovação que pressupõe um aspecto original e um funcionamento confortável. Embora se acredite que você pode instalar essa estrutura com suas próprias mãos, você deve levar em consideração que uma instalação inadequada pode causar mau funcionamento e a porta simplesmente não funcionará normalmente. Portanto, é melhor confiar a instalação a um técnico qualificado que compreenda os meandros deste processo.
O comentário foi enviado com sucesso.