Tudo sobre fornos elétricos embutidos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Especificações
  3. Dispositivo
  4. Princípio da Operação
  5. O que eles são?
  6. Como escolher?
  7. Avaliação do modelo
  8. Instruções de uso

Ao escolher móveis e eletrodomésticos para a cozinha, é preciso pensar com muito cuidado. O design de toda a divisão e a melhoria e conforto dependem da escolha. Os profissionais aconselham levando em consideração todas as sutilezas e nuances antes de tomar uma decisão final.

Peculiaridades

Popular entre os chefs experientes é o forno elétrico embutido. Também é apreciado por fãs de experimentos culinários. Não é à toa: essa solução permite manter melhor um determinado regime térmico. Além disso, os mecanismos integrados estão localizados de forma mais conveniente do que ao usar modelos independentes. Os dispositivos mais avançados permitem ajustar o aquecimento com um desvio de 1 grau ou menos.

Os fornos de cozinha modernos e avançados são equipados com cronômetros de cozimento. Muitas vezes, eles têm uma iluminação do compartimento de cozinha de primeira classe. Mas ainda não há necessidade de se curvar constantemente e assumir outras posições desconfortáveis. As técnicas convencionais requerem exatamente esse manuseio ao verificar a disponibilidade dos alimentos ou ao limpar a área de trabalho. Na maioria dos casos, os armários de cozimento embutidos são instalados a uma altura de mais de 1 m acima da superfície do piso.

Várias empresas fornecem exatamente dispositivos elétricos embutidos. A diferença entre os modelos individuais está relacionada ao número de opções e parâmetros adicionais. Mas é importante entender que mesmo os eletrodomésticos da classe econômica podem ser ajudantes valiosos na cozinha. Em alguns casos, isso se deve às solicitações limitadas de alguns dos proprietários. Mas muitos consumidores priorizam questões de design - e os fabricantes estão respondendo adequadamente a essa demanda.

Especificações

O principal técnico as propriedades dos fornos elétricos são:

  • peso (massa);
  • funcionalidade;
  • eficiência.

O último parâmetro é muito importante. Na prática, é muito simples avaliá-lo: o principal critério é a severidade de manutenção da temperatura inicialmente ajustada. Para gabinetes grandes e pequenos, a segurança operacional também é de grande importância, pois o risco de choque elétrico não pode ser subestimado. Os fornos podem ter uma capacidade de 40-70 litros.

É natural que quanto maior a unidade, mais ela pesa. O maior aquecimento do ar e dos alimentos pode ser de 300 graus. Na maioria dos casos, os modelos típicos têm um tamanho de 0,65x0,65x0,6 m. Os produtos dos principais fabricantes podem ter diferentes níveis de consumo de energia. Quanto aos controles, a composição mista de componentes (mecânica mais partes do sensor) é muito conveniente. No entanto, deve-se ter em mente que o custo dessa variedade é muito alto.

O próximo ponto na avaliação das características do forno é o número de opções auxiliares. Nos dispositivos mais simples, existem 2, 3 ou 4. Mas também existem dispositivos multifuncionais que têm dezenas de funções diferentes. Também vale a pena lembrar que as capacidades do forno dependem em grande parte da gama de acessórios incluídos no kit. Qualquer forno moderno deve ter um sistema especial de autolimpeza. Apenas dispositivos extremamente ruins de origem duvidosa precisam ser limpos manualmente. O sistema de segurança implica um desligamento de emergência do gabinete em uma situação de emergência. Também é necessário fornecer o aterramento do dispositivo.E, claro, um requisito indispensável é o isolamento de alta qualidade de todos os fios internos e das partes que os usuários tocarão.

Uma opção importante é o chamado dispositivo tangencial. Um tal aparelho fornece ar relativamente frio às paredes e à porta. Portanto, o superaquecimento do conjunto de cozinha está excluído. No entanto, o problema é que essa ventilação especial é usada apenas nas amostras mais caras. Eles também podem ser equipados com uma sonda térmica.

Mas é preciso entender que essa opção é questionável em sua utilidade. Mesmo chefs muito experientes raramente o usam. No entanto, para cozinheiros novatos, esse dispositivo pode ser útil. Alguns fornos possuem um emissor de microondas adicional. Ele permite que um dispositivo seja usado em vez de dois dispositivos e, assim, economiza espaço na sala. O cronômetro é de grande ajuda para cozinhar. Dependendo da intenção dos projetistas, o temporizador pode dar um sinal sonoro especial ou desligar automaticamente o gabinete. Quase todas as pessoas podem enfrentar uma situação em que é necessário adiar um pouco o serviço de um prato. Então, a opção de manter uma temperatura estável é útil. Produtos avançados podem programar o modo de cozimento de acordo com os parâmetros de um prato particular.

Mas na maioria dos modelos de orçamento, você terá que escolher o programa necessário em uma lista pronta ou formar o seu próprio de acordo com certos parâmetros. Se o forno estiver equipado com uma função de vapor, você pode preparar muitas refeições deliciosas. E a iluminação da câmara de trabalho permitirá que você se recuse a abrir a porta. Isso o ajudará a ver como sua comida está sendo preparada de qualquer maneira. A opção de aquecimento rápido oferece resultados decentes. Ele permite que você comece a cozinhar dentro de 5 a 7 minutos após o início. Mas depois de terminar de cozinhar, o forno deve ser limpo. Para este propósito, um método catalítico é freqüentemente usado. Quando a temperatura oscila entre 140 e 200 graus, as gorduras por si mesmas são decompostas em água e fuligem. Após o término do cozimento, basta limpar essa fuligem com um simples pano.

Se o forno for limpo por um método de hidrólise, isso significa que a limpeza é apenas parcialmente automatizada. Os usuários precisam colocar 0,5 litro de água em uma assadeira. Um agente de limpeza especial é adicionado a ele. A limpeza pirolítica envolve aquecimento até 500 graus, o que leva à combustão da gordura. Mas seus restos ainda precisarão ser removidos.

Dispositivo

O forno elétrico foi projetado para o tratamento térmico de alimentos sem contato. A força de aquecimento varia de 30 a 300 graus. A câmara de trabalho principal é dividida em dois corpos. Eles são separados por uma camada de material isolante de calor, que evita o aquecimento excessivo da casca externa. Além disso, um elemento de aquecimento com uma bainha isolante especial é enrolado na parte interna da caixa.

Claro, ele deve suportar a passagem de uma forte corrente e um aquecimento significativo. A câmara interna pode ser envolvida por cima e por baixo e até mesmo de forma combinada. No entanto, o desempenho térmico do produto não depende disso. Algumas das estruturas não têm queimadores, isso é especialmente típico para equipamentos de cozinha industrial. Os fornos elétricos modernos são equipados com um ventilador de convecção para tornar a distribuição do calor o mais uniforme possível.

Princípio da Operação

Alguns fabricantes equipam seus produtos com uma ampla gama de funções. Na maioria das vezes, eles usam uma grelha (colocada em cima) e um espeto (montado na diagonal). Para o modo grelha, é utilizada uma lâmpada incandescente ou uma lâmpada halógena mais econômica e prática. Com uma bandeja removível, o forno ficará protegido de forma confiável contra o excesso de gordura. As versões de forno autônomo possuem um painel de controle separado. Na maioria das vezes, possui botões dedicados.Os fornos dependentes têm diferentes tipos de interruptores: embutidos, giratórios ou de toque. A classe de eficiência energética é indicada por uma etiqueta especial. Guias telescópicas são freqüentemente usadas para facilitar o deslizamento para dentro e para fora das assadeiras.

O que eles são?

As diferenças entre os designs dos fornos podem estar relacionadas ao modo como são abertos. Em primeiro lugar, havia soluções em que a porta se abria. As instâncias montadas na parede abrem principalmente para o lado. E nos modelos com porta de correr, ao ser aberta, as grelhas e os tabuleiros são imediatamente desenrolados. O nível de isolamento é determinado pela espessura da porta (diretamente relacionada ao número de vidros). Portas muito grossas evitam queimaduras, o que é muito importante em casas onde moram crianças pequenas. Uma diferença significativa pode estar associada às dimensões externas dos fornos e ao volume interno da câmara de trabalho. As dimensões externas são determinadas pela área alocada na cozinha para eletrodomésticos. Os produtos embutidos são pintados principalmente nas seguintes cores:

  • Branco;
  • Preto;
  • prata.

Certamente existem soluções estilísticas mais originais. Mas você terá que pagar muito mais por eles do que o normal. Também é comum dividir os fornos:

  • pelo consumo de energia;
  • funcionalidade geral;
  • pela adequação para cozinhar pratos exóticos

Como escolher?

Para fazer a escolha certa, você precisa separar claramente as funções principais das adições secundárias. Com uma séria falta de dinheiro, você pode recusar do cronômetro, do cuspe e das sondas de temperatura. Mesmo assim, muitos chefs cozinham sem eles, obtendo um resultado brilhante. Mas vale a pena considerar o propósito para o qual o forno elétrico foi comprado. Assim, os modelos especializados em panificação e pratos doces precisam apenas ter um ventilador de convecção. Fornece a crosta dourada característica que os gourmets tanto valorizam. Além disso, esses dispositivos têm:

  • diferentes modos de cozimento;
  • opção de mistura de massa;
  • modo de levantamento acelerado da massa de massa.

Importante: preste atenção na presença de iluminação ao comprar um forno elétrico para assar. O fato é que mesmo uma porta entreaberta permite a passagem de ar frio. E isso tem um efeito negativo no estado da massa que está sendo preparada. Mas apenas alguns consumidores preferem pratos assados. Os produtos universais têm uma demanda muito maior, com a ajuda dos quais você pode:

  • assar;
  • extinguir;
  • fritar;
  • assar.

Esses modos de cozimento pressupõem que frutas, peixes, frutas vermelhas, carne e vegetais serão colocados no forno. Portanto, um cronômetro e um termostato ajudam a preparar adequadamente uma variedade de pratos. Isso ocorre quando é extremamente inconveniente trabalhar sem eles. Definir o tempo de cozimento exato ajuda a evitar erros. E o controle rigoroso da temperatura permitirá que você atinja o sabor, o cheiro e a consistência dos alimentos perfeitamente ajustados.

Os fornos para a cozinha no campo ou em uma casa de campo também devem ser universais. No entanto, é ainda melhor se também forem complementados com espetos e grelhados. Então você pode se preparar com segurança para umas férias, um piquenique ou apenas um almoço romântico no fim de semana. Os assadores (armários para fritar) são escolhidos se quiserem secar frutas vermelhas, frutas e vegetais, cogumelos. Eles também permitirão que você desfrute de biscoitos caseiros. E esses modelos lidam bem com panificação.

Os fornos elétricos industriais merecem atenção especial. Eles são usados ​​apenas na produção de alimentos e alimentação pública, e não em casa, mas ainda vale a pena conhecer suas características. Esses produtos podem:

  • alimentos fritos;
  • Asse pão, pãezinhos, tortas;
  • assar alguma coisa.

Esse equipamento pode ser usado tanto sozinho quanto como parte de uma linha de produção. Geralmente funciona bem. No menor tempo possível, será possível preparar diversos pratos e preparações deliciosas.Normalmente, os fornos industriais são feitos de aço inoxidável. O número de seções de trabalho é de 1 a 3, e em todas as seções 2 ou 3 níveis de grades são fornecidos.

Voltando aos fornos domésticos, deve-se notar que os melhores cozinham os alimentos com bastante rapidez. No entanto, isso não é conseguido por meio de grandes volumes, mas pelo uso de convecção. Ele é criado artificialmente e, portanto, o tempo de cozimento de cada porção é reduzido. Para o uso diário completo, os modelos com queimadores externos são perfeitos. Eles permitem que você substitua um forno independente e um fogão ou um fogão completo.

Um aparelho com placa vitrocerâmica pode dar resultados muito bons. No entanto, o custo desses produtos é muito alto. Uma opção mais econômica envolve o uso de queimadores elétricos simples. Recomenda-se que alguns deles sejam projetados para aquecimento forçado. Já a potência chega a 4 kW em alguns modelos. Mas não persiga o poder excessivo. O fato é que pode sobrecarregar a rede elétrica. É melhor focar em produtos com maior eficiência energética: eles consomem relativamente pouca corrente e, além disso, alcançam excelentes resultados.

Deve-se prestar atenção também ao tamanho do forno embutido. Às vezes, o produto parece se encaixar em todos os aspectos, mas não há espaço suficiente para ele. Com menos frequência, a situação oposta acontece: a técnica é aplicada, mas lacunas feias são formadas. Em alguns casos, é bom usar modelos compactos (0,45 m de altura). Apesar do aumento de custo em comparação com as contrapartes em tamanho real, sua compra é totalmente justificada. Em termos de funcionalidade, são muito bons e, além disso, poupam o lugar. Em apartamentos pequenos com tetos baixos, essas considerações são extremamente importantes. O grelhador Vario é útil se tiver de cozinhar alimentos com porções diferentes. Programas altamente especializados também são úteis:

  • descongelar alimentos frios;
  • aquecer os pratos entregues;
  • retenção de temperatura.

Avaliação do modelo

A liderança incondicional em qualquer classificação é ocupada por fornos elétricos embutidos de empresas Bosch e Siemens... Seus produtos cobrem todas as faixas de preço: o equipamento mais simples, o "meio-termo" e a classe premium. Esses fabricantes conduzem constantemente pesquisas técnicas e adicionam os desenvolvimentos mais recentes a seus produtos. Fornos de empresas ocupam posições atraentes no segmento de preço médio Gorenje e Electrolux... Mas entre os modelos baratos, é útil prestar atenção aos produtos Candy e Hotpoint-Ariston.

Entre fornos decentes e baratos que comprei Bosch HBN539S5... O produto é fabricado na Turquia, e não em fábricas alemãs, por isso é mais barato. Mas isso não afeta a modernidade da aparência e atratividade externa. O HBN539S5 pode oferecer ao consumidor 8 esquemas de aquecimento, incluindo fluxo de ar tridimensional e tamanhos variáveis ​​de grelha. O volume da câmara de trabalho chega a 67 litros, e um revestimento de esmalte é aplicado em seu interior. Um modo especial de cozimento de pizza é fornecido.

O conjunto de recursos é quase universal. O produto consome relativamente pouca eletricidade. Mas devemos lembrar que as guias telescópicas funcionam apenas em um nível.

Outro forno barato e de alta qualidade é Gorenje BO 635E11XK... Não foi sem razão que os projetistas escolheram a configuração em abóbada. Esta imitação dos antigos fogões a lenha garante uma distribuição uniforme do calor, mesmo sem a utilização de ventiladores. A capacidade é a mesma do modelo anterior - 67 litros. O consumo total de corrente chega a 2,7 kW. Existem 9 modos de operação, incluindo convecção. As paredes do forno são revestidas com um esmalte pirolítico liso e mecanicamente forte.

O forno é limpo com vapor. Um par de óculos na porta é separado por uma camada térmica confiável. Uma tela digital de alta qualidade e um módulo de toque são fornecidos. No entanto, não há trilhos telescópicos e as alças não são rebaixadas.Essa gestão é francamente inconveniente. Os consumidores notam que a aparência do forno esloveno é agradável. Os modos são selecionados com competência e permitem satisfazer a maioria das solicitações. Quanto aos puxadores embutidos, eles escrevem nas análises que os produtos de preços comparáveis ​​equipados com eles são definitivamente piores.

Vale a pena dar uma olhada mais de perto no forno elétrico. Candy FPE 209/6 X... A comprovada marca italiana não é a única vantagem deste modelo. Apesar de ser barato, o forno parece claramente mais caro do que seu custo. O acabamento é em aço inox e vidro temperado com brilho fosco. Para compensar os efeitos desagradáveis ​​de seu uso, um revestimento especial é aplicado. Ele evita impressões digitais e torna mais fácil lidar com outros tipos de bloqueios. O sistema de controle é simples: um par de botões giratórios e uma tela de painel de toque.

O forno pode mostrar a hora. Você também pode definir as configurações do temporizador, que é desativado automaticamente. Mas em termos de número de modos, este produto é inferior às versões anteriores. O volume da câmara de trabalho do gabinete é de 65 litros, suas paredes são revestidas com um revestimento liso e fácil de limpar. A potência total chega a 2,1 kW, e a temperatura de aquecimento mais alta é de 245 graus. Os problemas podem estar associados à falta de guias da bandeja e superaquecimento do vidro duplo.

Mas no grupo de preço médio existe Siemens HB634GBW1... A renomada qualidade alemã é enfatizada pelo design excepcionalmente elegante. Importante: o produto descrito fica melhor em conjuntos de cozinha de cores claras. Não se encaixa bem com itens de tons escuros. O forno não se destaca apenas pela perfeição técnica. Seu volume interno (71 l) permite atender às necessidades até de uma grande família que costuma convidar hóspedes. O ar quente em quatro níveis garante que o máximo possível de comida seja cozinhado. Os consumidores observam que a opção de inicialização a frio é útil. Graças a ele, você pode cozinhar alimentos congelados sem descongelar ou perder tempo. Os designers forneceram 13 modos de trabalho. Esses incluem:

  • comida enlatada caseira;
  • aquecendo os pratos;
  • extinção suave;
  • produtos de secagem;
  • preparação do teste para o trabalho.

O forno pode aquecer até 300 graus. Seu sistema de iluminação é feito de lâmpadas halógenas que economizam energia. A parede posterior é limpa cataliticamente. A indicação da temperatura interna é fornecida. A porta é tripla, ou seja, a mais segura para o usuário, mas os problemas podem ser decorrentes da falta de guias telescópicas.

O forno elétrico embutido também tem posições atraentes nas classificações. Vestfrost VFSM60OH... Na gama do fabricante dinamarquês, este é o único modelo relacionado com este segmento. No entanto, funcionou muito bem. Os designers foram capazes de alcançar um design exteriormente rígido e, além disso, com estilo. A câmara de trabalho tem capacidade para 69 litros. São fornecidos um espeto e grelha de 1,4 kW, bem como modo de convecção e refrigeração com ventoinha. Para informar os usuários, um display de 4,3 polegadas é colocado no forno. O sistema pode operar em 10 modos diferentes. Os desenvolvedores dinamarqueses investiram nos dados de automação de 150 pratos interessantes, desenvolvidos por chefs experientes. Você mesmo pode adicionar dez receitas favoritas. O forno é iluminado por cima e lateralmente e, se necessário, é limpo com jatos de vapor. Também existe um conjunto ideal de funções e desligamento em uma situação crítica. Mas você só pode escolher as cores pretas.

O próximo modelo em nossa análise é Bosch HBA43T360... Ele também é pintado de preto por padrão. O design do dispositivo parece rigoroso e lacônico, é equipado com uma frente de vidro de pleno direito. Uma combinação de alças submersíveis e uma tela de toque avançada é usada para controle.O forno deste modelo distingue-se por um sistema de autolimpeza catalítica bem pensado. Ele remove a sujeira da parede posterior e das laterais.

A segurança deste sistema é garantida durante todo o período de funcionamento do forno. Entre os 7 modos de trabalho estão o aquecimento estático, grelha e programa de convecção.No compartimento de trabalho com capacidade para 62 litros é aplicado o revestimento proprietário GranitEmail. No volume interno, a temperatura pode ser de 50-270 graus. A porta de vidro triplo mantém o calor do lado de fora. As guias telescópicas são instaladas em 3 níveis. A proteção à prova de crianças é fornecida e um relógio altamente funcional está instalado.

No entanto, o HBA43T360 também tem pontos fracos. Portanto, as chaves rotativas são feitas de plástico um tanto frágil. Você terá que lidar com eles o mais cuidadosamente possível. E a superfície de vidro é facilmente obstruída e coberta com impressões digitais. Os usuários observam que não há tantos modos quanto eles gostariam, mas cada um deles é totalmente usado.

Agora vale a pena considerar os fornos elétricos embutidos da categoria premium. Em primeiro lugar entre eles está merecidamente Gorenje + GP 979X... Ao criar este modelo, os designers optaram pela limpeza pirolítica. O consumo de energia é relativamente baixo. Mas o design é muito atraente e o controle com monitores e programadores modernos é bastante simplificado. A capacidade da câmara de trabalho chega a 73 litros. A empresa Gorenje aplicou neste caso um achado - geometria abobadada de muito sucesso. Graças ao complexo de ventilação Multi-fluxo é possível obter uma excelente cozedura dos produtos. Ele é mantido mesmo se o cozimento estiver ocorrendo em todos os 5 níveis ao mesmo tempo. Formato grelha Vario e uma sonda de calor em combinação com trilhos telescópicos tornam o trabalho mais agradável. O GP 979X possui 16 modos de aquecimento, incluindo cozimento de iogurte, secagem e várias outras opções. O conteúdo da entrega contém:

  • treliça;
  • assadeira funda;
  • duas assadeiras pequenas de beiradas baixas com revestimento de esmalte;
  • assadeira de vidro.

Mais importante ainda, a porta deste forno é feita de 4 camadas de vidro e 2 camadas de proteção contra o calor. Sistema de refrigeração proprietário Cooling + representa um "passo à frente" em relação aos chillers convencionais em modelos mais simples. Graças a uma dobradiça especial, a porta bloqueia suavemente. O interior da câmara de trabalho é coberto com esmalte muito resistente ao calor. O único ponto fraco deste modelo é que ele é muito caro (mas com essas características, isso é bom). As avaliações notaram a beleza externa da tela, que mostra os pratos em cores. É indicado que o sensor funciona com bastante rapidez, e os modos de cozimento disponíveis são suficientes para a ideia mais ousada. A comida é assada para 5+. Um sistema de resfriamento virtuoso elimina completamente o superaquecimento do fone de ouvido. E a limpeza após uma sessão de limpeza pirolítica é muito simples.

O grupo de elite de fornos embutidos também inclui Bosch Serie 8... O seu design foi concebido para uma combinação de aquecimento clássico e vapor. Como resultado, você pode preparar pratos crocantes que retêm sua maciez e suculência por dentro. O processo de trabalho na cozinha é bastante simples. Existem até três monitores de alta qualidade. Cada um deles também possui uma opção de exibição de texto. Um menu especialmente pensado seleciona automaticamente os modos de cozimento mais adequados para uma ampla variedade de alimentos. No interior, o compartimento de trabalho é coberto com esmalte cor de carvão. A autolimpeza é feita no teto, nas laterais e na parte traseira. Existem vários modos interessantes:

  • aquecimento intensivo;
  • economia de energia;
  • cozimento suave de alimentos;
  • aquecer pratos;
  • levantando a massa.

O vapor pode ser adicionado, se necessário. Sua potência de jato tem 3 níveis de ajuste. A sonda térmica reflete as informações de temperatura em muitos lugares do nódulo. Os trilhos telescópicos de 3 níveis são totalmente extensíveis. A iluminação é bastante confiável.Como na versão anterior, há apenas uma desvantagem clara - o custo aumentado.

Outro forno alemão da "Liga Principal" - Siemens HB675G0S1... O dispositivo é projetado em um design lacônico, tradicional para o gigante industrial alemão. Uma combinação de vidro preto e aço inoxidável sem pintura ficará muito bem. O dispositivo consome relativamente pouca corrente. Um display de texto TFT colorido é fornecido para controle. Os designers forneceram 13 esquemas de trabalho. Isso permite que você comece a assar alimentos congelados imediatamente, grelhando pedaços de vários tamanhos. A força de aquecimento é de 30 a 300 graus.

Um indicador especial mostra o quão quente o forno está em um determinado horário. O volume de trabalho é de 71 litros, e lâmpadas halógenas são utilizadas para iluminá-lo. A porta almofadada abre e fecha suavemente. É equipado com quatro camadas de vidro para evitar queimaduras. Importante: toda a produção deste forno está concentrada na própria Alemanha. As características funcionais do produto são bastante decentes. Mas as guias telescópicas são fornecidas apenas em um nível.

Outra opção para fornos embutidos premium é Electrolux EVY 97800 AX... O custo de tal produto é ainda menor do que as modificações que acabamos de listar. No entanto, suas características não são inferiores a eles. O que é importante, tanto o modo de micro-ondas quanto a operação do dispositivo como um forno convencional são implementados no mesmo nível alto. Produtos mais baratos geralmente não são capazes disso. Os sensores são usados ​​para controle, bem como um display multilíngue. Você pode contar com o ajuste automático de temperatura, pois ele é regulado por um dispositivo eletrônico confiável. Existem vários programas automáticos sofisticados para a preparação de diferentes pratos. A proteção infantil eficaz e a indicação do calor restante foram implementadas. A opção original do Electrolux EVY 97800 AX é a convecção usando aquecimento de anel. No modo micro-ondas, a potência chega a 1 kW. Capacidade do forno - 43 litros. Os usuários, graças ao vidro de quatro camadas da porta, estão 100% protegidos contra queimaduras. Deve-se notar, entretanto, que a luz de fundo às vezes não funciona corretamente e a superfície se suja com muita facilidade.

Instruções de uso

Independentemente do modelo escolhido, deve-se utilizar o forno elétrico embutido de acordo com as normas. E mesmo em modelos com controle intuitivo, a quantidade de modos e as nuances de seu uso podem criar problemas. Nenhuma experiência com designs mais simples ajuda. Mas existem diretrizes para evitar problemas. Portanto, antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar se não há resíduos de alimentos e outros objetos estranhos em seu interior.

Inicialmente, o forno é aquecido até a temperatura desejada. Se estiver frio, os alimentos cozinham de forma irregular. Se estiver a preparar cozedura, depois de terminar o trabalho, deixe-a levedar durante 5-10 minutos. A combinação de aquecimento inferior e superior deve ser usada com cuidado. O fato é que o elemento de aquecimento inferior é sempre mais potente do que o superior e, portanto, o calor é distribuído de maneira não uniforme. Não é difícil obter uma crosta marrom dourada neste modo "padrão". No entanto, o fundo da massa pode ser bem assado se a assadeira for colocada no nível mais baixo. Um programa semelhante é adequado para:

  • bolos;
  • bolo seco friável;
  • carne de aves;
  • vegetais recheados;
  • costelas de porco;
  • biscoitos, bolos;
  • biscoitos de qualquer composição;
  • assar;
  • peixes e caçarolas com ele.

O aquecimento inferior mais intenso em combinação com o aquecimento superior usual é recomendado para cozinhar em latas. Você pode evitar queimar alimentos neste modo adicionando água. Este programa é muito bom para cozinhar pratos em tachos. Se o ventilador estiver funcionando ao mesmo tempo (convecção), o tempo de cozimento é reduzido em 30%.É aconselhável colocar a assadeira no nível médio e, em alguns casos - reduzir o aquecimento em comparação com as instruções da receita.

Neste modo, você pode cozinhar bolo e caçarola, pudim e pão frito, assado e alguns outros pratos. Quanto ao aquecimento de fundo, tudo é muito mais interessante aqui. É este modo que os proprietários de fornos antigos conhecem. Sua desvantagem é o longo tempo de cozimento. Além disso, você terá que monitorar constantemente a comida, virá-la para evitar que queime. O aquecimento inferior é usado para cozinhar:

  • cozimento;
  • tortas com recheio úmido;
  • refeições enlatadas.

O aquecimento apenas no nível superior é adequado para os alimentos a serem fritos por cima. O ar vai aquecer gradualmente e de forma relativamente lenta. Caçarolas, fritos picantes, pudim, polenta, bolos são os principais pratos que podem ser preparados desta forma. Para cozinhar rapidamente a mesma caçarola, lasanha, você precisa usar um ventilador adicional. Para cozinhar várias refeições ao mesmo tempo, é melhor ligar o aquecedor de anel e o ventilador ao mesmo tempo.

Mas este modo também pode ser usado para cozinhar um prato. Nesse caso, ele é colocado na camada inferior. Os especialistas recomendam definir a temperatura ligeiramente abaixo dos valores normais. Então, o aquecimento excessivo devido ao ventilador não secará os alimentos e não causará a queima de alimentos "caprichosos". Importante: não é aconselhável colocar alimentos na camada superior neste modo. A vantagem desta solução é que não há necessidade de pré-aquecer o forno. Portanto, economiza-se um pouco de tempo. A secagem do ar evita a mistura de odores de alimentos. Suas características de sabor também não serão alteradas. Uma característica positiva do modo descrito é a notável economia de eletricidade. O aquecimento inferior com ar soprado por um ventilador é recomendado para:

  • processamento de massa folhada;
  • esterilização de alimentos enlatados;
  • secar frutas, ervas;
  • assar pratos onde a maciez e suculência do miolo são importantes.

A grelha merece atenção especial. Esta opção não está disponível em todos os fornos elétricos. É utilizado para preparar um prato principal ou para cobrir os alimentos com uma crosta apetitosa. Importante: o grelhador funciona quase sempre na posição mais alta. Apenas alguns dispositivos permitem ajustar o consumo de eletricidade. Se for necessário fritar fatias grossas, coloque o prato no nível superior. Se a espessura for relativamente pequena, você pode colocar a assadeira na camada abaixo. Visto que grelhar frequentemente envolve o uso de uma grelha, você terá que colocar uma bandeja no fundo ou lavar bem o forno após terminar de cozinhar. Para evitar o aparecimento de fumaça, vapores, é necessário despejar um pouco de água na panela.

Para o processamento uniforme de carcaças grandes e apenas pedaços grandes, vale a pena usar um espeto. A chamada configuração de grelha grande permite maximizar a exposição dos alimentos ao calor. Neste caso, os alimentos podem ser colocados em toda a assadeira, não apenas diretamente sob a grelha.

Mas, além do uso correto das funções, há uma série de sutilezas culinárias no manuseio dos fornos. Freqüentemente, as pessoas se perdem e não conseguem entender em qual camada um determinado prato deve ser preparado. Então você deve colocá-lo no nível médio. Isso evitará queimaduras e ao mesmo tempo evitará deixar áreas cruas e não cozidas. Para fazer uma crosta marrom dourada, você precisa levantar a assadeira mais alto por alguns minutos no final.

Quando já tiver adquirido experiência, poderá experimentar uma das últimas tendências da cozinha. - muitas horas de processamento a uma temperatura mínima. Para isso, os produtos são colocados em baixo, configurando o modo com o menor aquecimento de fundo. Importante: a pizza pode ser aquecida ainda mais forte, o que afetará ainda melhor as suas qualidades. Em qualquer caso, convém afastar ligeiramente a assadeira da parede posterior. Se ele se aproximar, a circulação de ar será interrompida.Quanto a omeletes e merengues, recomenda-se cozinhá-los sem usar convecção. Esses modos podem arruinar até mesmo um prato muito bom.

É igualmente importante lembrar dos pratos usados. Moldes especiais feitos de vidro, cerâmica e ferro fundido preservam o sabor dos alimentos e não os contaminam com substâncias estranhas. E para assar, é melhor usar as assadeiras que vêm com o forno. Se eles não forem suficientes, primeiro você deve descobrir quais opções o fabricante recomenda e, em seguida, ir às compras. Se você estiver preparando um prato suculento e úmido, os melhores recipientes são fundos.

Os potes de cerâmica são úteis, mas são colocados em um forno frio e depois reaquecidos suavemente. A cerâmica pode estourar com o aquecimento rápido. Portanto, seu uso impõe uma série de restrições ao preparo de pratos que requerem calor intenso. As panelas de ferro fundido são ideais para caçarolas. Os moldes de silicone são recomendados para assar. Mas não há maneira mais versátil do que usar papel alumínio. No entanto, você não pode assar em folha de alumínio e na manga de um chef:

  • vegetais macios;
  • quaisquer frutas;
  • grãos e cereais;
  • cogumelos.

Esses alimentos são fáceis de digerir e perdem o sabor. Independentemente do que está embalado no pacote, a borda brilhante deve ser voltada para dentro. Então, a temperatura necessária será mantida por mais tempo. Pedaços de matérias-primas de peixe e carne são colocados com o máximo de cuidado possível, porque eles têm partes afiadas que podem quebrar facilmente o alumínio fino. Para evitar a perda de suco, é necessário unir firmemente as bordas do papel alumínio. Claro, você não deve sentir pena dela ao marcar como favorito. É ainda aconselhável usar uma camada dupla. Normalmente, a temperatura ao usar envoltórios de alumínio é de 200 graus (a menos que indicado de outra forma pelos autores da receita). A duração do cozimento de pratos de carne varia de 40 a 60 minutos, pratos de peixe - de 20 a 45 minutos, e alguns tipos de aves - de até 180 minutos.

Não tenha medo de usar papel alumínio, mesmo com aquecimento muito forte. No decorrer de uma série de testes de laboratório, foi comprovado que ele pode suportar temperaturas de até 600 graus. Já para sacos plásticos de cozinha e mangas especiais, o limite é de 230 graus. A luva permite que você reduza o tempo de cozimento em 30-50% em comparação com o cozimento em papel alumínio. No entanto, é necessário escolher cuidadosamente esses produtos para não comprar material tóxico.

Desdobre as mangas e bolsas com o máximo de cuidado possível. O fato é que pode haver muito suco dentro deles. Normalmente, esses tipos de embalagens culinárias são perfurados por cima. Você pode colocar a carne na manga mesmo sem salgar.

Você também pode cozinhar sopa ou mingau no forno. Para sopas, são utilizados pratos de cerâmica ou outros materiais refratários. É bem fechado com uma tampa e processado por 90 minutos a 200 graus. Não deve ser menos saboroso do que em um verdadeiro fogão russo. Depois de desligar, será necessário escurecer o prato por cerca de 55-60 minutos. O banho-maria é usado para trabalhar com suflês, patês e caçarolas caprichosas.

O forno pode ser útil para cozer uma variedade de alimentos. Ao mesmo tempo, a água é consumida no máximo 1/3, mas é monitorada constantemente para que não ferva. Você pode cozer vegetais frescos e fritos. Pré-aqueça o forno por cerca de 20 minutos antes de ferver. É permitido usar caldo, leite ou kefir em vez de água. É importante lembrar mais algumas recomendações para evitar problemas ao usar fornos elétricos. Para cozinheiros novatos, enquanto não há experiência, é melhor seguir as instruções da receita, mesmo nos mínimos detalhes. Ou recuse-o se algo for impossível de fazer. Para evitar que o molho refogado queime, use a menor forma adequada. E é ainda melhor se o molho for derramado periodicamente.

Você pode evitar o escoamento anormal da carne pegando pedaços de 1 kg ou mais. A carne vermelha é mantida em temperatura ambiente por 60 minutos antes de ser enviada ao forno. O sal é adicionado a meio da cozedura, caso contrário o prato não cozinha bem.Se você precisa fritar peixes pequenos, é necessário definir uma temperatura alta e mantê-la estável. Os peixes grandes são fritos em fogo médio (mas também deve ser estável).

Para obter informações sobre como cozinhar adequadamente em um forno elétrico, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário