Quanto tempo vive um carvalho?
"Carvalho centenário" - esta expressão é bem conhecida de todos. É muito usado em felicitações, desejando uma vida longa a uma pessoa. E isso não é surpreendente, porque o carvalho é um dos poucos representantes da flora, que se caracteriza não só pela potência, resistência, altura, grandeza, mas também longevidade. A idade desse gigante pode ultrapassar mais de cem anos.
Muitas pessoas estão interessadas na questão de quantos anos um carvalho pode viver e crescer. Neste artigo, decidimos contar tudo sobre esse fígado longo.
Quantos anos um carvalho cresce?
O carvalho tornou-se a árvore sobre a qual se escreveu repetidamente em várias lendas e contos. Ele sempre foi considerado a fonte de força e poder de nossos ancestrais. Então, hoje - esta árvore, crescendo em diferentes partes do mundo (especialmente sua população é grande na Rússia), nunca deixa de surpreender com seu tamanho.
Devido ao fato de que a ciência e a tecnologia estão muito bem desenvolvidas atualmente, os cientistas foram capazes de estabelecer que a vida útil e o crescimento do carvalho é de 300 a 500 anos. Nos primeiros 100 anos, a árvore cresce rapidamente e maximiza em altura e, ao longo do resto de sua vida, sua copa cresce e o tronco fica mais grosso.
A vida útil de uma árvore pode ser diferente, ela é influenciada por muitos fatores diferentes. Vamos listar os principais.
- O estado do meio ambiente. O homem e suas atividades, que se tornaram repetidamente a causa de vários desastres naturais e causados pelo homem, têm um impacto muito grande na vida de uma planta.
- Recursos hídricos e luz solar... O carvalho, como qualquer outro membro da família da flora, precisa de luz solar e água. Se ele os recebe em uma quantidade equilibrada na hora certa, ele se sente ótimo e se desenvolve. Do contrário, por exemplo, com alto índice de umidade e falta de sol (ou vice-versa), a árvore começa a murchar, a secar.
Deve-se notar que a vida útil de uma árvore também é influenciada pela condição do solo em que ela cresce. Atualmente relevante é o problema do solo alagado, que também surgiu devido à atividade humana. O cultivo constante, a instalação de sistemas de irrigação fazem com que o solo que antes era saudável e cheio de nutrientes e microelementos comece a morrer. E com isso toda a vegetação morre. Mesmo um carvalho, não importa o quão grande e forte seja, não pode sobreviver em tal ambiente.
Numerosos estudos descobriram que atualmente os carvalhos estão crescendo na Terra, cuja idade aproximada é de cerca de 2 mil anos. E também os cientistas afirmam que existem vários exemplares de árvores adultas, que já têm cerca de 5 mil anos. Essas plantas maduras são consideradas descendentes dos primeiros e mais antigos carvalhos. Infelizmente, não há como determinar a idade exata hoje, existem apenas suposições.
Do exposto, podemos concluir que uma árvore nas condições mais favoráveis para ela pode viver por muito tempo, até mesmo vários milênios. Em média, é claro, dado o estado atual da ecologia e do meio ambiente, esse número não ultrapassa os 300 anos. É uma pena que uma pessoa não tenha tempo para parar e pensar no dano colossal que causa a tudo o que a rodeia, até mesmo a gigantes como os carvalhos.
Expectativa de vida na Rússia
A Rússia é o habitat de um grande número de espécies de carvalho, das quais existem atualmente cerca de 600... Na maioria das vezes, você pode encontrar o carvalho pedunculado, que criou raízes bem e está acostumado até mesmo aos climas mais severos. Este tipo é caracterizado pela resistência a diversos desastres atmosféricos, alterando as condições climáticas. Ele tolera com calma e facilidade a seca, quedas de temperatura.
Em média, a vida útil dos carvalhos no território da Federação Russa é de 300 a 400 anos. Se as condições forem favoráveis e não houver impacto negativo na árvore, ela pode viver 2 mil anos.
Árvores mais velhas
Como já mencionado, hoje existem cerca de 600 espécies de carvalhos no mundo. Cada espécie é única, difere em tamanho e aparência e, o mais importante - na expectativa de vida. Claro, não há como listar e contar sobre todos os tipos de carvalho, mas é possível citar as árvores mais antigas.
Vamos conhecer os carvalhos de longa duração, que surpreendem a imaginação humana com seu tamanho e idade. Deve-se notar que algumas das árvores mais antigas ainda estão crescendo e funcionando, enquanto outras vivem das lendas, contos e histórias de nossos ancestrais.
Mamvri
Este é o carvalho mais antigo conhecido hoje. Sua terra natal é a Autoridade Palestina na cidade de Hebron... Os cientistas descobriram que sua idade é de cerca de 5 mil anos.
A história do carvalho Mamre remonta aos tempos bíblicos. Existem muitas histórias bíblicas associadas a este gigante. Foi sob esta árvore que aconteceu o encontro de Abraão e Deus.
Visto que esse gigante é freqüentemente mencionado na Bíblia, por muito tempo eles o procuraram e queriam lucrar com ele. No século 19, o carvalho foi encontrado pelo clérigo Anthony, que pertencia à Igreja Ortodoxa Russa. Desde então, este milagre da natureza tem sido constantemente cuidado.
As pessoas formaram uma opinião, que com o tempo passou a ser chamada de profecia. Existe essa crença: quando o "gigante mamvriano" morrer, o apocalipse virá. Em 2019, uma coisa terrível aconteceu - uma árvore que secava há muito tempo desabou.
Mas, felizmente, no local onde cresceu o carvalho de longa duração, surgiram vários rebentos jovens, eles serão os sucessores da família.
Stelmuzhsky
O carvalho Stelmuzhsky cresce na Lituânia, cuja altura é de 23 metros e a circunferência do tronco é de 13,5 metros.
A árvore é muito velha De acordo com algumas informações, pode-se concluir que O carvalho Stelmuzhsky tem cerca de 2 mil anos... Era freqüentemente mencionado em antigos manuscritos pagãos, onde escreviam sobre como os sacrifícios eram feitos aos deuses perto do carvalho, e um antigo templo pagão foi erguido sob sua coroa para os mesmos sacrifícios.
Infelizmente, no momento, a condição do fígado longo não é muito boa - seu núcleo está completamente apodrecido.
Granitsky
A aldeia de Granit, que fica na Bulgária, é a orgulhosa proprietária de outra raridade conhecida em todo o mundo. Por 17 séculos, um carvalho tem crescido na aldeia, que é chamado de Gigante. A altura do gigante é de 23,5 metros.
A árvore é muito apreciada pelos habitantes locais. As pessoas conhecem bem a história do carvalho, respeitam-na, porque com base em dados históricos, podemos concluir que o carvalho gigante foi participante em muitos momentos históricos importantes. Ele está vivo atualmente. Os aldeões coletam ativamente seus frutos, bolotas e tentam fazer crescer brotos jovens deles, porque todos entendem perfeitamente que mais cedo ou mais tarde o Carvalho Gigante morrerá.
Cientistas que investigaram o estado do gigante búlgaro concluíram que 70% do tronco já havia morrido.
"Capela de carvalho"
Os habitantes da vila de Allouville-Belfoss, na França, já há mais de mil anos são os guardiões de um dos carvalhos mais antigos do mundo, cujo nome é "Capela do Carvalho". A altura da árvore é atualmente de 18 metros, o tronco tem 16 metros de circunferência.O tronco da árvore é tão grande que acomoda duas capelas - a eremita e a Mãe de Deus. Eles foram criados por mãos humanas no século 17.
Esse fato incomum tornou-se o motivo de uma multidão de turistas visitar a árvore todos os anos. Para chegar às capelas é necessário subir uma escada em caracol, que também se encontra no tronco de um carvalho.
Apoiadores da peregrinação e da Igreja Católica celebram anualmente a Festa da Ascensão perto do carvalho.
"Bogatyr de Tavrida"
É claro que um canto tão bonito do globo como a Crimeia, cuja natureza e flora impressionam a imaginação, também guarda uma das maravilhas em seu território. Em Simferopol, o "Bogatyr de Tavrida", um monumento botânico natural da península, cresce há 700 anos.
Este carvalho tem uma história interessante e rica. Acredita-se que seus primeiros rebentos surgiram na época em que a famosa mesquita Kebir-Jami estava sendo construída. E também não se esqueça que este fígado muito longo foi mencionado por A. Pushkin no maior poema "Ruslan e Lyudmila".
Tanto o Lukomorye quanto o carvalho verde - tudo isso é sobre o "Bogatyr de Tavrida".
Pansky
Existe na Federação Russa, na região de Belgorod, a aldeia de Yablochkovo, em cujo território por 550 anos o carvalho Pansky cresce. É muito alto - chega a 35 metros, mas na circunferência não é muito largo - apenas 5,5 metros.
Muitas lendas estão associadas a este carvalho, as quais mencionam que já no século XVII, quando houve uma derrubada maciça de florestas para a construção de fortalezas, apenas o carvalho Pansky não foi tocado. Mesmo assim, ele despertou admiração entre as pessoas.
Alguns manuscritos históricos indicam que o próprio imperador Pedro I visitou repetidamente o fígado longo. Ele supostamente adorava descansar sob sua coroa exuberante.
Eu gostaria de plantar um desses centenários) Obrigado por este artigo.
O comentário foi enviado com sucesso.