Fechos para portas corta-fogo: tipos, seleção e requisitos

Fechos para portas corta-fogo: tipos, seleção e requisitos
  1. O que é isso?
  2. Como funciona o dispositivo?
  3. Critérios de escolha
  4. Opções adicionais

As portas corta-fogo têm uma série de características que fornecem resistência ao fogo e proteção contra incêndio. Um dos elementos mais importantes dessas estruturas é a fechadura da porta. De acordo com a legislação, tal dispositivo é um elemento obrigatório de saídas de emergência e portas em escadas. Os fechos corta-fogo não precisam de certificado separado, é emitido na íntegra para todo o conjunto.

O que é isso?

Um fecho de porta é um dispositivo que fornece portas de fecho automático. Esse dispositivo é uma parte bastante importante das entradas e saídas em uma sala com um grande número de pessoas. Em um incêndio, em pânico, a multidão avança, deixando as portas escancaradas. Quanto mais perto, nesse caso, ela vai ajudá-la a se fechar sozinha. Assim, evitando a propagação do fogo para salas adjacentes e outros andares.

No uso diário, o design simplifica o funcionamento das portas. Os fechos nas entradas das unidades são especialmente convenientes. Graças a eles, a passagem para a entrada estará sempre fechada, o que significa que nem geada, nem ar quente, nem corrente de ar penetrará no interior.

Os dispositivos de fechamento automático são de vários tipos.

  • Top, que é instalado na parte superior da folha da porta. Este é o tipo de dispositivo mais comum. Ele deve sua popularidade à facilidade de instalação.
  • De pé, instalado no chão. Não é adequado para folhas de metal.
  • Embutido, embutido na própria faixa.

Como funciona o dispositivo?

A essência do fechamento da porta é bastante simples. Há uma mola dentro dela, que é comprimida quando a porta é aberta. Com o seu endireitamento gradual, a folha da porta fecha-se de forma suave e silenciosa. É feita uma distinção entre fechos de porta que funcionam com um braço de ligação e um braço de canal deslizante.

O braço de ligação é inerente aos fechos de porta suspensos. Seu mecanismo é uma caixa contendo uma mola e óleo. Quando a porta é aberta, o pistão a pressiona e ela se contrai. Quando a porta é fechada, a mola se desenrola e pressiona o pistão. Ou seja, o trabalho ocorre na ordem inversa.

Além da mola, o mecanismo inclui:

  • canais hidráulicos que regulam o abastecimento de óleo;
  • sua seção transversal é controlada por parafusos de ajuste, quanto menor, mais lento é o fornecimento de óleo e o fechamento da lona;
  • engrenagem conectada ao pistão e haste.

Externamente, esse sistema é uma lâminas convergentes e divergentes. Na parte inferior e nos fechos embutidos, encontra-se uma haste com canal deslizante. Um mecanismo especial é acoplado à folha da porta que, ao ser aberta, atua sobre o pistão. Ele comprime a mola e, quando ela é liberada, a porta se fecha.

Critérios de escolha

Os fechos de porta corta-fogo devem cumprir determinados requisitos.

Caso contrário, sua instalação será contra-indicada.

  • De acordo com os padrões europeus, os dispositivos de fechamento automático são divididos em 7 níveis: EN1-EN7. O primeiro nível corresponde à folha mais leve, com 750 mm de largura. O nível 7 pode suportar uma tela com peso de até 200 kg e largura de até 1600 mm. A norma é considerada um dispositivo correspondente à classe 3.
  • O fecho da porta deve ser feito de material anticorrosivo e suportar temperaturas na faixa de -40 a + 50 ° C.
  • O limite de operação. O conceito inclui o número máximo possível de ciclos (abrir - fechar) de manobra da porta. Normalmente, varia de 500.000 e acima.
  • A direção de abertura da folha da porta.A este respeito, é feita uma distinção entre dispositivos para portas que abrem para fora ou para dentro. Se a porta tiver 2 abas, o dispositivo será instalado em ambas. Para a faixa direita e esquerda, existem diferentes tipos de dispositivo.
  • Ângulo máximo de abertura. Este valor pode ser de até 180 °.

Opções adicionais

Além dos indicadores principais, o fecho de porta é equipado com um sistema, permitindo regular o seu trabalho.

  • Possibilidade de definir o ângulo de abertura do caixilho, além do qual a porta não abre. Isso a impedirá de bater na parede.
  • Possibilidade de definir a velocidade de fecho da porta até 15 ° e posterior fecho definitivo.
  • A capacidade de ajustar a força de compressão da mola e, consequentemente, a força de fechamento da porta.
  • A escolha de quanto tempo a porta permanece aberta. Esse recurso permite que você evacue rapidamente durante um incêndio sem segurá-lo.

Além disso, com a ajuda desse recurso, é conveniente retirar itens grandes.

As funções adicionais incluem a presença de um detector de fumaça, sincronização das folhas para portas de folha dupla e fixação da folha em um ângulo selecionado. O preço dos fechos para portas corta-fogo varia muito, começando em 1000 rublos. Você pode escolher um modelo adequado de fabricantes nacionais e estrangeiros.

Entre estes últimos, a preferência é dada a tais marcas:

  • Dorma - Alemanha;
  • Abloy - Finlândia;
  • Cisa - Itália;
  • Cobra - Itália;
  • Boda - Alemanha.

Uma fechadura de porta é um elemento pequeno, mas importante no projeto de barreiras de porta à prova de fogo.

Ao comprar um dispositivo, leve-o a sério. Afinal, a segurança das pessoas e a segurança dos edifícios dependem do seu trabalho.

Você pode aprender como instalar uma fechadura de porta em uma porta com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário