Como fazer um carvalho crescer a partir de uma bolota?

Contente
  1. Variedades adequadas de bolota
  2. Teste de Semente
  3. Preparação
  4. Transplante de árvore
  5. Cuidado

Apenas caminhando por parques florestais, reservas naturais ou alguns lugares históricos, você frequentemente se depara com uma árvore tão conhecida desde a infância, como um carvalho. Seu tamanho (pode atingir cerca de 30 m de altura) e sua longevidade (algumas espécies crescem por cerca de 800 anos) são impressionantes. Alguns carvalhos foram plantados propositalmente pelo homem, enquanto outros brotaram independentemente de uma bolota. Haveria muito mais carvalhos se as bolotas de todos os carvalhos pudessem brotar. Além disso, os javalis, que se alimentam de bolotas caídas, também podem evitar isso.

Variedades adequadas de bolota

É possível cultivar um carvalho em casa, mas não é totalmente fácil fazê-lo: é necessário levar em consideração algumas peculiaridades.

Nem todas as variedades de árvores são adequadas para reprodução por meio de bolotas. Os frutos para germinação não devem ser colhidos no solo, pois, muito provavelmente, estão ocos ou danificados por pragas. Para o enraizamento, as bolotas grandes são retiradas de ramos grandes e fortes, cuja casca tem uma tonalidade marrom clara, às vezes até esverdeada. Você pode escolher as frutas mencionadas acima no início do outono, antes que todas as bolotas tenham caído.

Na maioria das vezes, as bolotas do carvalho pedunculado, que é comum na Rússia, têm raízes. Trata-se de uma planta despretensiosa, atingindo 50 m de altura, podendo se auto-semear, formando carvalhos. Os criadores criaram muitas variedades decorativas deste carvalho em particular ("Compacto", "Variegata" e outros).

Além disso, muitas vezes no território do nosso país, você pode encontrar um tipo de carvalho tão despretensioso, como o carvalho de pedra. É uma árvore perene do Mediterrâneo, da qual também derivaram várias formas decorativas.

Dependendo das condições climáticas da região, certas variedades são adequadas para a germinação de bolotas.

Um carvalho norte-americano chamado branco, cujas folhas podem mudar de cor de vermelho brilhante para verde claro. Ao planejar o plantio desta variedade, é necessário levar em consideração o fato de que não é uma variedade resistente ao gelo.

O carvalho do pântano também é considerado vulnerável à geada, sob condições favoráveis, cresce rapidamente e forma uma copa de folhas grandes e pontiagudas.

Você pode enraizar a bolota do carvalho de salgueiro resistente à geada, que se distingue pelas folhas lanceoladas que atingem 12 cm de comprimento.

Uma bolota de uma variedade vermelha resistente ao gelo é facilmente enraizada, famosa por sua folhagem de diferentes cores (pode ser vermelha ou amarela), dependendo da variedade.

Se falamos de variedades exclusivas, então você deve prestar atenção aos carvalhos de rocha e castanheiros. Estas são as variedades listadas no Livro Vermelho.

As bolotas de carvalho rochoso nas florestas selvagens não podem germinar javalis, que são atraídos pelo tamanho impressionante das bolotas (de 1,5 a 2,5 cm de comprimento). É uma planta alta, atingindo 30 m de altura. A exuberante copa dessa variedade se deve ao tamanho das folhas: o comprimento é de 8-12 cm, e a largura varia de 3,5 a 7 cm. Com o tempo, a beleza da rocha de carvalho não diminui: mesmo depois de 5 séculos, ela ainda permanecerá exuberante.

O carvalho castanho está listado no Livro Vermelho porque, até certo ponto, é uma planta extravagante que germina apenas em solos úmidos. Suas grandes folhas são semelhantes às do castanheiro, daí o nome.

A escolha de uma variedade depende muito do clima onde a árvore crescerá.Para que o trabalho não seja em vão, recomenda-se abordar esta nuance de forma consciente.

Se a escolha for feita, então junto com os frutos grandes do carvalho, é necessário tirar as folhas dessa árvore e do solo.

Teste de Semente

Assim que o material for corretamente selecionado, é necessário também que ele passe no chamado teste, que determina se um broto vai germinar no estômago.

Por esta você precisa coletar água em um balde e colocar as bolotas selecionadas lá por três minutos. As frutas que surgiram, segundo os especialistas, não serão capazes de germinar, podem ser jogadas fora com segurança. Bolotas no fundo são adequadas para o plantio.

Não é por acaso que o teste também é chamado de "teste da água", portanto, um balde de 10 litros é totalmente cheio, o que cria a pressão necessária para o teste. Não se recomenda a utilização de jarro, bacia, etc. em vez do balde, bem como um balde de água incompleto, pois o efeito não será o mesmo.

Depois que o material de plantio passa no teste, ele ainda precisa ser preparado de uma determinada maneira.

Preparação

A tecnologia de preparo é simples, o procedimento pode ser realizado de forma simples e rápida em casa. Na linguagem dos criadores, é chamado de estratificação. Sua essência é preparar a bolota para o cultivo criando para ela as condições do solo de inverno, no qual a própria árvore estava localizada.

A estratificação correta deve ser realizada em uma determinada sequência:

  • encontre um recipiente com tampa onde haja orifícios para circulação de ar;
  • coloque ali a terra e a folhagem trazidas do bosque junto com a bolota;
  • colocamos uma bolota em um recipiente com terra;
  • fechando bem a tampa, coloque o recipiente em local fresco e com temperatura constante de + 2 ... 3 graus Celsius (pode ser uma geladeira ou uma adega).

Antes de germinar uma bolota, ela deve ficar em local fresco por cerca de 120 dias (na primavera), onde eventualmente aparecerá uma semente.

Depois desse preparo, a bolota germina melhor e a muda obtida com ela crescerá mais rápido. E, além disso, a própria árvore do ponto de vista do cuidado será mais fácil de crescer.

Germinação

Com o início da primavera, a semente resultante para posterior germinação é colocada em um local onde haverá umidade constante (por exemplo, um saco amarrado com gaze úmida colocada nele).

A aparência das raízes depende da variedade e do tipo de árvore. O indicador pode variar de 30 ou mais dias. As raízes jovens são bastante delicadas e devem ser manuseadas com extremo cuidado.

Dependendo das condições climáticas e do tipo de árvore, você pode tentar encontrar sementes de bolota diretamente sob o carvalho com raízes germinadas no início da primavera, após o derretimento da neve. Como essas bolotas já passaram pelo "tratamento" de inverno, podem ser colocadas imediatamente em ambiente úmido (bolsa).

Seleção de solo

Para a muda germinar, o solo deve ser o mais fértil possível. É desejável que esta seja a terra onde a própria árvore cresce. Alternativamente, você pode usar a conexão de solo foliar com rippers (sphagnum, vermiculita).

Tal solo é preenchido com um pequeno recipiente com orifícios feitos (copos plásticos), no fundo do qual é feita a drenagem, por exemplo, de seixos. As sementes germinadas são colocadas no solo a uma profundidade de 3-5 cm.

O toque final será criar um efeito estufa. Para fazer isso, você pode cobrir os copos com filme plástico para alimentos.

Transplante de árvore

O fato de a muda estar pronta para o transplante será indicado pelas raízes surgindo ativamente do vaso (pequenos orifícios devem ser feitos em seu fundo). No sistema radicular de um carvalho existe uma raiz principal (não deve ser permitido que ela tome uma forma curva), mas também existem raízes secundárias. Não é difícil reconhecê-los, uma vez que a raiz principal corre no centro e é mais espessa que o resto. É desejável que o vaso seja transparente, para que seja mais fácil monitorar o sistema radicular. Via de regra, as raízes secundárias se projetam do fundo do vaso, que devem ser cortadas até que a raiz principal comece a se deformar levemente. Se isso acontecer, as mudas estão prontas para novos transplantes. Alguns artesãos tentam multiplicar o número de mudas com raízes cortadas, mas esse não é um trabalho fácil e demorado que requer certo conhecimento.

Prontidão de mudas

Como observado acima, a prontidão das mudas se manifesta principalmente no sistema radicular do carvalho. E isso não é por acaso, uma vez que a condição da árvore como um todo e a aparência de sua copa dependem da condição da raiz.

Além disso, existem vários outros indicadores da prontidão da muda para o transplante:

  • o crescimento jovem atingiu uma altura de 15 cm ou mais;
  • as folhas começam a aparecer na muda.

A formação da raiz central é evidenciada por sua cor - branco rico sem quaisquer sombras e manchas. A presença de manchas indica uma doença da planta. Na maioria das vezes é o oídio, que é tratado com sulfato de cobre.

Seleção de assento

O carvalho pertence a árvores despretensiosas que podem crescer em quase qualquer área. Mas um ambiente particularmente favorável para esta árvore é solo seco ou solo com umidade moderada. Para a rápida formação do sistema radicular, o solo deve ser nutritivo, com pelo menos um suprimento médio de húmus (de 3 a 4%). A luz adequada é boa para o carvalho, assim como qualquer outra planta. As condições apresentadas acima permitem que mesmo a muda mais fraca cresça rapidamente mais forte e, tendo ganhado força, espalhe uma copa exuberante.

Tendo decidido plantar uma muda de carvalho no local, além dos requisitos de plantio acima, é necessário levar em consideração que não deve haver outras árvores nas proximidades. Esse requisito se deve ao poderoso sistema de raízes do carvalho, que se desenvolve rapidamente, e que requer muito espaço livre. O fato é significativo, já que o aspecto da coroa depende do sistema radicular.

Processo de plantio

A primavera é considerada a época mais favorável para o plantio de brotos, pois permite que o sistema radicular cresça mais forte com o início do calor. Se uma muda cultivada a partir de sementes tem mais de 2 anos, antes de plantá-la em terreno aberto, é necessário encurtar a raiz para 15 cm no centro da bolota. Para evitar danos à raiz, o orifício deve ser dimensionado para corresponder à largura do sistema radicular.

Antes de plantar uma muda em um buraco no solo com umidade excessiva, é aconselhável colocar um sistema de drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.

Cuidado

O carvalho é uma árvore bastante resistente, portanto, apenas uma muda que não teve tempo de se fortalecer precisa de cuidados mínimos. Nesse caso, vale a pena seguir algumas recomendações.

  • Rega regular, mas infrequente, para manter o solo ligeiramente úmido. Cerca de um mês antes da queda das folhas no outono, a rega deve ser interrompida para que o sistema radicular possa secar antes do início da geada.
  • É necessário remover regularmente as ervas daninhas que aparecem no buraco ou próximo a ele, pois prejudicam a raiz (evita a formação de ativos, retira a umidade do solo).
  • Pelo menos 1-2 vezes durante a temporada primavera-verão, é necessário realizar uma fertilização abrangente do solo. Qualquer complexo adequado para uma determinada planta pode ser usado como fertilizante.
  • Mais perto do inverno, é necessário colocar cobertura morta no buraco ao redor do carvalho. Para fazer isso, você pode usar crosta de ervas, serragem ou quaisquer folhas caídas.
  • Após 3-4 anos, os cuidados mencionados acima não serão necessários. A remoção de ervas daninhas será apenas estética.

Se falamos de pragas ou doenças, então a árvore é vulnerável aos efeitos do oídio, podridão (especialmente na ausência de drenagem em solos úmidos). Uma planta adulta frequentemente apresenta o aparecimento de mosquitos-da-bílis nas folhas - pequenas bolas amarelas, semelhantes a cones. A razão para a sua formação é considerada como sendo larvas de vespas em uma folha. Para evitar o seu aparecimento, é necessário tratar a planta com agentes (várias soluções de pulverização) contra vespas.

Para mais informações sobre como cultivar um carvalho a partir de uma bolota, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário