Como escolher e instalar ferragens para portas interiores?
A melhor e mais confiável porta não é capaz de cumprir suas funções se forem utilizadas ferragens de baixa qualidade. Como último recurso, essas funções serão desempenhadas, mas mal e não por muito tempo. Portanto, atenção especial deve ser dada à seleção correta e instalação competente de elementos auxiliares.
Visualizações
O mobiliário para portas interiores é representado por uma grande variedade de produtos, mas em qualquer caso, deve corresponder à própria tela em termos de durabilidade e características estéticas. Esta combinação de propriedades permite, juntamente com o desempenho eficaz das funções básicas, decorar visualmente o ambiente.
Um conjunto típico de ferragens de porta inclui:
trancar;
paradas de viagem;
fechos;
travas;
canetas;
rotações.
Mesmo que a porta não possa ser trancada, não há fechadura de porta instalada nela, uma maçaneta é definitivamente necessária. Sem este elemento, mesmo o design mais simples não pode ser totalmente utilizado. As maçanetas de empurrar são freqüentemente colocadas nas portas que separam as salas. Como o nome indica, a passagem é aberta pressionando a alça.
A versão giratória foi chamada de botão, que se parece com:
esfera;
cilindro;
cone.
Para abrir a porta, gire a maçaneta. No verso, há um botão ou uma fechadura. Isso permite que você bloqueie a porta por dentro, se de repente surgir a necessidade. Este dispositivo é recomendado para uso em banheiros e vasos sanitários. A atenção dos consumidores é freqüentemente atraída para alças fixas. Uma vez que eles não estão fortemente acoplados ao mecanismo de bloqueio, os desenvolvedores podem moldá-los em quase qualquer formato.
Mas é impossível se limitar apenas a canetas. Também é necessário usar travas. Esses elementos ajudarão a fixar a tela em uma posição fechada. Quando a porta se fecha, a trava cai em uma ranhura preparada com antecedência na caixa. Como resultado, a aração acidental é completamente excluída.
No entanto, ambas as alças e dobradiças cumprirão totalmente sua tarefa apenas sob uma condição: a porta terá dobradiças estáveis. A suavidade da abertura da tela também depende deles. Se bons loops forem selecionados, não deve haver nenhum som ao movê-lo. O tipo de dobradiças destacáveis permite remover (desmontar) a tela sem remover o mecanismo de fixação. Mas as dobradiças de uma só peça têm sua vantagem séria - são universais em design e são montadas com igual facilidade em portas com abertura à esquerda e à direita.
Ao escolher as dobradiças, preste atenção ao seu material. Estruturas de aço são adequadas para uso se as portas internas forem bastante pesadas. Porém, como essa situação ocorre raramente, os elementos feitos de latão ou liga de zinco-alumínio são usados com mais frequência. Importante: o latão, devido à sua menor força de atrito, requer menos lubrificação. Ao mesmo tempo, ele próprio fornece um movimento de porta suave, quase silencioso.
A diferença no design do loop também deve ser levada em consideração. O sistema de cartões é um par de placas interconectadas que funcionam juntas e são montadas em um único eixo. A versão com pino (também conhecido como aparafusado) é formada por um par de peças, complementadas com pinos roscados. Para a maioria das portas internas, dobradiças de 3 pinos são suficientes. Se precisar instalar um tipo oculto de dobradiças, você precisará entrar em contato com um profissional - você não poderá fazer tudo certo com suas próprias mãos.
As fechaduras nas portas interiores geralmente não são tão perfeitas como nas portas de entrada. A única exceção é a prisão de ventre em escritórios onde trabalham com documentos, armazenam dinheiro, armas e assim por diante.Importante: apenas travas de encaixe são instaladas nas portas internas, uma vez que as opções suspensas são muito perceptíveis. Na maioria das vezes, modelos com grampos são usados para ajudar a manter a tela fechada. O elemento de corte pode ter vários designs.
Os limitadores são instalados nos casos em que muitas vezes você terá que deixar as portas totalmente ou em parte abertas. Por exemplo, para trazer ou retirar algo. E também não pode prescindir de limitadores se houver móveis por perto, se o puxador ou a própria tela podem danificar o revestimento da parede. Outra função desses dispositivos é proteger crianças pequenas. Aqueles que ainda não estão cientes do perigo, podem enfiar os dedos na abertura - e o limitador ajuda a evitar lesões.
Os detalhes de limitação podem ser definidos:
no chão;
na própria tela;
na parede.
O tipo de construção mecânica determina apenas a abertura máxima da alma. Dispositivos magnéticos também podem manter a porta aberta. Além desses sistemas, os fechos desempenham um papel importante. Até recentemente, os fechos eram instalados nas portas interiores apenas nos escritórios. Mas agora já está claro que eles são muito úteis também em residências particulares.
A fechadura saliente da porta pode ser equipada com uma engrenagem ou uma peça de trabalho deslizante. Mas é muito mais correto escolher opções ocultas para esses sistemas que menos prejudiquem o design da sala. Fechos de chão raramente são usados. Outra opção são as dobradiças que funcionam como fechos de porta. São esses dispositivos que são recomendados para serem colocados em telas leves.
Como escolher
Conhecendo os tipos de ferragens para portas interiores, pode escolher um design adequado. E isso não deve receber menos atenção do que a seleção da folha da porta. Ao instalar uma maçaneta externa francamente barata feita de madeira de elite, você pode criar uma sensação absurda. Mas a instalação de acessórios caros (as mesmas alças) nas portas da categoria de orçamento é bastante justificada. Esta solução permite tornar o ambiente mais elegante.
A seleção de loops deve levar em consideração:
o nível de isolamento acústico;
mantendo quente;
a segurança da tela (loops ruins podem deformá-la).
Laços de borboleta não são recomendados. Essas estruturas aéreas baratas devem ser instaladas apenas em portas temporárias. Com o uso constante, provocam reações e até defeitos mecânicos. É muito melhor usar dobradiças ocultas. Ao contrário do que temem algumas pessoas, qualquer mestre treinado pode instalar tais dispositivos. No entanto, deve-se levar em consideração que as dobradiças ocultas fornecem apenas um ângulo de abertura limitado da porta.
Um tipo universal de loops deve ser escolhido se não houver desejos especiais para suas capacidades. Você pode ter certeza de que eles trabalharão com confiança na maioria das situações. Em qualquer caso, a qualidade da fixação deve ser avaliada. Para fazer isso, abra o loop e balance as metades ao longo do eixo. Se a folga for superior a 0,1 cm, a compra de produtos é impraticável.
Em termos de material, as dobradiças de aço são ligeiramente inferiores às de latão. O problema é a má qualidade da fixação e as reações adversas graves. O chapeamento é geralmente feito em bronze e ouro, este produto permite que você crie uma atmosfera luxuosa com custo mínimo. Mas, além das dobradiças, você também precisa prestar atenção nas maçanetas. A maioria das pessoas prefere as opções de push-down, que podem ser de dois tipos - uma barra e uma bola. A escolha entre eles é estritamente individual.
Se você precisa de uma fechadura do tipo mais simples, deve escolher um dispositivo sem trava. Neste caso, as portas são fixadas por meio de uma junta de aço que separa a porta e a plataforma. Em alguns casos, a gaxeta é equipada com uma esfera. Mesmo com o uso ativo, este design funciona de forma muito estável. As travas e travas são ajustáveis com uma alça incluída no kit.
A desvantagem de ambos os tipos é a insegurança da proteção. Se a segurança máxima do quarto for necessária, é necessário escolher fechaduras com chave.O botão, ao contrário das fechaduras com travas, é substituído por uma fechadura. É muito difícil instalar esses sistemas. Isso requer uma certa experiência dos instaladores.
Como instalar
Tendo escolhido um design adequado, você precisa prestar atenção na instalação dos acessórios. Se esse trabalho for feito de forma analfabeta, mesmo componentes perfeitos podem causar muitos problemas. Além disso, o movimento descuidado da ferramenta muitas vezes destrói a teia. Ambas as dobradiças e as faixas superiores das maçanetas das portas devem ser colocadas niveladas, sem deixar o menor espaço. É esse tipo de trabalho que é considerado ideal, mas exige muito esforço.
Outro requisito: o assento para dobradiças e travas deve ser feito exatamente do mesmo tamanho da estrutura a ser instalada. Folgas laterais são inadmissíveis. O desvio máximo é de 0,05 - 0,1 cm. Para preparar as posições de pouso, uma fresa elétrica é usada com mais frequência. Mas você pode substituir esse aparelho por ferramentas manuais, entre as quais um cinzel e um martelo são de particular importância.
As dobradiças são aparafusadas 20-30 cm nas bordas inferior e superior da porta. Os parafusos auto-roscantes devem prendê-los. Importante: é necessário montar da mesma forma as dobradiças nas portas instaladas na mesma sala. Mais precisamente, a distância entre eles deve corresponder. É necessário traçar o contorno do laço com um bisturi.
Deve-se ter em mente que esta ferramenta faz bons cortes apenas ao longo das fibras. Se for necessário aparar a árvore transversalmente, será possível furar o folheado em no máximo 0,5 mm. O cinzel consegue aumentar a profundidade da escavação em 2-3 mm. Esta ferramenta permitirá que você selecione cuidadosamente uma árvore da tela. Importante: se a estrutura for de MDF, o processamento manual é excessivamente trabalhoso - é mais correto usar uma fresadora.
Tendo preparado o ninho de aterrissagem, você pode colocar laços lá. O suporte de transporte é experimentado na tela, o que ajudará a determinar com mais precisão a posição das dobradiças. É mais conveniente experimentar no rack, não na caixa inteira. Não há necessidade de ter medo de desmontá-lo se o produto for vendido já montado. Mas instalar as dobradiças ainda é bastante simples - é muito mais difícil trabalhar com as alças.
Nesse momento eles se preparam:
assento para o castelo;
orifício para a pega;
orifício de trava.
Mesmo que a porta seja de madeira macia, um dispositivo de fresagem é muito mais prático do que uma ferramenta manual. Afinal, a quantidade de trabalho a ser feito é muito grande. Quando isso é feito, dobradiças, uma alça e um cadeado são colocados na matriz. Em seguida, você pode montar a caixa e pendurar a tela nela. Já na porta suspensa, eles marcam onde será colocada a capa que segura a lingueta.
Avaliações
Mesmo conjuntos de ferragens cuidadosamente selecionados de acordo com as descrições, após a instalação adequada, podem trazer muitos problemas. É muito mais correto dar preferência aos produtos de empresas respeitáveis - eles têm muito menos probabilidade do que fabricantes pouco conhecidos de realizar um casamento definitivo. Também é necessário conhecer as opiniões de outras pessoas que instalaram portas anteriormente e de empresas que fornecem kits de portas feitos sob medida. Entre os fornecedores modernos, a empresa Apecs tem excelente reputação, cujos acessórios são avaliados extremamente elevados.
E também vale a pena ficar atento aos produtos da marca Palladium. Alguns consumidores falam positivamente sobre as ferragens para portas italianas. Se for necessária uma qualidade impecável, os produtos da indústria alemã devem ser preferidos. Eles são capazes de manter suas características mesmo após vários anos de uso intensivo. Claro, em algum lugar você deve confiar no seu gosto - se você não gosta de uma peça de acessório, seria mais correto recusar-se a comprá-la.
Como escolher ferragens para portas interiores, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.