Escolhendo um forno elétrico de mesa
Um forno elétrico de mesa em muitas situações torna-se uma verdadeira salvação para seus usuários. Compacidade e mobilidade, cumprimento das funções básicas exigidas, possibilidade de adquirir um modelo com queimadores na parte superior - tudo isso explica a popularidade deste tipo de tecnologia.
Vantagens e desvantagens
Um forno elétrico de mesa oferece muitas vantagens, a mais importante delas é a portabilidade. A unidade portátil é fácil de movimentar pelo apartamento, por exemplo, mudando o desenho da cozinha, e na hora de se deslocar, basta carregá-la para um automóvel de passageiros. Não se esqueça de mencionar a facilidade de instalação: o plugue está na tomada - e o forno está pronto para ser usado. Devido ao seu pequeno tamanho, o forno adapta-se bem mesmo a uma pequena cozinha, e quando não está a ser utilizado desloca-se para uma loggia ou despensa. Obviamente, um forno de mesa é um dispositivo mais ecologicamente correto do que um a gás.
Algumas amostras são equipadas com queimadores na parte superior, o que permite que você use o forno também como fogão. Tal decisão ajudará muito uma jovem família sem dinheiro extra ou residentes em um apartamento comunitário. Outros dispositivos também possuem um espeto, o que simplifica muito o procedimento de preparação de aves.
Uma gama bastante ampla de temperaturas possíveis torna possível implementar uma variedade de receitas usando todos os ingredientes possíveis. O espaço interno aquece uniformemente até o estado necessário.
O forno de mesa é frequentemente equipado com um sistema de desligamento automático para simplificar todo o processo de cozimento.
Quanto às desvantagens, também estão presentes no forno elétrico. O principal é o consumo de energia, principalmente no caso de uso frequente. Se o modelo consumir uma pequena quantidade de energia, então, provavelmente, a comida terá que ser cozida por muito mais tempo, o que aumentará o consumo de energia como resultado. As paredes externas do forno aquecem rápida e fortemente, portanto, é fácil se queimar durante o funcionamento. Para alguns usuários, a dependência de energia elétrica também é uma desvantagem, pois se ela for desligada, será impossível usar o forno.
Também vale a pena mencionar que nem todos os modelos possuem iluminação interna e outros recursos úteis. Se você deseja montar um modelo de mesa em um móvel de cozinha, você também terá que pensar sobre um sistema de segurança contra incêndio ou fornecer refrigeração para as paredes.
Qualidades funcionais
Um forno elétrico básico de mesa é responsável por cozinhar alimentos em uma temperatura definida por um período de tempo especificado. A temperatura é seleccionada premindo botões, movendo as alavancas ou usando sensores, e a duração da cozedura é determinada através do temporizador. No entanto, o gabinete moderno, portátil e compacto, tem uma série de outras funções. Por exemplo, uma unidade separada com convecção permite criar circulação dentro da área de trabalho e, assim, tornar o aquecimento mais uniforme. O grelhador permite cozinhar carnes e vegetais de uma forma invulgar.
O pequeno espeto melhora a qualidade da carne ou das aves que estão sendo cozidas, assando-as uniformemente. A sua partida é realizada graças à presença de um motor elétrico autônomo. Finalmente, a função microondas permite reaquecer rapidamente alimentos prontos, bem como descongelar alimentos retirados do congelador.A unidade electrónica cria uma oportunidade única de fixar na memória do forno os parâmetros de funcionamento de um determinado prato, o que significa que no futuro irá simplificar significativamente o seu processo de preparação.
Funções adicionais
Nem todo forno de mesa tem funções adicionais, então você deve estar preparado para que os modelos mais multifuncionais acabem sendo os mais caros. Os amantes do cozimento apreciarão a adição de guias. Esses detalhes simplificam muito a retirada da travessa acabada da área de trabalho, tornando o processo absolutamente seguro. O forno de mesa pode ter controle de ebulição, indispensável no preparo de refeições líquidas. Os modos de refogar e cozinhar também expandem a gama de possibilidades de cozimento. A porta com dobradiças facilita a utilização do forno.
A placa, já referida anteriormente, permite utilizar o forno como fogão normal.
Como escolher?
A escolha de um forno elétrico de mesa baseia-se, em grande medida, nas suas características técnicas. O mais importante é a potência do forno adquirido, pois depende se será possível ligá-lo à rede, bem como quanta eletricidade é necessária para o funcionamento do aparelho. Embora os armários elétricos possam ter diferentes capacidades, as unidades com indicadores de 2 a 3,5 quilowatts são consideradas as mais adequadas. É essa energia que permitirá que você use uma rede elétrica padrão e aqueça a câmara a uma temperatura que permita cozinhar alimentos. A classe de energia determina a capacidade do dispositivo de funcionar com eficiência usando eletricidade.
Para entender qual é a classe de um determinado modelo, basta olhar a cor e a designação da letra, que estão indicadas no painel de instrumentos, bem como em seu passaporte técnico. A classe de maior eficiência energética é chamada de "A", que, por sua vez, possui gradações. Um indicador como as dimensões de um forno elétrico também é importante. Os modelos mais compactos são mais adequados para chalés de verão - ocupam pouco espaço, mas não podem ser usados regularmente.
Para uso doméstico, é melhor levar dispositivos maiores.
Avaliação dos melhores
Atualmente, existe um grande número de fornos elétricos compactos no mercado. Os mais populares são Scarlett, Maxwell, Steba, Simfer e outros.
O Kitfort KT-1703 é um modelo multifuncional muito original que combina não só o forno em si, mas também uma placa de fogão com dois queimadores. As partes giratórias que ajustam o dispositivo são colocadas na lateral. São feitos de material termo-isolante, por isso não sobreaquecem durante o funcionamento e não causam desconforto.
A temperatura máxima possível é de 230 graus. O modelo possui as capacidades de descongelação, convecção, cozedura e grelhados. O espeto incluído facilita o preparo das aves. O volume do forno é de 30 litros e o temporizador máximo é de 120 minutos. Este modelo, de acordo com análises de usuários, não tem desvantagens.
O Sinbo SMO 3672 tem um volume significativo de até 46 litros, o que permite cozinhar mais de três quilos de carne ao mesmo tempo. O calor é direcionado para os alimentos de baixo e de cima. A temperatura é definida de 50 a 320 graus usando as alavancas giratórias. O cronômetro está equipado com um indicador luminoso para sua conveniência. O modelo consome 1500 watts, o que é bastante baixo para um gabinete elétrico de mesa.
Três modos principais de operação permitem que você execute todas as funções necessárias. Como um belo bônus, o modelo tem uma assadeira e uma gradinha. Não há desvantagens específicas para este modelo.
Smile TKO 2403 é considerado o menor tipo de forno, mas ao mesmo tempo desempenha várias funções. Este dispositivo é utilizado como torradeira, micro-ondas e forno convencional. O volume do gabinete é de apenas 8 litros, mas em princípio será suficiente para uma pessoa. Três modos de aquecimento permitem processar alimentos de maneiras diferentes, combinando grelhar, assar e assar. O aparelho está equipado com um tabuleiro para bolos e um tabuleiro especial para a queda de migalhas. O cronômetro pode ser definido apenas para um quarto de hora. A limpeza do forno é extremamente simples - basta usar um detergente e um guardanapo. A desvantagem deste modelo é seu baixo consumo de energia - apenas 800 watts.
O Endever Danko 4010 é bastante compacto, mas permite inúmeras receitas. O cronômetro funciona por exatamente duas horas e sinaliza o fim do cozimento com som e cor. Existem três métodos principais de aquecimento disponíveis: superior, inferior e combinado. No forno, será possível ajustar o regime de temperatura de 60 a 230 graus. Os elementos de aquecimento são feitos de aço inoxidável.
A câmara tem um volume de 32 litros e é fácil de limpar. A potência é de 1750 watts. O cabo do medidor permite que você coloque o dispositivo compacto no local mais conveniente. O conjunto inclui uma grelha e uma assadeira. Este modelo não tem desvantagens.
O Steba KB 27 U. 3 está equipado com uma função de convecção, uma grelha inferior e uma grelha superior que podem funcionar separadamente e em simultâneo. O volume do forno é pequeno - apenas 20 litros, o que é suficiente, por exemplo, para assar pratos com diâmetro de 28 centímetros. A porta com dobradiças facilita a limpeza do equipamento. O vidro duplo resistente ao calor proporciona o dobro da eficiência do forno. A temperatura possível varia de 100 a 250 graus.
A unidade é controlada por meio de alavancas rotativas. O cronômetro funciona por uma hora. O convetor acelera o cozimento, distribuindo uniformemente o ar aquecido. A potência do dispositivo é de 1500 W.
Gefest PNS 420 K 19 possui um par de queimadores com diferentes diâmetros. Em uma cozinha pequena, isso é uma grande vantagem, pois permite que você use até mesmo utensílios de qualquer tamanho ao mesmo tempo. O consumo do forno é de 2 quilowatts por hora, mesmo que o forno e o fogão estejam funcionando. Os pés ajustáveis tornam o aparelho ainda mais confortável. O interior do forno é revestido com uma substância antiaderente.
A única desvantagem do modelo pode ser chamada de pequeno volume - apenas 18 litros.
O Simfer M 4577 tem um volume de 45 litros. Este indicador é bastante grande - até mesmo um frango ou coelho inteiro pode ser assado nesse forno. Um par de elementos de aquecimento superior e inferior atuam separadamente e em conjunto. O convetor distribui o calor uniformemente, permitindo que você obtenha produtos de alta qualidade. O ventilador embutido, a superfície antiaderente e o temporizador estão entre as vantagens marcantes deste modelo. O conjunto inclui um par de tabuleiros para bolos, uma grelha e pratos para limpar as migalhas.
O Galaxy GL2618 é um forno e um fogão elétrico. O material de isolamento térmico da maioria das peças evita o superaquecimento do dispositivo. O volume do forno é de 30 litros e a temperatura varia de 100 a 250 graus. A luz de fundo torna o trabalho mais conveniente. A potência da unidade é de 1500 W e está equipada com três modos de operação básicos.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do forno elétrico de mesa Saturn ST-EC1075.
O comentário foi enviado com sucesso.