Como fazer um carvalho crescer corretamente?
Nem todo jardineiro decide plantar e cultivar um carvalho em seu local. Mas, ao mesmo tempo, essa árvore tem um aspecto decorativo, pode decorar qualquer paisagem. Hoje vamos falar sobre como plantar um carvalho corretamente, como cuidar dele.
Seleção de assento
Antes de plantar esta planta em uma casa de verão, você deve prestar atenção especial na escolha de um local adequado. O carvalho é despretensioso para os solos da faixa do meio. Mesmo assim, a árvore gosta muito da terra, saturada de nutrientes.
Além do mais, na hora de escolher um local, deve-se ter em mente que tal vegetação prefere áreas bem iluminadas pelo sol, tolera facilmente secas prolongadas. E também o carvalho adora espaço. Não é recomendável escolher locais onde haverá água estagnada nas raízes. A acidez do solo deve ser neutra.
Se não houver espaço para uma planta grande em seu terreno, a preferência deve ser dada a variedades com copa arredondada compacta.
Regras de pouso
Agora veremos como plantar adequadamente essa árvore no local. Primeiro você precisa escolher o material de plantio certo. Na maioria das vezes, o cultivo do carvalho vem de uma bolota.
As bolotas são colhidas no outono, quando as plantas perdem a folhagem. A essa altura, esse material de plantio já está totalmente maduro. Neste caso, frutas caídas também são bastante adequadas. Mas ao mesmo tempo, devem estar intactos, não pode haver danos em sua superfície, como manchas pretas, mofo, buracos.
Os frutos mais indicados são considerados de cor acastanhada com ligeiro tom esverdeado. E também o chapéu deve sair um pouco.
As bolotas coletadas são colocadas em um recipiente cheio de água limpa e fria. Nesse formulário, tudo é deixado por 5 minutos.
Depois disso, as nozes danificadas irão flutuar para a superfície do líquido e as de alta qualidade permanecerão no fundo do recipiente. Toda a água é drenada. Os frutos são colocados sobre um guardanapo de papel ou sobre uma toalha para que sequem. No entanto, lembre-se de que não devem ser colocados ao sol ou com bateria.
As nozes também devem ser estratificadas. Nesse caso, eles precisam ser colocados em um saco, onde são adicionados serragem e musgo, eles retêm a umidade. Nesse formulário, tudo é colocado no compartimento inferior da geladeira.
O procedimento realizado permitirá que o material de plantio germine muito mais rápido na primavera. Neste caso, será necessário monitorar constantemente a umidade do saco, adicionando líquido regularmente. Caso contrário, as nozes podem começar a apodrecer.
Os frutos germinados são retirados do saco, o que deve ser feito com o maior cuidado possível para não danificar o seu sistema radicular. Em seguida, eles são plantados em recipientes separados. Também podem ser usados copos de plástico descartáveis simples.
O solo do jardim é despejado em recipientes preparados. Além disso, a turfa é adicionada a ele. As raízes das nozes germinadas não devem ser enterradas muito fundo. Na primeira etapa, as mudas devem ser regadas com frequência. O material deve ser cultivado no lado sul ou oeste.
Com os devidos cuidados, as mudas aparecerão 2 a 3 semanas após o plantio. Se durante esse período as raízes ficarem muito amontoadas em copos plásticos, é melhor transplantá-las para recipientes maiores.
As plantas jovens são plantadas em terreno aberto somente depois de terem pelo menos 5 folhas pequenas. O sistema radicular deve ser grande o suficiente e branco.Nesse caso, a altura do broto será de cerca de 15 centímetros.
A área selecionada deve ser removida de toda a vegetação com antecedência, de modo que o resultado seja uma área plana, cujo diâmetro é de pelo menos 1,5-2 metros. Depois disso, a terra é cuidadosamente cavada a uma profundidade de 25-30 centímetros.
O solo seco deve ser umedecido. Em seguida, as covas de plantio são formadas. Para fazer isso, faça orifícios com uma profundidade um pouco maior que o comprimento da raiz. Seu diâmetro deve ser de cerca de 30 centímetros.
As mudas novas são cuidadosamente baixadas para os buracos escavados. Tudo isso está coberto de terra. Então a vegetação deve ser regada abundantemente. Para evitar o crescimento de ervas daninhas, é necessário colocar uma camada de cobertura morta a uma distância de 25-30 cm do caule.
Métodos de reprodução
A seguir, veremos as principais formas de propagação dessa árvore.
- Estacas. Deve-se lembrar que estacas retiradas de espécies adultas são bastante difíceis de enraizar, por isso é melhor retirar o material de indivíduos anuais. Eles devem ser plantados no período de junho a julho. Nesse caso, devem ser selecionados apenas galhos fortes e saudáveis, sem danos e áreas apodrecidas.
- Nozes. Essa opção é a mais comum entre os jardineiros. Anteriormente, já vimos como germinar adequadamente as plantas com essas nozes. A coleta de frutas geralmente é realizada em setembro-outubro. Neste caso, o material germinado pode ser tratado adicionalmente com bioestimulantes especiais para acelerar o crescimento.
Cuidado
Para que um carvalho cresça e se desenvolva normalmente, tenha uma bela aparência, é necessário atendê-lo de maneira adequada e oportuna.
Rega
Tal árvore na primeira vez após o plantio exigirá rega abundante regular. Em média, 30 litros de água devem ser usados para cada planta em duas semanas. Mas perto da estação do outono, o número de procedimentos deve ser reduzido, porque o carvalho tem um sistema de raízes bastante poderoso que vai fundo no solo, é capaz de extrair água de forma independente para si mesmo.
Quando a vegetação já atingiu a idade de 4 a 5 anos, será necessário regá-la apenas nos períodos de seca. Nessa altura, já deve ter uma altura de cerca de 1,5 metros.
Poda
Primeiro, você precisará preparar as ferramentas necessárias para este procedimento. É melhor mergulhar a tesoura com antecedência em água limpa morna, a lâmina de serra pode ser processada em uma solução com água sanitária. Esses dispositivos são enxaguados imediatamente antes da poda e removidos para secar.
A poda desempenha um papel importante na formação das copas. Ao longo da vida de um carvalho, é possível observar o crescimento ativo de seu caule principal. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da parte superior é muito mais rápido em comparação com os ramos laterais.
Para retardar o crescimento ativo do ápice, é necessário cortar cuidadosamente o botão apical, bem como encurtar ou remover o broto ou ramos. Para que a coroa fique delicada e bonita como resultado, vale a pena retirar apenas parte da vegetação, às vezes até galhos inteiros.
O processo de corte também remove todas as partes doentes e danificadas. Este procedimento deve ser realizado da gola do cano para fora. Um colar de tronco é um crescimento que aparece em uma planta onde os ramos e o tronco se encontram.
Se você cortar o cabelo com essa coleira, poderá prejudicar muito a árvore, pois os tecidos que são importantes para um maior crescimento ativo serão afetados. Vale a pena encurtar os ramos mais longos, cortando-os em botões ou ramos laterais.
Lembre-se de aparar em ângulo para promover o crescimento da planta. Durante o procedimento, também é melhor remover galhos que crescem estritamente uns sobre os outros, que se cruzam ou se esfregam fortemente.
Fertilizantes
Os fertilizantes também desempenham um papel importante na manutenção.É especialmente importante fazer curativos nutritivos após o plantio, quando as mudas jovens ainda estão criando raízes em um novo local. Na primavera, é recomendável fertilizar com várias substâncias que contêm nitrogênio. Nesse caso, o nitrato de amônio será a melhor opção. Os fertilizantes orgânicos (esterco de vaca e uréia) também são adequados.
No início do outono, é melhor alimentar as árvores com fertilizantes minerais complexos. Eles contêm todos os principais macronutrientes e oligoelementos que garantem o correto crescimento e desenvolvimento do carvalho. Nitroammophoska é freqüentemente usado.
Durante o plantio, recomenda-se a introdução de estimulantes biológicos especiais no solo. Eles permitem que a vegetação se enraíze com muito mais rapidez e facilidade em seu lugar permanente e se adapte às novas condições.
Proteção contra doenças e pragas
O carvalho pode ser afetado por vários insetos nocivos.
- Bichos-da-seda. Essas borboletas são brancas como o mel com padrões pretos. Eles se alimentam de brotos de árvores jovens. Esses insetos podem facilmente mastigar as folhas que estão apenas começando a florescer, como resultado, apenas as veias permanecem. Essas pragas começam a se multiplicar rapidamente. Na maioria das vezes, compostos como "Karbofos", "Decis" são usados para combater os bichos-da-seda. Neste caso, o tratamento é feito por pulverização.
- Rolos de folhas. Esses insetos nocivos são pequenas borboletas, cujo corpo é completamente coberto por pêlos finos. Suas cores são variadas. As lagartas dessas borboletas são capazes de destruir rapidamente as folhas da árvore. Eles começarão a se enrolar em tubos finos ou se agrupar em um pequeno pacote. Na maioria das vezes, essa praga infecta a vegetação no início da primavera. Pode aparecer devido a níveis excessivos de umidade. Nesse caso, você pode usar medicamentos como "Karbofos", "Fitoverm" e "Decis".
- Mariposas. As borboletas mariposas têm um corpo esguio com asas triangulares. As lagartas podem comer lâminas de folhas, flores e apenas botões em flor. Essas pragas aparecem, via de regra, no início do verão ou no final da primavera devido ao clima muito seco e quente. Para combater a praga, eles também usam "Karbofos", "Fitoverm".
- Barbo de carvalho. Esse inseto tem um corpo castanho-escuro. Existem pequenos espinhos nas laterais. A cor do barbo de carvalho é branca e amarela. Alimenta-se do sistema radicular, o coração das árvores. A praga é capaz de sugar o suco do carvalho. Pode surgir desde o final da primavera até o final do verão. Para destruir o inseto, a planta doente deve ser borrifada com o preparado "Karate". E apenas um desses procedimentos é suficiente. Você pode usar outras formulações ("Kinmix", "Karbofos"), mas precisará fazer vários tratamentos para remover o inseto.
Além disso, o carvalho pode ser afetado por várias doenças.
- Oídio. Nesse caso, uma flor branca se formará nas lâminas das folhas. E você também pode ver pequenas bolas - esporos de fungos nocivos. Quando afetada por esta doença, a vegetação perde rapidamente seu aspecto decorativo. As partes infectadas irão parar de se desenvolver e crescer normalmente. O oídio reduz muito a resistência do carvalho ao gelo e enfraquece a árvore. Normalmente, a vegetação começa a doer em junho. O oídio se desenvolve em condições de clima muito seco e quente. Além disso, uma grande quantidade de nitrogênio no solo também pode provocar seu aparecimento. Enxofre coloidal pode ser usado quando contaminado. E também se usa o medicamento "Fundazol", o tratamento é realizado por aspersão (pelo menos 5 procedimentos).
- Necrose. Nesse caso, formam-se na vegetação áreas levemente deprimidas, que posteriormente começam a apodrecer. A casca começa a cair gradualmente. A cor da madeira também pode mudar. A causa da doença são fungos patogênicos.A necrose também pode levar ao ressecamento da copa e dos ramos individuais e, no futuro, à morte completa do carvalho. A necrose pode resultar de seca prolongada. O sulfato de ferro é usado para combater a doença.
- Mancha marrom. Quando danificados, manchas verde-amarelas aparecerão nas árvores. Eles geralmente são redondos. Além disso, essas áreas ficarão marrons. Fungos patogênicos também são a causa da mancha marrom. Para curar um carvalho doente, você deve usar imediatamente preparações prontas ("Fundazol").
Freqüentemente, uma variedade de remédios populares são usados para combater doenças, bem como para realizar medidas preventivas.
- Composição com refrigerante. Para preparar esta composição em casa, você precisa misturar 1 litro de água filtrada e 4 gramas de refrigerante em um recipiente. E você também pode adicionar 4 gramas de sabão em pó amassado ali. Toda a massa resultante é bem misturada. A mistura acabada é pulverizada com carvalho 2 vezes com uma pausa de duas semanas.
- Composição com freixo de madeira. Neste caso, 0,5 xícaras de cinzas e 1 litro de água fervente são misturados. Nessa forma, a massa é infundida por dois dias. Após esse tempo, a mistura é filtrada, acrescenta-se um pouco de sabão amassado, previamente diluído em água. O processamento é realizado 2 vezes com intervalo de uma semana.
- Composição com verbasco. Ao cozinhar, 1/3 de um balde de esterco e água fria são misturados. Nesse formulário, todos são enviados para infusão por três dias. A massa deverá ser misturada regularmente. Em seguida, a mistura é filtrada em um tecido denso e diluída em água (na proporção de 1:10). Esta infusão é usada para pulverizar carvalho. O procedimento é recomendado para ser realizado apenas à noite para evitar queimaduras.
- Composição com kefir. O leite fermentado é misturado com água filtrada na proporção de 1:10. O todo é agitado até que uma mistura homogênea seja formada. Depois disso, a composição é pulverizada nas árvores.
Como medida preventiva, também é permitido tratar a vegetação com fungicidas especiais. Eles podem ser comprados em quase todas as lojas de jardinagem.
Preparando-se para o inverno
Antes do início do inverno, será necessário remover toda a folhagem ao redor das árvores. E também a cobertura morta deve ser realizada. Para isso, turfa, grama seca e húmus são os mais adequados. Uma camada de cobertura morta é cuidadosamente colocada na zona próxima ao tronco.
Os ramos da planta são ligeiramente dobrados em direção à superfície do tronco. Uma capa protetora feita de estopa é colocada em cima. Outros tecidos densos não tecidos também podem ser usados. Se no futuro algumas partes ainda estiverem congeladas no inverno, a madeira será cortada em uma camada viva.
Essa preparação para o período de inverno é mais frequentemente realizada apenas para árvores jovens, uma vez que ainda não estão totalmente maduras. Carvalhos maduros e saudáveis raramente são preparados para a geada.
O comentário foi enviado com sucesso.