Portas ecobainhadas: vantagens e desvantagens
A madeira é uma matéria-prima única, perfeita tanto para a construção civil quanto para a produção de móveis. Hoje é utilizado em diversos ramos da indústria como material principal e auxiliar. Uma das direções é a produção de móveis, onde tudo se obtém da madeira e seus derivados: dos armários às divisórias. E as portas em folha ecológica são um dos produtos mais promissores e ecológicos. O mercado moderno está repleto de muitos modelos que possuem diferentes parâmetros técnicos e de fabricação.
O que são e como são feitos?
Muitos processos industriais geram uma certa quantidade de resíduos de madeira, a partir dos quais podem ser obtidos materiais secundários de alta qualidade. O eco-folheado é um produto dessa produção. É obtido a partir de fibras naturais de madeira e ligantes de resinas sintéticas especiais.
A tecnologia de produção de eco-folheado consiste nas seguintes operações sequenciais:
- Inicialmente, a matéria-prima da madeira se presta a uma limpeza preliminar. Isto permite dar à substância as características necessárias, permitindo-lhe obter uma estrutura de elevada qualidade e durabilidade. Caso o resíduo tenha dimensões significativas, então é submetido a moagem para obtenção de uma massa homogênea.
- O próximo passo é tingir as fibras da madeira. Deve-se notar que tais processos são bem controlados. Isso permite que você obtenha materiais da mesma cor e tonalidade em um lote específico. Às vezes, vários tons de cores podem ser combinados em uma folha, o que permite que você obtenha um desenho original e exclusivo.
- O processo termina pressionando as fibras. Para isso, resinas são adicionadas às matérias-primas resultantes, que são misturadas à madeira para obter uma consistência homogênea. Como componentes de ligação, são utilizados vários tipos de misturas artificiais, que permitem colar as fibras da madeira no nível adequado. A produção do eco-folheado ocorre em prensas especiais, onde as matérias-primas são aquecidas a altas temperaturas e prensadas sob enorme pressão. Uma característica desse processo é o uso da tecnologia de vácuo. Esta abordagem torna possível remover quase todo o componente de gás da matéria-prima.
Externamente, o verniz ecológico é muito semelhante ao verniz natural, mas ao mesmo tempo sua estrutura é um pouco como o plástico.
O material é muito flexível, por isso os fabricantes o produzem em rolos especiais. A espessura da folha depende da tecnologia de prensagem e das qualidades exigidas do produto resultante.
Materiais folheados deste tipo são freqüentemente usados para a produção de portas internas, onde são aplicados como uma camada protetora superior. Externamente, os produtos imitam a estrutura da madeira, e a tecnologia de produção permite dar-lhe as tonalidades desejadas.
Modelos eco-folheados e folheados: diferenças
Eco-folheado é uma película artificial que se aplica à porta para a proteger e conferir um aspecto decorativo único. Este produto é uma alternativa ao folheado natural.
A diferença entre esses materiais reside em várias características:
- O folheado é um corte fino de madeira natural. Após uma preparação especial, essas folhas podem ser coladas sobre as molduras das portas. Eco-folheado é obtido por prensagem de fibras de madeira.
- O folheado é um material totalmente natural. Não tem apenas a textura de uma espécie de madeira específica, mas também é absolutamente seguro para a saúde humana. Já o eco-folheado é um produto sintético que contém fibras naturais de madeira. Externamente, é um plástico comum que repete a textura da madeira. Ao mesmo tempo, a tecnologia de produção permite imitar quase qualquer tipo de madeira.
- Eco-folheado resiste perfeitamente à umidade e influências físicas. Neste, o folheado natural perde um pouco, embora os produtos naturais não esfoliem e sirvam por muito tempo com os devidos cuidados.
- A principal diferença entre o eco-folheado é o seu preço baixo. O alto custo do folheado natural deve-se à sua origem natural, bem como ao tipo de madeira da qual é obtido.
Por sua vez, essas diferenças também são possuídas por portas que são aparadas com esses tipos de folhas.
É importante levar em consideração que o eco-folheado, embora seja um material seguro, ainda é obtido a partir de componentes sintéticos. Portanto, sua segurança para o corpo humano ainda não foi totalmente comprovada.
Vantagens e desvantagens
Os projetos de portas ecobainhados são bastante populares hoje em dia, pois têm muitas vantagens:
- Amizade ambiental. Este fator diz respeito principalmente ao próprio eco-folheado. Mas é aplicado à peça de trabalho, que pode ser feita de materiais de baixa qualidade. Portanto, esse recurso é relativo.
- Hipoalergênico. A substância não é um agente causador de alergias, e também não emite odores desagradáveis e nocivos para o ar. Perfeito para todos os espaços de vida.
- Resistência à umidade. O eco-folheado na sua estrutura assemelha-se ao plástico, pelo que praticamente não é afectado pela água. O material mantém sua forma por muito tempo, e também não incha ou racha, como portas de MDF ou laminados.
- Baixo peso. Isso torna possível instalar folhas de porta em quase qualquer moldura, bem como em superfícies de parede de vários materiais.
- Força. Eco-folheado tolera perfeitamente mudanças de temperatura, bem como impacto físico mínimo. Isso permite manter a estrutura da folha da porta por muito tempo.
- Resistência ao desgaste e durabilidade. A estrutura do material assume a presença de uma película protetora especial, que não só evita rachaduras, mas também retém a estrutura e a cor por muito tempo, o que nem sempre é relevante para produtos de madeira maciça.
- Preço baixo. Isso é especialmente perceptível quando comparado com folhas de porta feitas de madeira maciça ou metal.
Em alguns aspectos, os produtos de folheado ecológico são muito melhores do que as estruturas de PVC, que são muito populares hoje em dia.
Mas, ainda assim, esses produtos não são universais, uma vez que têm essas desvantagens:
- Eco-veneer transmite sons muito bem. Portanto, as portas dele não fornecerão os parâmetros de isolamento acústico necessários. Nem sempre é prático usar tais construções.
- O nível mínimo de transmissão de umidade. Portanto, as salas com tais portas devem ser constantemente ventiladas para reduzir a concentração de água no ar. Isso é especialmente verdadeiro para a cozinha e o banheiro, onde sua saturação é significativa.
- Resistência mínima em comparação com portas de madeira maciça. Se desejar, não será difícil danificar tal produto. Portanto, eles são usados apenas como interroom, e não como entrada.
- Restauração complexa. Se a estrutura dessas portas estiver danificada, será quase impossível repará-las. Para excluir esses fenômenos, você precisa usar essas construções com muito cuidado.
Visualizações
As folhas da porta ecoveneer são feitas em madeira, que funciona como elemento de moldura. Deve ser entendido que o folheado artificial aqui é apenas uma proteção decorativa que é aplicada na camada superior da estrutura.Dependendo das características externas, as folhas da porta eco-folheada podem ser divididas em vários tipos:
- Surdo. A folha da porta é um escudo sólido, que é coberto com um eco-folheado. Os modelos de portas mais simples e usuais, que se destacam pelo baixo custo.
- Vitrificado. Para decorar estruturas, os especialistas adicionam várias inserções de vidro à moldura. Isso permite que você dê a eles uma aparência única e bonita. O próprio eco-folheado é aplicado diretamente nos elementos estruturais de madeira. Portas com vidro podem caber em um interior mais sofisticado, adicionando um toque peculiar a ele.
- Em painéis. As folhas das portas deste tipo são complementadas por inserções especiais que decoram a sua superfície. Existem muitas soluções de design deste tipo, o que permite selecionar produtos para o interior desejado.
Quase todos os tipos de portas são resistentes à umidade, pois o eco-folheado é muito pouco permeável à água.
Muitos tipos também podem ser usados no banheiro ou na cozinha.
Tecnicamente, a folha de porta de tal porta consiste em vários elementos estruturais:
- Quadro. Na maioria dos casos, é feito de barras de espécies de madeira barata (pinho e outras semelhantes).
- Voltado para. Esta é a camada intermediária que cobre diretamente o próprio quadro. Para isso, são utilizadas placas especiais de MDF.
- Revestimento decorativo. É um eco-folheado que confere beleza e praticidade à folha da porta. O material se dobra muito bem, o que permite envolver com ele quase todas as partes estruturais, obtendo um melhor revestimento.
Tamanhos e formas
As portas ecoveneer são um tipo de estrutura clássica feita de MDF ou madeira. A forma desses produtos praticamente não difere de outros modelos. Freqüentemente, é retangular com várias inserções decorativas. Mas se o comprador desejar, o fabricante pode complementar o produto com vários tipos de arcos.
Quanto às dimensões, também existe uma grande variedade.
As modificações clássicas têm vários tamanhos padrão:
- Altura. Os designs standard são produzidos com este parâmetro não superior a 2 m. Mas se o comprador desejar, a altura da folha da porta pode ser aumentada em 20-30 cm.
- A largura da porta é frequentemente de pelo menos 60 cm. Este tamanho pode chegar a um máximo de 90 cm. Se a porta tiver dimensões não padronizadas, então os produtos são ajustados para elas somente por pedido especial.
- Espessura. Tecnicamente, esse valor também pode variar em uma ampla faixa. Mas os modelos padrão têm 44 mm de espessura.
Cores e materiais
As portas eco-folheadas apresentam um excelente design, praticamente indistinguível dos produtos naturais. Ao mesmo tempo, os fabricantes podem alterar por partes as propriedades de cor e textura da camada protetora superior.
Hoje no mercado você pode comprar produtos em várias cores:
- marrom;
- pérola;
- Branco;
- cappuccino;
- preto e muitos outros.
Deve ser entendido que os fabricantes não se limitam a essas tonalidades de cores. Com a ajuda de abordagens especiais, você pode simular quase todas as cores e tonalidades. O principal é escolher o mais adequado para o design principal da divisão.
A tecnologia de produção de eco-folheado permite alterar não apenas a cor, mas também a estrutura da camada superior. Isso se dá pelo fato do material possuir uma característica distintiva de refletir a luz, conferindo-lhe uma estrutura tridimensional. Os fabricantes produzem verniz ecológico para muitos tipos de espécies de madeira.
Vários tipos de estruturas são considerados os mais populares:
- wenge;
- Cinza branca;
- carvalho esfumaçado;
- lariço;
- Noz italiana e muito mais.
Particularmente populares hoje em dia são os produtos com revestimento leve, que são perfeitos para estilos de quartos modernos e clássicos.
Como escolher um apartamento?
As portas ecoveneer são uma ótima alternativa às estruturas de madeira maciça, que são muito mais caras.Portanto, muitas pessoas preferem instalar esses produtos em seus apartamentos.
Ao escolher esses produtos, você deve considerar algumas recomendações simples:
- Preste atenção à qualidade da folha da porta. Para fazer isso, você precisa avaliá-lo quanto a danos. Se você encontrar pelo menos falhas mínimas, deve recusar tal compra. Também é importante avaliar a qualidade dos acessórios. Ela deve ser não apenas bonita, mas também confiável.
- Verifique a classe de risco de incêndio da folha da porta. A segurança depende disso durante um incêndio, no qual as portas podem causar a propagação do fogo. Se o produto contém vidro, você deve descobrir o quão forte ele é. Preste atenção para o fato de que não existem lascas ou cantos agudos nas extremidades deste elemento, que podem ser danificados.
- O design é selecionado dependendo apenas das preferências pessoais. Aqui é importante selecionar portas que combinem com o estilo do interior e do mobiliário.
- Avalie a condição da camada superior. Não deve haver riscos na superfície do eco-folheado, mesmo o menor. Muitos vendedores escondem essas falhas em etiquetas de preços ou outros elementos (adesivos, embalagens, etc.). Esses locais devem ser verificados com especial cuidado. Atenção semelhante deve ser dada à estrutura do revestimento de laca, se houver.
- Geometria. As portas deste tipo são emolduradas, o que nem sempre permite obter produtos de alta qualidade. Observe que a folha da porta deve ser um retângulo uniforme com desvios mínimos (apenas 1 mm de erro é permitido).
- Preste atenção ao pacote do pacote. Isso é importante se você deseja portas completas com fechaduras, puxadores e guarnições.
- Para adquirir produtos confiáveis e duráveis, você também deve prestar atenção às avaliações dos clientes. Isso permitirá que você selecione um produto com uma ótima relação qualidade-preço. Os especialistas recomendam comprar folhas de porta apenas de fabricantes conhecidos que usam principalmente materiais naturais que são seguros para humanos.
Não compre mercadorias com entrega pela Internet, sem possibilidade de inspeção prévia. Muitas empresas tentam vender modelos danificados dessa forma, o que logo fracassará.
O que pode ser lavado?
Apesar das afirmações dos fabricantes de que o verniz ecológico é resistente a arranhões e danos, nem sempre é esse o caso. Tudo depende principalmente da qualidade do material e da sua aplicação na moldura da porta. Portanto, para prolongar a vida útil dessas estruturas, elas devem ser devidamente cuidadas. Em primeiro lugar, é necessário seguir todas as recomendações do fabricante, que deve aconselhar tudo: desde o método até a forma de limpeza dessas superfícies.
A melhor opção para o cuidado do eco-folheado são os detergentes especiais, que podem ser adquiridos em lojas especializadas. Lava perfeitamente a sujeira com uma solução de álcool e água na proporção de 1 para 9, respectivamente. Depois de limpar bem a porta com eles, basta limpar o excesso de umidade com um pano seco.
Não é recomendado o uso de vários produtos e materiais para limpar tais superfícies:
- Detergentes em pó e louça. Eles não se destinam a cuidar da árvore e podem destruir sua estrutura. Quanto ao pó, suas partículas podem simplesmente danificar fisicamente a camada superior do eco-folheado. Isso causará riscos, através dos quais a umidade já penetrará sob o adesivo. Se isso acontecer, a camada superior simplesmente descascará.
- Raspadores e esponjas. Sua superfície é muito dura, o que também pode causar arranhões.
- Soluções agressivas. Freqüentemente, esse grupo inclui todas as misturas que contêm ácidos, álcalis e componentes abrasivos. Todos eles corroem facilmente a camada superior do eco-folheado e reduzem as características decorativas da folha da porta.
Portanto, para prolongar a vida útil das portas, limpe-as periodicamente com um pano seco ou levemente úmido. Também não é aconselhável instalá-los no banheiro ou ao ar livre. Mudanças na umidade e na temperatura levarão ao rápido descascamento da camada decorativa superior.
Lindas ideias no interior
As portas folheadas em estilo clássico complementam perfeitamente o design rigoroso, mas muito elegante, do quarto. A combinação de papel de parede azul, piso branco, portas e revestimentos de parede combinando realmente tornam o interior incrível. Estilizado como um banquete antigo, também se encaixa bem nele.
Portas esplêndidas e acabadas acentuam a opulência de um espaço em tons de marfim. Uma poltrona elegante e uma mesa complementam o interior.
A porta escura do banheiro combina bem com os ladrilhos de grafite nas paredes e no chão. A decoração branca é a primeira a entrar em ressonância com a cor das costuras dos revestimentos, móveis e louças sanitárias.
Uma porta de vaivém dupla bege com inserções de vidro fosco e um produto de estilo semelhante com uma folha parecem lindos contra o fundo de tábuas de parquet escuras, paredes claras e escuras, respectivamente.
Qual a vantagem das portas eco-folheadas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.