Portas de celeiro: tipos e características

Contente
  1. O que é isso?
  2. Opções de design
  3. Manufatura
  4. Mecanismo
  5. Montagem
  6. Uso interior

De modo algum, em todos os casos, as portas devem ter uma estrutura complexa. Às vezes é apropriado usar soluções muito simples, mas, portanto, não menos funcionais e elegantes. Como portas de celeiro.

O que é isso?

As portas do celeiro são geralmente usadas em edifícios residenciais e de serviços públicos:

  • galpões e oficinas em casa;
  • orfanatos;
  • banhos.

A vantagem é bastante óbvia: embora tudo seja varrido de fora por grandes nevascas, não é difícil abrir a porta. Mas em uma habitação urbana, essas estruturas podem muito bem ser usadas, principalmente por razões estéticas. Um bloco de entrada feito de madeira maciça, colocado sobre trilhos de metal, muitas vezes se transforma no centro semântico do interior.

Ao mesmo tempo, as portas de celeiro economizam espaço e, mesmo apesar da ocupação de uma parede vazia, são ideais para residências de pequeno porte.

Não há nada de estranho nisso - a tela simplesmente entra em um estojo de lápis preparado e não interfere nas pessoas. Os especialistas recomendam a instalação de uma porta de celeiro no corredor que vai da cozinha até a sala de estar, pois é muito movimentada.

Importante: ao instalá-lo no quarto, você pode facilmente colocar a cama logo na entrada. Se desejar, estão disponíveis opções com mecanismos deslizantes de várias telas ao mesmo tempo, dobrando para um dos lados da abertura.

Em qualquer caso, a porta do celeiro é externamente cativante e expressiva. Para a confecção de suas telas, usa-se não só massa de madeira, mas também vidro, plástico e até metal.

Opções de design

Estruturas de madeira familiares se encaixam perfeitamente em quartos decorados nos seguintes estilos:

  • classicismo;
  • Provence;
  • país;
  • loft.

Eles também são aplicáveis ​​em estilo vintage, rústico, até industrial - mas com a condição de que o design seja abordado de boa fé e pensado profundamente.

Se o interior for rústico, a porta deve ser equipada com pesados ​​rolos de ferro fundido.

Mas em salas modernistas, as opções cromadas serão muito mais adequadas.

Country e Provence funcionam melhor com construções de entrada de matriz bruta. Quando há o desejo de tornar o ambiente ainda mais interessante e rico, eles usam a porta original, muito usada no celeiro, ou pelo menos uma antiguidade estilizada.

Imitações de vigas de madeira e lareiras falsas podem complementar a impressão.

Importante: a porta do celeiro também pode ser confeccionada em formato de compartimento. Essa abordagem apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, mas designers de outros países também a apreciaram rapidamente. Externamente, a estrutura parece uma porta velha comum, é estilisticamente permissível colocá-la em qualquer interior. Essas soluções são mais frequentemente usadas em salas de estilo loft ou em um ambiente "rústico".

A opção mais simples - apenas placas marteladas - parece a mais autêntica. Porém, também há variedades mais espetaculares, esta e uma prancha bem larga com uma bela estrutura e portas exclusivas.

A porta do celeiro na sala de estar, tornando-se um núcleo composto, ajudará a tornar a textura dos interiores modernos mais diversificada. Com sua ajuda, você pode "ocultar" visualmente um bar, TV ou qualquer outra coisa.

Atenção: a porta do celeiro instalada na sala não deve ser utilizada para o fim a que se destina, neste caso a sua função é puramente decorativa. Telas pretas e cinzas ficam bem no apartamento, esta opção é considerada universal.

Painéis ou molduras de vidro são boas alternativas para uma porta de madeira simples. Ao aplicar cores ricas - amarelo, verde e, se preferir, laranja, isso aumentará ainda mais a concentração de atenção na porta.

Vamos esclarecer que as cores brilhantes terão uma aparência melhor e mais apropriada se forem duplicadas em outro lugar como uma cor de destaque ou decoração.

Manufatura

O primeiro passo é enquadrar as placas; placas cônicas com uma largura de 25 cm são preferidas para estruturas de quadro.

Segundo a maioria dos artesãos, é preciso ligar as pranchas com a técnica da "meia árvore". A sua essência é simples, é feito um corte numa das extremidades, o que permite ligar o elemento à outra placa.

Depois de fazer alguns cortes na metade da espessura no lugar certo, usando um martelo e um cinzel largo, retire a madeira e apare a junta. Depois de montar o kit pronto, você pode instalá-lo imediatamente, pendurar a fechadura e assim por diante.

O fabrico de uma porta implica sempre a escolha do material: o artesão doméstico tem o direito de utilizar madeira de coníferas e decídua.

A escolha final depende de:

  • capacidades financeiras;
  • ferramentas disponíveis;
  • colocação externa ou interna das portas;
  • usá-los em uma sala com umidade normal ou elevada.

A madeira de carvalho é bonita e durável, mas é difícil de processar e o custo não é dos mais econômicos. É mais correcto utilizá-la, assim como a madeira de faia, na entrada da casa. É melhor cobrir as estruturas internas com uma tela feita de tipos mais simples de madeira - pinho, bétula, abeto.

A porta do celeiro é quase sempre montada a partir de tábuas paralelas sustentadas por tábuas que correm perpendicularmente ou diagonalmente.

Leve a seleção de fixadores muito a sério. Qualquer prego deve fixar bem a tábua, a barra, mas ao mesmo tempo não deve passar. Depois que o blank da estrutura é batido, ele é experimentado na abertura desejada e o excesso é cortado.

Mecanismo

A porta do celeiro pode ser com ou sem vidro, decorada com vários elementos decorativos, ou representar apenas uma simples tela suspensa. Nada disso faz sentido a menos que um mecanismo de funcionamento bem pensado e suave seja fornecido.

A trilha superior é executada em várias formas geométricas:

  • círculo;
  • hexágono;
  • Letra latina J;
  • retângulo.

A porta move-se apoiada em roletes fixados na parte superior ou na parte externa superior (para isso são utilizadas placas especiais).

O trilho superior está equipado com batentes laterais, que às vezes atuam como amortecedores. Os suportes guia inferiores em forma da letra P, ligeiramente mais largos do que a própria tela, ajudam a evitar que a porta suspensa seja puxada para o lado. Outra versão deles é um bloco na forma da letra T, que se encaixa em uma ranhura na própria tela.

Montagem

Fazer portas do tipo celeiro é apenas parte do problema, elas ainda precisam ser instaladas pendurando-as no trilho. Ao abrir e fechar, a tela se move com o auxílio de carrinhos, rolos. A montagem em trilho é apreciada pelos designers porque pode suportar mais tensões do que as dobradiças. Esta propriedade é útil ao preencher aberturas muito largas ou ao zonear um espaço com uma porta divisória.

Não há bloqueio na maioria dos casos, embora você possa instalar um se quiser mais privacidade.

Como instalar uma porta de celeiro, veja o próximo vídeo.

Uso interior

Segundo os especialistas, o mais correto é usar a porta do celeiro no corredor da cozinha.

As portas do celeiro costumam ser multifuncionais: fecham a passagem e se escondem ao mesmo tempo, por exemplo:

  • escritório em casa;
  • despensa;
  • biblioteca doméstica;
  • oficina ou bloco doméstico e muito mais.

Antes de comprar ou fazer uma porta de celeiro, você precisa descobrir cuidadosamente se precisa dela. Não se apresse para remover a porta anterior, primeiro veja que tipo de batente é usado.

Freqüentemente, há uma situação em que mesmo uma distribuição paralela de massa no suporte horizontal superior não ajuda a alcançar a estabilidade desejada. Em uma casa moderna, quase não há razão para ter medo, mas em edifícios antigos, especialmente onde foram instaladas portas em arco, tudo precisa ser verificado cuidadosamente.

É especialmente importante: em nenhum caso a estrutura de entrada do celeiro deve ser fixada em guias de drywall, elas podem não suportar e, às vezes, toda a parede desaba.

Não se esqueça que tais portas, mesmo que cubram completamente a abertura, nem sempre aderem firmemente a ela. Somente produtos que não se desviem da parede devem ser colocados no banheiro. Observe que o espaço entre ele e a tela às vezes dificulta a montagem do rodapé.

As portas do celeiro ficam bem em uma ampla variedade de estilos e são bastante confiáveis. Mas sua escolha (ou autoprodução), instalação e uso têm muitas nuances. Prestando atenção oportuna a esses pontos, você evitará muitos problemas e ficará totalmente satisfeito.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário