Dicas para escolher ferragens para portas

Dicas para escolher ferragens para portas
  1. Visualizações
  2. Fabricantes
  3. Como escolher?
  4. Como instalar?
  5. Como ajustar?

Nem uma única entrada ou porta interna pode prescindir de acessórios adicionais - fechaduras, dobradiças, bem como maçanetas e fechos de portas. Ao mesmo tempo, a funcionalidade da porta é fortemente influenciada não só pelo material com que todos esses elementos são feitos, mas também por suas características técnicas.

Exigências bastante elevadas são impostas à qualidade e praticidade dos acessórios, também deve ser atraente na aparência e em harmonia com a solução estilística geral do interior.

Visualizações

As ferragens da porta são um conjunto de acessórios especiais, sem os quais o funcionamento normal da folha da porta é, em princípio, irrealista. Além disso, esses belos elementos podem se tornar toques elegantes e uma dádiva de Deus para o conceito de design do quarto. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre os principais tipos de ferragens que são usados ​​para portas de madeira e ferro.

Canetas

Estes elementos são necessários para que a porta possa ser aberta e fechada de forma fácil e simples. Vamos considerar os modelos mais populares.

  • Empurrar - estão directamente ligados ao trinco, pelo que são accionados de forma bastante simples: para abrir a porta basta premir o botão.
  • Swivel - também são chamadas de pontas, essas alças, via de regra, têm o formato de um cone ou cilindro. Para abrir uma porta com maçaneta semelhante, ela deve ser girada. Normalmente existe uma fechadura ou um pequeno botão na parte de trás, graças ao qual o mecanismo da porta pode sempre ser trancado, especialmente quando se trata de uma porta em um banheiro ou chuveiro.
  • Estacionário - os tipos mais comuns de puxadores que nada têm a ver com a fechadura. Para abrir essa porta, você precisa empurrar a maçaneta e, para fechá-la, puxar em sua direção. Esses modelos vêm em uma ampla variedade de formatos e são feitos de metais, ligas, madeira, vidro ou plástico.

As maçanetas fixas geralmente não são apenas acessórios, mas também um acessório elegante que enfatiza a consideração do interior, portanto, na maioria das vezes são montadas nas portas da sala de estar ou do berçário. Mas não são adequados para quartos e instalações sanitárias, uma vez que não protegem o quarto de visitantes que chegam na hora errada.

Travas

Estes acessórios servem para proteger a folha da porta fechada. Eles são montados na extremidade da lona, ​​quando o dispositivo é fechado, a trava entra em uma ranhura especial que corta a caixa, evitando que a porta seja aberta pela parte de trás não autorizada. As travas estão disponíveis em diferentes pesos e dimensões e em cada caso o mecanismo é selecionado individualmente.

Dobradiças

As dobradiças são consideradas um dos elementos de porta mais importantes. Eles são projetados para que a tela possa se mover livremente e o mais silenciosamente possível. Dependendo das características de design das dobradiças, vários tipos são distinguidos:

  • destacável - permite remover a porta de forma rápida e fácil;
  • monobloco - pode ser utilizado em quaisquer modelos de portas interiores - direito e esquerdo, no entanto, a lona só pode ser removida após a desmontagem de tais dobradiças.

Por design, as dobradiças das portas são divididas em:

  • cartão - esta é uma variante de loops, que são um par de pequenos pratos fixados em um eixo;
  • pino - consiste em 2 partes emparelhadas com um pino roscado preso a elas;
  • segredo - também são conhecidos como ocultos, caracterizados por uma dobradiça e “recuados” na tela, tornando-os quase invisíveis, principalmente se forem mascarados com sobreposições estilizadas para combinar com a tela.

Na compra de dobradiças, é muito importante levar em consideração o tamanho e o peso da própria folha da porta: se o seu peso for maior do que o que as dobradiças podem suportar, logo elas começarão a ceder e a porta não poderá feche normalmente.

Fechaduras

A fechadura é o elemento mais importante do hardware de construção da porta, que protege a porta de visitantes indesejados e entrada não autorizada. Os requisitos de qualidade de tais dispositivos dependem muito de onde a porta está instalada. Por exemplo, a fechadura da entrada deve ser o mais fiável possível, pois é o principal “talismã” da habitação.

E nas portas internas bastam os mecanismos mais simples e descomplicados, as únicas exceções são, talvez, as portas de escritórios onde se encontram cofres, coleções caras ou qualquer informação confidencial guardada.

Limiters

São elementos adicionais que se instalam com o objetivo de fixar com segurança as portas no estado aberto e, além disso, para que a maçaneta não danifique os elementos de decoração de interiores e móveis localizados ao lado da porta. Normalmente, a necessidade de tais acessórios surge em famílias onde vivem crianças, porque tal mecanismo não permite que a porta se feche e aperte os dedos das migalhas.

Se houver animais de estimação no apartamento, e os proprietários gostarem de manter as janelas e respiros abertos, deve-se cuidar também da instalação de tais elementos, pois com correntes de ar forte a porta pode se fechar e causar sérios danos ao animal se ele cruzou a soleira da sala naquele momento. Os limitadores podem ser instalados na própria porta e no chão; os modelos que são montados na parede são menos comuns. Tais acessórios podem ser magnéticos ou mecânicos, variedades estacionárias e portáteis também são diferenciadas.

Fechos de porta

São elementos estruturais especiais, graças aos quais a porta fecha de forma silenciosa, suave e muito suave. Antigamente, eles eram usados ​​apenas em salas de escritório, no entanto, hoje as empresas industriais estabeleceram a produção de modelos em miniatura que são ideais para residências.

Os fechos são:

  • acima da cabeça com um acionamento do tipo deslizante ou de engrenagem;
  • escondidos - neste caso, eles simplesmente recortam no corpo da tela ou caixa;
  • de chão - são fixados em portas pendulares e, portanto, raramente são usados ​​em apartamentos;
  • embutidos nas dobradiças da porta - este é um dispositivo que envolve a conexão das dobradiças e quanto mais próximo em um único mecanismo, externamente não diferem em nada das dobradiças da porta, mas atuam como fechos, são ideais para estruturas leves .

Algumas variantes de fechos de porta para estruturas giratórias têm a particularidade de fixar a porta em diferentes posições, de modo que não é necessário instalar uma fechadura e um trinco ao mesmo tempo. Além disso, na maioria dos modelos modernos existe a opção de ajustar a força que deve ser aplicada para fechar o caixilho.

Certamente, todos os tipos de ferragens devem ser de alta qualidade, uma vez que provocam um maior tempo de utilização da porta e contribuem para a criação de condições de habitação mais seguras e confortáveis ​​e, em particular, a utilização da porta.

Fabricantes

O mercado moderno de ferragens para portas oferece produtos de diversos fabricantes. Vamos examinar mais de perto as marcas mais populares.

  • AGB. Trata-se de uma empresa italiana que se consolidou como uma das líderes em seu segmento. A lista de sortimento do fabricante inclui não apenas portas, mas também ferragens para janelas, bem como estores. A empresa produz produtos há mais de seis décadas e, durante este período, conseguiu o reconhecimento e a confiança de compradores em todo o mundo.

Hoje, a empresa AGB se dedica à produção de fechaduras, dobradiças, fechos e vários outros acessórios. Todos os produtos são criados apenas em unidades de produção localizadas na própria Itália, o que distingue esta empresa de muitas outras, nas quais a maior parte do trabalho é realizada na China, Malásia e outros países orientais. A holding possui um certificado de conformidade com a norma ISO 2001, que é mais uma prova da mais alta qualidade dos produtos e da presteza da gestão da organização.

  • "Tiara". Trata-se de um fabricante russo que está no mercado há cerca de duas décadas. Todos os produtos são vendidos sob a marca Guardian e não são de forma alguma inferiores aos seus equivalentes ocidentais em termos de nível.

A tecnologia de produção é baseada nos princípios da melhoria estável da qualidade, conformidade com as mudanças na demanda da população e a produção de acessórios duráveis ​​e funcionais. A lista de sortimento da empresa inclui um grande número de nomes de modelos de acessórios - maçanetas, fechos de porta, dobradiças, fechaduras, sobreposições, bem como espaços vazios para chaves

  • Mandelli. É outra marca italiana mundialmente famosa, que recebeu grande aclamação por sua qualidade excepcional e design exclusivo. Os designers da empresa trabalham incansavelmente para aumentar o apelo estético de seus produtos, portanto, com o lançamento de cada nova coleção, o número de produtos exclusivos que podem realmente decorar qualquer interior só aumenta. Todos os produtos manufaturados pertencem à categoria elite, no entanto, e o preço para isso é apropriado.
  • Archie. Muitas pessoas acreditam que todos os produtos feitos na China são produtos de baixa qualidade com uma vida útil bastante curta. Isso está longe de ser o caso, e as ferragens das portas Archie são um exemplo disso. Os especialistas chineses utilizam apenas os equipamentos mais avançados na produção e oferecem um sortimento muito amplo, o que, devido aos preços democráticos, faz com que os compradores optem cada vez mais por esta marca específica.

A empresa produz todos os tipos de ferragens, no entanto, os mais famosos são os puxadores desta marca: nenhuma outra empresa possui uma seleção tão vasta destes elementos. Apesar de o fabricante estar localizado em um país do leste, o nível de qualidade atende totalmente aos critérios europeus e, portanto, é considerado o mais alto.

  • Mottura. Outra empresa italiana que atua no coração da parte industrial do país - em Torino. A empresa difere por usar as tecnologias mais recentes, que são mais frequentemente desenvolvidas pelos funcionários dessa empresa em particular. Essa abordagem, focada na melhoria diária da qualidade dos produtos manufaturados, permitiu que a marca ganhasse posição de uma das líderes mundiais de mercado em seu segmento.

Também no nosso país, os produtos dos fabricantes finlandeses são populares.

Como escolher?

Normalmente, as ferragens não acompanham o conjunto da folha da porta, portanto, devem ser adquiridas separadamente. A qualidade dos produtos depende diretamente dos materiais com os quais foram feitos. Na maioria das vezes, os acessórios são feitos de latão durável, aço inoxidável, zinco e ligas de alumínio ou plástico. Os especialistas recomendam a compra de elementos de poder (como fechaduras, dobradiças e fechos de portas) feitos de aço e latão, e todas as outras peças podem ser o que você quiser, até mesmo plástico.

Além do material de execução, o tipo de revestimento dos elementos da folha da porta também difere. Dependendo do tipo de tratamento de superfície, existem:

  • polido;
  • cromado;
  • polido;
  • anodizado;
  • oxidado;
  • produtos pintados a pó.

Os acessórios também diferem em sua aparência. Portanto, os produtos criados para portas internas são muito mais leves, mais elegantes e mais estilosos do que os mecanismos projetados para analógicos de entrada.Para portas interiores, você pode até usar acessórios forjados que se encaixam perfeitamente em um design de interiores clássico ou romântico.

Ao comprar, você deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • as dimensões da própria tela;
  • o material com o qual a porta é feita;
  • fácil de usar;
  • funcionalidade;
  • fortaleza;
  • resistência à corrosão e danos mecânicos;
  • design estético e compatibilidade com o interior da sala.

Tradicionalmente, os acessórios são comprados separadamente, por isso é necessário pensar sobre o seu design com antecedência. É muito importante que todos os elementos (puxadores, dobradiças, fechos e travas, rolhas e outros desenhos) sejam feitos no mesmo estilo e tonalidade.

Você também deve prestar atenção à funcionalidade. Se, por exemplo, você comprar uma fechadura, então importa onde você planeja prendê-la: fechaduras para portas de varanda não são adequadas para portas de interior, e mais ainda para portas de entrada, e as suspensas de celeiro têm um design especial que irá não é adequado para quaisquer outras portas.

Como instalar?

Para instalar o hardware de porta necessário, você precisa de equipamento especial de trabalho - uma ferramenta:

  • chave de fenda ou chave de fenda;
  • fresa manual;
  • martelo;
  • formão;
  • faca;
  • marcador;
  • régua.

A etapa mais importante na instalação de qualquer ferragem de porta é considerada a instalação da fechadura, bem como das dobradiças e maçaneta da porta. O trabalho é considerado executado com a qualidade devida se as dobradiças e todas as réguas necessárias forem fixadas ao mesmo nível da superfície da própria porta. Para fazer a instalação corretamente, deve-se preparar os locais para todos os elementos com a maior precisão possível, a folga permitida de acordo com as normas não deve ultrapassar 1 mm. Normalmente, uma fresa manual é usada para este tipo de trabalho; na falta de uma, um simples cinzel e um martelo bastarão.

Ao instalar as dobradiças, as ações são realizadas na seguinte sequência.

  • Para começar, a área para fixar os laços é determinada. Como padrão, eles são colocados a 25-35 cm das partes mais altas e mais baixas, os laços nos locais indicados devem ser fixados nos locais desejados e circulados.
  • Nas áreas demarcadas, com auxílio de cinzel e pequeno martelo, é necessário escavar cuidadosamente a madeira até a profundidade desejada, que deve ser igual à espessura do laço preparado.
  • Quando todas as seções estiverem prontas, é necessário fixar as dobradiças nelas e fixá-las com parafusos autorroscantes comuns.
  • Se todas as ações forem realizadas corretamente, as portas se abrirão de maneira suave e bastante silenciosa, e a folga ao longo do contorno geral não excederá 2 a 5 mm.

Ao instalar a trava e a alça, o procedimento é um pouco diferente.

  • Normalmente, eles são fixados a uma altura de 95-100 cm do chão. No local desejado, as marcações são feitas a lápis e, a seguir, são formados pequenos recessos na extremidade da folha da porta para instalação da barra lateral da fechadura. Para isso, faça vários furos com uma broca na profundidade desejada e, em seguida, remova toda a madeira. Você também pode usar um cinzel aqui.
  • Na parte frontal da porta são feitos orifícios para fixação da maçaneta e fixação do buraco da fechadura, para isso é necessária uma broca circular.
  • Um mecanismo de travamento é inserido nos orifícios previamente preparados e fixado com ferragens. Em seguida, o cilindro da fechadura é fixado diretamente, bem como a haste e as alças de todos os lados e fixados com camadas protetoras e decorativas.

O trabalho de fixação de ferragens não requer habilidades especiais e ferramentas profissionais, o que está no arsenal de qualquer artesão doméstico, e mesmo uma pessoa com um conhecimento mínimo das características tecnológicas das estruturas das portas pode lidar com a instalação.

Como ajustar?

O desempenho das ferragens das portas deve ser verificado periodicamente, porque é muito mais fácil eliminar os problemas que surgem do que substituir os elementos em caso de avaria final. Normalmente, qualquer problema está associado a um dos seguintes problemas:

  • interrupção dos loops;
  • forte aprofundamento das dobradiças - caso seja necessário elevá-las ao nível da folha da porta, é necessário removê-la e fixar a placa do tamanho desejado por baixo;
  • dobradiças salientes - nesta situação, a porta não será capaz de fechar com força suficiente, por isso é melhor desparafusar todas as dobradiças e, em seguida, aprofundar suas áreas de patamar;
  • rangido - como você sabe, toda poeira e detritos se acumulam nas dobradiças, por isso, podem iniciar-se processos de corrosão, neste caso, devem ser utilizados lubrificantes especiais;
  • flacidez - via de regra esses problemas são causados ​​pelo afrouxamento dos fixadores, para corrigir a situação basta apertá-los.

As travas e as alças também devem ser verificadas periodicamente, pois o obturador e o mecanismo de pivô da estrutura podem falhar com o tempo. Se o problema for encontrado, você deve remover a peça e repará-la. Se você cuidar dos elementos da estrutura da porta e eliminar os problemas imediatamente após o seu aparecimento, a porta funcionará por muito tempo e todos os elementos das ferragens desempenharão regularmente as suas funções.

Para obter informações sobre como escolher as dobradiças e puxadores corretos para portas internas, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário