Tipos de limpeza de forno
A limpeza do forno é uma manipulação que não pode ser evitada durante a utilização do móvel. Existem diferentes abordagens para arrumar o interior do forno. Cada tipo de limpeza tem seus lados positivos e negativos.
Visualizações
Hoje, existem vários tipos de fornos de limpeza:
- hidrolítico;
- pirolítico;
- catalítico;
- tradicional.
Qualquer aparelho deve ser limpo, independentemente do tipo de armário: eléctrico embutido, forno a gás ou forno independente. O método de processamento depende da opção específica.
Muitos modelos modernos de utensílios de cozinha possuem um revestimento especial para facilitar a remoção da sujeira, bem como uma função especial de autolimpeza.
Com água
O conceito de limpeza por hidrólise é a remoção de carbono e gordura da superfície interna do forno com vapor. A vantagem dessa abordagem é que produtos químicos domésticos não são usados, o que pode afetar as paredes do gabinete de forma muito agressiva. Você pode aquecer o fogão não muito, sem consumir muita eletricidade e, portanto, dinheiro.
Mas esse método também tem uma desvantagem: não há garantia de que a placa suja será totalmente removida. Se as manchas forem muito comidas, elas terão que ser tratadas separadamente. Portanto, a limpeza por hidrólise costuma ser usada apenas como um auxiliar na limpeza do forno.
Em fornos convencionais
Em unidades convencionais, o processo de exposição ao vapor é assim:
- a água é despejada em uma tigela de metal;
- um detergente de lava-louças é adicionado para facilitar a remoção de gordura;
- a tigela é colocada dentro, o forno é fechado;
- a temperatura está definida para 200 graus;
- esperar algum tempo para que o vapor corroa a poluição;
- o gabinete é desligado, após o que é necessário aguardar o seu esfriamento;
- a superfície é limpa com um pano limpo.
Em fornos com função de cozimento a vapor
Alguns fornos têm uma função de hidrólise autolimpante embutida.
O processo de processamento é semelhante ao normal: a água é despejada em uma assadeira do forno ou em um recesso especial na parte inferior, a porta é bem fechada e um modo especial de funcionamento do fogão é ligado. A tecnologia moderna sinalizará ao proprietário que o processo acabou.
Depois disso, resta desligar o aparelho para completar o processo de limpeza com um pano. A porta deve ser aberta com cuidado para não se queimar. Se a sujeira não sumir, você pode repetir o procedimento de tratamento a vapor.
Alguns modelos de fogões modernos prevêem o uso de composições especiais para purificação em vez de água. Eles também são colocados em um recipiente no fundo do forno e o forno é aquecido.
Usando um limpador a vapor
Você pode usar um limpador a vapor para remover depósitos nas paredes do forno. O vapor é fornecido sob pressão, devido ao qual não só a placa é removida das paredes, mas também todos os micróbios são eliminados. Muitas pessoas consideram o uso de tal dispositivo muito mais conveniente do que recipientes com água.
Limpeza de alta temperatura
A limpeza por pirólise resolve radicalmente os problemas do forno. Todos os depósitos de carbono sob a influência de altas temperaturas se transformam em cinzas. Não há vestígios de gordura. Mas a limpeza pirolítica tem suas desvantagens.
- Este método de remoção de contaminantes é usado se materiais especialmente duráveis forem usados na fabricação do forno, capazes de suportar uma temperatura de 500 graus. Existem fornos que fornecem um sistema para essa limpeza da câmara de cozimento. O preço dessas unidades é mais caro do que outros modelos, e faz sentido escolhê-las apenas com uso muito intensivo.
- Quando a câmara do forno é limpa piroliticamente, um cheiro de queimado é inevitável.
- No forno a altas temperaturas, mesmo no exterior, aquece notavelmente.
- O tratamento de pirólise consome muita energia.
- A fiação deve ser classificada para alta potência.
Para processar uma unidade de cozinha com autolimpeza, selecione um modo especial no painel de controle do forno. A porta do forno está trancada para que não possa ser aberta e queimada. Alguns fornos permitem que você selecione a temperatura de processamento. Você pode não começar a atirar imediatamente a 500 graus, mas, por exemplo, tente fazê-lo a apenas 300, se a sujeira não for velha. Esse foco vai economizar um pouco de eletricidade.
Método catalítico
Quando se trata de limpeza catalítica do forno, significa a utilização de um revestimento especial autolimpante nas paredes. É como uma camada de Teflon na louça. A vantagem indiscutível do sistema catalítico é a facilidade de remoção de contaminantes. Nenhuma exposição a temperaturas muito altas e produtos químicos domésticos é necessária - apenas limpe o interior do fogão com um pano limpo enquanto cozinha.
A eficiência da limpeza é aumentada com a instalação de um filtro especial de gordura no forno.
A limpeza catalítica também tem suas desvantagens. Os painéis internos do forno têm uma vida útil limitada e precisam ser substituídos, embora as próprias cabines de limpeza catalítica não sejam baratas. Ao mesmo tempo, um composto repelente de gordura especial não cobre completamente o forno. Portanto, alguns elementos do espaço interno do fogão ainda terão que ser lavados à mão.
Abordagem tradicional
Um pano, uma esponja e vários produtos químicos domésticos ajudarão a limpar o forno da mesma forma que produtos modernos. Esta abordagem é caracterizada pela economia de energia. Por outro lado, seus próprios custos de mão de obra temporária também valem alguma coisa, assim como os vários agentes de limpeza usados na cozinha. Além disso, o estresse mecânico na superfície interna do forno pode danificá-lo.
Muitas vezes, antes de proceder à limpeza completa do interior do forno, utilizam ferramentas improvisadas disponíveis em qualquer casa, por exemplo, como refrigerante, limão ou vinagre.
Previamente, pode-se aplicar uma pasta de refrigerante umedecida com água nas paredes do forno e deixar por um tempo para que o bicarbonato de sódio não tenha tempo de secar, após o que a superfície deve ser enxugada com um pano macio. Uma parte significativa dos depósitos de gordura desaparecerá.
Refrigerante e vinagre também são misturados para limpeza. Como resultado da interação de uma substância com outra, forma-se dióxido de carbono, que contribui para a destruição da gordura seca. As donas de casa experientes recomendam tratar o forno primeiro com vinagre e, em seguida, aplicar o refrigerante por cima com uma esponja úmida. Após duas horas, o gabinete deve ser bem enxaguado.
Se a contaminação for recente, pode-se usar suco de limão diluído em água na proporção de 1: 1. O forno é umedecido com essa composição e deixado por cerca de uma hora. Em seguida, os restos de sujeira e limpador ácido são enxugados com uma esponja.
O conteúdo do forno - tabuleiros e grelhas - também deve ser limpo com uma esponja ou na máquina de lavar loiça para limpar a sujidade.
Após a limpeza preliminar, as recepcionistas levam a placa que permanece no forno a sério.
Fundos
A maneira mais fácil é usar sabão em pó. É barato e está sempre à mão. Ele pode ser usado para limpar o forno após cada cozimento.
No entanto, se a gordura estiver seca, esse remédio terá poucos benefícios.Para a realização do tratamento, é feita uma solução de sabão, com a qual são enxugadas as paredes. Então, o sabão só precisa ser lavado.
Os produtos à base de refrigerante são eficazes no combate à poluição. Devem ser borrifados dentro do fogão, espere um pouco e limpe as paredes.
Você pode usar as formulações de gel Forno Cleaner, Sanita e outras, que funcionam segundo o mesmo princípio: são aplicadas na superfície interna do forno, espere um pouco conforme as instruções e enxágue bem. Considerando que tais produtos são compostos por ácidos fortes, é necessário trabalhar com luvas de borracha.
O que escolher?
Qual método de limpeza do forno é melhor, cada dona de casa decidirá por si mesma. Se o forno é multifuncional e permite “queimar” a sujidade, então a forma mais fácil de utilizar esta função é escolher a hora do dia mais adequada para a limpeza da câmara quando a tarifa de electricidade é mais baixa do que o normal.
Os preguiçosos e os que não usam muito o forno podem simplesmente instalar um móvel com superfícies repelentes de gordura na cozinha, gastando um mínimo de tempo para limpá-lo.
E se o forno for o mais comum, sem complicações, um método de limpeza manual ou uma opção de hidrólise serão os mais adequados. Para a saúde humana, o "hidroprocessamento" é muito mais seguro do que o uso de produtos químicos domésticos, mas para alcançar a limpeza ideal na câmara de cozimento, esses meios raramente podem ser dispensados.
Outra forma de limpar o forno é mostrada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.