Instalando o forno

O forno é um aparelho de cozinha indispensável que requer uma instalação adequada. É importante conectar o dispositivo corretamente, e o trabalho independente não é categoricamente recomendado pelos fabricantes de aparelhos elétricos. No entanto, conhecer certas habilidades e técnicas será útil ao interagir com um profissional visitante.

Regras de instalação

Qualquer funcionário possui instruções e métodos para realizar a instalação. Instalar um forno é uma tarefa complexa que requer habilidades versáteis. É necessário cuidado especial ao trabalhar com fiação elétrica. Requisitos para os funcionários implicam segurança pessoal, por isso é aconselhável trabalhar com roupas especiais, e não com roupa de casa.

A instalação elétrica é caracterizada pelo alto consumo de energia e, portanto, requer um cabo elétrico adicional. O fio deve ser com uma seção de 2,5 ou 4 sq. milímetros. Para a operação segura do dispositivo, é necessário montar corretamente o aterramento. É comum conectar um cabo ativo usando uma máquina separada.

A proteção automática deve corresponder à potência de entrada, ter uma margem de cerca de 10%. O núcleo do cabo é aterrado separadamente ao barramento da blindagem comum, se a instalação for realizada em prédio de apartamentos.

Em habitações privadas com fiação confiável, é permitido conectar e montar fornos usando soquetes. O plugue pode ser inserido por você. Deve ter uma placa de aterramento de estilo europeu. Um condutor de cabo, geralmente verde ou amarelo, pode ser conectado a esta placa. Mais dois fios com terminais são pressionados contra os contatos de latão.

Se o cabo de alimentação vier de uma caixa de junção, o diagrama de fiação permanecerá idêntico ao do soquete.

A codificação de cores do condutor corresponde ao tipo de atribuição do cabo:

  • fase: marrom;
  • zero: azul;
  • chão: verde.

Os terminais podem ser designados por carta:

  • fase: L;
  • zero: N;
  • terreno: PE.

Depois de instalar o forno conectado em sua abertura, o funcionamento do aparelho deve ser verificado.

O procedimento é realizado de acordo com as instruções:

  • ligue a máquina tocando no forno;
  • verifique a indicação de luz na parte superior do dispositivo para operacionalidade;
  • definir o aquecimento para o modo máximo;
  • acenda o forno a +250 graus com o exaustor ligado.

A qualidade da operação posterior do dispositivo será melhor se você garantir imediatamente a queima completa da graxa de fábrica. Se o processo transcorreu sem dificuldade, você pode fixar o dispositivo em um nível do seu nicho e aparafusar os fechos.

Pode ser colocado próximo a um cano de gás?

O principal sistema de suprimento de gás é caracterizado pelo aumento do perigo. Todas as reorganizações e remodelações em casas com gás são reguladas pelas normas pertinentes. Se as regras forem violadas, os inspetores das empresas de gás têm o direito de aplicar multas. Por exemplo, o tubo de gás não deve ser escondido atrás de paredes, nichos e divisórias. Eletrodomésticos e móveis não devem obstruí-lo. Há uma regra clara na legislação que o tubo de gás deve estar localizado em uma parede aberta. Deve ser acessível gratuitamente.

O tubo de gás não pode ficar debaixo do lava-loiças e atrás da máquina de lavar loiça, a mesma regra se aplica para a instalação do forno. Deve haver pelo menos 0,3 metros de espaço livre para as partes laterais do equipamento. A conduta de ventilação, as aberturas das janelas / portas e a chaminé não devem entrar em contacto com este elemento da instalação de gás. O fio elétrico com o gasoduto pode estar a pelo menos 0,1 metros de distância.

Se o assentamento for paralelo, o parâmetro aumenta para 0,4 metros.

A instalação de válvulas de corte de gás deve ser realizada de acordo com requisitos rigorosos... Por exemplo, o local deve ser de fácil acesso, a altura permitida do local é de 0,8 metros do chão. Deve haver uma distância de 0,2 metros do aparelho a gás. Isso ocorre se a instalação do dispositivo for inferior e os valores permitidos para a instalação superior forem 1,5 metros da superfície.

O número de válvulas de corte deve ser igual ao número de dispositivos a gás.

A soldagem é permitida para conectar dispositivos. As conexões roscadas são possíveis no ponto de instalação das válvulas de corte, bem como no ponto onde o tubo é conectado ao dispositivo.

Como instalar?

A prevalência de fornos embutidos é muito alta. Eles podem ser instalados sob o tampo de uma mesa e em um estojo de lápis, ao nível dos olhos. Os proprietários de residências com os conhecimentos e habilidades adequados podem instalar o forno por conta própria.

Para evitar uma situação perigosa ao trabalhar com suas próprias mãos, você deve cumprir os seguintes requisitos:

  • os têxteis de cozinha e o óleo pegam fogo facilmente com o calor excessivo, por isso não devem ficar perto de um nicho para uma instalação;
  • o nicho para o forno deve ser acabado com materiais que suportem até 50 graus de calor;
  • outros aparelhos elétricos domésticos devem ser colocados a uma distância do edifício;
  • as fontes de água também devem ser removidas um pouco;
  • A tomada aterrada é instalada a uma altura de 10 cm da superfície.

O local de instalação pode conter os seguintes exemplos.

  • Em um armário sob a bancada, é considerada uma fixação tradicional para móveis de cozinha. A opção é adequada para uma pequena cozinha, mas este esquema de incorporação pode variar.
  • Se houver espaço suficiente, é mais conveniente colocar uma coluna adicional, especialmente sob o quadro elétrico embutido. O aparelho, colocado em altura, é mais confortável de lavar e manter, crianças pequenas não chegarão a ele. É mais conveniente preparar refeições prontas, é mais fácil acompanhar o processo de cozimento.
  • Numa cozinha acabada com ilha, é mais lógico colocar o armário bem no meio e colocar a placa por cima.

A instalação de um forno a gás embutido é particularmente difícil. Problema principal - suprimento de gás para o dispositivo. É mais correto confiar esse trabalho a funcionários qualificados. A conexão com a válvula de gás principal é estritamente proibida em qualquer seção do tubo. Precauções de segurança pressupõem a presença obrigatória de proteção com tubo de alimentação de gás e forno. Influências mecânicas e de temperatura são inaceitáveis.

Durante a instalação, é necessário garantir a liberdade de acesso à torneira, o que permitirá o desligamento do aparelho em caso de emergência.

Se um único aparelho estiver conectado à cozinha, você pode levar uma mangueira de fole que se conecta ao ramal da torneira comum ao ramal do gás e ao produto selecionado. Não é permitido o uso de cabos de extensão domésticos cujo comprimento seja superior a 2 metros.

Também deve ser lembrado que os fornos podem ter duas opções de conexão, de ambos os lados ao mesmo tempo. Após a execução do trabalho, o restante tubo livre é obstruído.

Se a entrada for reta, um adaptador em forma de L pode ser usado. Ele adiciona conveniência à instalação.

Na fase final de toda a obra, é necessário verificar a conformidade do tamanho do nicho, a montagem de todos os elementos constituintes e a estanqueidade. A possibilidade de vazamento é verificada aplicando uma solução de sabão nas juntas. Pode ser aplicado a todas as juntas soldadas ou roscadas. Se aparecerem bolhas, a conexão problemática deve ser desmontada e selada com reboque. A barra de segurança deve ser alta, leve a sério a conexão do forno.

Se tudo estiver em ordem, o forno pode ser instalado em um nicho, fixado com fechos especiais do conjunto completo.

Possíveis problemas

O principal problema com a instalação durante a instalação é a altura do forno.Ao mesmo tempo, as dimensões restritas dos nichos parecem corresponder aos parâmetros da tecnologia, mas na verdade fornos com puxadores podem não caber em nichos com altura de 598 mm. Se o forno possuir painel de comando frontal, é necessária uma reentrância de pelo menos 600 mm.

O design do forno não deve ser alterado se:

  • o dispositivo está sob garantia;
  • você não entende nada sobre engenharia elétrica.

Se durante o período de garantia você decidir devolver um dispositivo inadequado, você será aceito. No entanto, os casos a seguir serão considerados uma exceção pelo pessoal de serviço de garantia.

  • Traços de tentativas de autópsia. Esses selos podem ser removidos, parafusos cortados e outros sinais.
  • Componentes ou partes mecânicas do dispositivo conseguiram danificar os roedores que você pode ter em sua casa.
  • Durante o transporte do dispositivo, as recomendações do fabricante não foram seguidas.
  • Parâmetros de tensão inadequados causaram danos à parte elétrica do dispositivo. Os limites críticos são geralmente indicados pelo fabricante nas instruções.

Dobradiças de portas de instrumentos, reguladores de energia, elementos responsáveis ​​pelo aquecimento, ignição, termostato, elásticos, hastes, molas de retenção - todos esses são elementos que muitas vezes se tornam um problema para os proprietários de eletrodomésticos. Se um regulador de energia quebrado não interfere no desempenho do equipamento, mas apenas causa desconforto, então um elemento de aquecimento quebrado dificultará o uso do forno.

Um problema comum do usuário é uma lâmpada queimada, uma rachadura no vidro. Tudo isso interfere no funcionamento normal do dispositivo.

Você pode continuar a usar o seu forno confortavelmente somente depois que a reforma for concluída. É permitido fazer pequenos reparos por conta própria. Afinal, as peças sobressalentes originais para dispositivos de marcas comuns não estão em falta. Para reparos complexos, é melhor ligar para o mestre em casa ou levar o equipamento à oficina mais próxima.

Adendo

Ao comprar um guarda-roupa embutido, você deve prestar atenção às dicas a seguir. Recomenda-se primeiro alocar espaço para o equipamento. A localização do instrumento deve ser determinada com antecedência. Mesmo na menor cozinha, você pode conectar um forno multifuncional e convenientejá que o mercado oferece uma grande variedade de opções. A funcionalidade da técnica é importante. Um cronômetro, um sensor de prontidão, uma variedade de modos de temperatura - todos esses são os principais indicadores de quase todos os fornos. Se o equipamento for equipado com complementos em forma de grelha ou banho-maria, seu custo será maior.

Muitas funcionalidades são convenientes para aquelas pessoas que realmente amam cozinhar e estão constantemente experimentando na cozinha. Os fornos elétricos são, por vezes, dotados de uma função de autolimpeza, pela qual terá de pagar uma quantia bastante elevada. Porém, se houver dificuldade em colocar as coisas em ordem na cozinha, é melhor cuidar da presença desse detalhe importante.

Ao escolher, os seguintes parâmetros principais podem ser destacados:

  • segurança;
  • funcionalidade;
  • Projeto;
  • fechos.

Observe que os fornos operados mecanicamente são geralmente opções baratas, simples e confiáveis.

No entanto, muitas vezes eles não se encaixam em nichos internos padrão. Os fornos multifuncionais são equipados com uma unidade de controle eletrônico, de menor porte. Esse dispositivo é conveniente com teclas ou botões de toque.

As receitas dos seus pratos favoritos podem ser armazenadas na memória do dispositivo. O processo necessário é selecionado posteriormente de acordo com o programa de cozimento utilizado. As opções de controle combinadas com alças mecânicas e um placar eletrônico também são consideradas convenientes, adequadas para nichos padrão.

A escolha do design do equipamento é uma preferência pessoal de cada cliente. Normalmente, o forno é selecionado de acordo com o estilo básico da sala.

Ao escolher, deve-se ter em mente que os modelos projetados por designers podem custar dezenas de vezes mais caros do que as opções clássicas convencionais.

Ao escolher, deve-se ter em mente que o forno embutido pode ou não ser conectado ao fogão. O equipamento interconectado é conectado por meio de um cabo de alimentação. O fabricante recomenda conectar dispositivos dependentes uns aos outros, de acordo com as instruções. Dispositivos independentes podem ser conectados em dois núcleos diferentes, instalados a qualquer distância um do outro. Se o equipamento for de baixa potência (não superior a 3,5 kW), é permitido o uso de tomada.

Equipamentos potentes são conectados com um fio de alimentação a uma máquina especial. A fiação da casa deve ser adequada para conectar equipamentos potentes.

Para dicas úteis sobre como configurar seu forno, veja o vídeo abaixo.

1 comentário

Amo cozinhar, principalmente tortas e carnes. Eu estava procurando um forno funcional na cozinha. Como resultado - apenas o paraíso, os bolos são assados ​​perfeitamente. É um prazer usar.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário