Descrição do carvalho e tecnologia de seu cultivo

Contente
  1. Pequena descrição
  2. Dimensões e altura
  3. Taxa de crescimento
  4. Espalhando
  5. Principais tipos e variedades
  6. Regras de plantio e cuidados
  7. Reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Carvalho em paisagismo

Assim como o leão é chamado de rei de todos os animais, o carvalho é o rei entre as árvores. Este gigante pode atingir 50 metros de altura e sobreviver a mais de uma geração de proprietários. O carvalho há muito é considerado um símbolo de força, uma árvore masculina. Muitos de nossos contos e lendas foram associados a ele. É utilizado na construção, curtimento de couro, medicina e fabricação de tampas de garrafa. As bolotas de carvalho são usadas para alimentar o gado, bem como para fazer café especial.

Pequena descrição

O carvalho tem um nome botânico - carvalho comum (Quercus robur L.) e pertence ao gênero de árvores monóicas de folha caduca e perenifólia e arbustos da família da faia... Pela primeira vez, esse gênero foi descrito pelo naturalista sueco Karl Linnaeus. Existem cerca de 600 espécies de carvalho. A planta vive de 300 a 500 anos, mas há casos em que os gigantes do carvalho atingem a idade de 2.000 anos.

O carvalho cresce em várias partes do hemisfério norte. Um território de clima temperado é perfeito para ele. As mais favoráveis ​​são as zonas temperadas, subtropicais e tropicais do hemisfério.

O carvalho parece uma árvore densa e poderosa. A casca é cinza prateada em tenra idade e cinza escuro em uma idade mais madura, coberta com muitas rachaduras com cerca de 10 centímetros de espessura. A copa é geralmente particularmente densa, equipada com ramos grossos e espalhados. Sua forma é curva - durante o crescimento, os brotos tendem a se iluminar e mudar ativamente de direção.

Pela forma, distinguem-se as folhas simples, dentadas, lobadas, finamente divididas, oblongas e outros tipos. Sempre com veias proeminentes e pecíolo curto. As flores são unissexuais. Eles são formados em "brincos" raros e finos. O macho pode ser identificado por uma tonalidade amarelada, a fêmea pelo vermelho (posteriormente surgem bolotas).

O sinal mais óbvio de carvalho são as bolotas. Eles são geralmente de forma oblonga e variam em tamanho de 1,5 a 3,5 centímetros. As bolotas são amareladas e apresentam faixas longitudinais. Suave ao toque, com um "chapéu" áspero. Eles têm um gosto amargo.

A árvore começa a florescer em abril-maio, muito mais tarde do que outras árvores. Isso se deve ao fato de que o carvalho tem medo de geadas. As bolotas amadurecem em setembro ou outubro. Os primeiros frutos aparecem na idade de 40-50 anos, e então os carvalhos dão frutos a cada 6-8 anos.

Dimensões e altura

A altura do carvalho é geralmente de cerca de 35 metros. Mas às vezes as árvores podem atingir uma altura máxima de 50-60 metros. O diâmetro do tronco em metros é de 1 a 1,5. Principalmente em indivíduos idosos, que vivem cerca de mil anos, a espessura do tronco pode ultrapassar 4 metros.

O carvalho do czar de Pozhezhinsky é hoje considerado o maior carvalho. Ela cresce na República da Bielorrússia, perto da aldeia de Old Romatovo. A árvore tem 46 metros de altura e mais de 2 metros de diâmetro. Especialistas estimam a idade do gigante em 800 anos. Nos anos 60, foi até reconhecido como monumento natural.

Taxa de crescimento

O crescimento em altura dura muito tempo - por 100-200 anos. Posteriormente, o desenvolvimento é direcionado para o espessamento do tronco e galhos da árvore. No primeiro ano, o crescimento é de apenas 10-20 cm. Então, nos próximos 8-10 anos, a aparência externa do carvalho praticamente não muda - toda a força é gasta no desenvolvimento e compactação do sistema radicular. Pode atingir 5 metros de profundidade. Este sistema fornece à árvore alta resistência ao vento. Além disso, o crescimento continua. Todos os anos, até o 100º aniversário, a árvore aumenta o crescimento em meio metro.

Espalhando

Oaks prefere um clima temperado. Na Rússia, eles costumam crescer na parte europeia. Eles podem ser encontrados em florestas de folhas largas (onde se reúnem em florestas de carvalho) e florestas mistas. Em zonas de estepe, eles crescem mais perto de ravinas. A fronteira no sul são as terras altas tropicais. Algumas espécies desta planta são encontradas apenas ligeiramente ao sul do equador. A pátria do carvalho é a Crimeia, a Europa, o Cáucaso.

O carvalho cresce favoravelmente em solos saturados de minerais e matéria orgânica.

Principais tipos e variedades

Existe uma grande variedade de espécies desta árvore, que podem diferir nas suas características.

Fofinho

O Quercus pubescens é distribuído na Crimeia, no sul da Europa e na Ásia Menor.

A altura de tal planta é geralmente de 10-12 metros. Possui tronco curvo e copa bastante volumosa. Recebeu esse nome por causa do revestimento especial nos brotos, semelhante a penugem. Refere-se a uma espécie caducifólia de crescimento lento. Ama luz e calor, resistente à seca. Prefere solo argiloso com um teor significativo de calcário, mais frequentemente nas encostas do sul. O carvalho fofo floresce durante o florescimento da folhagem - perto de maio.

Não muito longe dos fofos carvalhos, você pode encontrar vários cogumelos: chanterelles, boletos, boletos, cogumelos do leite e cogumelos. Por muitos anos, madeira de alta qualidade e durável foi usada não apenas pelos residentes locais, mas também exportada por ferrovia para Moscou e São Petersburgo. Sabe-se que durante a construção da Frota do Mar Negro mais da metade das reservas de carvalhos foram cortadas.

Rochoso

Rock oak (lat.Quercus petraea (Mattuschk'a) Liebl.) Também é chamado de inverno, séssil, galês. Pode ser encontrada na parte norte da Crimeia, o Cáucaso, na Transcaucásia Ocidental, na parte ocidental da Ucrânia, no lado sul do Báltico. Também pode ser encontrado no Reino Unido, Irlanda, Escandinávia e Itália.

Um clima moderado e úmido é adequado para um crescimento favorável. Cresce em encostas de montanha, em terrenos rochosos, prefere solos calcários, que requerem luz. Cresce a uma altitude de até 1000 metros, mas também existem árvores que crescem a 1800 metros acima do nível do mar. Atinge 40 metros de altura, a espessura do tronco é de 1 ou mais metros.

O carvalho da rocha é usado ativamente na fabricação de móveis, travessas e na construção de pontes. Este tipo de carvalho distingue-se particularmente pela sua longevidade, altura e copa impressionante. Seu aspecto majestoso atrai os amantes do paisagismo, por isso o carvalho-rocha é frequentemente plantado em pequenos jardins, vielas, e utilizado na organização de áreas de lazer.

Folha de bordo

Quercus acerifolia também é chamado de carvalho de bordo. É nativo das partes sul, central e norte dos Estados Unidos. Seu nome deve-se ao formato das folhas parecidas com as do bordo, que ficam vermelhas no outono. Mais frequentemente encontrado na forma de árvores curtas ou arbustos. Geralmente atinge uma altura de 15 metros.

Agora, esta espécie de árvore está ameaçada de extinção e fortemente protegida.

vermelho

Quercus rubra também tem os nomes de chervonia, canadense, do norte. O nome está associado às folhas, que, ao florescer, adquirem um tom vermelho vivo e carmesim. As bolotas deste tipo diferem notavelmente das outras: têm uma forma mais esférica. Eles são frequentemente consumidos em diferentes países europeus. O local de nascimento da árvore é o Canadá. O carvalho vermelho também é um dos símbolos do país. Na Eurásia, ela cresce em um clima temperado.

O carvalho vermelho tem um tronco fino de até 1,5 metros de largura. A coroa está se espalhando, geralmente de forma esférica. Atinge uma altura de 25 metros. É caracterizada por um crescimento rápido, um aumento de 60 cm ocorre a cada ano.

Árvores adoram lugares iluminados, não toleram água estagnada no solo... Resista facilmente a pragas e doenças. O carvalho vermelho é mais comum em áreas costeiras, em áreas montanhosas, em florestas mistas. Resistente à geada e ao vento, pode tolerar bem a sombra.

Esta vista, Vividamente distinguido pela beleza da coroa, é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Externamente, em nada inferior ao bordo, o carvalho vermelho fica bem em parques, em vielas, avenidas e praças.Também é interessante que o carvalho vermelho tenha propriedades fitoncidas poderosas.

O carvalho vermelho é usado ativamente na fabricação de tábuas de parquete, móveis, barris, barcos, navios, tinturas, e também é usado na produção de combustível.

Virgínia

Quercus virginiana, ou "carvalho vivo do sul", "carvalho platô", "carvalho roble" fazem parte das espécies de árvores perenes. Ela cresce nos Estados Unidos, principalmente ao largo da costa, encontrada na costa do Cáucaso e da Crimeia.

A árvore se sente bem tanto em áreas secas quanto molhadas. Freqüentemente, escolhe solos pesados ​​e ácidos e areias com pequenas partículas. Também cresce em pântanos.

Difere na aparência da coroa. É formado por ramos longos e curvos que crescem ativamente em largura, tendo um vão de até 30 metros. Alguns galhos até têm que se apoiar no chão. O sistema radicular é amplo, extenso, formado desde os primeiros anos de vida. Esta característica confere à árvore uma excelente resistência ao vento - mesmo os furacões não têm medo do carvalho virgem.

A madeira de carvalho da Virgínia é particularmente durável. Anteriormente, as armações dos navios eram feitas desse material. Já a árvore é útil principalmente para animais - muitos representantes da fauna se alimentam de seus frutos, como esquilos, gaios, pica-paus, perdizes, ursos e outros. Além disso, as folhas do carvalho virgem são utilizadas na fabricação de tapetes.

mongol

Quercus mongolica tem esse nome desde sua origem. A primeira espécie desta planta foi encontrada na Mongólia no século XIX. O espécime foi descrito por cientistas no vale do rio Argun. O habitat da árvore é o leste da Sibéria, Mongólia, Coréia, sul de Sakhalin, Japão. No Extremo Oriente, forma vastas florestas e é uma espécie muito comum.

A árvore atinge uma altura de 20-30 metros. Raramente encontrado como arbusto.

O carvalho mongol cresce lentamente, mas é notável por sua longa vida - o período pode ser de até 800 anos.

É resistente ao frio e ao vento, adora mais luz. Prefere montanhas e rochas, solo rochoso, mas não cresce acima de 700 metros acima do nível do mar. O tronco tem uma casca lisa e acinzentada. Os ramos são grossos, fortes, curvos.

É esta espécie de planta geralmente usado durante o desembarque de parques, praças e becos... É popular na construção naval, na agricultura, a madeira é usada na fabricação de folheados de corte giratório, navios, móveis e decoração de interiores.

Preto

Quercus nigra é uma árvore caducifólia perene cuja casca escurece visivelmente com a idade... A distribuição natural se estende por vários estados da América, mais nas partes sul e leste, na costa do Golfo do México, e é cultivada na Europa Ocidental.

O carvalho negro pode atingir uma altura de 20 metros. O tronco geralmente não tem mais de 1 metro de diâmetro. A coroa se distingue por sua forma ovóide. A árvore continua a crescer até os 80 anos, então gradualmente começa a crescer em largura, então o carvalho preto projeta uma sombra espessa.

Para a vida, ele escolhe as margens dos pântanos e dos rios. Ama o sol. É notável pelo fato de não necessitar de cuidados. Esta árvore pode ser facilmente cultivada a partir de uma bolota ou muda.

O carvalho negro é amplamente utilizado devido à resistência especial e durabilidade da madeira. É usado na construção de automóveis, fabricação de móveis, construção de casas, construção subaquática.

Dentado

Quercus dentata Thunb é uma espécie especial de carvalho listada no Livro Vermelho. Na Rússia, esse tipo de carvalho pode ser encontrado apenas no Território de Primorsky e na ilha de Kunashir. Também nativa do Japão, Coreia, China do Norte e Central.

A altura do carvalho recortado é de até 20 metros. O diâmetro do tronco geralmente não ultrapassa 80 cm. A casca marrom-acinzentada é espessa e racha com o tempo.

A árvore é caracterizada por um crescimento rápido, e o carvalho dentado também é famoso por sua resistência ao fogo. A raça é resistente à seca e requer luz. Seleciona encostas ao sul, médio-íngremes, evita áreas ao norte. Não gosta de ventos. Este tipo de carvalho está ativamente protegido hoje.Ele pode ser encontrado em várias reservas e jardins botânicos na Rússia.

castanha

Quercus castaneifolia é uma das árvores de vida longa de crescimento mais rápido. No Azerbaijão, ele está listado no Livro Vermelho. Área natural - Cáucaso, Armênia, Irã do Norte.

Em altura pode atingir até 30-40 metros. O tronco é pequeno, com até 1,5 m de diâmetro e a copa larga e esférica. A casca é lisa, cinza.

O carvalho castanheiro forma florestas e cresce com mais frequência nas terras baixas. Resistente à geada, pode tolerar facilmente a sombra. Deixa cair a folhagem durante a seca. As bolotas do castanheiro são utilizadas no tratamento da diabetes mellitus.

De outros

Existem 19 tipos de carvalho na Rússia. Entre eles, o peciolado (Quercus robur) é o mais comum. Este representante tolera facilmente as secas, não tem medo do vento e das mudanças bruscas de temperatura. Cresce em solos férteis, adora luz. A espécie peciolada cresce em altura até 50 metros. E a idade pode chegar de 500 a 1500 anos.

Regras de plantio e cuidados

Métodos de plantio mais eficazes: com uma muda ou uma bolota.

  • As bolotas são preparadas no outono e colhidas diretamente debaixo da árvore.... As frutas no mesmo dia devem ser plantadas no solo e não tocadas até a primavera. Você também pode tentar encontrar bolotas na primavera. É necessário selecionar os frutos germinados e também plantá-los no solo ou colocá-los na areia úmida. Os frutos devem ser escolhidos inteiros, sem qualquer dano ou apodrecimento. O plantio ocorre na primavera e no outono. Você pode plantar frutas diretamente no jardim ou pode pré-germinar uma muda.
  • A maneira mais fácil de cultivar essa árvore é plantando uma muda.... Durante o transporte, cubra as raízes com um pano úmido. Se você comprar uma muda, ela terá uma alta taxa de sobrevivência. Plante a muda no solo, deixando um torrão natural de terra. Para o plantio, prepare um local com solo úmido e moderadamente ácido e luz solar suficiente.

Reprodução

Na natureza, o carvalho se propaga usando sementes (sexual) e vegetativamente.

  • Maneira sexual... No final da primavera, as flores masculinas cheias de pólen se abrem. Este pólen está ativo apenas por 5 dias. Se o tempo estiver favorável, a polinização é mais eficiente. Na chuva, a polinização cessa completamente.
  • Via vegetativa... Acontece que camadas aparecem na árvore-mãe - brotos jovens que se alimentam da árvore por algum tempo até que finalmente se separam e se tornam um indivíduo independente.

Doenças e pragas

As doenças mais perigosas são fúngicas e bacterianas. Eles bagunçam todo o sistema de árvore. Além disso, nos últimos anos, tem havido cada vez mais casos de infecção de carvalhos com oídio. Entre as pragas perigosas para a árvore, destacam-se os carrapatos, besouros e lagartas. Vermes da folha do carvalho especialmente prejudiciais.

É muito fácil notar sinais de doença em uma árvore - galhos secos aparecerão entre a copa, as folhas adquirirão uma tonalidade clara, começarão a secar e a enrolar. Na primavera, podem aparecer os primeiros sinais de oídio. Dependendo do motivo, é necessário borrifar a copa com inseticidas e regar a planta com eles, fazer injeções intra-caule.

Carvalho em paisagismo

Com sua aparência majestosa, essas árvores criam uma atmosfera especial onde quer que sejam plantadas. Eles decoram praças, parques, avenidas e becos. A cor brilhante das folhas de algumas espécies não é inferior à do bordo e, sob os ramos espalhados desses gigantes, você pode facilmente se esconder no calor.

Em grandes lotes domésticos, os proprietários podem plantar um beco inteiro com essas árvores. Nos primeiros anos, as árvores serão pequenas, mas depois um passeio sob seus galhos fará as delícias de qualquer pessoa.

Fatos interessantes

  1. Se você é fã de trufas ou está procurando por este valioso cogumelo, saiba que na maioria das vezes elas podem ser encontradas em bosques de carvalho.
  2. Na aldeia de Allouville-Belfoss, na França, há uma capela inteira de carvalho. Ele já ultrapassou a marca de 800 anos.Na cova, em meados do século XVII, foram construídas duas capelas. Uma escada em espiral envolve a própria árvore.
  3. Apenas uma bolota em mil terá a sorte de se tornar uma árvore.
  4. Quanto mais tempo a madeira de carvalho gasta na água, mais forte e valiosa ela se torna.
  5. Na Itália, eles preferem cozinhar pizza em madeira de carvalho.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário