Posso colocar um forno ao lado da geladeira?

Contente
  1. Recomendações
  2. Por que não?
  3. Segurança
  4. Avaliações

Tornou-se moda usar móveis e eletrodomésticos embutidos. Isso economiza muito espaço, torna a cozinha ou sala de jantar mais confortável e aconchegante, o que é muito apreciado por qualquer dona de casa moderna.

Recomendações

O design do forno embutido permite colocá-lo na altura mais conveniente. No entanto, os especialistas não recomendam a instalação do forno próximo à geladeira, pois isso contradiz seu princípio de funcionamento.

As instruções para tal técnica costumam dizer que a distância entre a geladeira e o forno deve ser de pelo menos 50 cm. Em caso de não observância das condições no caso de uma situação anormal, o fabricante não assume a responsabilidade.

Por que não?

Os aparelhos não são instalados lado a lado, pois o refrigerador deve manter o interior frio, e o calor gerado pelo forno evita isso. O frigorífico funciona de forma a que o calor seja removido para o exterior através de um dispositivo especial na parede posterior. Se mais calor vier do ambiente externo, o compressor começa a trabalhar mais. Um compressor em funcionamento constante pode levar ao superaquecimento do mecanismo, o que reduz a vida útil e aumenta a quantidade de eletricidade consumida. Assim, a vida útil do refrigerador é significativamente reduzida.

É muito importante que haja uma distância de 50 cm perto da geladeira justamente para a circulação do ar: graças a isso, a superfície do aparelho não superaquece.

O mesmo pode ser dito do forno. Por outro lado, o efeito do calor externo no forno provoca um aumento da temperatura interna, pelo que um forno sobreaquecido pode começar a acender, o que por vezes pode originar um risco de incêndio.

Outro fator que fala da necessidade de evitar a proximidade de dois dispositivos é a deformação. Com o tempo, as paredes da geladeira podem ficar amarelas, as peças de plástico podem rachar e mudar de formato. A aparência ficará obscura, então você terá que mudar a técnica, o que novamente acarretará em despesas não planejadas.

Segurança

Todas as geladeiras têm classes climáticas, o que significa que o aparelho pode ser projetado para funcionar em ambientes mais quentes ou mais frios. Se a geladeira pertencer à classe ST, ela funcionará normalmente em temperaturas de até 38 graus e o aquecimento de um fogão ou forno não irá danificá-lo particularmente. Por outro lado, o refrigerador percebe o aumento da temperatura ambiente como um sinal de ação - aumenta a potência do compressor e passa a funcionar no máximo. Como resultado, tudo dentro dele permanece normal, mas há mais ruído e mais consumo de energia. E se ao mesmo tempo o refrigerador de dois compressores pode baixar os graus apenas no congelador, então o refrigerador de um compressor irá "congelar" todas as câmaras, o que pode levar à formação de gelo.

Caso não haja outra saída e as dimensões da cozinha não permitam separar a geladeira do fogão, você ainda pode colocar a geladeira perto do forno. Vamos considerar como fazer isso corretamente.

Eletrodomésticos embutidos

Além do forno embutido parecer mais atraente, é dotado de melhor proteção térmica. Os fabricantes desses fornos tornam a proteção contra o calor externo mais confiável.Dependendo do modelo e da marca, é usado papelão resistente ao calor ou uma camada de isolamento comum como isolamento. Os modelos com portas de vidro triplo também desempenham um papel importante no isolamento do calor do ambiente externo. Além disso, os modelos modernos são equipados com ventilador e função de desligamento de emergência, o que torna o uso desses aparelhos ainda mais seguro.

Por sua vez, o refrigerador embutido no conjunto de cozinha não só ocupa pouco espaço e se encaixa perfeitamente no interior, mas também fornece isolamento térmico: uma camada protetora não permite que o ar quente penetre no interior do aparelho. Neste caso, não será tão perigoso colocar aparelhos próximos a ele a uma curta distância, pois o refrigerador embutido também não é privado de isolamento térmico, graças aos painéis de acabamento adicionais. Portanto, neste caso, a distância mínima entre o forno e a geladeira deve ser de no mínimo 15 cm.

Equipamento doméstico autônomo

Uma questão completamente diferente quando se trata de eletrodomésticos autônomos. Aqui já é necessário observar rigorosamente a distância entre eles de 50 cm. Neste caso, o espaço entre estes dispositivos pode ser ocupado pela superfície de trabalho - neste caso, deve-se ter o cuidado de isolar a transferência de calor para o ambiente externo .

Se simplesmente não houver outras opções para instalar eletrodomésticos, você precisa cuidar do isolamento entre os eletrodomésticos. A maneira mais fácil e econômica é instalar uma divisória de móvel comum entre esses dois aparelhos - a parede do módulo da cozinha caberá perfeitamente com o papel de um separador, ou é recomendado colocar um armário estreito entre os aparelhos em que panelas e potes podem ser armazenados, por exemplo. Assim, não haverá troca de calor entre os dispositivos, o que significa que o risco de superaquecimento também está excluído.

Outra maneira de dividir a técnica é cubra a parede da geladeira, que contornará o forno, com material isolante térmico especial ou papel alumínio. O filme laminado ou izolon tem uma propriedade reflexiva: o material refletirá diretamente o calor e impedirá o aquecimento das superfícies. E pelo fato de não permitir a penetração de calor de fora, como resultado, será possível excluir o superaquecimento de ambos os dispositivos.

Se você seguir essas dicas, a geladeira e o armário podem muito bem ficar próximos um do outro. Se você cuidar inicialmente do isolamento correto, poderá colocar com segurança um refrigerador e um armário ao lado dele, sem se preocupar com a vida útil do equipamento e a segurança dos aparelhos.

Avaliações

Se nos basearmos nas opiniões dos proprietários de eletrodomésticos encastrados, podemos concluir que tais dispositivos estão equipados com isolamento térmico de elevada qualidade, o que permite instalar com segurança eletrodomésticos próximos uns dos outros.

Os proprietários de aparelhos autônomos afirmam que as altas temperaturas não afetam as paredes de metal do refrigerador se os aparelhos estiverem muito próximos uns dos outros. Ocorreram consequências como tinta amarelada, peças de plástico rachadas e deformação das vedações de borracha. Muitos usuários também notam que a proximidade excessiva de eletrodomésticos, se o forno fosse literalmente "apoiado" na geladeira, causava muitos transtornos no funcionamento.

Como colocar um forno e uma geladeira em uma pequena cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário