Para que servem as travas das portas?
O funcionamento da folha da porta envolve movimentos frequentes do caixilho. Este fenômeno pode causar muitos inconvenientes. Existem várias maneiras de lidar com esse problema. Antes de escolher uma das opções, você deve descobrir para que servem as travas da porta.
O que é e por que é necessário?
As travas de posição da porta são dispositivos que são instalados na folha da porta ou próximos a ela para restringir seu movimento em uma determinada direção. Estruturalmente, esses elementos podem ser diferentes, pois seu design depende da finalidade.
O exemplo mais simples é uma haste comum que foi inserida no chão no caminho das portas. Ele só permitiu que ela se abrisse em um certo ângulo. As restrições de porta são usadas para vários fins:
- Proteção contra ferimentos. O principal objetivo dos suportes é proteger uma pessoa contra batidas acidentais de portas. Isso é especialmente verdadeiro se houver crianças pequenas na casa que não podem abrir a tela por dentro se ela for fechada acidentalmente. Eles também protegem a pessoa de golpes acidentais. Isso pode acontecer porque alguém de dentro abre abruptamente a porta ou as telas simplesmente começam a se mover sob a influência de um rascunho.
Esses mecanismos são perfeitos para projetos de interiores.
- Proteção de móveis contra danos. Muitas vezes, um guarda-roupa, mesa de cabeceira ou espelho podem ser colocados no caminho da folha da porta. Se você abri-lo, um impacto pode destruir a estrutura ou simplesmente danificar a camada decorativa. Portanto, é melhor instalar o retentor e esquecer esse fenômeno.
- Proteção de hardware da porta. Se as portas forem abertas no ângulo máximo, isso aumenta proporcionalmente a carga nas dobradiças, tantas pessoas instalam limitadores para não pensar neste fenômeno e manter as ferragens por muito tempo.
Visualizações
Tecnicamente, as travas são pequenas estruturas que podem ser instaladas sob uma porta ou em uma porta para restringir seu movimento.
Dependendo da localização, vários tipos de limitadores podem ser distinguidos:
- Montado na parede. Instale-os diretamente na parede para evitar bater nas portas.
- Exterior. As estruturas deste tipo são cunhas especiais que impedem o movimento da lâmina. Com a ajuda deles, você pode instalar a porta em quase qualquer posição.
- Por cima do muro. Esses mecanismos permitem limitar o movimento do caixilho, bem como devolvê-lo suavemente à posição fechada.
- Limitadores de abertura. Esses sistemas não permitem que as portas se abram sem permissão.
As travas para trancar a porta podem ser divididas nos seguintes tipos:
- Roller. Esse produto é um pequeno barril, que, quando a porta é fechada, cai em uma ranhura especial e não permite que se mova para trás. Este sistema de bola é fixado com um mecanismo de mola.
- Fale. Este tipo de restrição é muito semelhante ao modelo anterior, mas aqui já se utilizam uma língua especial chanfrada em vez de um cilindro.
- Magnético. Modificações modernas que são instaladas em portas de plástico ou vidro.
- Robusto. Este é o retentor mais antigo usado por humanos por muito tempo. Consiste em um elemento de travamento em forma de gancho preso à parede. Para restringir o movimento, este gancho simplesmente se agarra a uma alça ou outro dispositivo especial na tela.
Todos esses tipos de braçadeiras são móveis, por sua vez. Eles também podem ser usados para instalação em portas de correr.
As restrições de piso são de vários tipos:
- Magnético. Esses produtos são unidades especiais com um ímã embutido. Neste caso, uma inserção metálica é instalada na folha da porta, que interage com o sistema de piso. Essas estruturas podem ser portáteis ou fixas.
- Limiters. Os produtos mais simples que se instalam no caminho da porta. Eles não permitem que ela se abra além da estrutura estabelecida. Mas, ao mesmo tempo, os limitadores comuns não seguram a tela, então ela pode se mover arbitrariamente na direção oposta.
- Cunhas. Este retentor é do tipo portátil. Para fixar a tela, basta inserir uma cunha sob a porta. A versão mais simples de um produto que você pode fazer serrando madeira ou cortando borracha densa.
- Pernas. Este batente está equipado com dois suportes que são fixados na parte inferior da porta. Quando a tela é aberta, eles são constantemente pressionados contra o chão, portanto, quando o sistema é parado, eles o fixam e não permitem que ele se mova em nenhuma direção.
Já os modelos de parede são sistemas que podem restringir tanto a abertura quanto o fechamento das portas.
Convencionalmente, estruturas semelhantes podem ser divididas nos seguintes tipos:
- Restrições para montagem direta na parede. Externamente, eles podem ter várias formas e tamanhos. São feitos de materiais macios para que a estrutura não danifique a folha da porta com o impacto.
- Grampos montados em platbands. Esses produtos podem mudar de posição de forma que em um deles a porta feche e no outro - restringem a movimentação do sistema.
Modelos de travas sobre a porta são elementos instalados na parte superior da porta. A opção mais simples é um elástico em forma de C que pode ser usado na parte superior.
Existem também batentes de pedal especiais que permitem parar a teia em qualquer posição. Para continuar dirigindo, você precisará acionar o pedal, o que irá liberar a trava.
Formulários originais
A peculiaridade dos fechos das portas é o seu design original. Hoje, os fabricantes produzem muitas variedades de produtos semelhantes. No mercado você pode encontrar designs em forma de perna de cabra ou de animal. Os produtos em forma de ferradura são especialmente populares entre os grampos de porta. A seleção desses produtos é muito ampla. Você pode comprar um desenho na forma de um pequeno animal (coelho, rato, etc.), uma boneca incomum ou um carro.
Existem também modificações não padronizadas nas quais o design é associado à abstração e não a utensílios domésticos ou animais. Escolha detalhes para as características de design do quarto, levando em consideração também os gostos dos moradores da casa.
Materiais (editar)
A qualidade do retentor não depende apenas do seu design, mas também do material do qual é feito.
Hoje são obtidos a partir de vários tipos de substâncias:
- silicone;
- borracha;
- alumínio e aço;
- plástico.
Às vezes, os produtos podem ser decorados com inserções de madeira, mas esse material não é o principal. Para portas de madeira, os especialistas recomendam o uso de batentes de aço ou alumínio (versão de piso), que são protegidos por revestimentos de borracha. Quando você precisa escolher dispositivos para montagem na parede, as contrapartes de silicone são a melhor opção. Essa substância além de mole, praticamente não danifica a estrutura da tela.
Se precisar instalar um retentor no banheiro, dê preferência às contrapartes magnéticas. É importante que esses dispositivos estejam escondidos em uma caixa de plástico, que não permitirá que a umidade entre e corroa o metal.
Para portas de vidro, devem ser usados batentes de móveis especiais. Eles evitarão que a estrutura se quebre durante a aração.Hoje, esses projetos são representados por travas mecânicas especiais e batentes magnéticos. Neste caso, só será possível liberar a tela girando um elemento especial.
Sutilezas de instalação
Hoje, quase todos os tipos de fixadores são equipados com orifícios especiais para fixadores. Isso simplifica muito a instalação e permite que você mesmo faça isso.
Ao instalar restrições de parede, você deve seguir algumas orientações simples:
- O dispositivo deve ser montado o mais próximo possível da extremidade da folha da porta. Isso evitará danos causados por golpes frequentes.
- Não monte o sistema na frente das dobradiças, pois isso pode afetar sua funcionalidade.
- Certifique-se de considerar as dimensões da alça. É importante que não bata na parede após a instalação do clipe.
A instalação de restrições de piso também tem suas próprias nuances:
- Ao escolher um local no chão para o retentor, você precisa levar em consideração o comprimento da alça, portanto, compare esses valores ao escolher um local para o dispositivo.
- A trava também precisa ser instalada mais próxima do final. Se isso não for feito, com o tempo a porta simplesmente se deforma e perde suas propriedades decorativas. Em alguns casos, ele pode ficar inclinado e não caberá mais na caixa.
- Posicione as proteções de forma que a largura de passagem permaneça a mais ampla possível. Isso permite que você maximize seu conforto enquanto minimiza a chance de ferimentos por impacto acidental.
O algoritmo para anexar tais grampos é bastante simples e consiste nas seguintes etapas:
- Inicialmente, você precisa decidir sobre sua localização. Em seguida, com um lápis, marque os pontos dos orifícios de montagem.
- Nos locais marcados, é necessário fazer furos para o pino. Quando tudo estiver pronto, os grampos são simplesmente aparafusados ao chão ou parede com parafusos auto-roscantes. Observe que se uma das superfícies for de madeira, as rolhas podem ser fixadas imediatamente sem formar orifícios.
Exemplos no interior
Claro, você pode usar um retentor comum de madeira ou plástico, mas é muito melhor usar algo mais original! Muitas pessoas vão adorar os grampos de estatueta de animais - eles têm uma aparência fofa e podem ser um ótimo complemento para o interior. O retentor original na forma de uma perna de mulher em uma meia listrada e um sapato vermelho provavelmente atrairá pessoas com bom senso de humor. Nem toda pessoa pode se dar ao luxo de segurar a porta com um lingote de ouro ou um maço de dinheiro, mas graças à engenhosidade dos fabricantes, está disponível para todos, até mesmo o proprietário não muito rico!
Para obter informações sobre como fazer uma fechadura simples, faça você mesmo, veja este vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.