Características de fechos de porta de mola
O fecho de mola de porta é um dispositivo confiável e é amplamente utilizado na instalação de grupos de portas de entrada e interiores. O produto possui características de alto desempenho e é capaz de operar sem avarias por muito tempo.
Características e propósito
Uma das principais condições para o correcto funcionamento dos sistemas de portas é o bom funcionamento da folha da porta e a ausência de cargas de choque nas dobradiças e caixilho da porta. A instalação de uma mola mais próxima ajudará a resolver o problema do movimento suave e silencioso da porta. O dispositivo permite escolher de forma independente a velocidade de fechamento da folha da porta e reduz significativamente a taxa de desgaste das ferragens da porta. Como resultado, o sistema de porta mantém uma aparência apresentável durante toda a sua vida útil.
A instalação de um mais próximo garante uma redução significativa no nível de ruído estranho e reduz significativamente a perda de calor nas instalações no inverno. Devido ao ajuste justo da lona, será possível se livrar dos rascunhos, o que, por sua vez, leva a uma redução nos custos de aquecimento e economia de orçamento. O funcionamento do dispositivo de mola é totalmente seguro e silencioso, o que torna possível a instalação do dispositivo em locais para qualquer finalidade, incluindo espaços residenciais e públicos.
Os produtos são altamente resistentes a condições ambientais agressivas, portanto, eles podem ser usados não só para portas internas, mas também ser instalados em grupos de entrada. O corpo dos dispositivos é feito de ligas resistentes ao calor, o que permite que o dispositivo seja operado na faixa de -45 a +70 graus.
No entanto, nem todos os produtos são altamente resistentes a temperaturas extremas, portanto, ao adquirir um dispositivo, você deve ler atentamente a documentação que o acompanha. Mas quase todos os modelos possuem um revestimento anticorrosivo e podem ser usados em condições de alta umidade.
Design e princípio de operação
Estruturalmente, um fecho de mola com haste deslizante apresenta-se em forma de corpo equipado com mecanismo de trabalho e conectado a uma haste tipo alavanca. O mecanismo de trabalho é feito em forma de mola rígida, cuja compressão se efetua pela ação do pistão. A mola é colocada em um alojamento vedado cheio de óleo e, após a compressão, começa a se expandir gradualmente. O óleo entra na carcaça por meio de uma rede de canais hidráulicos e fornece um retorno translacional do mecanismo da mola à sua posição original.
A alteração da velocidade de fechamento da cortina é feita por meio de parafusos de ajuste instalados na extremidade do corpo. Quando eles são girados, o tamanho dos canais hidráulicos muda, o que leva a uma desaceleração ou, inversamente, a um aumento na vazão de óleo. É a intensidade do fluxo de óleo no cilindro que determina a velocidade com que a porta se fecha.
Se necessário, você pode apertar ou afrouxar o parafuso e, como resultado, a velocidade da porta mudará imediatamente.
Dispositivos projetados para instalação em grupos de entrada são equipados com válvulas especiais que seguram a porta de um ângulo de 70 graus até que a porta esteja completamente fechada. De cerca de 15 graus para fechar, há um puxão para baixo. Isso é necessário para que a tela supere facilmente a resistência do ar e a trava da porta com um lacre. Além do tamanho da seção, a velocidade da porta é influenciada pela viscosidade do óleo no cilindro de trabalho.Este indicador é determinado por fatores como temperatura externa, grau de óleo e duração de seu uso.
Por exemplo, em altas temperaturas e baixa qualidade do óleo, sua fluidez aumenta e a resistência que ele cria diminui. Com a diminuição da temperatura, assim como com o uso prolongado do óleo, sua viscosidade aumenta significativamente e leva a um aumento da resistência. Como resultado, a porta começa a se mover mais lentamente e requer ajuste da fechadura. Esta característica dos fechos de mola obriga a ajustar atempadamente a velocidade da porta pelo menos duas vezes por ano.
Variedades
Uma das características fundamentais da classificação dos modelos de molas é o local de instalação do dispositivo. No total, de acordo com este critério, três tipos de dispositivos são distinguidos.
- Mais próximo para instalação ao ar livre. Os modelos são projetados para instalação superior e são considerados representantes do grupo de dispositivos mais orçamentário. O dispositivo é composto por dois blocos interligados por alavancas articuladas, sendo uma montada na porta e a outra na caixa. Todos os modelos externos são revestidos com um composto anticorrosivo e são altamente resistentes a temperaturas extremas.
- Dispositivo para instalação oculta em moldura de porta. Os modelos pressupõem a presença de uma cavidade especial na estrutura, projetada para acomodar o corpo do dispositivo. Neste caso, a alavanca é instalada na parte superior da porta. Existem também modelos reversos, quando a unidade de trabalho é instalada na extremidade da folha da porta e a alavanca é fixada no batente. No entanto, devido à complexidade da instalação, tais dispositivos não são amplamente utilizados.
- Modelos para instalação oculta no chão. Os fechos são projetados para lâminas pesadas e podem ser usados em depósitos e plantas industriais. Além disso, o design dos fechos ocultos permite a sua instalação em portas de batente, o que amplia significativamente o âmbito e permite a sua utilização em espaços públicos e centros comerciais.
Critérios de escolha
Um dos parâmetros importantes pelos quais um close é selecionado é seu poder. Ao calculá-lo, em primeiro lugar, orientam-se pelas dimensões e peso da folha da porta. Os próximos critérios de seleção são as condições externas e a intensidade do fluxo de pessoas pelas portas. A potência dos fechos de mola é regulada pela norma europeia EN-1154, segundo a qual existe uma dependência da classe da potência: quanto maior a classe do dispositivo, mais potência tem.
Por exemplo, para grandes portas blindadas, é necessário escolher modelos da mais alta classe EN-7, enquanto para pinturas de interiores e de apartamentos, um produto de 3-5 classes é bastante adequado.
No entanto, com a influência adicional de fatores externos, a classe deve ser escolhida com uma margem. Esses fatores negativos podem ser um forte vento cruzado que sopra na maior parte do ano e tráfego intenso.
Além disso, uma classe ligeiramente superior mais próxima deve ser adquirida, mesmo na presença de telas não padronizadas. Por exemplo, com um peso correspondente à terceira classe, mas com uma altura de porta de 2,5 metros, você deve comprar uma quarta ou até quinta classe mais próxima. Isso fornecerá a margem de segurança necessária e aumentará a vida útil do dispositivo. Porém, se não houver indícios relevantes para isso, também não vale a pena adquirir uma classe superior de fechos. Isso se deve ao fato de que os modelos potentes instalados em uma porta ou cancela de plástico leve criarão uma forte carga nas ferragens e causarão seu rápido desgaste.
A escolha correta, a configuração e o ajuste oportuno da mola mais próxima estenderão significativamente a vida útil do dispositivo e tornarão seu uso simples e conveniente.
No próximo vídeo você encontrará uma visão geral da mola Hercules mais próxima da marca Luighi Aldeghi.
O comentário foi enviado com sucesso.