Fornos elétricos de convecção: características e dicas para a escolha
Cozinhar é muito mais fácil hoje do que há 5 anos. Tudo isso se deve à presença de inúmeras tecnologias. Para o processo de criação de obras-primas culinárias, as donas de casa devem adquirir fornos com aquecimento e convecção de alta qualidade.
O que é isso?
O moderno forno eléctrico de convecção é um aparelho funcional equipado com várias opções. A convecção é um dos modos de cozedura, o que implica a utilização de um ventilador montado na parede posterior. Graças a este dispositivo, existe uma circulação uniforme das massas de ar no interior dos fornos, após o que se estabelece uma única temperatura, bem como um processo de cozedura de elevada qualidade em cada lado. A funcionalidade deste tipo de sistema é melhorada com a instalação de um elemento de aquecimento próximo ao ventilador.
O forno de convecção garante o mesmo regime de temperatura em cada canto do forno. Usando este tipo de cozimento, o chef tem a capacidade de cozinhar ao mesmo tempo em diferentes níveis do gabinete. Por exemplo, asse um prato de carne na parte superior e vegetais na parte inferior. Pelo fato de o ar passar livremente por toda a área, cada um dos pratos ficará perfeitamente cozido e dourado por todos os lados.
Para que serve a função?
Você pode decidir sobre a necessidade de convecção após um estudo detalhado de suas capacidades, bem como as vantagens e desvantagens. Avaliações indicam que a maioria dos chefs está satisfeita com a disponibilidade desse recurso em seus equipamentos, já que com ela os pratos acabam ficando dourados e não demoram muito para serem preparados. De acordo com donas de casa e chefs profissionais, o modo de convecção no forno oferece os seguintes benefícios.
- Conversão rápida de ar frio em ar quente. Esse recurso ajuda a economizar energia para obter a temperatura desejada.
- Enchimento uniforme do forno com fluxo de ar quente. Isso significa uma torrefação uniforme e completa, mesmo de grandes pedaços de peixe e carne.
- A convecção húmida contribui para a falta de sensação de secura nos alimentos cozinhados.
- A possibilidade de uma crosta marrom-dourada, bem como o ressecamento de alimentos excessivamente suculentos.
- Preservação das propriedades úteis dos alimentos após o cozimento.
- Cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, que podem ser colocados em diferentes níveis do forno.
O forno elétrico de convecção é um item indispensável para quem gosta de cozinhar e surpreender seus entes queridos com pratos deliciosos e originais. Infelizmente, esse tipo de equipamento tem uma desvantagem - é alto custo. Mas essa desvantagem compensa muito rapidamente, economizando tempo e energia. Com fornos elétricos equipados com convecção, você pode fazer o seguinte:
- asse pedaços grandes de carne, peixe, aves para assar uniformemente de cada lado;
- Asse grandes quantidades de mantimentos;
- fazer pratos com uma crosta aromática dourada uniforme;
- preparar pratos de pastelaria;
- vegetais secos, frutas, ervas;
- descongelar produtos.
O que eles são?
Os fabricantes modernos de eletrodomésticos para a cozinha lançam todos os anos novos e mais avançados fornos elétricos.Os ventiladores dessas unidades desempenham o papel mais importante no processo de cozimento, proporcionando agilidade e facilidade do procedimento. Os principais tipos de fornos com função de convecção são os seguintes.
- Gás, elétrico, combinado.
- Permanente separadamente e também embutido. Os fornos elétricos embutidos com modo de convecção merecem atenção especial, podem ser instalados em uma cozinha de pequenas dimensões. A técnica se encaixa perfeitamente em qualquer interior e não ocupa muito espaço.
- Com um tipo de trabalho autónomo, assim como os que estão ligados à placa.
- Mini-fornos semelhantes a microondas.
Os fornos elétricos podem usar 3 tipos de modo de convecção:
- com um ventilador especial que sopra ar em todo o forno;
- convector com circuitos de aquecimento;
- tipo úmido, o que contribui para a saturação do espaço com vapor aquecido.
Além disso, os fornos elétricos podem ser equipados com um tipo de convecção natural, característica dos modelos mais antigos, forçada e úmida, que são encontrados nas unidades modernas. A ventilação forçada é realizada por meio de um ventilador. Alguns modelos de fornos elétricos são equipados com convecção úmida conveniente com vapor. Com este modo, todo o espaço da unidade é preenchido com vapor, graças a esta oportunidade, os pratos não ficam demasiado secos, a massa sobe perfeitamente, os produtos são saudáveis e saborosos. Além disso, os modelos com grelha e espeto podem ser chamados de tipos populares desse tipo de equipamento.
O forno embutido com churrasqueira é atualmente muito procurado pelo comprador. São modelos multifuncionais de alta qualidade, muito convenientes e simples de usar.
Os fornos de convecção e espeto são compactos e atraentes, permitindo aos chefs dar vida a muitas ideias interessantes.
Como escolher?
Apesar de os fornos poderem ter diferentes fontes de energia, a maioria dos consumidores prefere os elétricos. Ao escolher este produto, você precisa estar atento a muitos indicadores. Em primeiro lugar, deve-se pensar no local onde ficará esse tipo de equipamento. O forno elétrico deve ser adequado às dimensões da cozinha e dos móveis. Se não houver espaço suficiente na sala, você deve prestar atenção ao tipo de unidade embutida. Uma opção decente com espaço limitado seria um forno de mesa com modo de convecção; esses minifornos são bastante convenientes para o transporte.
Além disso, o futuro proprietário deve determinar as funções necessárias que o móvel deve executar. Isso o ajudará a economizar dinheiro, pois você não precisa pagar a mais por funcionalidades extras. A potência do gabinete de controle é uma característica importante ao selecionar o modelo necessário. Quanto mais potente for o forno, mais rápido ele cozinha os alimentos. O indicador pode ser de 600 a 3500 W.
O consumo de energia do equipamento também não deve ser ignorado. A classe "A" é a mais econômica, enquanto a "C" possui características opostas. Em termos de volume, os fornos são grandes, médios e pequenos, por isso, se tiver de cozinhar para uma família pequena, não deve pagar a mais pelas dimensões. Também preste atenção à presença das seguintes opções:
- um termostato que define o regime de temperatura;
- tipo de convecção: úmida, forçada ou natural;
- cronômetro;
- a possibilidade de retirar a tampa superior, graças à qual o forno pode ser convertido em braseiro;
- grelha, espeto;
- colocação dos elementos de aquecimento, é melhor quando estão nas partes superior e inferior do forno;
- tipo de controle, que pode ser mecânico, tátil, eletrônico;
- conjunto completo;
- a capacidade de salvar programas;
- revestimento antiaderente.
Como usar?
Após a compra de um forno elétrico de convecção, cada usuário recebe um manual de utilização.Tendo estudado as instruções de operação, o consumidor deve seguir seus pontos. Existem também algumas regras que não devem ser violadas ao operar esta unidade.
- Se você quiser usar a função de convecção, o forno deve ser pré-aquecido. Também é necessário fazer isso ao preparar pratos como suflê, merengue ou pão.
- Usar um convetor significa cozinhar alimentos a uma temperatura mais baixa do que sem ele. Portanto, deve ser definido 20 graus menos do que o indicado na receita.
- Quando o forno estiver cheio, vale lembrar que mais tempo será gasto no cozimento, pois é mais difícil a circulação das correntes de ar.
- Se quiser cozinhar vários pratos em níveis diferentes ao mesmo tempo, vale lembrar que o tempo de cozimento pode ser diferente. Não se deve esquecer desse fato, pois os alimentos preparados anteriormente podem queimar.
- O modo de convecção é a melhor opção para cozinhar alimentos congelados sem os descongelar. Mas não se esqueça que neste caso o forno tem de ser pré-aquecido, o que demora pelo menos 20 minutos.
Atualmente, o mercado de eletrodomésticos está repleto de uma grande variedade de fornos elétricos com modo de convecção, de forma que pessoas com diferentes capacidades financeiras poderão escolher a opção ideal para si. A julgar pelas opiniões dos consumidores, os modelos Siemens HB634GBW1, Hansa FCMW58221, Bosch HCE644653 merecem destaque. Ao adquirir tal unidade, os cozinheiros poderão não apenas usar a energia elétrica de forma eficiente, mas também criar obras-primas culinárias, além de experimentar no processo de cozimento.
Para obter informações sobre as características dos fornos elétricos de convecção, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.