Características de reparo de fechos de porta
Claro, pessoas educadas sempre tentaram fechar as portas com as mãos. Mas isso afeta gravemente seu mecanismo. Portanto, os fechos especiais se espalharam - mas essas peças também precisam ser reparadas periodicamente.
Tipos de fechos
Já ao comprar acessórios para portas, é importante selecioná-los com muito cuidado - então, os reparos deverão ser feitos com menos frequência. Vale a pena prestar atenção ao design: quanto mais complexo for, mais difícil será consertar o produto com as próprias mãos. Uma boa fechadura de porta é aquela cujo poder é totalmente compatível com a severidade da teia. A classificação é baseada no momento de inércia. Aqueles produtos que permitem um ajuste suave da força são marcados de forma especial: a classe do sistema é indicada por um hífen.
Mas esse não é o único ponto que precisa ser levado em consideração. Você também precisa prestar atenção às condições climáticas permitidas. Leve em consideração a temperatura de operação mínima e máxima, o nível de diferença. Quanto ao desenho do mecanismo de trabalho, existem três variedades principais.
Carregado com mola. Moralmente desatualizado, não permite controlar a abertura e o fechamento de portas.
Excêntrico. Ele usa um came moldado que pode definir um momento de inércia arbitrário.
Engrenagem. O grupo mais massivo que permite que as portas se fechem suavemente.
A transmissão de força é mais frequentemente realizada por um mecanismo de dobradiça (alavanca). O torque será transmitido por um braço dobrável. É este projeto que é bastante confiável, dura muito tempo e facilita muito o reparo. Se for usado um dispositivo com canal deslizante, ele terá uma aparência esteticamente agradável, mas será mais difícil usar a porta. É ainda mais difícil abrir a porta ao instalar uma porta mais próxima no chão, além disso, esta opção é bastante complicada.
Os dispositivos de articulação têm uma mola e um sistema hidráulico preenchido com óleo no interior. O objetivo deste sistema é amortizar o movimento. Quando a porta é aberta, a mola deve ser comprimida. Nesse caso, o fluido se move sob a pressão do pistão e a mola é endireitada. Uma vez que a estanqueidade da caixa pode ser quebrada, você deve monitorar cuidadosamente se o óleo está vazando.
Sintomas e causas do fracasso
Não devemos esquecer que o fechamento de uma porta é um dispositivo complexo. Portanto, seu reparo nem sempre é possível. Em alguns casos, é possível consertá-lo, é claro, mas será muito caro. Os defeitos comuns são:
vazamento de fluido de trabalho;
destruição mecânica;
desequilíbrio.
Se o fecho da porta abrir com força, você precisará ajustá-lo. Para isso, são usados alguns parafusos, ambos devem ser ajustados estritamente para você. Os danos podem ser atribuídos a efeitos prejudiciais das condições meteorológicas. Se a temperatura muda constantemente, se está nevando ou chovendo, se o ar contém muita poeira, a estrutura pode facilmente quebrar. Quando o mais próximo não funciona ou funciona muito, a avaria pode estar associada ao uso indevido do dispositivo.
Erros comuns são:
fixar a tela na posição aberta;
abrir a porta em um ângulo inaceitável;
força excessiva ao abrir ou fechar;
cuidado insuficiente do mais próximo.
No inverno, a velocidade de fechamento da porta diminui e no calor aumenta. Isso se deve a uma mudança na viscosidade do óleo de trabalho. Portanto, ao mudar de estação, é necessário um ajuste adicional de uma das válvulas.Se o fecho da porta não a fechar completamente, deve, em primeiro lugar, seguir as instruções das instruções. Junto com o ajuste da velocidade, muitas vezes é necessário ajustar a intensidade do chute - para apertar a mola.
Em alguns casos, o problema está associado à resistência insuficiente do próprio aparelho. Se for esse o caso, nenhum ajuste ajudará. Sim, torcer a mola dará um resultado positivo, mas a vida útil do produto será encurtada. Seria muito mais correto comprar uma fechadura mais potente e substituir a existente. É importante levar em consideração que problemas também podem estar associados a erros na instalação de fechos, assim como de portas em geral.
Ferramentas necessárias
Para os problemas mais simples que você mesmo pode resolver, você precisa de:
chave de fenda plana;
chave de fenda encaracolada;
peças substituíveis;
equipamento de solda.
Reparo DIY
Na maioria das vezes, o líquido sai pelas fechaduras no inverno e no outono. Isso se deve ao desgaste dos retentores ou ao aparecimento de defeitos mecânicos. Se apenas uma parte da força de trabalho se for, é muito fácil consertar o dispositivo. Resta encontrar um buraco extra e fechá-lo. Mas se não sobrar nenhum líquido dentro, você pode esquecer a abertura suave da porta.
Mesmo que o produto tenha a mesma aparência de antes, não será possível repará-lo. Quase sempre, o corpo está completamente mudado. As coisas ficam muito melhores se a alavanca for danificada mecanicamente. A quebra da barra é mais provável. Essa parte do mecanismo é externa e totalmente acessível a todas as influências destrutivas.
Não importa o que aconteceu exatamente - se o joelho foi deformado, se foi dobrado ou a estrutura foi completamente destruída. Em todos os casos, a soldagem especial ajuda. Mas é importante entender que, em caso de problemas graves, essa será uma saída muito trabalhosa. Substituir a barra será muito mais prático em muitos casos. Essas peças são produzidas em uma ampla gama, por isso é necessário verificar se a peça de reposição adquirida é compatível com o projeto instalado.
Se você decidir fazer um reparo completo sozinho, terá que desmontar a fechadura. Desaparafuse os fechos com cuidado. Após a análise, o mecanismo é colocado em uma superfície plana e sólida. Isso ajudará a evitar a perda de peças componentes. O primeiro passo é sempre inspecionar a superfície da caixa para ajudar a identificar danos mecânicos. A área problemática é desengraxada, após o que o dano é eliminado com solda a frio ou cola.
Então você precisa reabastecer o mecanismo. Para isso, abra o orifício onde o parafuso de ajuste é apertado. Está completamente desenroscado. Atenção: se de forma construtiva tal ação não for fornecida, é melhor recusá-la. Em seguida, o fluido de trabalho é coletado na seringa e injetado através do orifício.
Não é necessário preencher o óleo com seringas. Qualquer dispositivo que ajude a fornecer um fluxo estreito sob pressão é adequado. Depois disso, você precisa se livrar do ar que ficará presente dentro do cilindro. Isso é feito simulando repetidamente a abertura e o fechamento do caixilho.
Devemos agir com cuidado e cuidado. Tanto a força excessiva quanto a fraqueza em tais ações são inaceitáveis. Acontece que é detectada falta de óleo. Nesta situação, o volume que falta é adicionado, o mecanismo é bombeado novamente. Somente depois de se certificar de seu funcionamento normal, é possível recolocar o parafuso no seu lugar.
Verificando o trabalho
Acontece que o mecanismo é operado sem complicações particulares. Nesse caso, não há necessidade de grandes reparos, principalmente reposição de peças e óleo. Mas, ainda assim, as características de mudança dos fechos devem ser monitoradas. Durante a operação de longo prazo, o dispositivo deve ser ajustado. Em primeiro lugar, é necessário monitorar a velocidade e a uniformidade da porta.
Um ponto igualmente importante é a força da porta ao lado da abertura quando a fechadura completa o movimento.Se ocorrerem rupturas, as diferenças de temperatura são quase sempre a causa. Fechar as portas muito rapidamente ou muito lentamente é corrigido girando as válvulas de controle. O movimento da teia pode ser desacelerado movendo a válvula na direção de deslocamento. A aceleração, por outro lado, requer que a válvula seja girada no sentido anti-horário.
Para ajustar a velocidade da porta à abertura, é necessário girar a segunda válvula. Às vezes, é necessário segurar a web ao fechar. Isso é feito deixando a porta aberta em ângulos retos. Trazendo-o para esta posição, aperte a trava vigorosamente. Mas você não pode girar mais de 2 voltas.
Medidas de precaução
Para reparar o fecho da porta com menos frequência, é necessário inspecionar pelo menos uma vez a cada 6 meses e eliminar os defeitos detectados. Com o uso diário, você não pode:
“Ajude” quanto mais perto de fechar a porta;
interferir no fechamento manualmente ou com a ajuda de dispositivos estranhos;
pendurar e fixar objetos pesados na tela;
permitir que as crianças usem a porta como um balanço;
violar as disposições das instruções da empresa.
Durante a manutenção, é necessário adicionar ou trocar o óleo apenas das amostras recomendadas. Cada empresa que produz fechadores prefere uma ou outra opção. Ao mesmo tempo, estudos sérios estão sendo realizados mostrando como o reagente afetará a corrosão e as propriedades mecânicas do produto. Em alguns projetos, formulações de água-glicol são usadas, em outros, óleo de máquina. Substituir uma mistura por outra é inaceitável.
Mas se o análogo exato do fluido técnico não estiver à venda, você terá que abastecer a cápsula com óleo de motor sintético para automóveis. Esta é uma opção quase universal, mas ainda vale a pena prestar atenção ao seu comportamento em diferentes temperaturas. Devido ao alto custo desse óleo, muitos recomendam o uso de um fluido de absorção de choque. Mas mesmo aqui você precisa entender que ele é usado por sua própria conta e risco - ninguém, exceto o dono da porta, tem qualquer responsabilidade pelas consequências.
Como consertar e ajustar o fechamento da porta, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.