Características do carvalho de rocha
Ao visitar parques, reservas ou florestas, muitos sempre prestam atenção à árvore conhecida - o carvalho. Admire seu tamanho e longevidade impressionantes. Mas nem todos sabem que esta árvore também possui suas próprias variedades, entre as quais se destacam o chamado carvalho de rocha. É considerada uma planta um tanto rara. Esta árvore, pelas suas características, possui uma série de propriedades úteis, podendo também servir de adorno para quase todos os parques.
Descrição da espécie
O carvalho da rocha (carvalho galês) é uma planta alta, podendo atingir 30 m de altura. É sempre uma decoração de qualquer terreno pessoal, já que a árvore tem um tronco poderoso e impressionante e uma bela copa exuberante (o comprimento das folhas é de 8-12, a largura é de 3,5-7 cm). No território da Rússia, o nome deste carvalho foi fixado - séssil.
Com o tempo, a aparência do carvalho de rocha não se deteriora: mesmo depois de 5 séculos, ele ainda terá uma ótima aparência.
Uma das características desta variedade de carvalho é que as folhas secas no outono permanecem na árvore até a primavera. Esta é a diferença do carvalho pedunculado (comum). O carvalho rochoso tem suas próprias características na cor do outono: eles são de cor clara na parte inferior da árvore e verdes brilhantes no topo. Além disso, com o tempo, uma árvore adulta adquire um interessante arranjo de folhagem: sua parte inferior fica exposta e, de cima, a copa torna-se mais luxuriante.
A árvore floresce durante o mês, começando em abril ou maio, dependendo da região. Como resultado, aparecem frutas (bolotas). Quanto aos frutos, também têm dimensões impressionantes: variam em comprimento de 1,5 a 2,5 cm .Tais proporções de iguarias atraem sempre os javalis, o que impede a autopropagação do carvalho de rocha. Assim, em algumas áreas naturais, o carvalho de rocha é protegido por silvicultores.
Este tipo de carvalho pertence às espécies remanescentes da família do bambu. No Reino Unido, os carvalhos do penhasco são comuns tanto em florestas de carvalho puro quanto em florestas mistas. E também você pode encontrar frequentemente esta árvore em jardins, onde parece majestosa entre plantações de frutas relativamente pequenas.
O ambiente de cultivo ideal para a árvore são as encostas das montanhas a uma altitude de cerca de 1500 m acima do nível do mar. No território da Rússia, existem tais lugares na Crimeia, no norte do Cáucaso. Um fato interessante é que a casca do carvalho-branco do Cáucaso tem um tom mais claro do que a casca das árvores de outras regiões. Há um carvalho rochoso no território da Ucrânia (Cárpatos, região de Dnepropetrovsk).
O carvalho da rocha, contendo em suas partes separadas vários ácidos úteis, triterpenóides e taninos, tem várias propriedades medicinais. É por isso que a casca da árvore e suas folhas são muito utilizadas na medicina popular. A decocção da casca do carvalho é um agente profilático para doenças da cavidade oral, eficaz para envenenamentos, queimaduras e outros problemas de pele, bem como para doenças do trato gastrointestinal. Na culinária, o carvalho-rocha é usado como substituto do café.
Aterrissagem
O carvalho da montanha é considerado uma árvore despretensiosa que pode crescer normalmente em qualquer zona onde exista vegetação. Mas o ambiente mais favorável para ele ainda é solo seco ou solo com pouca umidade. O solo deve ser nutritivo (ideal - solo preto) ou ter pelo menos um grau médio de fertilidade. A planta pertence a colheitas amantes da luz.As condições listadas acima ajudarão a muda jovem rapidamente a crescer mais forte, ganhar força e espalhar sua copa.
Ao planejar o plantio de um carvalho em um terreno particular, é necessário abordar adequadamente a escolha de um local. É desejável que não existam outras plantas lenhosas perto do plantio a uma distância de vários metros. Isso se deve ao sistema de raízes do carvalho, de desenvolvimento bastante rápido e, subsequentemente, poderoso. Para seu correto posicionamento e desenvolvimento normal, é necessário muito espaço livre. O estado da coroa depende do sistema radicular. A exceção são as variedades decorativas, que se destinam especificamente ao cultivo em uma pequena área. O sistema radicular desses carvalhos será bastante favorável, mesmo em um pequeno canteiro de flores portátil ou em uma pequena caixa.
O plantio na primavera é considerado o mais preferível. É importante que isso aconteça antes do aparecimento dos rins. Se a planta cultivada a partir de sementes tiver mais de 2 anos, antes de plantar em terreno aberto, é necessário encurtar a raiz para 15 cm no centro da bolota. O encurtamento da raiz não é necessário para espécies anuais e árvores cultivadas com estacas. Esses carvalhos são transferidos para um novo local, desde que o sistema radicular seja totalmente preservado. Ao mesmo tempo, para excluir a possibilidade de seu dano, o tamanho do furo deve corresponder ao tamanho da largura do sistema radicular.
Em um buraco em solo com umidade excessiva, é necessário providenciar um sistema de drenagem, já que o carvalho de rocha prefere solo seco ou semi-seco.
Visão geral das variedades
E embora o carvalho rochoso seja declarado uma planta de montanha, os criadores conseguiram trazer pequenas variedades decorativas dele para decorar seus lotes pessoais. Cada variedade possui a forma original da própria árvore e das folhas, assim como sua própria cor.
Descreveremos várias dessas variedades.
- Pendula. Essa variedade era popularmente chamada de "salgueiro-chorão", por se tratar de uma árvore com galhos que lhe são inerentes, lembrando um salgueiro.
- Variegar. Um carvalho decorado com padrões brancos em folhas escuras.
- Aurea. É caracterizada por uma cor dourada brilhante que se transforma em verde escuro.
- Purpurea. A variedade é semelhante à anterior (Aurea), mas difere porque a folhagem jovem apresenta uma cor vermelha, que também muda para verde.
- Laciniata. Esta forma de carvalho tem lindas folhas esculpidas com lóbulos profundos e estreitos localizados não ao longo da folha, mas ao longo de seu prato.
- Oblongifolia. Possui folhas oblongas, que possuem apenas 3 lâminas na placa, e mesmo aquelas com pouca profundidade.
- Mespilifolia. Esta árvore é famosa pelo fato de que tanto sua forma quanto suas folhas se assemelham a uma nêspera (um arbusto japonês, cujas folhas lembram uma folha de louro).
As variedades acima apresentadas são decorativas, de pequena dimensão, o que implica plantá-las em pequenas áreas.
Cuidado
Apenas uma árvore jovem requer alguns cuidados. Esta é principalmente uma rega infrequente, mantendo a umidade do solo leve. Um mês antes da queda das folhas no outono, a rega deve ser interrompida, mesmo que a árvore ainda não tenha amadurecido adequadamente. A razão reside no fato de que o sistema radicular durante este período deve se preparar para o inverno, e para isso precisa de solo seco.
Para que a árvore fique mais forte no inverno, você precisa remover regularmente as ervas daninhas, cuja presença afeta negativamente a raiz. Além disso, recomenda-se realizar alimentação complexa da planta pelo menos 1-2 vezes. Um carvalho jovem, quando comparado com outras variedades de carvalho, requer alguma manutenção durante o inverno. Como regra, isso se limita à colocação de cobertura morta para o inverno. Uma infusão de grama, serragem ou folhagem pode atuar como cobertura morta.
Após 3-4 anos, as nuances de cuidado acima não são necessárias. A remoção de ervas daninhas é puramente estética.
Quanto a pragas ou doenças, a árvore é vulnerável aos efeitos do oídio, podridão (especialmente na ausência de drenagem em solos úmidos). E uma planta adulta é mais frequentemente exposta ao aparecimento de mosquitos nas folhas - pequenas bolas amarelas, semelhantes a cones. As vespas, que depositam larvas na folha, são consideradas a causa de sua formação.
No combate ao oídio, diversos produtos vendidos em lojas especializadas são eficazes. Os gauleses, na verdade, não são uma doença (são usados até na medicina popular), mas estragam um pouco a aparência da planta. Para evitar o seu aparecimento, é necessário tratar a planta com vespas.
Para obter informações sobre como plantar um carvalho de bolota, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.