Forno com função micro-ondas: características, modelos, dicas de escolha
A variedade moderna de todos os tipos de receitas culinárias pressupõe a presença de um grande número de eletrodomésticos diferentes. O mesmo produto pode ser preparado não de uma, mas de várias maneiras. Infelizmente, a maioria dos apartamentos na cidade não pode se orgulhar de uma grande área de cozinha, então pode ser difícil colocar todos os eletrodomésticos necessários nela. Para economizar um espaço tão valioso nesta sala, os especialistas aconselham voltar sua atenção para os modelos que combinam as funções de dois ou mais auxiliares de cozinha ao mesmo tempo. Um desses eletrodomésticos é um forno com funções de micro-ondas.
O que é isso?
Um forno com funções de micro-ondas é um aparelho que combina 2 aparelhos de cozinha completamente diferentes num só armário. O primeiro auxilia no cozimento, estufando, assando ou secando. Como um forno convencional, funciona segundo o princípio de aquecer a superfície de pratos ou alimentos fornecendo calor de um ou mais lados. Isso é o que permite que você obtenha um recheio crocante e macio apetitoso em uma torta ou caçarola.
Por sua vez, um forno de micro-ondas é um dispositivo que usa radiação de micro-ondas. A energia eletromagnética atua diretamente nas moléculas de água dos alimentos, que são postas em movimento. Devido ao movimento das partículas, é liberado calor, que aquece a própria massa, sem aquecer os pratos e o ar ao seu redor. Isso evita situações em que a parte externa da comida começa a queimar, mas a parte interna ainda está muito fria.
Combinando esses dois princípios de operação, você obtém um forno universal que permite alternar de modo fácil e rápido e alcançar o resultado desejado. Ao mesmo tempo, a funcionalidade dos diferentes modelos em si pode ser muito diferente entre si e depende do preço, ano de fabricação e fabricante.
Vantagens e desvantagens
Para entender as razões da alta popularidade de tais dispositivos, vale a pena examinar mais de perto suas vantagens em relação aos eletrodomésticos clássicos.
- Economizando espaço... A principal vantagem de tais dispositivos é a capacidade de substituir vários eletrodomésticos de grande porte. Esta propriedade é muitas vezes decisiva na escolha, uma vez que o tamanho das cozinhas modernas não é tão grande quanto você deseja. Além disso, o próprio forno ocupa menos espaço do que a placa mais pequena. O forno combinado é frequentemente construído por baixo da placa e permite-lhe deixar espaço por baixo para uma pequena gaveta extra, que é frequentemente utilizada para guardar pratos grandes.
- A velocidade de obtenção do resultado. Cozinhar em forno de micro-ondas é muito mais rápido, pois não precisa ser pré-aquecido até a temperatura desejada. Isso economiza tempo para outras coisas mais importantes.
- Multifuncionalidade. É raro ver um modelo de tal dispositivo à venda sem quaisquer funções adicionais. Na maioria das vezes, os fabricantes estão tentando aumentar sua lista para o conforto dos compradores.
- Aquecimento uniforme. Ao cozinhar no modo micro-ondas, o risco de estragar a comida e secar demais ou queimar o prato é muito menor. Além disso, se você precisar obter uma crosta marrom dourada, pode cozinhar parcialmente a iguaria no modo de micro-ondas e, em seguida, passar para um forno normal ou até mesmo uma grelha.
Apesar de tantas vantagens, alguns compradores ainda preferem instalar aparelhos separados em suas cozinhas. Isso se deve às desvantagens de tal forno, que, infelizmente, ainda são muito significativas.
- Preço Alto. Um fogão a gás comum, e ainda mais um forno de micro-ondas, custará muito menos. Nem toda família pode pagar pela conveniência a um preço muito alto.
- Instalação complexa. É um pouco mais difícil construir e conectar um forno com funções de micro-ondas do que cada um dos dispositivos separadamente. Às vezes, isso requer a ajuda de especialistas, pois você tem que mudar a localização das tomadas ou reformar os armários da cozinha.
- Consumo elétrico. O gás custa muito menos do que a eletricidade. Além disso, um fogão comum o usa de maneira muito econômica. Os fornos elétricos de alta potência consomem muita energia e seus requisitos para a qualidade da rede elétrica são muito maiores do que os requisitos de um forno de micro-ondas separado.
- Risco de quebra. No caso de o forno quebrar, a família vai ficar sem forno e sem micro-ondas imediatamente. Reaquecer até mesmo comida pronta será simplesmente impossível. No caso de ambos os eletrodomésticos estarem disponíveis, o risco de ficar sem um almoço quente é significativamente menor.
- Tamanho pequeno... Isso é especialmente verdadeiro para fornos embutidos. Seu tamanho é tão compacto que às vezes não é possível cozinhar alimentos para um grande número de pessoas de uma vez.
Visualizações
Toda a variedade de modelos apresentados nas lojas e nos sites pode ser dividida em vários tipos, dependendo de certas características. Por exemplo, de acordo com a fonte de energia, eles são divididos nas seguintes variedades.
- Gás. Esses modelos são mais familiares para quem já tinha um fogão a gás convencional com forno. Neste caso, o modo micro-ondas funcionará apenas quando conectado à rede.
- Elétrico. Esses fornos são totalmente alimentados pela rede elétrica e, portanto, não requerem dois tipos diferentes de conexão.
Além disso, os fornos podem ser divididos com base na sua dependência do fogão.
- Dependentes. Este tipo requer um fogão acoplado. A inclusão de ambas as unidades ocorre com o auxílio de um botão, não podendo funcionar separadamente.
- Independente. Este tipo de forno é independente da presença ou funcionamento da placa. Eles são conectados separadamente e não afetam um ao outro.
E, por fim, tais eletrodomésticos podem ser classificados de acordo com o tipo de instalação.
- Integrado. O corpo do forno está escondido dentro do módulo da cozinha e as bordas laterais do forno encaixam perfeitamente nas bordas do orifício.
- Autônomo. Esses gabinetes têm uma ampla variedade de tamanhos e podem ser colocados no chão ou na mesa. Em alguns casos é possível montar em estado suspenso, mas tais gabinetes não são comuns no mercado devido ao seu inconveniente.
Avaliação das melhores modelos
Existe um grande número de anúncios na web que prometem produtos de alta qualidade a preços acessíveis. Na maioria das vezes, essas ligações exageram muito as características reais ou até mesmo escondem fraudes por trás delas. Para entender a qualidade de um determinado forno, você deve buscar feedback de compradores reais. Com base neles, uma pequena classificação foi compilada e 5 dos fornos combinados mais populares em vários segmentos de preço foram selecionados.
SIEMENS CM678G451
Um dos melhores fornos com funções de micro-ondas é considerado o modelo independente integrado CM678G451 da empresa alemã SIEMENS. Amplas oportunidades com consumo de energia muito econômico o tornam tão desejável em qualquer cozinha. É fácil de instalar e intuitivo de configurar, mesmo sem instruções. Ao mesmo tempo, essa técnica não pode ser considerada barata.
NEFF C17MR02N0
O segundo lugar do ranking é ocupado por outra empresa alemã com seu forno independente de embutir NEFF C17MR02N0.Seu preço é ligeiramente superior ao anterior / Grande volume e uma grande variedade de funções adicionais combinadas com consumo de energia econômico. A única desvantagem de tal modelo é a falta de limpeza automática, você terá que gastar seu tempo com isso.
BOSCH CMG636BS1
O terceiro lugar foi atribuído pelos compradores ao modelo CMG636BS1, também produzido na Alemanha pelo grupo de empresas BOSCH. Seu preço está no segmento médio, a técnica é fácil de usar e tem a capacidade de combinar vários modos de cozimento ao mesmo tempo. Entre as deficiências, pode-se destacar um aquecimento perceptível da caixa, o que é muito importante para os modelos embutidos. Alguns usuários também notaram a complexidade da configuração e a má adaptação dos menus no visor.
ELECTROLUX EVY 97800 AX
O armário elétrico sueco embutido EVY 97800 AX da ELECTROLUX tem o mesmo grande volume dos modelos anteriores de fornos. Além disso, seu preço é bastante acessível. O aparelho é energeticamente eficiente e possui uma função de resfriamento rápido. Ao mesmo tempo, tem menos modos de cozimento adicionais e não se limpa de contaminação por conta própria.
WEISSGAUFF OE 445 X
O quinto lugar na classificação é atribuído ao modelo turco do forno independente embutido OE 445 X da empresa WEISSGAUFF. Seu preço é baixo e a funcionalidade não difere muito dos fornos mais caros. Uma característica de tal dispositivo é uma ampla seleção de modos de cozimento automatizados que requerem apenas alguns pressionamentos de botão. O design atraente e a disponibilidade de acessórios adicionais tornam este modelo um dos mais populares em seu segmento de preço.
Infelizmente, seu poder e rigidez são um pouco mais baixos do que o resto dos líderes na classificação.
Como escolher?
Antes de procurar avaliações de compradores reais em vários fóruns, você precisa decidir sobre os principais parâmetros do futuro forno. Em primeiro lugar, você deve escolher seu tipo e, em seguida, decidir sobre as características.
Dimensões (editar)
Uma das características mais importantes de um forno é o seu tamanho. Deve ser bastante estreito para economizar espaço para os móveis da cozinha, ao mesmo tempo em que pode acomodar os pratos principais e as assadeiras. A largura padrão para esta técnica é 60 centímetros. A altura da unidade é de 40-45 cm, e o volume da câmara varia entre 35-70 litros. Quanto mais membros da família houver, maior deverá ser o forno, já que os modelos compactos não cabem em grandes assadeiras e braseiros altos.
Poder
Separadamente, a potência de um forno de micro-ondas e de um forno elétrico convencional é muito diferente. Para o primeiro, é cerca de 1000 watts e o segundo é 2500 watts. A velocidade de cozimento depende diretamente deste indicador e, portanto, quanto maior a potência do modelo combinado, menos você precisará esperar pelo almoço ou jantar. Além disso, a potência afeta o consumo de energia (quanto mais, maior é o consumo).
Recomenda-se escolher modelos com classe de consumo A, A + e A ++.
Tipo de limpeza
Qualquer dispositivo precisa de limpeza periódica da câmara interna. Esses sistemas de limpeza podem ter as seguintes modificações.
- Tipo catalítico. Neste caso, a limpeza ocorre em altas temperaturas. O aquecimento até 250 graus permite dividir as gotas de gordura congeladas, após o que podem ser facilmente removidas com um pano comum ou esponja.
- Tipo pirolítico. Este tipo de limpeza envolve literalmente queimar qualquer contaminação de alimentos a uma temperatura de pelo menos 500 graus. As cinzas e incrustações restantes são simplesmente removidas com um guardanapo comum. Essa limpeza requer filtros especiais para evitar que odores de queima entrem na sala. É por isso que é o mais caro.
- Tipo de hidrólise. Essa limpeza é realizada da maneira usual. Um prato com água é colocado no forno, o modo de aquecimento é ligado. O vapor quente resultante amolece a sujeira, após o que pode ser facilmente removido com um pano úmido.
Projeto
Independentemente de o forno estar integrado no módulo da cozinha ou isolado, deve caber no resto do interior da cozinha. O corpo e a parte externa dos fornos são geralmente feitos de aço inoxidável e vidro. No entanto, existem modelos feitos de metais oxidados ou revestidos com esmalte. Além de uma variedade de materiais, os fornos também possuem uma variedade de cores. Para escolher o dispositivo certo para a cozinha pronta, você deve seguir algumas regras simples.
- Para o estilo país é melhor escolher cores vivas com elementos de ferro fundido ou latão.
- Estilo Provença assume técnica leve de cor branca ou bege e os mesmos acessórios.
- Retro permite combinar a primeira e a segunda opções de design.
- Alta tecnologia sugere a presença de um brilho metálico ou reflexos de vidro. A cor principal é geralmente preta ou prata.
- Estilo moderno - esta é a severidade das linhas do próprio forno e elementos clássicos complexos com cachos e desenhos complexos. Ao mesmo tempo, o esquema de cores permanece em tons calmos.
Segurança
Outro dos parâmetros adicionais mais importantes na escolha de um forno são os vários sistemas de segurança.
- "Controle de gás". O sistema desliga o fornecimento de gás se o fogo do queimador estiver apagado. Isso evita desastres graves causados por explosões de gás em casa.
- Vidro laminado na porta... O número dessas camadas pode chegar a 4 peças, o que garante baixo aquecimento até mesmo da porta do forno, e não apenas do corpo.
- Bloqueio para crianças. A criança não conseguirá abrir ou ligar acidentalmente um eletrodoméstico perigoso.
- Desligamento automático no final do programa. Nesse caso, não tem medo de esquecer o biscoito assado ou o ensopado de peixe. Nada queima porque o forno pára de aquecer no final do programa.
- Desligue as microondas ao abrir. Para proteger uma pessoa da radiação eletromagnética no modo micro-ondas, o forno desliga quando a porta é aberta.
Funções adicionais
Por último, mas não menos importante, ao que você deve prestar atenção ao escolher - esta é uma série de funções adicionais que o fabricante fornece em um modelo específico.
- Grade. Com ele, você pode assar vegetais, peixes e carnes como se fossem grelhados ou no fogo. O aquecimento uniforme e, ao mesmo tempo, a formação de uma crosta estaladiça no forno - esta é a diferença entre esta função.
- Espeto. Com ele, você pode assar rapidamente até os maiores pedaços de carne, frango ou peixe. Esta função requer um motor embutido para girar o espeto.
- Resfriamento por ventilador. Alguns modelos são equipados com um ventilador especial para evitar o superaquecimento da carroceria e da porta. Ele conduz um fluxo de ar frio pelo painel traseiro e para o interior.
- Convecção. Esta função também é realizada com um ventilador embutido. Ele permite que você misture uniformemente os fluxos de ar dentro da câmara sem misturá-los. Isso permitirá que você cozinhe vários pratos de uma vez e não misture seus sabores.
- Banho-maria. Esta função será especialmente importante para aqueles que preferem monitorar sua saúde através da ingestão de alimentos. O cozimento a vapor pressupõe a ausência de gorduras nocivas e cancerígenas, que estão necessariamente presentes ao fritar e assar alimentos.
- Descongelando. O forno micro-ondas permite adicionar um modo integrado para descongelar rapidamente os alimentos. Isso é muito conveniente nos casos em que você precisa cozinhar algo rapidamente e todos os produtos estão no freezer.
- Iluminação interna. Esta iluminação permite controlar o processo de cozimento sem abrir a porta do forno. Isso é especialmente importante para aqueles que amam produtos assados fofos, pois até mesmo um biscoito simples pode cair se você colocar o ar fresco do ambiente em um forno quente durante as verificações constantes.
- Sonda de temperatura e display de informações. Alguns modelos vêm com uma sonda de temperatura interna embutida ou separada que pode ser posicionada dentro do alimento que está sendo preparado. Esse dispositivo mede a temperatura não fora, mas dentro de um pedaço de carne ou torta e transmite os dados para um display externo.
- Gerenciamento via aplicativo móvel. Os telefones modernos há muito se transformaram de meios de comunicação em dispositivos universais. E uma das funções mais recentes é o controle de todos os eletrodomésticos. Os modelos modernos de fornos permitem-lhe definir os modos de cozedura e monitorizar a sua execução, mesmo quando se encontra fora da cozinha ou apartamento.
Dimensões, funcionalidade e até mesmo design afetam significativamente o preço final do forno combinado. No entanto, a aparência e a disponibilidade de funções adicionais serão completamente sem importância se o forno decepcionar a família no momento mais inoportuno ou causar ferimentos. É por isso que a principal coisa que os especialistas não recomendam sacrificar na hora da escolha é a segurança e a qualidade da montagem do forno.
Para obter informações sobre como escolher o forno certo com função de micro-ondas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.