Fechos de porta: dispositivo, tipos, instalação e operação
Ao contrário da crença popular, os fechos de porta são uma invenção bastante antiga - foram inventados no final do século XIX. Três engenheiros mecânicos podem ser considerados os autores dos protótipos de dispositivos modernos ao mesmo tempo: Francis Richards, Lewis Norton e Eugene Blount. Os cientistas trabalharam de forma independente para criar os dispositivos e, em 1873, Richards apresentou o primeiro modelo de uma mola mais próxima do mundo. Sete anos depois, Norton inventou o modelo pneumático e, nove anos depois, graças aos esforços de Blount, nasceu um dispositivo mecânico-hidráulico.
Características técnicas e princípio de funcionamento
Os fechos de porta com mola clássicos consistem em um braço de ligação e uma caixa com um mecanismo. É o mecanismo responsável pelo fechamento lento da folha da porta e consiste em uma cápsula cilíndrica com um sistema de finos canais hidráulicos, um bloco de mola e um pistão. Quando a porta é aberta, a força, graças à articulação, é transferida para o pistão, que, por sua vez, começa a se mover ao longo do cilindro e comprimir a mola. Assim que cessa o impacto na porta, o pistão deixa de exercer pressão sobre a mola e começa a expandir-se gradualmente. A velocidade de fechamento da teia depende da velocidade com que a mola retorna à sua posição original.
Para aumentar ou diminuir este indicador, basta alterar o tamanho da seção dos canais hidráulicos por onde o óleo se move. Isso pode ser conseguido usando parafusos de ajuste localizados na extremidade da carcaça e permitindo que a lâmina seja ajustada de acordo com as temperaturas externas e preferências pessoais. Os modelos de fecho de porta mais avançados tecnologicamente estão equipados com uma válvula especial que permite controlar o movimento da banda desde um ângulo de 70 graus até ao seu fecho completo. Além disso, a partir dos 15 graus, realiza-se uma pressão bastante tangível, que termina com uma batida suave, mas ao mesmo tempo poderosa. Isso permite que a folha da porta supere a resistência do ar, bem como a força da vedação e do trinco.
Em dispositivos modernos, em vez de tecnologia de mola desatualizada, um mecanismo de cremalheira ou um sistema de came é usado com mais frequência. A base do primeiro projeto é um circuito hidráulico, e o torque é transmitido por meio de uma cremalheira e pinhão mecânicos. Tais dispositivos são capazes de proporcionar um movimento suave da teia em uma ampla faixa e têm uma pressão mais forte e uma superação poderosa da resistência da vedação e do trinco. A tecnologia Cam também fornece um fechamento de porta mais apertado e tem uma alta eficiência em comparação com outros mecanismos.
Visualizações
No mercado moderno de acessórios para portas, as fechaduras apresentam uma grande variedade. A classificação dos modelos é realizada de acordo com uma série de critérios, cuja determinação é o método de transmissão do torque. Nesta base, existem dois tipos de dispositivos.
Modelos de braço de ligação
Em tais dispositivos, uma alavanca dobrável está engatada na transmissão de torque. Este é o tipo de mecanismo mais comum e orçamentário que fornece uma haste articulada confiável e durável.A única desvantagem dos dispositivos de joelho é um baixo nível de proteção contra vândalos e uma aparência não muito estética, e se você ainda pode aguentar o último momento, então a probabilidade de danos intencionais ao dispositivo é um problema agudo e às vezes o força abandonar o uso desses mecanismos simples e comprovados em favor de modelos mais protegidos ...
Com canal deslizante
Este tipo de dispositivo é menos suscetível a ataques de vândalos, o que permite sua utilização com maior frequência em locais públicos e todo tipo de instituições. A transferência de força em tais dispositivos é realizada por meio de uma haste deslizante, cuja alavanca se move ao longo do canal. Devido à ausência de estruturas angulares, os modelos são mais estéticos e, ao contrário do tipo anterior, não apresentam elementos salientes vulneráveis. Além disso, o canal pode ser facilmente equipado com um batente elástico que controla a abertura da folha da porta.
Uma característica igualmente importante pela qual os fechos são subdivididos é o local de sua instalação. De acordo com este critério, quatro categorias de fechos de porta são distinguidas.
Superior
Os dispositivos com este método de colocação pertencem ao maior grupo e são amplamente utilizados em instalações residenciais, edifícios públicos e oficinas industriais. A instalação do corpo de trabalho é realizada na própria porta ou por cima dela e depende da concepção do sistema de porta e do modelo do dispositivo. Os dispositivos podem ter um design de engrenagem e um came e operar em um braço deslizante e um braço articulado. As vantagens dos fechos suspensos são a ampla disponibilidade para o consumidor e a instalação simples. As desvantagens incluem a necessidade de perfurar a porta ou parede, a desordem visual da folha da porta e o risco de danificar o design da divisão.
Pé de apoio
Esses modelos são completamente invisíveis, devido à falta de alavancas que fazem o eixo se mover. De facto, a folha da porta está situada directamente no próprio eixo, o que, por sua vez, impõe certas restrições ao âmbito da sua utilização: tais fechos podem ser instalados em portas cujo peso não ultrapasse 300 kg. Os dispositivos são amplamente utilizados em portas interiores de plástico e madeira instaladas em cinemas e centros comerciais.
Escondido
Esses dispositivos são destinados à instalação em sistemas de portas, onde a presença visual do dispositivo deve ser a menor possível. Os modelos ocultos, por sua vez, são divididos em dois tipos: modelos com hastes deslizantes e dobradiças de fechamento de porta. Os primeiros em seu design não são muito diferentes das contrapartes aéreas, no entanto, eles têm dimensões em miniatura e estão localizados em um nicho de porta ou em um batente de moldura de porta. As vantagens dos dispositivos embutidos incluem a alta resistência do mecanismo e uma longa vida útil. Entre as deficiências, eles apontam a necessidade de violar a integridade da porta e moldura durante a instalação, bem como a impossibilidade de operação em sistemas de portas muito pesados e superdimensionados.
As dobradiças do fecho da porta são feitas na forma de um dispositivo em miniatura, cujo mecanismo completo está localizado no interior do corpo da dobradiça da porta. A principal vantagem dos dispositivos é a ausência da necessidade de martelar e fresar a porta, o que permite que os modelos sejam amplamente utilizados em placas de vidro. O fecho da porta é montado de acordo com o princípio de uma dobradiça de porta convencional e é absolutamente invisível durante a inspeção visual. As desvantagens incluem a incapacidade de uso em sistemas gerais pesados, bem como a exatidão para cumprir as regras de instalação.
A porta deve ser pendurada em um nível de construção, caso contrário será difícil quanto mais próximo será difícil controlar a estrutura enviesada. As dobradiças de fechamento de porta são amplamente utilizadas em portas de quartos e provaram ser um dispositivo muito conveniente em casas com crianças pequenas.Além disso, os fechos de dobradiça são adequados para portas equipadas com fechaduras magnéticas e elétricas, o que se deve à ausência da necessidade de superar a resistência do fecho e da vedação.
Dispositivos especializados
Esta categoria de fechos de porta inclui modelos para sistemas internos de correr e de correr, bem como portas de correr. Por seu design, os dispositivos se assemelham a fechos de móveis do tipo haste, mas diferem deles no tamanho e na força inicial criada. A instalação dos dispositivos pode ser feita tanto em caixa quanto em lona, e consiste na formação de furos com o diâmetro necessário nas extremidades da caixa ou porta, seguida da colocação do dispositivo nas mesmas.
Critérios de escolha
Ao escolher fechos de porta, atenção especial deve ser dada ao poder do dispositivo. Este critério depende inteiramente do tamanho e do peso da folha da porta, bem como da intensidade do tráfego. Em alguns casos, com grande peso da estrutura da porta e tráfego intenso, é mais conveniente instalar dois fechos de porta. Isso distribuirá a carga entre os dispositivos e aumentará significativamente a vida útil de cada um deles. Os esforços desenvolvidos pelos fechos de porta são claramente regulados pela estrita norma europeia EN1154.
De acordo com as normas deste documento, sete classes de potência de dispositivos são alocadas, onde os produtos de primeira classe têm as taxas mais baixas e são capazes de lidar com uma teia de não mais de 75 cm de largura e pesando até 20 kg. Os modelos da segunda classe podem lidar facilmente com uma porta de 85 cm, pesando até 40 kg. A terceira classe está limitada a valores de 95 cm por 60 kg, e os produtos da quarta classe devem ser selecionados se a largura da tela não ultrapassar 110 cm e não pesar mais que 80 kg. As três classes seguintes - EN5, EN6 e EN7, incluem modelos especialmente potentes para portas grandes e pesadas, cujos parâmetros máximos permitidos são 125, 140 e 160 cm de largura e 100, 120 e 160 kg de peso.
Deve-se observar que além de focar nos parâmetros máximos da porta, fatores externos também devem ser levados em consideração. Por exemplo, ao escolher um fecho para uma porta de rua que tenha largura superior a 125 cm e está exposta a ventos laterais por muito tempo, você deve escolher não a quinta, conforme exigido pela norma, classe, mas adquirir um modelo da sexta ou mesmo sétima classe. Deve-se atuar também em uma situação em que a largura da alma corresponda a uma classe e o peso a outra: nesses casos, é necessário garantir uma margem de segurança e escolher a mais alta dessas duas classes.
Um fator igualmente importante na escolha de dispositivos para o grupo de entrada é sua resistência ao gelo. O mercado moderno oferece uma grande variedade de modelos que podem suportar altas e baixas temperaturas na faixa de -45 a +70 graus. E o último sinal que você deve prestar atenção é na aparência e na cor do modelo. Na hora de comprar estruturas de alavanca, é preferível escolher modelos da mesma cor da porta, nivelando assim o volume e despretensão do dispositivo. Por exemplo, uma fechadura de porta preta em uma tela marrom parece extremamente desarmoniosa, enquanto em uma porta preta parece discreta e bastante esteticamente agradável.
Fabricantes e avaliações
A classificação dos fabricantes de fechos de portas é a seguinte: as alemãs Dorma e Boda ocuparam merecidamente o primeiro e segundo lugares. As empresas são especializadas em modelos de haste deslizante, que são muito populares e muito melhores do que os modelos de joelho. As empresas alemãs são seguidas pelas italianas Cisa e Cobra, oferecendo aos consumidores uma alavanca tradicional e unidades de piso oculto. Isso é seguido pelo KDC coreano, que usa componentes alemães e produz modelos anticorrosão para instalação externa, e fecha os seis Abloy finlandeses mais fortes.
Os produtos desta empresa são dotados de válvulas independentes, que garantem um bom funcionamento e um fecho hermético. Além disso, os modelos da Finlândia são equipados com um sistema de controle muito preciso, muito sensível às menores mudanças nas configurações. Os compradores consideram a única desvantagem dos modelos estrangeiros um custo bastante alto. Assim, o preço de modelos especialmente poderosos projetados para controlar portas de aço pesadas pode chegar a 38 mil rublos.
Os modelos russos também são populares e procurados no mercado doméstico. Dispositivos de empresas conhecidas "Expostroymash Plus" e "Nikirat" não são inferiores aos importados em suas características de desempenho, têm muitas críticas positivas e são bem comprados não apenas na Rússia, mas também em países vizinhos. Os consumidores observam a alta adaptabilidade dos aparelhos às geadas siberianas e a possibilidade de uso dos aparelhos em quase todas as regiões do país. Além disso, os fechos russos são muito mais baratos do que os europeus, o que os torna ainda mais populares e procurados.
Montagem
A instalação de fechos de porta ocultos e modelos de corrediça deve ser feita por profissionais. Tal trabalho requer uma ferramenta profissional e habilidades adequadas, portanto, a auto-instalação na ausência de experiência pode levar a danos na porta e instalação inadequada do dispositivo. No entanto, é perfeitamente possível instalar dispositivos aéreos com ligação por conta própria. Para isso, é necessário ler atentamente as instruções e seguir claramente cada parágrafo do manual, e algumas recomendações simples ajudarão a realizar a instalação de forma rápida e correta.
O primeiro passo é colar um diagrama na porta (geralmente está incluso no kit) e fazer furos de um determinado diâmetro nos lugares certos. Em seguida, de acordo com as instruções, é necessário enroscar a caixa nos fechos e, em seguida, apertar as ferragens um a um. É altamente indesejável apertar demais os fixadores. Isso pode fazer com que os parafusos autoatarraxantes sejam arrancados e rolem. Em alguns casos, é necessário substituir os parafusos fornecidos por modelos mais potentes e, ao instalar fechos em portas de plástico, substitua os parafusos por parafusos completamente. Neste caso, as ferragens deverão passar pela lona e ser fixadas pelo verso por meio de porcas, arruelas largas ou placas de fixação. Caso contrário, os parafusos podem ser simplesmente puxados para fora da folha de plástico oca, o que vai estragar a porta.
Depois que o mecanismo estiver preso, você pode começar a montar o braço articulado, que consiste em duas partes rosqueadas. A alavanca é ajustada em comprimento, conectando suas metades e ao mesmo tempo definindo um ângulo reto. Se você seguir estritamente o diagrama anexo, não haverá dificuldades com a instalação e a instalação do mais próximo será rápida e fácil.
Ajustamento
Depois que o mais próximo for instalado, ele deve ser ajustado. O método de ajuste depende da localização dos parafusos de ajuste, que podem estar localizados tanto na extremidade da caixa quanto dentro dela. Normalmente os parafusos são designados pelos números 1 e 2, onde “um” é responsável por alterar o ângulo de abertura da porta em relação à caixa, que pode chegar a 180 graus, e “dois” - pela velocidade com que a porta fecha. O ângulo de abertura é definido primeiro. Para isso, defina o valor desejado, que pode variar de 90 a 180 graus, e depois proceda à regulação da velocidade da banda.
A sua produção é a seguinte: a porta é aberta no ângulo máximo possível, que acabou de ser colocado, e desbloqueado. Nesse momento, eles começam a apertar o segundo parafuso, obtendo um funcionamento suave e um fechamento estável.Normalmente o mecanismo é muito sensível a mudanças na posição dos parafusos de ajuste, depois de girar, apenas um quarto da lâmina começa a fechar muito lentamente. Alguns fechos possuem a função de travamento da porta, portanto, ao ajustar tais modelos, será necessário ajustar o ponto de atuação do travamento com a porta aberta.
Regras de operação de problemas
A instalação correta e o ajuste correto permitem que você use o mais próximo por um longo tempo, no entanto, para que o dispositivo funcione o máximo possível, você precisa seguir uma série de recomendações simples. Portanto, você não deve deixar portas com fechos conectados abertas por muito tempo. Isso leva a cargas adicionais nos retentores e pistões e contribui para a compressão do óleo dos cilindros. Como resultado - uma falha rápida do dispositivo e a necessidade de reparo e, às vezes, uma substituição completa do dispositivo. A exceção são os modelos de piso oculto, cujo dispositivo envolve a fixação da porta na posição aberta por um longo tempo.
Além disso, é necessário levar em consideração a variação da viscosidade do óleo dependendo da estação. Assim, nos meses de verão torna-se menos viscoso e a velocidade de fecho da porta aumenta acentuadamente, no inverno, pelo contrário, o óleo engrossa e a folha da porta começa a fechar muito lentamente. Como resultado, a sala sofre uma perda de calor significativa e um trabalho mais próximo traz mais inconvenientes do que benefícios. Nesse sentido, é necessário monitorar o nível de viscosidade do óleo e fazer o ajuste sazonal da velocidade de fechamento da porta. Também é necessário lubrificar regularmente as partes móveis e certificar-se de que não entre água no dispositivo. Caso contrário, o dispositivo enferrujará rapidamente e se tornará inutilizável.
Com uso cuidadoso e manutenção oportuna, os fechos de porta podem servir por muitos anos, protegendo a porta e os mecanismos de travamento de cargas de choque e aumentando significativamente a conveniência de usar os sistemas de porta.
Para obter informações sobre como instalar fechos de porta faça você mesmo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.