Como transplantar um carvalho corretamente?
Na Rússia, o carvalho há muito é considerado um símbolo de saúde e longevidade. Esta árvore freqüentemente aparece em contos de fadas, filmes e desenhos animados russos. É por isso que os jardineiros comuns muitas vezes desejam plantar carvalhos em seus terrenos. A maneira mais fácil é transplantar um carvalho jovem. Vamos considerar as características desse processo no artigo.
Prós e contras da cultura
Hoje, os cientistas têm mais de 500 variedades de carvalho. Todos eles crescem em diferentes latitudes ao redor do mundo. A peculiaridade dos carvalhos está na sua longevidade: muitas árvores podem permanecer por 300 anos ou mais em um só lugar. Além disso, a cultura pode crescer até um tamanho enorme. As vantagens de plantar carvalho no local são as seguintes:
- esta é uma árvore muito bonita que se tornará um sotaque;
- a cultura dará uma grande coroa, sob a qual você pode colocar um mirante ou até mesmo colocar um canto inteiro para relaxar.
A única desvantagem é que o carvalho crescerá muito com o tempo, tornando-se enorme. Essas árvores precisam ser plantadas em áreas espaçosas e longe de edifícios, caso contrário, o sistema radicular, poderoso e durável, pode destruir a fundação.
Cronometragem
Alguns jardineiros cultivam carvalhos diretamente das bolotas. Este é um processo muito longo e tedioso, então é muito mais fácil pegar uma árvore pronta. As datas de plantio dependerão de onde a cultura está crescendo.
- Se o carvalho for retirado de um viveiro, deve ser plantado em outubro. A alternativa é o início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.
- As mudas trazidas da floresta são plantadas em abril ou maio. Se tudo for feito corretamente, os exemplares criarão raízes mesmo com folhas em flor.
- Uma muda cultivada em casa a partir de uma bolota é transplantada em outubro ou março.
Separadamente, deve-se dizer sobre a idade dos carvalhos que serão transplantados. Os especialistas recomendam colher mudas com menos de um ano, caso contrário, há o risco de danificar as raízes. Para os viveiros, esse problema desaparece, pois você receberá material pronto para o plantio. Mas quando se trata de habitantes da floresta, você deve ser extremamente cuidadoso.
Até um carvalho de um ano já tem raízes de quase um metro, então você terá que desenterrá-lo com cuidado, e é melhor levar um ajudante para isso.
Processo de transplante
O transplante de uma muda começa com a seleção de um local. Esta deve ser uma área ventilada, longe de edifícios residenciais. Lembre-se de que um carvalho pode crescer 30 metros de altura, ou até mais, portanto, um local longe de casa é obrigatório do ponto de vista da segurança. São frequentes os casos em que as árvores quebram sob rajadas de vento e tempestades, caem em casas, linhas de energia.
Também é importante prestar atenção à quantidade de luz solar. As árvores maduras não reagem de forma alguma ao seu excesso ou deficiência, mas os carvalhos jovens queimarão se forem expostos à luz ultravioleta o dia todo. Se não houver escolha, eles terão que ser cobertos por algum tempo. Tendo cavado ou comprado uma muda pronta, ela deve ser devidamente transportada para a casa. Instâncias em recipientes não causarão problemas, mas mudas com sistema radicular aberto precisam ser embrulhadas em um pano.
Certifique-se de que as raízes estão bem colocadas, pois existe um grande risco de parti-las durante o transporte. Também é importante lembrar que a árvore deve ser plantada o mais rápido possível. Se você tem um longo caminho a percorrer, o pano que envolve as raízes deve ser levemente umedecido.Mas em nenhum caso se deve mergulhar as raízes na água, pois elas simplesmente apodrecem.O preparo do local começa um mês antes da compra da muda. A área selecionada deve ser desenterrada, eliminando ervas daninhas, restos de vegetação, folhagem.
Então eles cavam um buraco metro a metro, sua profundidade deve ser de 80 cm.
Neste caso, é necessário dividir corretamente o solo. A metade inferior é imediatamente posta de lado - não é mais necessária, mas a metade superior é mantida. Depois disso, a parte superior do solo é misturada com alguns outros componentes:
- dois baldes cheios de húmus (pode ser substituído por composto);
- um quilo de cinza;
- cal e superfosfato duplo (1,5 quilogramas cada);
- cloreto e sulfato de potássio - 65 g cada.
Em seguida, a mistura resultante é dividida em duas. A drenagem é colocada dentro da cova: seixos grandes ou tijolos quebrados serão preferíveis aqui, após o que a drenagem é preenchida com a mistura de solo pela metade. Um jovem carvalho é colocado no meio, sem esquecer que o colar da raiz deve estar acima do solo (2,5 cm), adormecer com a segunda parte do solo.
A compactação completa do solo é obrigatória. A árvore é regada com pelo menos 10 litros de água morna estabilizada. Se houver previsão de ventos fortes, você pode prender o carvalho amarrando-o. A última etapa é a cobertura morta. O círculo próximo ao caule da planta é coberto com grama fresca ou turfa.
Cuidados de acompanhamento
Tendo transplantado um carvalho, não se deve esquecer de cuidar dele. Vamos ver quais recomendações os jardineiros experientes dão a esse respeito.
- Rega. Nos primeiros 7 dias após o plantio, a muda precisa ser regada todos os dias, com um balde de liquido por 1 metro quadrado. Então o carvalho praticamente não pode ser regado, exceto em climas quentes. Em caso de precipitação, toda a rega é interrompida.
- Afrouxamento. É necessário afrouxar o solo apenas no primeiro ano de vida do carvalho. Isso é importante porque a muda ainda é jovem e pode ser afetada por ervas daninhas. A palha, como a serragem, pode reduzir a necessidade de afrouxamento.
- Top dress. A fertilização da cultura começa no segundo ano. Orgânicos não podem ser usados, mas as composições minerais são bastante aceitáveis. Um dos melhores meios para alimentar bem um carvalho é o "Kemira-Universal". Vai entregar todos os elementos necessários às raízes, contribuindo para o seu crescimento acelerado e correto desenvolvimento.
- Poda. A poda sanitária deve ser feita regularmente, pois pode renovar a árvore. Este procedimento consiste na colheita de ramos e folhas secos e não viáveis. Uma vez a cada 2 anos, no final de fevereiro, você pode organizar uma poda formativa beliscando um pouco o caule que cresce no centro. A árvore vai parar de crescer por um tempo, mas depois se tornará ainda mais luxuriante e bonita.
- Preparando-se para o inverno. As árvores maduras não precisam de abrigo para o inverno. Na natureza, os carvalhos enfrentam o inverno por conta própria e sempre sobrevivem. Recomenda-se cobrir espécimes jovens. O círculo próximo ao tronco é coberto com folhagem seca, os galhos são cuidadosamente dobrados até o tronco e cobertos com serapilheira no topo. Na primavera, tendo aberto uma muda, verifica-se imediatamente. Se um ramo estiver congelado, deve ser removido imediatamente aplicando uma composição anti-séptica e verniz de jardim na ferida.
Um belo e extenso carvalho pode se tornar o verdadeiro orgulho do dono do local. Uma enorme árvore que vem crescendo há muitos anos fará as delícias não só do dono, mas também de seus filhos, netos e até bisnetos. É mais do que fácil cuidar de tal cultura, então, em qualquer caso, ela deve ser considerada como um acréscimo a um terreno espaçoso.
Como transplantar um carvalho corretamente, veja o vídeo abaixo.
Muito obrigado pelo artigo, vou levá-lo em consideração ao transplantar da floresta no próximo ano.
O comentário foi enviado com sucesso.