Escolhendo um pequeno forno

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como escolher?
  4. Regras operacionais
  5. Top models

Ao organizar uma cozinha, a maioria das donas de casa tenta manter o máximo de espaço livre possível. Um eletrodoméstico compacto, como um pequeno forno, pode ajudar nisso. Este dispositivo não é apenas pequeno em tamanho e leve, mas também pode ser facilmente instalado em apartamentos e chalés de verão.

Peculiaridades

Um pequeno forno difere do seu homólogo grande usual apenas no tamanho. Sempre que possível, é tão bom quanto um forno padrão para realizar várias funções. O conjunto inclui uma assadeira com uma gradinha.

É muito mais fácil colocar este aparelho elétrico no espaço da cozinha. Isso se deve à sua compactação. Ficará muito bem na mesa e em qualquer nicho do conjunto de cozinha. No entanto, a instalação deve levar em consideração a necessidade de livre circulação de ar. Para isso, são deixadas lacunas em todos os lados do forno.

Os fabricantes oferecem uma grande seleção de minifornos em várias cores. Esta variedade facilita o processo de escolha desta técnica para um determinado estilo de interior. Então, a cor metálica comum vai bem com os estilos techno e hi-tech. E os aparelhos brancos são adequados para um design de sala clássico.

É interessante notar o alto nível de segurança do miniforno, que é garantido por uma boa ventilação e um sistema de refrigeração bem elaborado.

Os modelos pequenos e modernos possuem todas as funções adicionais de que você precisa. Assim, usando um pequeno forno, você pode descongelar alimentos e reaquecê-los. E para uso em condições suburbanas, existem modelos que são equipados adicionalmente com dois ou mais queimadores, que são uma excelente alternativa ao grande fogão a gás ou elétrico usual.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de um forno pequeno é que ele é raso. Mesmo as donas de casa, que, devido à pequena área do espaço da cozinha, não podem fornecer um fogão normal com forno, com a sua ajuda poderão criar obras-primas da culinária. Além disso, este equipamento funciona a partir de uma tomada elétrica normal, pelo que é fácil de instalar em qualquer cozinha.

Mas essa técnica também tem outras vantagens:

  • baixo custo;
  • preparação rápida mesmo de pratos complexos;
  • facilidade de movimento;
  • economia de energia.

Para uma família pequena, um miniforno é o bastante, já que não há necessidade de pratos grandes. Sua capacidade corresponde a 2-3 porções de um prato. Além disso, o menor volume interno permite que os alimentos cozinhem mais rápido com menos energia de cozimento. O fato é que um pequeno espaço aquece muito mais rápido e menos tempo é necessário para cozinhar.

Mas também há desvantagens nessa técnica. O principal é o superaquecimento do dispositivo durante a operação contínua de longo prazo. Isso é especialmente verdadeiro para modelos baratos. Portanto, ao cozinhar, você pode queimar as mãos na parte externa do forno.

E mais uma desvantagem significativa está oculta na pequena capacidade. Para preparar um jantar festivo não só para a família, mas também para os convidados, vai ter de passar muito tempo. Além disso, geralmente não será possível cozinhar vários pratos diferentes ao mesmo tempo.

Como escolher?

Para escolher um forno pequeno, é necessário decidir não só sobre o design externo, mas também sobre a funcionalidade do aparelho. Estudando suas características técnicas, você deve prestar atenção às seguintes características do gabinete:

  • classe de consumo de energia;
  • independência de modificação;
  • volume interno do dispositivo;
  • a presença de alças para transporte;
  • a presença de uma função de pirólise;
  • conformidade com o preço e um conjunto de funções úteis.

    Em termos de economia, os minifornos dividem-se em várias classes, que têm uma designação por letra. Os aparelhos das classes A e B consomem a menor quantidade de eletricidade.

    Para organizar o espaço da cozinha da forma mais racional, é melhor escolher um tipo de aparelho independente. Neste caso, pode ser instalado em qualquer lugar, visto que não existe placa. Se desejado, eles podem ser combinados, mas a instalação separada também é possível.

    Quanto à capacidade da câmara interna, você mesmo pode calculá-la. Segundo as estatísticas, para preparar uma porção para uma pessoa, é necessário um espaço de 8 litros. Multiplicando este valor pelo número de residências, você pode obter o tamanho ideal do interior do armário.

    Para facilitar a movimentação do aparelho durante o transporte (por exemplo, para a casa de campo), as alças laterais são simplesmente insubstituíveis. Além disso, ajudam a manipular o forno com o mínimo de risco de queda e quebra.

    Se falamos sobre o custo, então depende diretamente do número de opções do dispositivo. Quando um miniforno está equipado com uma função de micro-ondas e um espeto e grelha, o custo pode ser bastante alto. No entanto, uma funcionalidade tão cara será recompensada com uma grande variedade de pratos deliciosos.

    Existem também opções mais baratas que assumem apenas as funções básicas do dispositivo. Às vezes, um modelo simples é suficiente se não houver chefs ávidos na família.

    Em alguns casos, limpar um forno pequeno depois de cozinhar uma refeição gordurosa pode ser complicado. Com a função de limpeza pirolítica, essa tarefa será bastante simplificada. A essência do processo é aquecer o interior do forno a uma temperatura que queime todas as impurezas. Após desligar e resfriar o aparelho, basta limpá-lo por dentro com uma esponja úmida ou microfibra.

    Quanto às dimensões dos fornos embutidos, sua largura pode variar dependendo do modelo e do fabricante, mas a altura costuma ser padrão - 45 cm. Portanto, se o conjunto de cozinha for feito sob encomenda, o local de colocação do mini- forno pode ser previsto com antecedência.

    Além disso, ao escolher, preste atenção à quantidade de vidros na porta. Existem modelos com um ou dois copos à venda. No primeiro caso, a porta esquenta muito, o que pode causar queimaduras, no segundo a temperatura é aceitável.

    Também é importante ter convecção e cronômetro, mesmo que seja um modelo de orçamento. Considerando o nível de desenvolvimento das tecnologias modernas, não se deve voltar ao passado. Além disso, isso pode ameaçar o cozimento excessivo do prato ou a disponibilidade insuficiente de sua parte interna.

    Regras operacionais

    Para que a vida útil de um miniforno exceda em muito o período de sua garantia, é necessário seguir as regras de uso e cuidados. Para fazer isso, em primeiro lugar, você precisa fazer uma conexão de alta qualidade e confiável com a rede. Neste caso, é aconselhável que outros eletrodomésticos não estejam ligados na tomada em uso. O ponto de conexão deve estar em boas condições, os contatos não devem acender. Além disso, não instale um miniforno próximo à água. A umidade pode causar curto-circuitos.

    Quanto ao cuidado adequado e constante, pode ser feito de várias maneiras. Para limpar as superfícies interiores, pode usar um dos detergentes especiais, que são muitos. Mas existe uma outra opção, que pressupõe a presença de uma função de limpeza no próprio aparelho.

    Top models

    Alguns minifornos modernos já ganharam reconhecimento entre as donas de casa.

    Por exemplo, o melhor em termos de combinação de funcionalidade e preço é considerado o equipamento da empresa alemã Neff, mais precisamente, o modelo B15M42S3EU.

    Esta técnica de classe de luxo tem um excelente conjunto de funções:

    • descongelamento preliminar;
    • aquecimento de alimentos;
    • grelha de circuito duplo.

      A porta está equipada com três vidros que mantêm o calor do lado de dentro de forma confiável, sem sobreaquecer do lado de fora. Durante a operação contínua com potência total, a temperatura da porta não sobe acima de 40 graus. Graças aos dois circuitos de aquecimento, pode cozinhar nele dois pratos ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, a temperatura é diferente para cada prato.

      Além disso, o miniforno é excelente para economizar energia (classe "A"). Considerando que a técnica às vezes precisa funcionar por várias horas, essa característica é muito procurada.

      Entre os aparelhos caros, destaca-se o modelo italiano Smeg SC45MC2. Combina as funções de um forno e de um micro-ondas. Com suas pequenas dimensões, sua capacidade é de 34 litros. Pode ser chamado de "Cadillac" entre os minifornos, pois tem quase todas as funções conhecidas:

      • painel de informações (10 modos);
      • grelha com convecção;
      • resfriamento rápido;
      • notificação sonora;
      • desligamento automático ao abrir;
      • bloqueio de controle à prova de crianças.

      Este miniforno multifuncional pode cozinhar quase tudo e será um auxiliar indispensável na cozinha.

      Seja qual for o modelo escolhido, um pequeno forno será um auxiliar indispensável da anfitriã no espaço de uma pequena cozinha. Afinal, ele combina pequeno tamanho com versatilidade.

      Para uma visão geral do forno compacto, veja o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário