Portas de banho

Portas de banho
  1. Tipos de estruturas
  2. Recursos funcionais
  3. Materiais: seus prós e contras
  4. Padrões de fabricação
  5. Localização
  6. Dicas de seleção e instalação
  7. O que escolher: madeira ou vidro?
  8. Como você pode compactar?
  9. Desenho externo da tela

As portas são o elemento mais importante da construção de uma sauna. Servem para reter o calor do fogão, o vapor e a humidade dentro da sala de vapor, e também ajudam a manter a temperatura ideal ao longo do banho, tornando o relaxamento neste agradável e confortável. Uma vez que as lonas são operadas sob condições de cargas aumentadas devido às condições de alta temperatura e umidade, altos requisitos são impostos à sua qualidade e desempenho. No nosso artigo, procurámos prestar atenção a todas as questões fundamentais relacionadas com a compra, instalação e funcionamento de uma porta para uma banheira.

Tipos de estruturas

O conceito de porta para banho combina vários tipos de estruturas de portas com diferentes funcionalidades e finalidades. Todos eles, realizando suas tarefas específicas, têm um objetivo comum - tornar o balneário o mais confortável e seguro possível. Vamos descobrir qual é a diferença entre eles.

Os produtos diferem no dispositivo e são:

  • Cunhas em cunha com uma lâmina sólida colada em uma micro-espiga-ranhura e duas cunhas que fornecem fixação confiável das placas. Esta opção de montagem exclui a deformação e rachaduras da tela devido ao uso ativo em condições de banho difíceis.
  • Painéis de vários componentes - folha de porta, moldura, platibandas retangulares, semicirculares ou radiais e extensões.
  • Placas de painel, para encher a moldura, podendo escolher entre ripas de madeira, MDF e folheado. Os elementos que formam a parte da moldura possuem fibras multidirecionais, o que elimina a violação da geometria da moldura da porta devido às altas temperaturas e condições de alta umidade.

Os tipos de estruturas listados são com tela em branco ou combinados. Algumas telas são inteiramente de madeira, enquanto outras possuem uma janela nas telas.

No local de instalação, distinguem-se as estruturas externas com as quais está equipada a entrada do edifício, as internas para as salas fechadas - banhos turcos, lavabos, camarins e estruturas internas para os quartos de descanso. As portas da rua devem ser maciças, fortes e confiáveis, de preferência com uma moldura de ferro ou aço. No interior são utilizadas portas com folha leve.

De acordo com o mecanismo de abertura, as portas são deslizantes e articuladas. Existe uma regra imutável para todas as portas de sauna de uma folha. Devem abrir necessariamente a partir das instalações e não dentro delas - o que é uma garantia de uma estadia segura no banho.

As estruturas deslizantes são encontradas principalmente em grandes complexos de banho, onde a solução de estilo prevê seu uso para organizar o espaço interior. Eles não são absolutamente adequados para salas de vapor: com este projeto, o vazamento instantâneo de vapor é garantido. Em uma modesta casa de banhos no interior, simplesmente não há sentido em usar portas de correr.

Dobradiças da porta. Para portas da frente, não faz diferença que tipo de toldos eles têm. Outra coisa são os produtos com os quais a sala de vapor está equipada. Por razões de segurança, eles não devem ter elementos potencialmente perigosos nos quais você possa se queimar ou se ferir.

Com base nisso, para organizar a abertura na sala de vapor, é aconselhável utilizar caixilhos de portas, onde as dobradiças ficam escondidas.

Recursos funcionais

As portas instaladas em quartos duplos são selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Resistência ao calor, segurança contra fogo, resistência à deformação. Estas são algumas das qualidades mais importantes exigidas dos produtos de banho. As telas devem resistir facilmente às difíceis condições de operação e manter sua forma original sob a influência da umidade e da alta temperatura. Estruturas de alta qualidade são projetadas para operação em condições de oscilações bruscas de temperatura.
  • A capacidade de armazenar e reter efetivamente o calor interno. Boas portas são herméticas, pequenas em tamanho, equipadas com um isolador de calor e vapor que garante uma perda mínima de calor.
  • Resistência ao desgaste - devido à enorme carga que as portas do banheiro têm de suportar nas condições acima, sua resistência também desempenha um papel importante.
  • Ausência de gases nocivos quando aquecido - uma visita ao banho deve fortalecer a saúde e não representar uma ameaça para ela. Portanto, o enchimento das portas com isolamento térmico-vapor deve ser feito de materiais ecológicos que impeçam a liberação de toxinas sob a influência de altas temperaturas.
  • Aparência - qualquer proprietário deseja que sua banheira seja diferente das outras no design. A instalação de portas originais torna isso possível.
  • Segurança. Estruturas de uma folha que se abrem para fora, não só contribuem para o uso racional da área útil da sala de vapor, mas também permitem que você a deixe rapidamente em situações de emergência.

Exterior

Não existem requisitos especiais para as portas de entrada. É importante que forneçam um bom isolamento térmico e fechem bem, ajudando a reter o calor valioso durante o banho. Quaisquer modelos de madeira ou metal apresentados nas linhas dos fabricantes são adequados para esses critérios.

Portas de rua comuns são de folha única e com peitoril alto. Na sauna com chaminé, hoje pouco utilizada, a entrada é equipada com portas duplas.

A presença de uma faixa externa nas portas é um pré-requisito aqui, pois serve para retirar o excesso de fumaça.

Interroom

Muitos complexos de banho modernos têm um grande número de instalações recreativas. Portanto, a densidade das estruturas das portas que isolam as salas umas das outras é de fundamental importância aqui, a fim de limitar o acesso de umidade a elas, tanto quanto possível.

Afeta negativamente o estado dos sistemas de entretenimento e aparelhos elétricos com os quais essas salas estão equipadas.

Vagas

Ao instalar a lona, ​​ela é colocada de forma a deixar uma pequena fenda na parte inferior para a abertura de ventilação. Se a banheira estiver equipada com sistema de ventilação, não há necessidade especial para isso. Também podem ser necessárias folgas para que o equipamento do banho funcione adequadamente.

Ao equipar banheiras e saunas com um design moderno, com sistemas de lareira elétrica ou fogões especiais, os dispositivos requerem um fornecimento de ar medido e constante.

Materiais: seus prós e contras

Ao visitar o balneário, sentimo-nos cómodos e relaxados, justamente pelo determinado regime de temperatura, que se cria com a participação do recuperador de calor - um e portas - dois. Por isso, os materiais que vão para o fabrico de portas de rua e interiores são de grande importância. São de madeira (surdos), de vidro, tipo combinado: vidro + madeira.

Qual deles é o melhor para instalação em um banho depende muito de seu tipo. O banho russo, assim como a sauna finlandesa, pode ser equipado com qualquer um dos tipos de produtos listados, e o banho turco (hamam) é recomendado com modelos de vidro com caixa de duralumínio.

De madeira

As portas de madeira na banheira são um clássico. Eles podem ser encontrados tanto em modestos banhos rurais quanto em luxuosos centros de saúde de última geração, com vários tipos de banhos.

Vantagens:

  • Respeito ao meio ambiente e segurança.
  • Bom isolamento térmico e baixa condutividade térmica.
  • O aroma da madeira natural contribui para o relaxamento, e alguns tipos de madeira têm propriedades curativas, o que aumenta o efeito curativo do balneário.
  • Aparência estética.

Desvantagens:

  • A provável possibilidade de encolhimento e deformação da teia devido à constante exposição ao vapor, umidade, altas temperaturas.
  • Sem revestimento bactericida e anti-séptico, a madeira fica indefesa contra fungos, mofo e insetos.

Em termos de materiais, as fábricas de portas usam madeira macia ou madeira dura:

  • Tília, que tem baixa capacidade de aquecimento, portanto, com uma porta de tília, a sala de vapor aquece rapidamente. Os linhos Linden são valorizados por suas propriedades úteis e excelentes qualidades estéticas. São duráveis, não racham, têm baixo teor de resina, um leve aroma de mel e uma cor agradável aos olhos.
  • Aspen. É considerado um material macio, fácil de trabalhar e relativamente barato. Os produtos Aspen têm baixo teor de substâncias resinosas e cores agradáveis ​​em tons suaves e naturais. Contras: Capacidade de escurecer com o tempo e predisposição a doenças lenhosas.
  • Amieiro, cujas propriedades medicinais o tornaram um dos materiais mais procurados. Sob a influência da alta temperatura, a cor usual da tela é substituída por um belo tom rubi, que vai desaparecendo gradualmente quando a porta começa a esfriar.
  • Larch. Os panos feitos de tecido têm alta densidade, boa resistência à umidade e excelentes qualidades decorativas.
  • O pinho é durável, resistente à umidade, com excelente resistência a fungos.
  • Produtos caros são feitos de carvalho africano abasha - madeira leve, forte e resistente ao calor com baixo teor de resina e cedro canadense de uma bela cor de chocolate e com um aroma incrível.
  • Nas portas de fabricação própria, a base é feita de tábuas de pinho e, para dar uma aparência bonita e fortalecer a estrutura, o forro macho e fêmea é usado para o revestimento.

Feito de metal

Portas de ferro são perfeitas para organizar a entrada do banheiro. Eles são duráveis, confiáveis ​​e protegem contra entrada não autorizada. Em comparação com o ferro, os produtos siderúrgicos têm características de resistência mais altas e maior resistência a fatores externos.

É possível aumentar a sua funcionalidade com a ajuda do isolamento e a sua atractividade - revestindo com forro Euro ou ripas de madeira. Nesse caso, uma porta de rua metálica proporcionará um bom isolamento térmico, que nunca é supérfluo em um banho. Sem uma porta de metal sem acabamento - o risco de congelamento à superfície no gelo.

Muitas pessoas gostam de pular na rua após a sauna a vapor para respirar ou mergulhar em um monte de neve. Voltando, você pode inadvertidamente tocar a camada de gelo e congelar-se no momento. Há pouco prazer aqui.

Plástico

Se a questão da segurança não for uma questão de princípio, a porta da frente pode ser de plástico. Considerando que não é necessário equipar a entrada com uma estrutura branca, mas pode-se optar por uma solução estética com uma imitação de textura de madeira. Você só pode entender que é plástico ao toque.... Outra vantagem é o preço baixo. Os banhos públicos costumam ser equipados com portas de PVC de baixo custo, resistentes a vapor, umidade e mofo.

Desvantagens:

  • Facilmente hackeado.
  • A instalação, por definição, é impossível se as instalações forem estilizadas em estilo antigo ou se seu design for desenhado em estilo étnico.

De acordo com muitos atendentes de banho, uma porta de PVC é um sinal de mau gosto flagrante.

Copo

O uso de vidro temperado de 8 mm permite a fabricação de portas leves, elegantes e duráveis. A demanda consistentemente alta por modelos de vidro é devido ao seu excelente desempenho:

  • Resistência a altas temperaturas combinada com excelentes propriedades de resistência à umidade.
  • Indicadores de força e segurança aumentados.A possível destruição da tela exclui danos à saúde, uma vez que os fragmentos não contêm arestas vivas.
  • Resistente à vibração. A resistência à ruptura do vidro temperado é cinco vezes maior do que a do vidro convencional.
  • Maior resistência ao choque.
  • Boa transmissão de luz e capacidade de absorção de luz.

Mais alguns motivos para comprá-los:

  • Relativamente leve, portanto fácil de abrir.
  • Eles têm uma aparência atraente, mantendo a estética da aparência durante toda a vida útil.
  • Garantem uma perda mínima de calor, graças ao equipamento das folhas com uma junta de silicone, que garante um encaixe perfeito na moldura da porta.
  • Fácil de instalar. Têm uma moldura de porta universal, pelo que, durante a instalação, pode escolher a direcção de abertura do caixilho - para a esquerda ou para a direita.
  • Livre de serviço. O cuidado se resume ao tratamento periódico com composições detergentes.
  • Eles se diferenciam na variedade de texturas, cores, decoração, o que amplia a escolha do modelo desejado.

A produção individual de portas oferece uma vantagem significativa para os compradores - é uma escolha ilimitada de designs de portas. Na hora de comprar uma porta de vidro, você pode escolher um modelo com tecido transparente, fosco ou fumê.

Sua principal desvantagem é o alto custo, embora não possa ser considerado desarrazoado, dada a impressionante lista de vantagens.

Do forro

O forro é outro material disponível para a fabricação de portas de sauna.

Vantagens:

  • Excelentes propriedades de isolamento acústico.
  • Durabilidade e resistência a influências externas devido à impregnação com compostos protetores.
  • Resistente à deformação, mofo e bolor.
  • Apelo visual único graças ao padrão natural da madeira que nunca se repete.

Painéis de amieiro, tília e cedro são materiais ideais. As portas de banheiro feitas com elas podem suportar facilmente condições de alta temperatura e umidade, liberando uma mistura de fitoncidas úteis quando aquecidas.

Independentemente do grau de aquecimento da sala de vapor, a probabilidade de queimar nos produtos do forro é zero.

Padrões de fabricação

As portas de entrada têm vários tamanhos, tendo em conta as características individuais da arquitetura dos edifícios de banho. A versão clássica são portas externas com dimensões de 1800x650 mm e uma soleira alta obrigatória.

Para lavar

As portas das casas de banho têm as dimensões habituais, embora por vezes sejam mais estreitas para evitar a propagação da humidade, que é necessariamente aumentada neste compartimento. A largura recomendada das portas para a pia é de 0,60 cm.

O requisito de resistência à umidade deve ser levado em consideração. Ao escolher portas de madeira maciça, você precisa deixar uma lacuna de ventilação - a distância entre a parte inferior da folha da porta e a moldura da porta, conforme já mencionado. Para portas interiores normais, uma folga de 2 a 3 mm é suficiente, ao passo que na montagem de uma porta para pia por baixo resta um mínimo de 5 mm, caso contrário, a lona inchada grudará ao fechar e abrir.

Para banho turco

Na sala de vapor, o vapor se acumula sob o teto. Em média, essa camada tem uma espessura de 0,6-0,8 m. Portanto, é necessário que uma bolsa de 0,6-0,8 m permaneça entre o lintel - a borda superior da porta e o teto acabado.

A altura ideal da porta é de 1,6 m. É necessária uma soleira alta. Sua altura deve ser de cerca de 18-20 cm, para resolver com sucesso vários problemas de uma vez:

  • Restrinja o acesso ao ar frio ao entrar e sair da sala de vapor.
  • Evite rascunhos.
  • Aja como um seguro contra batidas de cabeça na borda superior da porta: quando pisamos em algo, automaticamente nos curvamos. Ou seja, graças ao limite, evitamos possíveis lesões.

Agora, sobre a largura das portas da sala de vapor. Independentemente do que a maioria das fontes chama de dimensões padrão 700x1900 e 800x1900 mm, existem outras opiniões sobre a largura da tela.Muitos artesãos aconselham a instalação de portas largas e, curiosamente, muito mais largas do que o padrão, recomendando 900-1000 mm e até mais para o quadro. Por exemplo, se uma porta tem 1600 mm de altura, então com uma largura de 1300 mm será muito conveniente entrar, especialmente quando você precisa trazer e retirar algum equipamento.

É melhor recusar estruturas de 2 metros fora do padrão, que são produzidas por fábricas estrangeiras.

Em uma sala de vapor, é importante conservar o vapor, sem falar no precioso calor, que é facilitado pelo tamanho reduzido das janelas e portas.

Localização

Tradicionalmente, o edifício dos banheiros tem uma lavanderia, vestiário, sauna a vapor, e muitos banheiros modernos também têm uma piscina. Na disposição das aberturas, eles são guiados pelos princípios de segurança, conservação de calor e facilidade de uso das portas não só por dentro, mas também pela rua.

Então, vamos resumir tudo o que foi dito no artigo sobre a instalação de estruturas de portas em salas diferentes:

  • rua - os construtores recomendam orientar a porta da frente para o sul, a fim de minimizar a influência de condições climáticas desfavoráveis. Portanto, chuva, neve e rajadas de vento serão menos perturbadoras. Os requisitos para a porta em si são confiabilidade, resistência, proteção contra roubo, idealmente - bom isolamento térmico, que é facilmente resolvido com o aquecimento e o revestimento da folha.
  • Interroom - faz sentido instalá-los na presença de instalações adicionais - chuveiros, banheiros. Você está ciente do principal requisito para eles - densidade, a fim de limitar o acesso de umidade. O design das telas deve complementar harmoniosamente o interior, por isso tente eliminar as contradições de estilo e cor.
  • Para a pia - portas padrão são adequadas aqui, uma vez que a propriedade de preservação do calor não é tão importante aqui como na sala de vapor. O mesmo se aplica ao camarim. Na ausência de um sistema de ventilação, lembre-se da necessidade de folgas se a porta for sólida. Uma alternativa, embora mais cara, são as estruturas de vidro com muitas vantagens práticas, caso o preço não o incomode.
  • No frontão do edifício portas sólidas não são menos importantes. Como seu tamanho é arbitrário e depende dos recursos de design e das dimensões do frontão em si, você pode encomendá-los ou fazer você mesmo a partir de uma tábua com bordas em polegadas. O tamanho recomendado da caixa é 1050x900, a tela é 940x790 mm.

Dicas de seleção e instalação

Recomendações e dicas para organizar vagas:

  • É melhor instalar portas de cunha no banheiro e na sala de vapor, o que é considerado um clássico. Essas telas garantem um excelente isolamento térmico e nenhuma perda de calor. Pode ser surdo ou ter janela.
  • Portas externas maciças são a melhor opção, pois garantem uma proteção confiável contra assaltantes. A maciez excessiva da tela nas portas internas não só é inadequada, mas também perigosa, pois dificulta a saída em caso de incêndio ou súbitos problemas de saúde. Quando os segundos são contados, qualquer atraso pode custar sua vida.
  • As portas da sala de vapor com puxadores de metal são uma violação grosseira das regras de segurança e um perigo potencial para a saúde. É permitido fazer apenas coberturas de metal, devendo ser tratadas com compostos anticorrosivos.
  • Acessórios de segurança - madeira, cerâmica, vidro, plástico, isto é, feitos de materiais que excluem forte aquecimento e, portanto, a possibilidade de queimaduras. Os produtos de vidro devem ser equipados com travas magnéticas de 3-4 elementos - eles permanecem funcionais em qualquer situação.
  • O uso de verniz, óleo secante e tinta como anti-séptico para o beneficiamento da superfície interna da tela acarreta dois pontos negativos. Esses revestimentos criam uma barreira que retarda a absorção natural de umidade pela madeira e liberam toxinas sob a influência da alta temperatura.

O que escolher: madeira ou vidro?

A madeira é considerada o material ideal para banhos. A melhor opção em termos de funcionalidade e economia continua a ser a porta de tília.Embora muitos atendentes de banho concordem que uma porta de vidro em um balneário russo dá conta de todas as tarefas importantes da mesma forma.

Sua vantagem sobre a madeira é a total ausência de reação à umidade. A grosso modo, uma tela de madeira apresenta dois estados: encolhida e inchada, o terceiro é intermediário, o que não altera a essência: constantes transformações provocam a formação de fissuras que contribuem para a liberação de vapor e aumento da perda de calor.

Depois de analisar as avaliações, a esmagadora maioria dos usuários está satisfeita com a compra de portas de vidro, apesar do preço. Alguns até os usam como higrômetro para medir a umidade em uma sala de vapor. Líderes na produção de modelos de vidro - Estônia e Finlândia, excelente qualidade irá deliciar os produtos da marca finlandesa Harvia... Embora também existam muitas opções dignas nas linhas de empresas russas.

Como você pode compactar?

Boas portas de sauna são caracterizadas por uma combinação de máxima estanqueidade com baixa condutividade térmica. Esses requisitos são atendidos por modelos de vidro lacrado, mas um simples produto de madeira que “funciona” em um modo seco não pode resolver esses problemas. Portanto, não se pode viver sem isolamento. Desprezando a vedação da tela, deve-se estar preparado para um aumento da perda de calor na sala de vapor em 60%, já que devido às janelas não isoladas, a sala perde calor apenas em 20%, e 20% sai pelo teto e pisos e portas mal isoladas fornecem uma saída para o resto do calor.

Somente um material ecologicamente correto, resistente à umidade e permeável ao vapor é adequado para o papel de vedação de porta de sauna. A escolha é geralmente feita em favor de feltro natural, lã de basalto, ecowool, isolamento de folha metálica - materiais com boas propriedades de "respiração".

Os métodos de vedação populares incluem:

  • Equipar a tela com moldura térmica com isolamento de feltro + revestimento de ripa de tília. Esta é a opção mais simples.
  • Selagem do perímetro da porta com Energoflex - um tubo macio usado para isolar canos de esgoto. Se a estanqueidade da lona for gravemente danificada, então uma moldura adicional é formada ou um revestimento isolado com folha é feito.
  • Criação de cortina térmica à entrada: estofo em feltro + cortina em couro sintético reforçado ou lona. Esta é a forma mais precisa.
  • Estofamento de feltro + rolo de aquecimento nas bordas da lona + torneado + revestimento de ripas de tília. Acontece não apenas durável, mas também esteticamente agradável.

Todas essas soluções podem ser implementadas por conta própria.

Desenho externo da tela

As portas do banheiro, assim como as estruturas das casas e apartamentos, também participam da formação do interior e podem atuar como elementos modeladores do espaço de banho. E a decoração das telas desempenha um papel importante aqui.

Artesanato em madeira. Para decorar telas de madeira utiliza-se a talha artística - privilégio de produtos exclusivos por encomenda. As imitações de orçamento estão tentando competir com portas de madeira maciça entalhada, mas os verdadeiros conhecedores de escultura em madeira provavelmente não se interessarão por elas. Embora os preços dos produtos esculpidos de espécies de madeira caras (carvalho, cedro, abasha) sejam simplesmente fabulosos. Os artesãos domésticos decoram as portas com padrões de ripas, painéis volumétricos e decoração entalhada não menos bonita do que suas contrapartes de fábrica.

As portas apaineladas em lariço ou pinho semi-antigo no design correspondente da casa de banho parecem simplesmente luxuosas, dando a impressão de antiguidades caras, o que acrescenta exclusividade ao interior e realça o estatuto do proprietário. O envelhecimento artificial da tela é uma forma eficaz de individualizar a madeira, criando um padrão único por meio de escovagem, tingimento, pátina e abrasões, que são combinados com várias gradações de cores.

A riqueza da textura do larício é enfatizada com verniz.

Modelos de vidro.Nas linhas de portas de vidro temperado, os modelos com estampa merecem atenção especial. Desenhos monocromáticos ou coloridos em telas são criados usando várias tecnologias exclusivas - gravação em diamante, jato de areia, impressão em tela de seda, que permitem criar desenhos de qualquer complexidade com temas geométricos, abstratos e florísticos.

Esta é uma grande oportunidade para diversificar o design de uma banheira ou sauna, e um bónus obrigatório para os proprietários é o prazer estético de contemplá-los.

Para mais informações sobre como escolher uma porta de banheiro de qualidade, você pode descobrir assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário