Como um carvalho floresce?
O fato de que o carvalho, como outras plantas, é capaz de florescer, muitas pessoas nem suspeitam. E não é surpreendente, porque suas flores são verdes e muitas vezes são simplesmente invisíveis entre a folhagem. Como o carvalho ainda floresce será discutido no artigo.
Descrição de floração
O carvalho é uma árvore de longa duração, tem um tronco poderoso e uma copa enorme. Pode crescer até 40 M. A planta pertence à família das faias. Tem muitas espécies - existem mais de 600 delas, cerca de 20 delas são encontradas na Federação Russa. A espécie mais conhecida e cara para nós é o carvalho pedunculado, que também é comum.
Nas regiões ocidentais da Rússia, assim como na costa caucasiana do Mar Negro, existe um carvalho-rochedo, muito comum nos países europeus. Essas variedades de árvores são a base dos bosques russos.
Infelizmente, os carvalhos estão gradualmente desaparecendo de nossa paisagem.
No território do Extremo Oriente, na região de Amur, você pode conhecer as espécies de carvalho da Mongólia, o nome latino é Quercus mongolica Fisch. ex Ledeb, nas florestas de Transbaikalia existe até um bosque remanescente desta variedade. Um pouco menos comum nessas partes é um carvalho denteado.
Quanto às outras espécies, o sobreiro é de grande importância económica, que se encontra em muitos locais - é o sul de França, Espanha, Argélia, assim como o Cáucaso, nomeadamente a sua costa do Mar Negro. Nos países mediterrâneos, especialmente na Itália, uma planta perene cresce - um carvalho de pedra, em latim Quercus ilex.
Suas bolotas doces são até comidas. As mesmas frutas nutritivas são encontradas em carvalhos no leste, em estados americanos quentes como a Califórnia. Por exemplo, eles eram amplamente usados como alimentos pelos índios na América. Mas é principalmente uma boa alimentação para o gado. O café bolota é feito a partir das bolotas trazidas pelos carvalhos que crescem em nosso país.
A vida média de um carvalho é de 400 anos, mas existem árvores com uma idade mais venerável - 700 anos ou mais.
Um fato interessante - os carvalhos não florescem em uma idade jovem, sua floração começa depois que a árvore completa 20 anos. Mas este é um número médio.
Se o carvalho é amplo e livre, se cresce em espaço livre, suas primeiras flores aparecem quando atinge os 20-25 anos. Mas se ele tiver que crescer entre outras árvores, você pode esperar florescer 2 vezes mais. Com o tempo, os carvalhos começam a produzir mais flores, respectivamente, e mais bolotas são obtidas como resultado.
Portanto, é tão interessante descobrir como o carvalho ainda floresce, porque todo mundo conhece bolota, mas poucos viram flores. No entanto, eles existem e são até bastante complexos. Como muitas outras culturas, as flores de carvalho são dióicas, monóicas: ou seja, tanto as flores masculinas quanto as femininas florescem na mesma árvore.
A polinização das flores pode ocorrer tanto com a ajuda de insetos quanto com a ajuda do vento. No final da floração do carvalho, uma bolota se forma em cada ovário. O amadurecimento final dos frutos ocorre no outono. As flores de estame (masculinas) são coletadas em inflorescências, representam uma tonalidade amarelo-esverdeada de amentilhos (sua tonalidade coincide quase completamente com a cor das folhas jovens), pendem dos galhos em cachos inteiros.
As flores femininas com pistilo também são verdes, reúnem 2 a 3 flores em caules curtos especiais, embora tenham um pequeno topo vermelho, que é uma pequena antena que retém o pólen.
Elas aparecem mais tarde do que as flores masculinas, cerca de uma semana após seu aparecimento.Eles são pequenos, do tamanho de um grão e estão localizados em galhos de carvalho mais altos do que os machos.
Ao mesmo tempo, ficam escondidos na base e até parecem rins, por isso são tão difíceis de notar. Mas são eles que se transformarão nas bem conhecidas bolotas no futuro. Um grande número de folhas semelhantes a escamas cresce na parte inferior das flores femininas. Eles estão localizados em um rolo especial, que é um receptáculo desenvolvido. Durante o amadurecimento da fruta, esse rolo cresce, formando um plyus - um pires característico no qual se localiza a bolota.
As variedades de carvalho também têm diferentes tamanhos de frutos de bolota. E também a forma das escamas é extremamente rica: em algumas espécies as escamas são pequenas, em outras, por exemplo, no carvalho húngaro, as escamas têm centímetros de comprimento e são viradas para o lado oposto. O carvalho é caracterizado por um ovário de flores de três células, mas durante o período de amadurecimento dos frutos, apenas um ninho vai crescer, o resultado é uma fruta de uma única semente com um pericarpo forte e coriáceo, que os botânicos classificam como uma fruta semelhante a nozes. .
Em que mês ela floresce?
Como muitas outras plantas frutíferas, o carvalho também floresce na primavera. Em nosso país, sua parte central, esse período cai por volta dos dias de maio. Ao mesmo tempo, o início da floração está diretamente relacionado à variedade da planta. Diferentes espécies têm diferentes datas de floração. O carvalho inglês é de dois tipos - verão e inverno. A primeira espécie começa a florir com mais frequência na 1ª quinzena de maio, floresce abundantemente, produz muitos frutos de bolota.
Na maioria das vezes, esses carvalhos são proprietários de troncos pares. A segunda, espécie de inverno, começa a florescer 2 semanas depois. Ele terá menos flores e frutas. As folhas do carvalho florescem, são pequenas, pintadas de verde-amarelado. Brincos aparecem junto com eles, pendurados em cachos nos galhos.
Os brincos são coloridos da mesma forma que as folhas novas - verde-amarelo.
E eles absolutamente não se destacam contra o fundo da folhagem. Mas o fato de as folhas nesta época serem muito pequenas torna o processo de polinização muito mais fácil. Claro, o carvalho floresce principalmente em maio, mas pode florescer até mesmo no mês de verão - junho. A árvore é guiada principalmente pelo clima, a própria planta pode determinar se as geadas são esperadas ou não.
A floração das folhas de carvalho dos botões ocorre durante um mês inteiro. Esse processo começa no início de maio e continua até o início de junho. Também aqui depende muito das condições meteorológicas, por exemplo, como era o tempo em abril: por exemplo, o frio desloca a época de floração das folhas de carvalho para o final de maio.
Quantas flores?
As flores nos carvalhos aparecem simultaneamente com as folhas, no final da primavera. Mas, ao contrário das folhas, que florescem gradualmente ao longo de um mês, a duração da floração em si não é superior a 10 dias. Após florescer nos estames das flores do grupo masculino, o pólen amadurece, permanece ativo por um curto período de tempo - 4-5 dias. Quando o clima está favorável à polinização, ou seja, se está ventando e há bastante sol, o pólen maduro rapidamente se esfarela e correntes de vento ou insetos o transferem para os pistilos, fertilizando as flores femininas.
E no outono, essas flores vão se transformar em frutos de bolota característicos, que posteriormente caem ao solo.
Eles hibernam sob uma camada de neve e, na primavera, se estiver quente, árvores jovens crescem a partir deles.
O processo de criação de um carvalho exige muita força e muita energia. É por isso que essas árvores não dão frutos todos os anos, isso acontece a cada 5-8 anos.
Para o desenvolvimento e a floração é necessário que haja um leve resfriamento na primavera. Em princípio, o carvalho tem medo do frio e, por isso, seu fluxo de seiva começa mais tarde do que em outras culturas. Mas, para preservar a integridade das inflorescências, é necessário um leve resfriamento. Existe um sinal tão popular: se um carvalho floresceu, isso significa que logo haverá o chamado resfriado do carvalho.Eles duram pouco, cerca de uma semana, mas são os últimos dias frios antes do tão esperado verão quente.
O comentário foi enviado com sucesso.