Fornos dependentes e independentes: características e diferenças
Sem exagero, a cozinha pode ser chamada de cômodo principal da casa. Pode ser um cantinho aconchegante para tomar chá, uma sala de conferências para tomar decisões importantes, pode se transformar em uma sede para discutir a situação internacional e pode se tornar uma sala de jantar. É impossível imaginar festas e feriados sem a deliciosa carne assada com batata e tortas aromáticas preparadas em casa. Para criar estas e muitas outras obras-primas da culinária, é imprescindível um bom forno. Vamos falar sobre as características e diferenças entre fornos dependentes e independentes.
Visualizações
O mercado de eletrodomésticos modernos oferece hoje uma grande variedade de fornos de vários modelos e marcas. Existem dois tipos de fornos:
- independente;
- dependente.
Independente
O forno independente vem completo com placa, mas podem ser colocados em um apartamento ou casa separadamente um do outro em qualquer superfície, desde que tenham um sistema de controle autônomo localizado no painel. A opção de escolher um armário independente é mais adequada para apartamentos e casas com cozinha ampla. Um forno com tamanho padrão de 60 centímetros de largura e 50-55 centímetros de profundidade parecerá mais harmonioso do que um pequeno. Um forno independente tem muitas vantagens:
- a localização do fogão e do forno é independente um do outro, é muito cómodo quando se viaja para uma casa de campo, basta levar consigo uma das peças;
- devido às muitas funções disponíveis nos modernos fornos independentes, não é necessário comprar uma placa;
- você pode organizar um forno embutido no conjunto de cozinha em qualquer altura conveniente para o usuário.
Este modelo também tem algumas desvantagens:
- modelos populares de fabricantes conhecidos que garantem qualidade não são baratos;
- o forno consome muita eletricidade.
Viciado
Um forno dependente difere de um forno independente principalmente por ter um painel de controle comum de forno e fogão localizado na parte frontal do forno. O fogão e o forno têm cada um seus próprios fios conectados por um plugue comum. O painel de cozimento está conectado à rede. É melhor considerar esta opção para apartamentos e casas com uma pequena cozinha, pois neste caso é possível construir um forno dependente medindo 45x45 centímetros diretamente na superfície de trabalho da mesa. A escolha de um forno de 45 cm é mais fácil para divisões pequenas, uma vez que não ocupa muito espaço, pelo que pode colocá-lo sobre qualquer superfície horizontal adequada. O modelo tem suas vantagens inegáveis:
- o forno encontra-se sempre por baixo da placa, toda a estrutura tem um aspecto compacto e não ocupa muito espaço - é conveniente para cozinhas pequenas;
- o comissionamento é realizado por meio de um plugue e um soquete, o que simplifica a conexão;
- comprar um forno dependente economiza dinheiro.
O forno também tem suas desvantagens:
- a placa e o forno dependem um do outro, se o painel comum falhar, ambos não funcionarão;
- a fonte de energia é apenas eletricidade.
Gás
Além dos fornos independentes e dependentes movidos a eletricidade, existem outros tipos de fornos - a gás. Eles têm seus próprios méritos e deméritos. Prós:
- trabalhar na falta de energia elétrica com cilindros importados em qualquer cômodo;
- preço acessível;
- fácil de usar.
Desvantagens:
- alta explosividade;
- a função de extinção não está instalada;
- posicionar os queimadores apenas na parte inferior do forno evita a circulação normal do ar.
Atualmente, fornos independentes embutidos em conjuntos de cozinha são muito populares. Novas casas com layouts aprimorados permitem que você projete sua cozinha no estilo que desejar.
Avaliação de modelos populares
Para navegar na escolha da opção, você pode considerar uma lista de vários dos modelos mais populares de fornos com um tipo independente de conexão.
GEFEST-DA 622-02
Elétrica, tem vantagens: multifuncional, regime de temperatura de 50 a 280 graus, 7 modos de aquecimento, controle simples, guias telescópicas disponíveis. Possui função de degelo, temporizador e cuspe. Contras: fluxo de ar insuficiente para a porta, preço alto.
Hotpoint-Ariston FTR 850
Independente, elétrico. Possui uma bela aparência, 8 modos de aquecimento, a superfície interna da câmara é tratada com spray de esmalte, o que facilita muito os trabalhos de manutenção. A desvantagem é a falta de prateleiras telescópicas.
Bosch HBG 634 BW
Elétrico, independente. Prós: qualidade de construção confiável, garante alta qualidade de cozimento devido à tecnologia 4D, baixo consumo de energia. Possui 13 modos de operação, aquecimento de 30 a 300 graus. A desvantagem é a falta de espeto. Para cozinhas pequenas, são adequados os fornos dependentes, cuja placa está sempre localizada em cima do forno, por isso não ocupa muito espaço.
O modelo compacto de 45x45 centímetros se encaixa perfeitamente no design de uma pequena cozinha e cria uma sensação de aconchego e calor.
Bosch HEA 23 B 250
Elétrico, dependente. Possui controle mecânico dos botões embutidos, o que simplifica o procedimento de manutenção, o vidro duplo evita forte aquecimento da porta. Belo aspecto, fácil manuseio, volume da câmara 58 litros, limpeza catalítica. Bloqueio para crianças - apenas forno.
Siemens HE 380560
Elétrico, dependente. O controle mecânico de botões embutidos é fornecido. A câmara é coberta com revestimento de esmalte interno, o volume é de 58 litros. Aquecimento rápido, limpeza pirolítica, existe um modo para aquecer pratos. A maioria dos compradores prefere fornos elétricos. Os fogões a gás com fornos são menos procurados, mas não devem ser totalmente descartados, pois em locais onde há frequentes cortes de energia, eles são simplesmente insubstituíveis.
Também é conveniente utilizá-los em dachas e casas de campo com falta de energia elétrica, utilizando botijões de gás importados.
MAUNFELD MGOG 673B
Gás, independente. Multifuncional, 4 modos de aquecimento, temporizador, convecção, churrasqueira a gás. 3 vidros impedem o aquecimento da porta, existe um controle de gás e uma ignição elétrica.
GEFEST DHE 601-01
Volume da câmara - 52 litros, fácil manuseio, bela aparência, possui churrasqueira, temporizador de som, controle de gás. Preço barato. Desvantagem: sem convecção.
"Gefest" PNS 2DG 120
Fogão a gás com forno alimentado pela rede elétrica, a instalação é dependente. Dimensões: 50x40 centímetros, profundidade da câmara - 40 centímetros, volume da câmara - 17 litros. A temperatura máxima é de 240 graus, há uma churrasqueira. Cor branca.
Dicas úteis
A diferença entre fornos é levada em consideração ao criar um interior. Existem outros pontos a serem considerados ao escolher o modelo certo.
- Na compra de um forno, todos os detalhes são levados em consideração: o tamanho da cozinha, a potência da fiação elétrica, o projeto pretendido.
- Se os eletrodomésticos forem planejados para serem embutidos, os fios não devem ser retirados no centro, mas à direita ou esquerda, uma vez que os fios no centro interferirão na colocação do gabinete em um nicho.
- Os armários com portas articuladas em sistema de cima para baixo devem ser manuseados com cuidado. Não se aproxime muito para evitar se queimar com o ar quente.
- Na compra de um modelo dependente, é aconselhável escolher placa e forno do mesmo fabricante para que sejam compatíveis.
- É muito mais fácil cuidar de gabinetes com revestimento de esmalte da superfície interna da câmera.
Essas dicas irão ajudá-lo a economizar tempo para resolver outras tarefas, é melhor usá-lo para cozinhar guloseimas deliciosas para sua amada família no forno. O forno, idealmente combinado com os pormenores do interior, não chama a atenção, mas enquadra-se organicamente no design da cozinha.
Modelos de alta qualidade duram mais de um ano, cuidar deles é simples e fácil, mas a lista de pratos favoritos graças a esta maravilhosa técnica aumenta significativamente.
Para informações sobre como escolher o forno certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.