Como escolher a mobília do forno?

Hoje, a escolha de muitos consumidores não recai mais em fornos combinados, mas separadamente em um forno embutido e no mesmo fogão. Ambos os equipamentos individuais não podem funcionar isoladamente - presume-se que serão construídos em uma espécie de armário ou caixa, o que permitirá a conexão de todos os móveis da cozinha e ajudará a manter um estilo único de decoração do ambiente. Você pode pegar um armário para um forno em uma loja, encomendá-lo para artesãos contratados ou até mesmo fazer você mesmo, mas primeiro você precisa descobrir como fazê-lo.

Tipos de módulo

Tecnicamente, a forma mais fácil de obter a caixa do forno perfeita é chamar especialistas que saibam como as dimensões dos móveis dependem das dimensões do próprio forno, compreendem todas as subtilezas e, em geral, montam a caixa à volta do móvel existente. Nos outros dois casos, a tarefa torna-se um pouco mais complicada - deve ser claramente entendido o que estamos procurando ou iremos coletar.

Muitas vezes, o fogão e o forno, mesmo adquiridos separadamente, ainda são costurados com a ajuda de móveis, por assim dizer, em uma única estrutura de piso. O resultado lembra um fogão clássico de uma só peça com a diferença de que também pode ser embutida uma prateleira extraível na estrutura, que ficará localizada no nível do subsolo, elevando o forno, ou entre este e o fogão. As vantagens dessa abordagem são a economia significativa no espaço da cozinha e a dependência de proprietários de quase todos os tamanhos. No entanto, também há desvantagens: nem sempre é conveniente chegar a um forno baixo e existe até o risco de a dona de casa não gostar de assar simplesmente porque é inconveniente para ela fazê-lo.

Uma das principais vantagens de um forno independente é que pode ser utilizado totalmente separado da placa.

Nessas condições, você pode ter certeza de que o acesso a ela é extremamente conveniente - para isso, a técnica pode ser colocada em um estojo separado, que será elevado aproximadamente ao nível do peito. A solução mais simples seria instalar a estrutura em um estande com gavetas, embora assim o acesso a elas seja mais difícil. E você pode até pendurar o estojo na parede, tendo-o previamente fixado de forma segura.

Deve-se ter em mente que na hora de comprar um armário, mesmo que ele caiba no tamanho, mas não seja feito especialmente para guardar o forno nele, será necessário calcular outras modificações no móvel. Independentemente do tipo de fonte de alimentação, o forno exigirá acesso às comunicações - uma tomada elétrica ou um cano de gás, e os orifícios para tal devem estar estritamente no lugar certo. De tudo o que foi exposto, podemos concluir que a fabricação independente (ou pelas mãos de artesãos sob encomenda) da estrutura será uma solução muito mais prática.

Cálculo de dimensões

Escolhendo uma mesa de cabeceira ou indo projetá-la você mesmo, você deve começar pelas dimensões do próprio forno. Por isso, é preferível decidir primeiro a técnica, para só depois proceder à escolha do móvel, já que os artesãos vão montar um armário de acordo com o tamanho do forno, mas dificilmente farão o inverso.

Curiosamente, o conceito das dimensões padrão de um forno embutido pode diferir dependendo do país. Por exemplo, no Ocidente, a largura típica de tal equipamento é considerada de 90-120 cm, mas para o mercado interno com nossas cozinhas minúsculas, os fornos normalmente são fornecidos com uma largura não superior a 60 cm, mas também há os muito minúsculos - até 45 cm.

A altura geralmente não é padronizada de forma alguma.Por precaução, é feito aproximadamente de modo que a placa acima do forno fique aproximadamente ao nível da parte inferior da mão, de modo que a altura média pode ser chamada de cerca de 85 cm.

A profundidade da maioria dos modelos também permite alguma variação, geralmente entre 50 e 55 cm.

Se de repente você já tem uma mesinha de cabeceira e só falta encontrar um bom forno para ela, não se preocupe principalmente com a busca pela compatibilidade perfeita. Na verdade, a nova técnica não precisa caber exatamente no tamanho do estojo - o principal é que ela se encaixa normalmente e, se possível, não fica muito pendurada. Em teoria, você poderia optar por um forno ainda menor. Deve-se lembrar que suas dimensões máximas permitidas são medidas não ao longo dos lados externos da caixa, mas ao longo dos lados internos, após o que, apenas no caso, pelo menos alguns centímetros devem ser subtraídos de cada um dos indicadores. Responsavelmente, você deve abordar a medição do próprio dispositivo - certifique-se de que pelo menos nas laterais, acima e abaixo dele não haja partes salientes que você não levou em consideração ao fazer as medições.

Autoprodução

Se o dono da cozinha está acostumado a trabalhar com as mãos e tem certas habilidades com madeira, não será mais difícil para ele montar um estojo para um forno de qualquer tipo do que uma mesa comum. Essa decisão afetará menos o orçamento familiar, em média leva cerca de três horas para montar um armário do zero.

Materiais e ferramentas

Para não se distrair no processo, antes de começar a trabalhar, você deve estocar tudo o que precisa. Como o principal material usado para as paredes, você pode usar compensado comum de 18 mm de espessura, mas para a bancada (especialmente se você não planeja embutir o fogão nela), bem como para o fundo, você deve escolher materiais de madeira, não mais fino do que 30 mm. Se você ainda não está pensando nas complexidades do projeto da cozinha como um cômodo integral, de todas as cores de materiais, dê preferência à nogueira - esses consumíveis são os mais fáceis de encontrar, embora sejam normalmente percebidos a olho nu e se encaixam bem na maioria dos interiores neutros .

Se o design também pressupõe a presença de uma gaveta, certifique-se de adquirir um conjunto de guias para ela.

Para evitar que a caixa fique diretamente no chão, você pode comprar suportes de plástico para móveis. Complete todos os itens acima com bons parafusos auto-roscantes - e o conjunto de materiais está pronto. Quanto às ferramentas necessárias, costumam ser encontradas à revelia em qualquer casa onde mora um homem que sabe trabalhar com madeira. Tecnicamente, a unidade mais difícil é uma chave de fenda, todas as outras ferramentas são extremamente simples: uma serra para cortar madeira, uma fita métrica ou régua para medições e um lápis para marcar.

Desenhando

Um erro comum ao fazer seus próprios móveis é acreditar que a estrutura montada é muito simples para sequer fazer um desenho para ela. Na verdade, você simplesmente precisa esboçar um diagrama aproximado da caixa acabada e não se esqueça de indicar todos os tamanhos das peças individuais. Se o projeto se revelar bastante complicado e for impossível avaliar todos os seus detalhes de um ângulo, não tenha preguiça de fazer um ou mais desenhos que mostrem os futuros móveis de um ângulo diferente.

Se você não monta os móveis de forma profissional e no dia a dia, é melhor não se apressar para fazer um desenho e sua execução. Pessoas experientes aconselham os iniciantes a fazerem um desenho muito antes da montagem e corte das peças, para que então, com a mente renovada, mais uma vez avalie o quão corretamente foi feito. Ao verificar o diagrama, certifique-se de verificar a correspondência de todos os parâmetros para que a estrutura tenha a forma retangular correta.

Observe que até mesmo os locais de futuros fixadores devem ser marcados no desenho.

Ao calcular as dimensões exatas, não se esqueça que está começando pelas dimensões do forno. Meça levando em consideração todas as partes salientes e acrescente pelo menos 1 cm a cada parâmetro - esta margem garante que o equipamento caiba no móvel. As dimensões resultantes são internas; para calcular as externas, você também deve levar em consideração a espessura das paredes adjacentes. Portanto, se a largura do forno for de 560 mm, a largura interna da gaveta deverá ser de pelo menos 570 mm. Neste caso, o tampo da mesa ficará nas paredes laterais, e se cada uma delas tiver 18 mm de espessura, então a largura total do tampo da mesa será de pelo menos 606 mm - e desde que se encaixe perfeitamente e não se projete .

Outro detalhe importante é a ventilação. Por melhor que seja o isolamento térmico do forno, não se esqueça que em funcionamento pode aquecer até mais de 200 graus e no modo de autolimpeza alguns modelos são aquecidos até 500 graus. Para que o equipamento não aqueça tanto e não crie perigo para o fone de ouvido e outros móveis ao redor, a caixa não deve ser feita envolvendo-o firmemente por todos os lados. Deixar um espaço maior entre a parede do forno e a parede do armário não prejudicará o design da cozinha, mas aumentará a vida útil do forno. A parede posterior de tal armário muitas vezes não é feita, em geral, se houver, você pode fazer os móveis mais profundos, mas não atingir a parte inferior da parede posterior para que haja uma abertura para o acesso do ar.

O ideal é fazer um desenho depois de estudar as instruções do forno adquirido.

Ele pode conter informações específicas sobre a distância que outros objetos devem ser removidos do dispositivo de trabalho, e isso ajudará a calcular corretamente todas as dimensões.

conjunto

Quando o desenho com as dimensões de todas as peças estiver pronto e verificado várias vezes, pode-se proceder ao corte do compensado em pedaços do tamanho desejado. Tendo recebido o conjunto de peças necessário para a futura caixa, certifique-se de aplicar marcações em cada uma delas, que indicarão a localização da possível instalação de fixadores. É assim que marcam não só os locais de aparafusamento dos parafusos, mas também as zonas de fixação das guias das caixas. Quando a marcação estiver pronta, "experimente" as partes umas com as outras e certifique-se de que todos os cálculos estejam corretos e todos os nós se encaixem.

Em seguida, as peças de contraplacado artesanal são equipadas com as adquiridas: as guias são aparafusadas às paredes da moldura junto ao local da futura caixa com parafusos auto-roscantes, e as pernas são fixadas no fundo, contando em média 5 cm de distância. as bordas para o centro. Depois disso, o fundo é colocado com uma borda, nesta posição é mais fácil fixar as paredes laterais nele. As paredes laterais são aparafusadas com parafusos auto-roscantes o mais firmemente possível, os fechos devem ser embutidos - para que você não se machuque no futuro.

Certifique-se de que todos os cantos têm 90 graus, após o que a tampa pode ser aparafusada.

Se fosse um estojo separado para um forno independente, resta montar a gaveta (se tal for previsto no desenho) e colocá-lo junto com o próprio forno nos seus devidos lugares - é aqui que os móveis estão prontos. Se também fosse necessário montar uma placa nesta estrutura, temos outra etapa de trabalho para a qual precisaremos de ferramentas adicionais - uma furadeira e um quebra-cabeças.

Meça o comprimento exterior e a largura da placa, como no caso do forno, acrescente alguns milímetros às dimensões de cada lado. Determine o centro da tampa da caixa, meça a partir dele de forma que o futuro orifício fique a uma distância uniforme de todas as bordas. Não se apresse em cortar a tampa - primeiro, desenhe os contornos do futuro orifício com um lápis e mais uma vez certifique-se de que eles se encaixam bem na superfície da bancada.

Use uma broca para fazer um orifício na madeira para passar a serra de vaivém pelo tampo da mesa para novos cortes. Lembre-se de que todo o diâmetro do futuro furo deve estar dentro do contorno delineado, caso contrário você terá que aumentar suas dimensões para obter o quadrado perfeito da ranhura.Em seguida, insira a lima de unha e recorte cuidadosamente o espaço para instalação da placa ao longo do contorno desenhado.

Quando a abertura estiver pronta, experimente inserir a placa nela.

Se de repente a abertura for muito pequena, expanda-a, mas se o fogão encaixar normalmente, você pode lixar as bordas com uma lixa - isso irá minimizar a probabilidade de ferimentos ao usar utensílios de cozinha. Os fechos especiais são normalmente fornecidos com a placa, com os quais deve fixar o dispositivo com segurança dentro da ranhura. Verifique se a placa está bem segura aplicando uma certa força e se os utensílios da cozinha estão a aguentar e não a balançar, então a gaveta do forno feita por si está pronta.

Como instalar móveis de forno na cozinha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário