Tomadas do forno: como escolher e instalar?
Para que os dispositivos funcionem por muito tempo e sem interrupções, e você tenha a certeza de sua segurança e confiabilidade, é necessário conectar o equipamento corretamente. Este artigo explicará como escolher a tomada e a fiação do forno.
Qual deve ser a saída?
A ligação da placa e do forno à corrente terá êxito se escolher os cabos e tomadas correctos que vão ao encontro dos seus requisitos específicos. Eles são adquiridos levando-se em consideração a potência dos dispositivos especificados na documentação. Para encontrar a amperagem para a qual o soquete será avaliado, você precisa dividir a potência do dispositivo pela tensão da rede... O resultado obtido é acrescido de 5 unidades para resseguro. As placas operam em 220 V e 380 V, com corrente de 25 A ou 32 A.
Dispositivos muito poderosos podem exigir um soquete de 40A.
A primeira pergunta que surge dos compradores ao instalar o equipamento: é possível ligá-lo a uma tomada comum. Alguns fornos são de baixa potência (até 3,5 kW). Eles funcionam a partir de uma tomada padrão. Para um forno deste tipo, são adequados um cabo de 220 V e uma tomada de 16 A. Os painéis elétricos têm uma potência de 3,6-7 kW. Esta técnica requer uma linha elétrica separada. Neste caso, a tomada está equipada com uma tomada de 32 A. O plugue não está incluído no pacote, portanto, deverá ser adquirido separadamente.
Um forno embutido que opera a 3,5 kW requer uma tomada trifásica de 20 A. É capaz de garantir o funcionamento de equipamentos com capacidade de 3,6 a 7 kW. Se um plugue trifásico não estiver incluído, você também deve comprar um. Os soquetes e plugues de tais dispositivos são projetados para fornecer aterramento, portanto, possuem mais de 3 pinos. Conectar um dispositivo não aterrado anula a garantia do equipamento e representa uma ameaça à saúde dos usuários.
Não há necessidade de instalar uma tomada especial para um quadro elétrico embutido conectado a um painel. Para tal técnica, uma linha de energia comum é exibida. Se os dois dispositivos forem independentes, serão necessários dois soquetes. Os dispositivos terão pontos de montagem de painel independentes e cabos separados. Você precisará de uma caixa suspensa para montar o soquete. Suas características devem corresponder à amperagem. Para um soquete de 20 A, o plugue e a caixa da unidade devem ser idênticos. As caixas de soquete são projetadas para arranjos ocultos e ao ar livre.
Não é recomendado comprar componentes baratos por razões de segurança. Um produto de baixa qualidade pode derreter, causar curto-circuito ou instalação incorreta. O soquete do euro deve ter "peças internas" de cerâmica. Este material é capaz de suportar altas cargas de longo prazo. A montagem externa de soquetes é normalmente usada em edifícios de madeira, onde a fiação também é aberta. Essa instalação é realizada para proteger os residentes de um incêndio. Os soquetes internos são colocados em concreto aerado, tijolo, paredes de blocos.
Requerimentos gerais
Antes de comprar um forno e uma placa, é atribuído um determinado lugar para eles na cozinha. É feito um furo na bancada para o painel embutido. Um nicho especial na mobília é organizado para o gabinete. Ao instalar o forno, não distorça o dispositivo. Para fazer isso, verifique o nível da superfície em que o dispositivo ficará.Se o forno for colocado torto, isso causará aquecimento desigual e rápido desgaste do equipamento, a ocorrência de avarias.
Verifique se entre o aparelho e as paredes da mobília existem as lacunas são de pelo menos 5 cm, e entre a parte inferior do dispositivo e o nicho - cerca de 7-9 cm. Ao planejar a localização de novos equipamentos, leve em consideração que a coifa e a abertura de ventilação devem ficar próximas ao forno, de preferência acima dele.
Quanto à conexão, a instalação segue os requisitos descritos a seguir.
Para a bifurcação
Às vezes, o forno ou fogão vem com um garfo. Este elemento pode ser recolhido ou sólido. Não é recomendado remover o plugue, caso contrário, se o dispositivo quebrar, você terá o serviço de garantia negado. Nos modelos mais recentes, o plugue de instalação geralmente está ausente. Isso se deve ao fato de que em alguns países o dispositivo pode ser conectado a diferentes tipos de tomadas, portanto, não é aconselhável equipá-lo com nenhum tipo específico.
O plugue do fogão ou forno elétrico é selecionado levando-se em consideração o consumo de energia do aparelho. Por exemplo, se a placa tem 5 kW e durante os cálculos você descobriu que precisa de uma tomada de 32 A, então você precisará de um plugue com os mesmos parâmetros. O número de pólos corresponde ao número de fases (mais zero e contatos de terra). Os plugues são adquiridos levando em consideração os parâmetros da rede. Para dispositivos potentes (acima de 3,5 kW), um de 220 ou 380 volts é adequado.
Para a fiação
A segurança e durabilidade dos dispositivos dependem diretamente da qualidade e da escolha correta da fiação. Se as linhas forem antigas, elas devem ser substituídas por novas de cobre. Ao instalar os cabos, considere os seguintes fatores:
- a fiação é conectada à caixa de junção usando um dispositivo de desligamento de proteção;
- use cabos de três ou cinco núcleos;
- você pode ligar um forno com potência inferior a 3,5 kW em uma tomada normal apenas se a fiação for de cobre e tiver uma seção transversal de pelo menos 2,5 mm²;
- para linhas de energia dedicadas, escolha cabos VVGng ou NYM;
- a fiação de cobre de 4 mm² fornece 5,9 kW de potência e tem um diâmetro de 2,26 mm, um cabo de 6 mm² possui 7,4 kW e tem um diâmetro de 2,76 mm;
- linhas de energia separadas não são combinadas com tomadas convencionais ou linhas de iluminação.
Para o cabo
Um cabo com três condutores condutores de corrente é usado para fornecer uma tensão de 220 V. Ele é capaz de suportar o funcionamento de eletrodomésticos com vários parâmetros de potência (3-10 kW). Para isso, são montados soquetes de 16 A, 32 A ou 20 A, dependendo das características dos dispositivos. Se o equipamento for conectado a uma rede de 380 V, será necessário instalar um cabo de cinco núcleos com seção transversal de 2,5 mm². Com esse fio, você pode fornecer uma carga de até 16,4 kW.
Os requisitos adicionais são incombustibilidade, isolamento duplo e resistência à umidade.
Para o disjuntor
Para proteger o cabo conduzido de cargas, você precisará de um disjuntor. A máquina é selecionada dependendo da seção transversal e do número de núcleos da fiação de cobre. Para equipamentos potentes, é recomendável comprar um disjuntor de classe 32C. Para dispositivos com uma carga de até 3,5 kW, uma máquina automática para 25 A é adequada, acima desta potência - para 40 A.
Local e regras de instalação
Antes de instalar as tomadas, deve-se analisar o espaço da cozinha, pois não deve haver pia, ralo e canos de água por perto. Não pode fazer uma tomada imediatamente atrás da parede do forno (pode aquecer lá em cima), monte-a acima do nível da bancada. De acordo com os padrões europeus, uma altura de 15 cm acima do nível do chão é ideal. No entanto, você não deve interpretar essa recomendação literalmente. Normalmente, eles partem das condições e objetivos existentes. O melhor local é a área da parede abaixo da superfície de trabalho, se houver acesso normal a ela. Eles também tentam colocar a tomada longe da geladeira, do fogão. Essas medidas reduzem o risco de curto-circuitos.
Alguns eletricistas sugerem não instalar tomadas separadas, mas ligar o forno ou painel usando um cabo de extensão.Não siga esse conselho, pois pode criar situações de risco de incêndio. O bem-estar de todos os membros da família depende da correta conexão do equipamento elétrico.
Diagramas de conexão
Dependendo das características da rede elétrica doméstica, é feita uma distinção entre conexões monofásicas, bifásicas e trifásicas. Para determinar o tipo de conexão e as classificações dos dispositivos, você precisa consultar as instruções de operação. O diagrama de fiação também pode ser impresso na superfície do dispositivo próximo ao bloco de terminais.
Fase única
Depois de conectar o cabo tripolar, não é difícil conectar o forno ou fogão à linha, vai demorar um pouco. Neste caso, cada um dos 3 fios é conectado aos contatos correspondentes do soquete. A fase e o núcleo zero estão ligados aos dois externos (não importa qual deles está à esquerda ou à direita). O terminal de aterramento é conectado ao terminal de aterramento. Geralmente está localizado no meio. Em seguida, a moldura e a tampa decorativa são instaladas.
Sem plug
O fio do forno deve ser protegido, fixado com uma ponta e conectado aos contatos do plugue adquirido. Coloque o aterramento verde no pino do meio e a fase e zero nos laterais. Prenda o fio com uma braçadeira. Monte o garfo. Para excluir um erro, não basta focar apenas na cor do isolamento dos fios. Melhor olhar embaixo da caixa de terminais do forno e verificar onde estão as rédeas. Se os terminais não puderem ser vistos sem quebrar o selo de garantia, use um testador de multímetro.
Muitos modelos de placas de fogão são equipados com um cabo que possui 4 condutores (terra, zero e duas fases), e existem três deles na casa. Em tal situação, o dispositivo deve ser conectado de uma determinada maneira. Abra a tampa do terminal. Encontre uma tomada de aterramento. Um jumper para duas entradas está localizado nas proximidades. Combine as duas fases L1 e L2 (preto e marrom). Deslize-o sob o jumper e aperte os contatos.
Ao conectar, use apenas o condutor marrom, isole o preto.
Bifásico
Se o apartamento tiver cablagem quadrifásica, como no aparelho, não deverá haver problemas de ligação. Basta juntar as cores correspondentes. Os fios com isolamento preto e marrom são fases, o azul corresponde a zero, o aterramento é verde. É mais difícil se a placa estiver equipada com um cabo de cinco ou seis fios. Em seguida, será necessário combinar duas fases e, se necessário, dois neutros.
Trifásico
O sistema trifásico é normalmente utilizado à escala industrial e em estabelecimentos de restauração. Neste caso, a conexão ocorre de acordo com um determinado esquema. O neutro é colocado em cima, o aterramento em baixo e os fios de fase são colocados no centro. O pedido correspondente deve estar no ponto de venda.... Se o equipamento também incluir um cabo de 4 fios, uma fase do plugue não pode ser usada. Assim, o mesmo não se aplica à tomada.
Erros comuns
O erro mais comum de fiação é conectar modelos de instrumentos trifásicos à fiação elétrica monofásica. Em seguida, alguns dos queimadores são bloqueados, seus indicadores mostram o calor residual. Portanto, antes de prosseguir com a instalação do plugue, leia atentamente a documentação fornecida com a técnica.
Acontece que o painel conectado pára espontaneamente e começa a funcionar. A instalação pode não ser o problema.
Esses problemas às vezes são causados pela entrada de água nos sensores, pelo pressionamento acidental de qualquer tecla, pelo funcionamento do bloqueio para crianças.
Engenharia segura
Antes de instalar o aparelho, certifique-se de que a eletricidade está desligada no disjuntor de entrada. Certifique-se de observar o código de cores dos fios. Antes de conectar a fiação, certifique-se de que ela seja adequada para a carga atual.
No próximo vídeo, você está aguardando a instalação e conexão do forno.
O comentário foi enviado com sucesso.