Conectando o forno

Contente
  1. Regras de conexão
  2. Posso ligar a uma tomada normal?
  3. Como conectar a rede corretamente?
  4. Engenharia segura
  5. Erros

Cozinhar é um dos momentos mais importantes e cruciais que permite a uma pessoa manter a sua atividade vital. Hoje, são diversos os aparelhos que permitem cozinhar alimentos para todos os gostos, levando em consideração certas características de uma determinada pessoa ou família. O forno (forno) nos ajuda a assar alimentos e a preparar uma delícia culinária saudável e saborosa. Vamos falar sobre um assunto tão importante como conectar o forno.

Regras de conexão

Se o apartamento tem uma voltagem de 220 V, então conectar o aparelho não será problema. Se uma opção semelhante de 380 volts for implementada na sala, será necessário usar fornos combinados que possam operar nessa tensão. A instalação é melhor realizada em uma cozinha em um apartamento onde haja uma tomada especial para tal dispositivo. Mas aqui você precisa ter uma linha elétrica dedicada.

De acordo com a categoria de fiação, você deve selecionar um determinado tipo, marca ou seção transversal do fio que fornece eletricidade. Se a instalação for realizada de forma externa ou oculta, então a determinação do condutor da força de transporte deve ser realizada. A seção de 2,5 milímetros deve ser substituída por 3,5 milímetros, pois os fabricantes produzem modelos modernos com potência de no mínimo 3,5 quilowatts.

É importante observar que o ramal que fornece a alimentação do forno elétrico deve possuir disjuntor próprio. Sua potência deve ser calculada levando-se em consideração a corrente consumida pela técnica. Normalmente falamos de um indicador de 16-20 A. Mas se, juntamente com o forno, for necessário utilizar a mesma placa, então a seleção da máquina deve ser feita com base na potência total de ambos os dispositivos.

É imprescindível que haja aterramento, pois disso dependerá a segurança do uso de tal dispositivo. Em edifícios privados não existe esse problema, mas em apartamentos de um edifício antigo acontece que não existe ligação à terra.

Então você tem que fazer isso sozinho, puxando um núcleo de fio adicional para dentro da blindagem comum, que está localizada na entrada, e conectando-o a qualquer elemento de metal.

A instalação e a conexão subsequente de um forno elétrico não diferem em nada da instalação de um análogo a gás. Outra coisa a fazer é equipar o cabo do forno com um plugue. Mas tudo é simples aqui - o cabo geralmente é de três núcleos e o fio amarelo de três será aterrado. Deve ser conectado ao terminal de aterramento e os outros 2 aparafusados ​​aos outros dois terminais. A crimpagem dos contatos deve ser bem feita para que não aqueçam e o isolamento do fio não derreta. Caso contrário, isso pode causar um curto-circuito.

E a última etapa da instalação será verificar a operabilidade do dispositivo e iniciá-lo no modo inativo. Ligue o forno, verifique a indicação, aqueça. Quando tiver certeza de que todos os elementos de aquecimento estão ativos, você precisa operar o dispositivo com potência total. O termômetro deve ser ajustado para uma temperatura de cerca de 160 graus e os lubrificantes internos, aplicados na fábrica, devem ser queimados.

Posso ligar a uma tomada normal?

Muitas pessoas que se deparam com a conexão de fornos elétricos estão interessadas na capacidade de conectar tal dispositivo a uma tomada comum, que antes era usada para uma chaleira ou micro-ondas. Isso é permitido, mas está sujeito a três condições:

  • o soquete deve ter a forma de um fio de cobre com três núcleos e seção transversal de pelo menos 2,5 metros quadrados. milímetros;
  • o próprio forno deve ter uma potência de no máximo 3,5 quilowatts;
  • no quadro de distribuição, uma máquina simples com divisor térmico deve ser substituída por uma solução diferencial com tensão nominal não superior a 16 amperes.

Certas dificuldades e inconvenientes podem ser devido à terceira condição. Normalmente, muitas pessoas possuem uma máquina automática para 16-25 amperes montada em todo o conjunto de tomadas e uma máquina para iluminação no apartamento. Se a máquina de tomada for substituída por uma versão diferencial de 16 A e o forno estiver conectado, será quase impossível usar outros aparelhos elétricos enquanto o forno estiver funcionando e os alimentos estiverem sendo preparados.

Mas aqui você já tem que escolher - ou não fazer nova fiação, não instalar uma tomada separada, ou escolher a opção de conveniência e conforto. Deixar uma simples metralhadora modular no escudo não vale a pena. A instalação de uma nova tomada para o forno deve ser efectuada a não mais de 0,9 metros do chão.

O ponto mais importante aqui será a facilidade de uso. Além disso, a tomada não deve estar localizada diretamente atrás do forno.

Como conectar a rede corretamente?

Agora vamos falar sobre como conectar corretamente todo o sistema à eletricidade com suas próprias mãos. Primeiro você precisa escolher o tamanho correto do fio. Ora, um forno elétrico é uma técnica "não glutona", que tem uma potência de cerca de 3-4 quilowatts. Mas um estoque é sempre necessário, então o gabinete deve ser conectado a uma linha dedicada com uma seção transversal maior do que aquela em que o disjuntor está localizado. A melhor opção seria uma seção transversal de 6 milímetros quadrados.

Se você escolher um cabo desse tipo, ele suportará com calma uma carga contínua de 10 quilowatts. Nessa linha, não será supérfluo colocar uma proteção automática do grupo C32. Mas o estoque aqui será sólido.

Se o dispositivo tem uma potência inferior a 8 quilowatts, você pode instalar um cabo com uma seção transversal de 4 mm e fornecer um estabilizador de tensão do tipo C25. A economia será maior e a confiabilidade não diminuirá. Se você precisar aumentar a segurança, quando precisar conectar esse dispositivo por conta própria, poderá usar disjuntores de 2 polos. Se funcionarem, desligarão não só a fase, mas também o zero, o que é muito importante na hora de romper o isolamento. O fio é geralmente usado por VVGng ou NYM. Os parâmetros serão 3 x 4 ou 3 x 6.

Agora vamos direto para a conexão. Digamos imediatamente que conectar um forno elétrico é muito mais fácil do que uma solução combinada. A ligação deste tipo de equipamento pode ser efectuada de várias formas: opção monofásica, bifásica ou trifásica. Se a rede elétrica tiver tensão de 220 V, a opção monofásica será a melhor solução. Na maioria das vezes, estamos falando sobre essa configuração e, portanto, vamos considerá-la.

Após a instalação do armário embutido na parede da cozinha, retire o painel traseiro, onde está indicado o diagrama de ligação elétrica. Determine a posição do aterramento e do cabo de alimentação.

Se repentinamente não houver aterramento, você não deve tentar instalá-lo sozinho, mas convidar especialistas da organização de fornecimento de energia.

Muitas casas são conectadas com um cabo de três núcleos. Para conectar corretamente o forno elétrico à rede, pode-se utilizar jumpers especiais de cobre com seção transversal de pelo menos 6 milímetros, localizados na caixa de distribuição. Agora vamos falar especificamente sobre o diagrama de conexão:

  • os parafusos numerados de 1 a 3 são unidos por uma barra marcada com a letra L;
  • mais uma conexão será para os parafusos 4-5 com a letra N;
  • e o parafuso restante com as letras PE é usado para a ligação à terra.

Os fios devem ser posicionados assim:

  • marrom será a fase que se conecta aos terminais L1-3;
  • azul escuro - fixado nos números 1 e 2;
  • verde - aterramento que vai para o terminal correspondente.

Depois de concluir todos os procedimentos de instalação e conexão necessários, verificamos o funcionamento do dispositivo. Se não aparecer faísca ao ligar a energia elétrica, não houver fumaça ou cheiro estranho, o LED funciona bem, isso significa que tudo está conectado corretamente de acordo com as instruções de fábrica.

Engenharia segura

Agora vamos falar um pouco sobre as regras de segurança quando a versão embutida do forno é conectada. Deve-se ter cuidado não apenas durante o trabalho com fiação elétrica, mas também quando é precisamente a conexão de um forno embutido ou separado que é realizada. Em primeiro lugar, estamos falando de segurança pessoal.

Dado o facto de o forno eléctrico ter um consumo de energia bastante elevado, é necessário efectuar uma cablagem eléctrica adicional por baixo, utilizando um fio não danificado e não deformado com secção transversal condutora que conduzirá uma corrente de 2,5 ou 4 milímetros quadrados.

Mas isso será relevante se você tiver que trabalhar com um forno cuja potência exceda 3,5 quilowatts.

A ligação do condutor condutor de corrente deve ser efectuada exclusivamente através de uma máquina separada, onde seja fácil ligar também a placa, que é alimentada por corrente eléctrica. A própria máquina, que vai funcionar em casa, deve ser selecionada em função do valor de toda a carga que lhe é fornecida, e adicionar em outro lugar 10% a este indicador.

Para que o uso subsequente de tal dispositivo seja seguro, o aterramento deve ser feito corretamente. E se a casa for particular, isso não será um problema. Mas se estamos falando de uma sala em um prédio de apartamentos que foi construído há várias décadas, então aqui você terá que aterrar um núcleo separado ao barramento de um painel elétrico comum. Se estivermos falando de uma técnica de potência não muito alta, de até 3 quilowatts, e a fiação da casa for muito boa e suportar totalmente as cargas, então as tomadas comuns de euro podem ser usadas para instalar fornos.

Erros

Deve-se dizer que se a conexão for realizada por um não especialista, o risco de vários problemas e erros durante o funcionamento do forno aumenta significativamente. Vejamos os problemas mais comuns com essa técnica. Uma delas é que o forno sempre desativa a máquina. Pode haver várias razões para isso.

  • Talvez, ao mesmo tempo que este dispositivo, outros eletrodomésticos sejam incluídos na rede, o que simplesmente aumenta a carga na rede. Você pode tentar desligá-los.
  • O problema pode ser que a tensão na rede salte. Portanto, o RCD é acionado.
  • Devido a um isolamento de fio quebrado, a corrente elétrica pode fluir para a caixa do dispositivo. Em seguida, o forno entrará em curto se o cabo principal for danificado.
  • O plugue, o próprio cabo ou a tomada, onde o dispositivo está conectado, tem danos físicos.
  • O seletor de energia também pode falhar. Um sinal disso será o funcionamento da máquina após algum tempo de funcionamento do dispositivo.
  • Se houver problemas com os elementos de aquecimento.
  • Se o ventilador quebrar e o forno esquentar demais.

Outro problema comum é que o dispositivo não aquece. Primeiro, você precisa excluir problemas triviais como quebra de um filtro de energia, mau funcionamento de um cabo de extensão, quebra de um soquete, falta de voltagem na rede, falha do cabo de alimentação, quebra do plugue em si, e assim por diante. Depois disso, você deve tocar os elementos do dispositivo para determinar a localização da avaria. Como regra, o mestre encontrará o problema na unidade de controle do dispositivo, na chave de força ou ao verificar os elementos de aquecimento.Via de regra, o problema reside no último caso. Também pode ser causado por fiação defeituosa.

Outro problema bastante comum é o superaquecimento de um forno elétrico. Normalmente, há um mau funcionamento do termostato. Mas tal problema só pode ser eliminado por um especialista que tenha o equipamento adequado em mãos. Acontece também que o aparelho esquenta muito do lado de fora. Neste caso, muito provavelmente, falaremos sobre um mau funcionamento dos ventiladores de resfriamento. Um especialista resolverá esse problema em uma hora.

Existem também outros problemas de funcionamento. Por exemplo, o forno simplesmente não liga. Em seguida, você deve verificar o fornecimento de tensão para o aparelho elétrico. Ou seja, às vezes os motivos do mau funcionamento do forno podem ser uma simples queda de energia ou problemas na tomada. Também acontece que o cabo simplesmente queima. Especialmente frequentemente, esse problema ocorre quando o comprimento do cabo é longo, ele queima em algum lugar que é inacessível externamente ao usuário. Se ocorrer um problema, verifique imediatamente a integridade do cabo em todos os lugares.

Também acontece nos modelos modernos que se aparecer uma microfissura na porta em algum lugar, isso quebrará a rigidez da estrutura. Portanto, se ocorrer um problema, você deve inspecionar com muito cuidado a integridade da porta do dispositivo. Outro erro comum que os usuários enfrentam é um sensor de temperatura quebrado. Este elemento é de extrema importância, pois protege do fogo os móveis que circundam o forno.

Se o dispositivo estiver muito quente, o sensor receberá essa informação e desligará o dispositivo automaticamente. Muitas vezes acontece que esta peça simplesmente emperra e precisa ser substituída.

Outro motivo que pode causar qualquer erro é o mau funcionamento da placa de controle. Digamos imediatamente que esta placa não pode ser reparada, ela apenas precisa ser substituída. E você não deve tentar consertá-lo, porque após a soldagem ainda não funcionará por muito tempo no modo normal. De referir que ligar o forno é um processo bastante responsável, que deve ser abordado com toda a seriedade. Você não deve tentar fazer uma conexão se não tiver conhecimentos básicos na área de engenharia elétrica, então é melhor entrar em contato com um especialista. E com esse conhecimento, conectar o forno não será difícil literalmente em algumas horas.

Além disso, isso economizará dinheiro ao atrair um especialista e proporcionará a oportunidade de ganhar experiência no assunto.

No próximo vídeo, você encontrará a conexão do forno.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário