Trilhos telescópicos para o forno: características e regras de instalação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades de guias telescópicas
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Auto-montagem

O fogão é um lugar para cozinhar, nenhuma dona de casa que se preze vai permitir que um forno de má qualidade seja colocado em sua cozinha. Facilita o preparo de uma grande variedade de pratos, bem como de produtos assados. O mercado moderno oferece ao consumidor uma grande seleção de fogões, placas e fornos, que se diferenciam em parâmetros, configurações e funções gerais. Mas acontece que você mesmo deve completar o equipamento adquirido. Como selecionar e instalar trilhos telescópicos para forno?

O que é isso?

As guias do forno podem ser de vários tipos.

Estacionário

Para começar, considere os guias mais comuns - estacionários. A maioria dos fornos da classe média é equipada apenas com eles. Estas são pequenas ranhuras feitas dentro do gabinete em diferentes níveis, elas são paralelas umas às outras. É nessas reentrâncias que a folha é colocada. Os aspectos positivos de tais sistemas são que eles são convenientes o suficiente para lavar, nada interfere e a gordura pode ser facilmente removida.

A desvantagem é que, como a assadeira é colocada nas próprias ranhuras, não há espaço entre a assadeira e o corpo. A assadeira simplesmente fica presa nas ranhuras, arranhando a superfície do esmalte. Por causa disso, existe a possibilidade de queimaduras e outros ferimentos. Modelos fixos são comuns no mercado, o preço desse modelo é baixo.

Removível

O segundo tipo de guia é removível. As hastes de metal são fixadas nas laterais do forno, paralelas entre si, em alturas diferentes do fogo. Esses sistemas são fáceis de limpar, simplesmente removendo as hastes e enxaguando-as na pia. A folha é colocada em uma estrutura de metal, ou seja, em hastes, sem tocar nas paredes do próprio forno. Isso significa que o esmalte não será danificado e durará muito mais tempo. E retirar a assadeira do forno fica mais fácil, pois o lençol fica plano, não se move para lugar nenhum e não pega por nada.

Telescópico

O próximo tipo são guias telescópicas. São guias de metal largas incorporadas que deslizam para fora após a chapa ou grelha fora do forno.

Muitos usuários que experimentaram este sistema consideram-no o mais bem-sucedido e mais conveniente de usar.

Variedades de guias telescópicas

O sistema telescópico é dividido em 3 tipos de corredores. A diferença mais óbvia entre eles é a capacidade de deslizar para fora do forno.

  • Sistema parcial. Sua peculiaridade reside no fato de os corredores estarem parcialmente estendidos, ou seja, não totalmente, mas pela metade. Devido a uma mudança tão simples, a categoria de preço de tais modelos é muito mais baixa do que a dos sistemas com extensão total.
  • Sistema de correspondência. Este sistema combina dois tipos de extensão: total e parcial. Um nível, geralmente o superior ou médio, é feito com extensão total e o resto com parcial. Existem modelos com opções de enchimento.
  • Sistema completo. Aqui, os corredores podem ser estendidos em todos os níveis, completamente e sem quaisquer restrições. É considerada a melhor opção para quem gosta de cozinhar, mas o segmento de preço desses modelos é bem superior ao dos anteriores.

Muitos se referem ao sistema completo como modelos com guias, que, ao abrir a porta, acionam o mecanismo, as hastes deslizam automaticamente após a porta. Mas esta é apenas uma espécie de guias.

A desvantagem dessa opção é que todos os níveis saem, independentemente de em qual deles a folha está.

Vantagens e desvantagens

Qualquer modelo, independente do fabricante, tem seus prós e contras.

As vantagens incluem os seguintes pontos.

  1. A segurança é o indicador mais importante. Devido à capacidade de empurrar a assadeira para fora do forno, os contatos com o vapor quente, as paredes ou as próprias varetas e a assadeira são minimizados. E isso é muito importante, porque o número de queimaduras é reduzido significativamente.
  2. Para obter uma assadeira, nenhum esforço é necessário. Basta puxar ligeiramente o lençol para si.
  3. Sem danos nas paredes laterais. Como a assadeira não tocará nas paredes do forno, ela não as arranhará. Portanto, nenhuma deformação das paredes ocorrerá.
  4. Qualquer gota do prato é excluída ou uma assadeira do sistema.
  5. Funcional. Capacidade de cozinhar diferentes pratos ao mesmo tempo, em diferentes níveis.
  6. Sem restrições em automontagem.

Apesar de todos os aspectos positivos, também existem desvantagens.

  1. Uma das desvantagens significativas é que, com tal sistema, um fogão ou forno elétrico embutido terá um preço muito mais alto. Eles sairão mais caros do que os mesmos modelos com trilhos fixos ou removíveis.
  2. Dificuldade em manter a frequência em tais sistemas. Devido ao design, graças ao qual a grelha se move, graxa, fuligem e várias sujeira se acumulam no mecanismo. E, ao contrário dos modelos removíveis, não será tão fácil remover a estrutura retrátil. Afinal, para limpar essas mesmas ranhuras para um deslizamento fácil, você terá que desmontar todo o sistema, e isso levará bastante tempo.
  3. Todos os elementos amovíveis da calha não devem ser untados ou lavados na máquina de lavar loiça. É melhor limpar com água quente, uma esponja macia, sem superfícies ásperas ou fibrosas e um limpador de forno especial. Tudo isso deve ser feito manualmente.

Auto-montagem

A principal característica positiva das guias telescópicas é que existe a possibilidade de automontagem nos modelos em que não eram fornecidas anteriormente. Ou, ao comprar um novo forno, não foi possível adquirir um modelo com este tipo particular de guias. A instalação não demorará muito. Se não houver um sistema telescópico previamente instalado no modelo proposto, é necessário realizar todas as medições com particular importância e precisão para evitar problemas posteriores.

Você pode comprar o material necessário em salões especializados na venda de eletrodomésticos ou na venda de fogões. O sistema pode ser instalado em todos os níveis ou não em vários. Você também pode escolher o número de corredores totalmente extensíveis ou parar na extensão parcial.

Para prender corretamente as corrediças ao quadro, você precisa começar a trabalhar pela parte traseira. Comparamos as ranhuras com os orifícios: na direção das rolhas, devem sempre "olhar" para cima.

      Deslize suavemente os corredores para a superfície traseira. Todos os componentes são instalados de acordo com um sistema semelhante, com cada fixação bem-sucedida deve haver um clique. Depois que tudo estiver estabelecido, você precisa se certificar de que todos os guias trabalham simetricamente e no mesmo ritmo. Usando este método, você pode criar o modelo necessário de um forno elétrico embutido com guias telescópicas sem custos especiais.

      Como retirar os trilhos telescópicos do forno Gorenje, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário