Tudo sobre fornos Bosch

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Como escolher?
  5. Sutilezas de uso

Os fornos da Bosch se distinguem pela qualidade alemã, confiabilidade e ampla funcionalidade. Quais são as características desta técnica, quais as vantagens e desvantagens de diferentes tipos de estruturas, consideraremos neste artigo.

Peculiaridades

Hoje, os fornos da Bosch têm muitos recursos interessantes que os diferenciam de outros fabricantes.

Em primeiro lugar, é uma função de limpeza. Qualquer pessoa que já tenha limpado um forno manualmente sabe como isso é tedioso e demorado. As funções de autolimpeza dos fornos Bosch tornam esse problema uma lembrança. Há mais tempo para cozinhar.

Durante o cozimento no forno ou no forno, um revestimento especial de partículas microscópicas de cerâmica dentro do aparelho absorve a gordura e os resíduos de alimentos. E então os destrói como resultado da oxidação. Basta limpar o fundo e o interior da porta de vidro. Este revestimento regenera-se sempre que aquece o forno e dura todo o ciclo de vida do aparelho.

Para remover depósitos mais graves, basta ativar o programa de limpeza EcoClean Direct.

Quando ativada, a função de limpeza do forno de pirólise da Bosch aquece até 480 ° C e queima todas as camadas de gordura ou resíduos de alimentos. Resta apenas um pouco de cinza, que pode ser facilmente removido com papel de cozinha. Dependendo da quantidade de resíduos acumulados, é selecionado um dos três programas diferentes de limpeza do forno de pirólise.

E mais uma inovação - o papel manteiga não é mais necessário.

Graças às bandejas especiais antiaderentes, não é necessário usar papel manteiga ou untar a assadeira. E o tamanho compacto é adequado para lavar na pia ou na máquina de lavar louça.

Visualizações

A Bosch oferece uma grande variedade de produtos. Os fornos não são exceção.

Hoje, existem três tipos principais de fornos, dependendo do tipo de colocação na cozinha:

  • forno autônomo - é fácil de instalar em qualquer lugar, uma opção comum é instalar o forno a uma altura conveniente;
  • o forno está embutido na placa de aquecimento - o controle é feito através do fogão;
  • forno embutido - pode integrá-lo de forma eficaz em móveis situados na cozinha ou noutra divisão onde será instalado o forno.

Vamos considerar cada opção com mais detalhes.

Forno autônomo

Um forno autônomo, como o próprio nome sugere, é o mais econômico. Pode ser colocado em qualquer lugar da cozinha onde haja espaço e contato elétrico ou fornecimento de gás.

O design desses fornos tem uma aparência acabada e uma parte traseira plana. A parte de trás geralmente é equipada com um escudo térmico embutido que protege a parede do calor. Este tipo de fogão é o mais barato e conveniente.

Incorporação horizontal

Esses modelos têm um ótimo design e parecem cozinhas embutidas, mas são muito mais fáceis de instalar porque simplesmente deslizam para trás e se encaixam horizontalmente no espaço disponível.

Eles geralmente não têm proteção de parede traseira e os painéis de controle estão localizados na parte frontal. O design é muito mais claro e elegante.

Para instalação vertical

Ao contrário dos fornos instalados horizontalmente, eles não tocam o chão verticalmente, mas são colocados em um gabinete ou bancada. Portanto, eles têm a mesma aparência que aqueles embutidos no interior da cozinha. Mas eles são mais difíceis de instalar e geralmente requerem gabinetes feitos sob medida.

Os fornos embutidos verticais não são tão populares quanto eram há muitos anos, então o mercado pode oferecer menos opções do que antes.

No entanto, este não é o único tipo de classificação. A Bosch usa diferentes tecnologias de forno, dependendo da fonte de energia.

  • Forno elétrico - como o nome sugere, ele usa eletricidade quando funciona. Ao comprar, preste atenção à classe de energia do aparelho (a classe A é a mais eficiente, G é a mínima).
  • Forno a vapor - permite cozinhar com umidade controlada. Opera em temperatura mais baixa, complementando um forno tradicional.
  • Forno a gas - Este é um tipo de fogão padrão, mais comumente encontrado em residências gaseificadas.

Algumas modificações hoje usam a tecnologia mais recente.

Eles são, obviamente, muito mais caros do que outros modelos, mas têm uma série de vantagens.

  • Combi-steamer. Possui um sistema de ventilação e liberação de ar que move o calor através do forno para produtos de confeitaria rápidos e uniformes. Os vaporizadores combinados assam muito mais rápido do que outros tipos de fornos. O resultado final é muito melhor em textura e sabor. Eles usam menos eletricidade. Eles custam mais do que outras opções, mas são preferidos por muitos padeiros profissionais.
  • Aquecimento por indução. Como um vaporizador de ar quente, as placas de indução aquecem mais rápido e economizam tempo de cozimento. Eles usam uma carga eletromagnética para cozinhar alimentos sem nem mesmo aquecer a superfície do forno, portanto, famílias que estão preocupadas com a segurança de seus filhos podem querer considerar esta opção.

    Esses fornos requerem utensílios de cozinha especiais (qualquer coisa que seja atraída por um ímã está bem). Os modelos de indução são um pouco mais caros, mas as chances de ficar satisfeito com o investimento são muito altas.

    Avaliação das melhores modelos

    Os modelos mais populares têm muito em comum. Todas as variantes dos fornos populares da Bosch têm funções comuns:

    • todos os fornos são elétricos e independentes;
    • dimensões padrão 59,5 x 59,4 x 54,8 centímetros;
    • Uma classe de consumo de energia;
    • todos os modelos são equipados com display;
    • convector;
    • com função de grelha;
    • equipado com um sistema de segurança para crianças.

    Mas também existem diferenças. A seguir está uma visão geral dos melhores modelos.

    HBF554YB0R

    Alguns dos elementos contêm aço inoxidável, o que tem um efeito positivo no design. O painel de controle é protegido por uma fechadura. O tipo de display digital cria um controle de processo confortável. O tratamento térmico possui 7 modos, o que proporciona uma ampla gama de opções de cozimento. E uma série de outras vantagens:

    • o forno está equipado com iluminação halógena;
    • O sistema 3D Hotair fornece tratamento térmico ideal de 3 níveis;
    • A função EcoClean Direct é usada para limpar as paredes internas;
    • guias telescópicas de 2 níveis.

    HBF514BW0R

      Belo design. Funcionalidade moderna. Botões de interruptor embutidos.

      Controle conveniente do dispositivo através do display LED. O processamento uniforme dos produtos prometidos é garantido pelo sistema 3D Hotair. O revestimento especial do forno torna a limpeza rápida e fácil.

      HBF534EB0R

      Distribuição uniforme do tratamento térmico graças à função 3D Hotair em três níveis ao mesmo tempo. Display LED conveniente com temporizador. Limpeza automática com método EcoClean Direct. Chaves rotativas.

      HBF514BB0R

      A leveza e a simplicidade do controle mecânico são especialmente convenientes para a geração adulta. O forno aquece rapidamente. A porta de vidro denso cria uma perda mínima de calor. Existe uma função de cozinhar até mesmo em três lados. Sistema autolimpante devido a um revestimento especial da superfície interna.

      HBF534ES0R

      O forno de grande capacidade (66 l) permite cozinhar para um grande número de convidados. O aquecimento pode ser selecionado a partir de 8 modos, que são adequados para quase todos os tipos de pratos. A grelha vai dar uma crosta marrom dourada maravilhosa. A sujeira pode ser facilmente limpa graças ao revestimento especial da parede traseira.

      HBF554YS0R

      Controle de forno simples. Belo estilo.Coze o prato uniformemente. Graças ao temporizador de atraso, o forno inicia automaticamente. A superfície é fácil de limpar.

      Menos - não há porta mais perto.

      HBF554YW0R

      Design elegante que se encaixa perfeitamente em um conjunto de cozinha. Os guias em dois níveis criam um conforto agradável. Promove a preparação de fast food. Distribui o calor de maneira ideal em três níveis. Fácil de limpar com EcoClean Direct.

      Como escolher?

      Ao comprar um fogão, você pode juntar os dois dispositivos. E isso tem suas vantagens. Fogões são mais baratos do que comprar um forno e placas de fogão separados. Mas há vantagens em combinar forno e fogão.

      Os fatores mais importantes a considerar ao escolher um forno.

      Preço

      Se você escolher modelos topo de linha, terá que pagar mais. Mas isso é justificado por características de qualidade como:

      • durabilidade;
      • Funções adicionais;
      • tamanhos grandes;
      • design atraente.

      Os modelos elétricos são, na maioria dos casos, mais caros do que os modelos a gás. Além da compra inicial, os custos de instalação devem ser adicionados.

      Segurança

        Alguns fornos são mais adequados para famílias com crianças pequenas.

        A maioria dos aquecedores elétricos esfria lentamente, então a proteção ficará vermelha como um aviso até que o forno esfrie.

        Modelos a gás podem ser perigosos para pessoas desavisadas, pois há uma chama no fogão. Um vazamento de gás pode ser extremamente tóxico e inflamável.

        Se a segurança for uma prioridade, é melhor usar um tipo de forno elétrico.

        Além de escolher um tipo específico de aparelho, é necessário determinar a finalidade do forno, bem como a frequência de seu uso. Com base nisso, você pode selecionar os parâmetros operacionais mais importantes que afetam as capacidades do equipamento.

        Os fabricantes usam uma variedade de métodos para melhorar a segurança e proteger contra queimaduras acidentais:

        • pode ser uma frente fria (o corpo do forno não deve ultrapassar 50 ° C);
        • bloqueio de ligação acidental (você deve inserir uma combinação de teclas para ligar o forno);
        • um sistema de refrigeração para a caixa, que protege contra danos aos móveis por causa de altas temperaturas;
        • um disjuntor que desliga o dispositivo se ele funcionar por muito tempo.

        Tipo de

        Além dos fornos universais padrão, existem no mercado dispositivos com soluções complementares. Um forno com micro-ondas é um ótimo exemplo disso. Na mesma categoria estarão os modelos com circulação de ar quente e os chamados fornos Dual Cook, dotados de duas zonas distintas onde podem ser confeccionados diversos pratos ao mesmo tempo.

        Programas

          Muitos fornos possuem recursos que os tornam mais fáceis de usar. Este é o controle digital (modelos elétricos).

          A utilidade dos fornos geralmente depende de programas automáticos. Graças a eles, podemos ajustar facilmente os parâmetros de funcionamento do dispositivo para tipos específicos de refeições prontas.

          A conveniência de uso

          Remover utensílios de cozinha, especialmente em modelos mais antigos, é bastante problemático. A extensão da grelha ou chapa requer apoio com a outra mão, o que pode ser perigoso para alimentos muito quentes. Portanto, cada vez mais as guias convencionais estão sendo substituídas por guias telescópicas, que permitem que a folha deslize de maneira semelhante a uma gaveta aberta.

          Outra solução para o problema são carrinhos especiais. Depois de retiradas, as alças do carrinho e seu conteúdo são puxadas para fora, permitindo o acesso rápido e seguro aos alimentos. As guias construídas são muito semelhantes às soluções de escadas - em vez de escadas, existem estruturas especiais nas paredes do forno, nas quais placas e grades são instaladas. Eles também requerem precauções adequadas ao remover alimentos.

          Existem modelos que esquentam muito rapidamente. Os fornos autônomos são os mais fáceis de instalar.

          Limpando o forno

          Os complementos que facilitam o uso e a limpeza têm um custo extra. Por exemplo, as funções de um forno autolimpante com limpeza pirolítica.

          Hoje em dia, na maioria dos casos, os novos dispositivos têm funções especiais de autolimpeza. Este processo pode ser implementado de várias maneiras. Um dos sistemas mais populares é a chamada limpeza por pirólise (pirólise) - consiste em aquecer o forno a cerca de 500 ° C e queimar todas as impurezas. Após a limpeza, apenas a cinza é removida.

          A limpeza catalítica é outra solução utilizada pelos fabricantes. Funciona de forma semelhante à limpeza pirolítica, porém, neste caso, são utilizados insertos catalíticos especiais, que são aquecidos a 350 ° C. As desvantagens são a necessidade de substituir os cartuchos e uma limpeza menos completa.

          Os fabricantes também usam outros métodos, como limpeza a vapor, hidrólise, tecnologia EcoClean ou Aqualytic. Além disso, existem modelos revestidos com materiais especiais e fáceis de limpar.

          Dimensões (editar)

          A maioria dos consumidores será um forno razoavelmente normal de 76 cm.

          Quem mora em apartamentos menores e tem cozinha pequena pode preferir um armário menor que cabe facilmente na cozinha e não ocupa muito espaço. Aqueles que cozinham com frequência preferem o tipo mais amplo dessa técnica. O principal é que haja espaço suficiente para a sua instalação.

          O tamanho é importante porque afeta o conforto de uso no dia a dia. O tamanho e a capacidade do aparelho dependem de dois fatores - em primeiro lugar, da área da divisão onde será instalado o forno, bem como do número de pessoas que o irão utilizar.

          Os fornos padrão variam em larguras de cerca de 60 cm, mas modelos compactos e ampliados podem ser encontrados no mercado. Os primeiros são mais baixos (por exemplo, 45 cm de altura) ou mais estreitos. Eles funcionam muito bem em cozinhas pequenas, onde funcionalidade e economia de espaço são mais importantes.

          Quando se trata de fornos de grandes dimensões, eles são adequados principalmente para cozinhas grandes e espaçosas. Esses modelos permitem cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, e sua largura pode chegar a 90 cm.

          Recursos e hardware com suporte

          O desempenho e a usabilidade dos dispositivos em questão são amplamente determinados por todas as funções em geral. Graças a eles, você pode, por exemplo, preparar pratos selecionados ou acelerar o processo de cozimento.

          • Thermoplan - a ponta do aparelho fica dentro do alimento para controlar sua temperatura. Após atingir os valores selecionados, o forno desliga-se automaticamente.
          • Descongelando - a função é assegurada por meio de ventilador, pelo que a temperatura mais baixa os alimentos descongelam (o processo é mais suave).
          • Aquecimento rápido - a função permite aquecer o forno a uma determinada temperatura durante um curto período de tempo.
          • Grade É uma forma de aquecer o forno. Existem dois tipos disponíveis no mercado: um pequeno grelhador para pequenas refeições (como salsichas ou guisados) e um grande grelhador recomendado para grandes porções de carne.
          • Função micro-ondas - permite utilizar o forno como micro-ondas, por exemplo, para aquecer rapidamente os alimentos.
          • Aquecimento superior e inferior - permite cozinhar a maioria dos pratos.
          • ProRoasting É um modo que adapta o funcionamento do aparelho ao tipo lento de cozedura de carnes.
          • Programas de cozimento automáticos - o próprio forno escolhe a temperatura, o tempo de cozedura e acciona os aquecedores de acordo com a receita.
          • Convecção - a distribuição de ar quente em toda a câmara, o que permite cozinhar alimentos uniformemente em diferentes níveis.
          • Assadeiras e grelha de arame - o equipamento padrão deve ser constituído por, pelo menos, uma lâmina e uma treliça. Mas também acontece que os fabricantes adicionam pratos resistentes ao calor ou pratos adicionais ao conjunto.
          • Potência de conexão. No mercado, normalmente você pode encontrar dispositivos com uma potência de conexão de 2 a 5 kW.
          • Método de abertura da porta. Existem dois tipos disponíveis nas lojas - a porta abre para baixo (este é o mecanismo mais popular e ao mesmo tempo o mais barato). E a porta se abre para o lado - para a esquerda ou para a direita.

          Sutilezas de uso

          Para tornar mais conveniente a utilização de qualquer um dos modelos de fornos da Bosch, daremos uma explicação sobre a marcação padrão. Conhecendo o código da designação digital e alfabética dos modelos, é possível determinar as características técnicas dos dispositivos. Tome o forno Bosch HBF534EB0R como exemplo.

          Vamos analisar a descriptografia em mais detalhes:

          • H é o tamanho total do armário da cozinha;
          • C - compacto;
          • F - fechando portas;
          • "5" - o modelo foi feito após 2014.

          Exibição dos modos de operação:

          • B - padrão (grelha + modo de temperatura + convecção);
          • S - combinação com banho-maria;
          • R - existe uma função de tratamento a vapor;
          • M - frequências ultra-altas (UHF);
          • N - banho-maria + microondas.

            Informações de limpeza da câmara de fritura:

            • “3” - autolimpeza catalítica da parede posterior;
            • “5” - revestimento catalítico das paredes posterior e laterais;
            • "7" - autolimpante por pirólise.

            Mostra o tipo de controle e o número de programas:

            • "3" - display sensível ao toque + 10 programas;
            • "4" - um método de cozedura suave e aquecimento de pratos foram adicionados aos programas acima;
            • "5" - complementado com mais uma dúzia de programas e a função Auto Pilot;
            • "6" - 3 é exibido e o programa Assist, que determina automaticamente como o prato especificado é preparado.

            Funções adicionais:

            • B - equipamento padrão;
            • T - guias telescópicas em 3 níveis;
            • N - guias telescópicas no 1º nível;
            • E - sensor PerfectBake;
            • R - combinação de N + E;
            • L - guias telescópicas em 2 níveis + analisador "sonda de temperatura" + Perfect Bake;
            • X - N com autolimpeza pirolítica;
            • H - guias de dois níveis com modo telescopeStop;
            • D - “sonda de temperatura” com 3 contatos de medição.

              Cor:

              • S - material de aço inoxidável;
              • B - preto;
              • W - branco.

              Em nosso exemplo, obtemos as informações: um gabinete de tamanho normal, tipo padrão, incluindo grelha, temperatura e funções de convecção. Modelo fabricado após 2014. Autolimpeza catalítica da parede posterior. Controlado por uma tela de toque. Inclui 10 programas com um método de cozedura suave e aquecimento dos alimentos. Cor preta.

              Cada dispositivo vem com um manual de instruções, que geralmente inclui os blocos principais:

              • precauções de segurança (já observadas acima);
              • conectar o dispositivo;
              • preparação e inclusão;
              • Funções adicionais;
              • manutenção do equipamento.

              Convém confiar a ligação do fogão a especialistas, principalmente se for um fogão a gás. Nos modelos elétricos, a carcaça do forno deve ser aterrada. Não deve haver objetos inflamáveis ​​dentro do forno.

              O funcionamento dos fornos será diferente dependendo do modelo. Mas, em geral, depois de ler as instruções correspondentes, é muito fácil ligar e usar os dispositivos Bosch.

              A principal vantagem da fabricante alemã é a qualidade, durabilidade e facilidade de controle dos eletrodomésticos, até a total automação do processo.

              Para saber como usar o seu forno Bosch, veja o seguinte vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário