Mini forno: características e regras de seleção

Contente
  1. Características e princípio de funcionamento
  2. Modelos populares
  3. Regras de seleção
  4. Dicas de uso

A técnica utilizada nas cozinhas é muito diversificada. E cada espécie tem parâmetros específicos. Só depois de lidar com todos eles, você pode fazer uma escolha impecavelmente correta.

Características e princípio de funcionamento

Um miniforno (ou, em outras palavras, um forno elétrico compacto) é quase tão popular quanto os fogões elétricos a gás. Mas um resultado positivo depende da seleção cuidadosa de um modelo específico. Em comparação com as placas de pleno direito, esses produtos são visivelmente mais compactos. O tamanho do fogão é determinado pela capacidade da câmara de trabalho. Projetos com compartimento de aquecimento de 8 a 10 litros poderão alimentar apenas 1 comedor.

Mas as modificações projetadas para 40-45 litros, pelo contrário, serão capazes de satisfazer as necessidades de uma família bastante numerosa e de vários convidados ao mesmo tempo. O forno em miniatura é alimentado por eletricidade e não possui fontes de chama aberta. No entanto, o perigo de choque elétrico não pode ser ignorado. Os desenvolvedores desta técnica invariavelmente tentam fornecer um design decente, experimentam estilos. O seguinte é usado no acabamento frontal de fornos em miniatura:

  • superfícies de metal;
  • plástico preto;
  • plástico branco;
  • copo.

Esse produto é multifuncional. Nele, você pode preparar uma variedade de pratos a seu critério, além de reaquecer alimentos. Não há razão para que você deva se limitar a preparar alimentos à base de farinha. Claro, isso se traduz em um aumento nos preços. Mas para as pessoas que amam as tarefas domésticas, esse pagamento adicional é bastante racional. O miniforno contém um gerador infravermelho. Ele se espalha pelos painéis superior ou inferior. Às vezes, eles são ajudados pelas paredes laterais. Elementos de aquecimento embutidos são usados ​​para aquecimento. Os designs mais avançados permitem ajustar a intensidade da corrente que passa por cada elemento de aquecimento.

Isso torna a torrefação de carnes, aves ou peixes mais uniforme. Mas deve-se ter em mente que tal solução não permite, finalmente, suavizar a não homogeneidade do efeito dos raios de calor. O ajuste acaba sendo ineficaz ou desperdiçando muito tempo livre. Para realmente lidar com o problema, a convecção artificial é usada. Para isso, é utilizado um ventilador, que garante o aquecimento uniforme do ar.

Esta solução técnica tem vantagens importantes. A uniformidade da ação do calor exclui completamente a queima de alimentos. É claro que, ao preparar alimentos complexos e caprichosos, os requisitos da receita devem ser estritamente observados. Além disso, o tempo total de cozimento pode ser reduzido. Para quem está constantemente ocupado com trabalhos culinários ou se preparando para uma grande festa, isso é extremamente importante.

Modelos populares

No segmento de baixo custo, minifornos da Delta, Maxwell... Marcas caras de miniforno Rommelsbacher, Steba também provou ser o melhor. Eles até parecem marcadamente caros, o que é extremamente importante para a decoração das instalações.

Mas você terá que pagar muito pelo W500. Além disso, o forno não é iluminado por dentro. E mais uma nuance - o cuidado só é possível com o uso de detergentes especiais. Uma alternativa decente pode ser considerada Panasonic NU-SC101WZPE... A singularidade deste recuperador deve-se ao facto de poder funcionar no modo vaporizador. Como resultado, torna-se possível preparar alimentos saborosos e saudáveis ​​que atendam aos mais rígidos padrões dietéticos.Muitas vitaminas são armazenadas em alimentos processados. O modo de convecção tradicional também é benéfico. O recuperador está equipado com um amplo display com excelente detalhe. Uma capacidade de 15 litros é suficiente para quase todos os consumidores. As seguintes vantagens são observadas:

  • risco zero de queimaduras;
  • variação na intensidade do bombeamento de vapor;
  • simplicidade de controles;
  • bloqueio de segurança para crianças.

Mesmo os problemas que eram inerentes aos primeiros minifornos (mau humor excessivo) agora foram resolvidos com sucesso. Mas na categoria de preço médio, você deve prestar atenção a Redmond skyoven... Este recuperador possui um controle remoto. O importante para quem gosta de cozinhar é o volume interno de 35 litros. A vontade de ocupar este nicho é evidenciada pela presença de 16 programas de fábrica concebidos para pratos diversos.

A característica única do produto é a presença do módulo Bluetooth. Um espeto resistente está incluído no conteúdo da entrega. O modo de convecção acelera o cozimento. O início atrasado é possível. Existe um programa de cozimento de alimentos (calculado para 10 horas). A câmera é iluminada por dentro. Os custos de eletricidade são relativamente baixos - apenas 1,6 kW. Mas é preciso ter em mente que uma grande porta de vidro esquenta muito. E nem todo smartphone pode controlar o forno. Seu software deve atender aos requisitos mais recentes.

Se precisar de um miniforno com cafeteira, dê preferência à Barra de Café da Manhã GFgril. Possui funcionalidades muito ricas. O dispositivo substitui com sucesso:

  • máquina de café por gotejamento;
  • forno;
  • assadeira grelhada.

Todas essas partes podem atuar ao mesmo tempo. Portanto, as possibilidades de cozinhar estão se expandindo. Os elementos removíveis são fáceis de limpar. O aquecimento por cima e por baixo é realizado no interior do armário. O produto se destaca pela leveza e baixo custo, porém, o forno é reduzido à força (o que não é animador). Com a cafeteira embutida, você pode preparar 3 ou 4 xícaras de café forte e brilhante de uma só vez. Depois de cozido, o frasco pode esquentar por um tempo. Salsichas grelhadas, ovos mexidos e até vários vegetais são bons. A assadeira removível tem um revestimento antiaderente. Portanto, a limpeza é muito simplificada.

Modelo Rolsen KW-2626HP equipado com um sistema de convecção decente. Apesar do mesmo equipamento em comparação com os produtos de fabricantes mais populares, este fogão é barato. A empresa não busca lucrar com o nome, pelo contrário, se preocupa o máximo possível com a qualidade dos produtos. A unidade tem capacidade para 26 litros. Além do forno, este volume inclui uma placa de pequeno porte.

Os consumidores observam que o case é bem feito e resistente. A variedade de funções satisfaz as necessidades básicas das pessoas. Mas às vezes surgem problemas devido ao posicionamento desconfortável das alças. E o corpo pode ficar muito quente muito rapidamente. Se você precisa escolher um forno em miniatura muito potente, você deve optar pelo Steba KB 28 ECO. Este aparelho possui uma câmara de trabalho com volume de 28 litros. O consumo atual chega a 1,4 kW. Cozinhar leva relativamente pouco tempo. Os especialistas observam que esta é quase uma solução ideal para uma família de tamanho médio. Você pode manter o aquecimento predefinido por um longo tempo, mantendo o prato assado em um nível uniforme.

O cronômetro facilita o controle do cozimento. Vidro duplo resistente ao calor é inserido na porta. O caso está bem pensado. Portanto, o próprio forno e os dispositivos próximos não superaquecem. Mas o espeto da grelha é excessivamente pequeno, mas o custo do dispositivo é muito alto.

Regras de seleção

A principal nuance que só permite escolher o miniforno certo é a rejeição do “charme da marca”. Não é o rótulo formal do dispositivo que importa, nem mesmo o país de origem, mas sobretudo as características técnicas. Em primeiro lugar, preste atenção à capacidade da câmara de trabalho. Quem já tem forno ou fogão de pleno direito deve optar por um fogão com compartimento com capacidade para 10-15 litros. O grupo de preço médio geralmente inclui fornos elétricos projetados para 15-25 litros. Portanto, produtos com volume igual ou superior a 60 litros só podem ser utilizados em grandes restaurantes e estabelecimentos similares. Não há nenhum ponto específico em usá-los em casa. E tal técnica dificilmente se encaixa na definição de um forno em miniatura.

Atenção: você não pode presumir que um fogão muito espaçoso pode resolver todos os problemas. Pelo contrário, pode ser difícil colocar o dispositivo no local designado e economizar energia.

Os fabricantes de equipamentos de aquecimento para uso doméstico equipam os seus produtos apenas com aquecedores de potência estritamente definida. Não será possível adquirir um fogão elétrico com câmara de 9 l, equipado com um aquecedor de 2 kW. Nem deve pensar que alta potência é sempre bom. Pelo contrário, se a receita de um determinado prato for projetada para determinados parâmetros, o aquecimento excessivo pode violar os parâmetros exigidos. No entanto, não é aconselhável perseguir equipamentos muito baratos.

Às vezes, esses dispositivos nem mesmo possuem os controles mais simples. Quanto mais funções auxiliares, mais eficaz é o miniforno na vida quotidiana. Para escolher o dispositivo certo e não pagar a mais por opções desnecessárias, é necessário esclarecer com antecedência quais receitas serão utilizadas principalmente. Então ficará claro quais parâmetros operacionais devem ser guiados. A opção de mudança de temperatura suave é muito útil.

Se esta opção estiver disponível, então você pode usar o miniforno não só para assar, mas também para as receitas mais caprichosas. Acima e abaixo da radiação deve ir ao assar carne ou peixe. Nestes casos, o aquecimento potente é importante, mas apenas sob a condição de exposição uniforme. Você pode se limitar ao aquecimento "superior" se imitar grelhar ou preparar farinha. É necessário reaquecer um forno em miniatura somente na parte inferior da câmara quando um prato pronto estiver esquentando.

A coordenação de qualquer função sem um painel de controle é obviamente inútil. Ao aumentar a funcionalidade, os desenvolvedores são simplesmente forçados a complicar o sistema de controle. Nos modelos mais avançados, sensores ou sistemas eletrônicos são usados ​​em vez de interruptores rotativos. No entanto, a tecnologia de precisão é muito cara. Além disso, o controle mecânico tradicional permanece e continuará sendo a solução mais confiável por muito tempo. Na maioria das vezes, um miniforno tem as seguintes funções auxiliares:

  • aquecer alimentos na hora;
  • descongelação de produtos e refeições inteiras retirados da geladeira;
  • leite fervendo.

Alguns fornos são fornecidos com queimadores localizados na lateral horizontal do gabinete. Essa solução aumenta a versatilidade do produto. Torna-se possível cozinhar um prato no forno e outro com o auxílio de um queimador. Um revestimento especial das superfícies internas pode ser de grande benefício. A finalidade da sua aplicação é aumentar a resistência ao forte calor e ao estresse mecânico na lavagem de eletrodomésticos.

Na opinião de profissionais e consumidores experientes, o mais seguro é ter um fogão em que a porta gire no eixo vertical. Importante: para a segurança das crianças, vale a pena adquirir minifornos com a chamada janela fria. O resultado final é que uma camada de revestimento com condutividade térmica mínima é montada por dentro. Esses designs são ainda melhores em termos de proteção contra queimaduras do que os produtos com vidros duplos. Recomenda-se verificar o comprimento do cabo de rede embutido.

Formalmente, é perfeitamente possível ligar o recuperador através de um cabo de extensão. No entanto, essa solução cria inevitavelmente uma comutação. Como resultado, mais energia é consumida e os contatos são aquecidos. Importante: se for comprado um forno em miniatura para fazer café da manhã e uma boa alimentação durante o dia, preste atenção ao modelo com cafeteira.

Apesar disso, guias especiais sobre as grades são úteis.Tais elementos proporcionam comodidade e segurança de instalação, remoção de bandejas. Nesse sentido, as guias telescópicas são as mais adequadas. Suas contrapartes de treliça são menos práticas e provavelmente irão desaparecer de cena em breve. O sistema telescópico é autoalimentado. Portanto, a retirada da assadeira ocorre sem contato direto com o espaço aquecido.

Atenção: uma característica muito boa de um miniforno é a presença de uma palete. Se gordura, várias migalhas e coisas semelhantes entrarem no elemento de aquecimento, ele irá falhar rapidamente. No entanto, alguns fabricantes não utilizam paletes e não prevêem a sua disponibilidade. Quanto às bandejas, deve haver pelo menos 2 delas (com profundidade diferente). Grelhas e espetos são encontrados em quase todos os lugares. Esses elementos são muito valiosos para os amantes de carne torrada crocante. Se você quiser transformar o fogão em uma espécie de braseiro, deve estar equipado com uma tampa superior removível. Esta solução garante contaminação zero do eletrodoméstico. E mais uma nuance - os benefícios impressionantes dos queimadores; sua presença permite que você expanda significativamente as capacidades do cozinheiro.

Tratando-se dos modos, deve-se dar preferência aos minifornos projetados para a faixa máxima de temperatura. Alguns pratos requerem fogo muito alto, enquanto outros são desnecessários. Você não precisa perseguir a luz de fundo de propósito. Mas se for, esse é um bom motivo para comprar esse dispositivo. Falando sobre a funcionalidade dos minifornos, não se pode deixar de mencionar que eles estão cada vez mais próximos dos fornos de microondas.

Existem fornos de micro-ondas com uma imitação de forno e fornos em miniatura com função de micro-ondas. Alguns deles são rebaixados, o que permite aproveitar ao máximo o espaço da cozinha. Mas uma solução ainda mais popular é um forno de indução em miniatura. Acontece que é muito mais prático e conveniente do que os antigos aparelhos a gás e até mesmo elétricos. Suas vantagens indiscutíveis serão:

  • baixo consumo de corrente;
  • Segurança contra incêndios;
  • aquecimento rápido;
  • risco mínimo de queimaduras.

Tudo isso é conseguido graças a um design especial - usando o efeito de indução eletromagnética. Uma bobina de cobre está escondida sob a camada de vitrocerâmica. A corrente que flui através dos loops induz oscilações secundárias que colocam os elétrons em movimento em materiais ferromagnéticos. Se os pratos forem feitos desse tipo de material, eles vão aquecer, embora os próprios fornos e suas partes permaneçam frios.

Mas no miniforno de indução, apenas podem ser usados ​​utensílios de cozinha com um design especial. Os recipientes que anteriormente eram usados ​​para cozinhar alimentos a gás não são adequados. Mas se todas as condições forem atendidas, o resultado atenderá plenamente as expectativas dos consumidores. Se você precisa de um forno 3 em 1, então faz sentido prestar atenção ao GFBB-9 já desmontado. Inclui forno, grelha e cafeteira de qualidade; é apropriado focar no mesmo conjunto ao procurar outro modelo adequado.

Dicas de uso

Quando o miniforno é ligado pela primeira vez, é provável que surja um cheiro desagradável e até mesmo fumaça. Isso é completamente normal. As peças revestidas com graxa protetora de transporte são simplesmente aquecidas. Recomenda-se usar a estufa pela primeira vez em modo inativo. O tempo de operação é de 15 minutos, ou até que a fumaça pare de sair. Apenas fornos completamente resfriados podem ser limpos. Se eles não forem completamente resfriados, você pode arruinar a técnica. Para a limpeza, é permitido o uso de detergentes suaves. Máquinas de lavar louça são permitidas, mas apenas com água limpa. É estritamente proibido lavar minifornos e tabuleiros, outros acessórios com misturas abrasivas.

Para informações sobre como escolher um miniforno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário