Ligar o forno e a placa à corrente

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Escolha de cabo e máquina
  3. Métodos de fiação
  4. Esquema
  5. Tecnologia de conectividade

Todos querem que os aparelhos mais avançados e convenientes sejam instalados na cozinha, o que simplificará muito o processo de cozimento e permitirá que você o faça o mais rápido possível. A cada dia surgem no mercado modelos cada vez mais avançados de placas e fornos, que se diferenciam pela funcionalidade única. No entanto, a conexão de tais equipamentos requer habilidades e conhecimentos especiais, portanto, você precisa ser extremamente cuidadoso durante o processo de instalação.

Regras fundamentais

Para não duvidar da resistência e durabilidade da conexão, é necessário saber instalar corretamente um fogão ou forno elétrico. Entre os pontos que merecem atenção, há vários prioritários.

  • A placa só deve ser instalada na presença de uma ligação à terra de proteção. Você pode determinar sua presença usando a contagem usual de contatos no plugue, dos quais deve haver um número ímpar. Por exemplo, se tais aparelhos de cozinha estiverem conectados a uma rede de 220 V, o número de contatos será 3, e para uma rede trifásica de 380 V - 5. Se a instalação ocorrer em apartamentos antigos, o aterramento nem sempre é fornecido lá, portanto, antes da instalação, você terá que colocar um cabo separado e conectá-lo à rede pública.
  • Se o consumo de energia do equipamento utilizado não for superior a 3,5 kW, será necessário instalar o cabo de alimentação separadamente... O fato é que nos apartamentos modernos costuma-se usar fiação padrão, que não é capaz de suportar essa tensão. Isso pode causar superaquecimento e risco de incêndio.
  • Se um cabo separado for colocado, não é recomendável sobrecarregá-lo com outros dispositivos elétricos.... A solução ideal é instalar uma proteção automática do circuito.

Escolha de cabo e máquina

Para que o forno selecionado funcione totalmente, você precisa escolher o cabo correto para fornecer eletricidade ao dispositivo. Se estiver usando um dispositivo com potência não superior a 3,5 kW, você pode escolher um cabo normal de 3 núcleos.

O forno deve estar conectado exclusivamente por meio de uma transmissão automática separada, que pode estar localizado no quadro de distribuição ou deve estar próximo ao aparelho elétrico. Se o apartamento estiver em reforma, você pode cavar as paredes e passar um cabo separado.

E se a reparação já estiver concluída, o cabo pode ser colocado numa calha de plástico para não prejudicar o aspecto do interior.

Depois de escolher o cabo, você pode selecionar os soquetes mais adequados. Pelo método de instalação, eles são divididos em 2 tipos.

  • Externo, a instalação é realizada no plano da parede. Uma vantagem distintiva de tais modelos é a comodidade de seu uso, já que o assentamento é feito pelo método aberto. Além disso, tais tomadas são a única solução para ambientes com alto índice de umidade, pois proporcionam um excelente nível de segurança. Existem modelos especiais no mercado que se distinguem por um alto grau de proteção contra umidade e poeira.
  • interno, cuja instalação ocorre em caixas de encaixe especiais.Essas saídas são extremamente populares em casas de alvenaria e também são a única solução para paredes com acabamento em gesso cartonado.

Você pode conectar o cabo ao plugue e ao soquete das seguintes maneiras.

  • O núcleo deve ser solto do isolamento em 0,5 cm e apertado com um parafuso.
  • Limpeza do condutor do isolamento em 1,5 cm e posterior prensagem. Este método é considerado o mais adequado, pois proporciona uma área de contato mais ampla.

Se o núcleo do cabo contiver um grande número de fios finos, ele precisará ser processado com um ferro de solda ou tubo de latão. Quanto à saída, deve ser montada a uma curta distância do fogão, mas ao mesmo tempo vale a pena cuidar para que nenhum líquido entre nela durante o processo de cozimento.

Não deve instalar este elemento em locais de difícil acesso, pois em caso de avaria dificultará o acesso.

Métodos de fiação

Os fios para o forno elétrico ou fogão podem ser encaminhados separadamente. Se pretende realizar todo o trabalho com as próprias mãos, então é melhor cumprir as normas de segurança e seguir rigorosamente as normas estabelecidas. Se o forno e a placa consumirem muita eletricidade, cada elemento precisará ser conectado a um fio separado. É recomendável usar os mesmos cabos e plugues, o que simplificará muito o processo de conexão. Se necessário, passe o cabo ao longo das paredes, eles podem ser escondidos usando uma caixa especial.

Esquema

A ligação correta do forno embutido e da placa deve ser realizada apenas de acordo com as normas de construção. Segundo eles, a conexão só pode ser feita radialmente. Isto significa que a alimentação da placa deve ser fornecida por um cabo separado, que será ligado directamente ao quadro eléctrico. Em nenhum caso você deve conectar outros eletrodomésticos e eletrodomésticos a este cabo.

Já o diagrama de conexão desses dispositivos em apartamentos modernos, costuma incluir o uso de uma fase em 220V. Se se trata de uma casa privada, então a instalação de um sistema trifásico seria aqui uma solução mais racional, devido ao qual, durante o funcionamento dos queimadores, a carga será distribuída uniformemente em três fases ao mesmo tempo.

Alguns especialistas aconselham, para uma distribuição mais segura e uniforme da carga, montar o riso em duas fases, zero e terra.

Tecnologia de conectividade

A instalação de um forno eléctrico e placa de fogão é um processo extremamente exigente que requer competências e conhecimentos especiais. A tecnologia de conexão é a seguinte. Em primeiro lugar, você precisa verificar em que voltagem o aparelho doméstico funcionará e estudar as instruções do fabricante - eles geralmente recomendam a melhor forma de se conectar.

O manual do usuário de qualquer fogão elétrico moderno inclui informações sobre como conectar o dispositivo. Dependendo do tipo, as placas podem ser instaladas em redes 220V e 380V, mas o forno só pode ser instalado em 220V. O bloco de terminais é montado com jumpers na fábrica, o que simplifica muito o processo de conexão.

Agora você pode instalar a máquina em um quadro elétrico, do qual um cabo separado será instalado no futuro. A amperagem geralmente é calculada de acordo com a carga. O mais difícil é instalar a placa, o que exigirá ferramentas como furadeira, serra de vaivém, chave de fenda, faca e ferramentas de cálculo.

A instalação competente de um fogão elétrico inclui as seguintes etapas.

  • Marcando o orifício para o dispositivo. Usando uma régua, você precisará medir o comprimento e a largura do fogão para instalá-lo corretamente no lugar. A maneira mais ideal de medir é usar um modelo especial que pode ser feito de papelão comum.Alguns modelos de placas em sua configuração contêm um gabarito semelhante.
  • Criação de nicho. Para isso, você pode usar brocas com um diâmetro de pelo menos 10 mm. Quanto ao tipo de broca, tudo depende do material da base do móvel. É melhor escolher brocas projetadas para trabalhar madeira.

Ao instalar a placa de cozinha, você precisará dos conhecimentos mais simples no campo da engenharia elétrica. Em primeiro lugar, você precisa entender as características de design do dispositivo e levar em consideração todas as recomendações do fabricante durante o processo de instalação. A placa, independentemente do seu tipo, deve ser conectada com um cabo de quatro núcleos. Deve ter muito cuidado com uma placa de indução, que tem características próprias e distintas.

  • Com antecedência, você deve preparar as ferramentas e materiais que serão necessários para a instalação do dispositivo.
  • O próprio processo de conexão deve ser iniciado com uma linha elétrica da caixa de distribuição e, em seguida, proceder à instalação de uma caixa de soquete. Para que tudo chegue ao nível mais alto, você precisa selecionar corretamente a altura.
  • No próximo estágio, você precisará levar o cabo até a blindagem, para a qual você definitivamente deve usar um disjuntor. Além disso, não devemos esquecer os loops de terra, que são um dos elementos mais importantes.

Se a placa for instalada em rede monofásica 220 V, recomenda-se a utilização de jumpers de cobre ou opcionais em latão. Antes de conectar o dispositivo, é melhor desenhar um circuito que atenda a certas condições. Os modelos integrados independentes são muito mais fáceis de conectar à eletricidade do que os sólidos.

Importante! Ao conectar uma placa de indução, é imperativo observar o emparelhamento dos fios - o não cumprimento desta regra pode causar um incêndio.

Assim, o processo de ligação do forno e da placa comporta muitos nuances e regras, cujo cumprimento garante o correcto funcionamento do aparelho e a segurança durante a sua utilização. O mais importante ao conectar à rede elétrica é escolher os cabos corretos com a seção transversal necessária, colocá-los corretamente e instalar apenas uma máquina de alta qualidade.

Para obter informações sobre como conectar corretamente o forno e o fogão à rede elétrica, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário