O que é melhor: carvalho ou faia?
O que é melhor: carvalho ou faia é uma pergunta incorreta, embora a faia sempre esteja em segundo lugar nas classificações de madeira de alta qualidade por causa de sua densidade, que é visivelmente inferior à do líder. No entanto, o freixo, que praticamente não é inferior ao carvalho em resistência e dureza, em termos da riqueza da estrutura da madeira serrada, é mais comum em climas temperados, é inferior à faia em demanda, embora seja ideal para algumas necessidades. Uma resposta definitiva e motivada para determinar as vantagens da madeira depende da finalidade de uso e da necessidade do tipo de processamento. Vamos considerar tudo isso no artigo.
O que é mais forte?
Resistência e densidade são critérios importantes na avaliação da qualidade da madeira serrada, mas todas as comparações são feitas em termos de necessidades estritamente definidas - por exemplo, o que é melhor levar para a fabricação de móveis ou uma escada de madeira, na construção de uma fachada ou para decoração de interiores. O carvalho tem densidade de 720 metros cúbicos. m, mas atrás dele entre os três primeiros na demanda não é cinza, com um excelente indicador de 690 kg por metro cúbico. me faia, que tem uma densidade inferior - 660 kg por metro cúbico. m.
As árvores pertencem à classe B - madeira maciça, mas esta categoria também inclui bétulas, olmos, sicômoros, nogueiras, bordo e macieiras, que são menos demandadas pelos construtores. Há também a categoria B - com madeira muito dura - madeira de bétula de ferro, acácia, carpa e pistache, usada apenas em alguns casos para a fabricação de móveis ou decoração de edifícios. Pode-se supor que, além do indicador de resistência, existem outros critérios de seleção:
- facilidade de processamento, textura rica;
- resistência a pragas e umidade;
- a necessidade de processamento para dar propriedades individuais;
- características de crescimento - resina, galhos e galhos, a formação de nós na textura;
- duração da operação, possível sem medidas de processamento adicionais;
- facilidade de adequar a madeira serrada às necessidades existentes;
- prevalência à venda ou rara;
- categoria de preço (nem todos podem comprar móveis de luxo ou madeira da mais alta qualidade).
Os fabricantes de móveis reconhecem a faia como uma versão relativamente barata do carvalho. É difícil para os amadores distinguir móveis de faia de carvalho. No entanto, na escolha das prioridades, a pedra angular não é o indicador, que é mais forte, mas uma análise equilibrada das vantagens e desvantagens - os móveis de carvalho são muito caros (a maior parte do orçamento é o custo da madeira). Mas é pesado e pode quebrar, e o mais barato costuma ser falso. A faia é de difícil reparação, fissura e não tolera bem a humidade (higroscópica), necessitando de cuidados específicos.
Portanto, muitas vezes você pode encontrar recomendações para selecionar madeira não por densidade ou dureza, mas por uma série de critérios de avaliação. Um dos fatores mais importantes para o mobiliário é a facilidade de processamento, a finalidade do mobiliário e as peculiaridades do mobiliário interior do espaço habitacional. Na construção, a capacidade de suporte da fundação é levada em consideração - a madeira serrada é pesada e pode deformar-se, dando uma carga para a qual a fundação não foi projetada.
Mas se avaliarmos a força em termos de densidade, então o carvalho fica em primeiro lugar entre os três primeiros, e a faia - apenas o terceiro, cedendo às cinzas. Embora ambos os tipos de madeira sem alongamento se enquadrem na pequena categoria de maciço.
Comparação de outras características
A madeira da mais alta qualidade é considerada o carvalho velho, que em condições naturais pode viver até mil anos. Quanto mais uma árvore cresce, que pode atingir a circunferência de dois metros, mais dura e bela sua textura, principalmente quando cortada radialmente. Na carpintaria, a madeira de carvalho é procurada com uma idade de 150 anos a um período de 2 séculos. Além disso, a dureza aumenta e, com ela, a complexidade do processamento. Se você precisa de uma estrutura de poço, um barril, pilares de rio ou decoração de interiores das instalações, a madeira serrada não encontrará concorrência digna.
Os móveis são procurados devido à capacidade de branquear rapidamente, dar qualquer sombra, resistir a fungos e mofo devido à presença de anti-sépticos naturais. É sempre mais caro, mas há considerações de designers que têm certeza de que um conjunto de carvalho é impróprio em uma pequena sala ou um pequeno apartamento, embora os fabricantes afirmem que móveis de carvalho podem decorar quase qualquer sala.
A faia tem suas vantagens:
- à primeira vista, e mesmo sem conhecimento profissional, é impossível distinguir entre móveis de faia e carvalho;
- muitas vezes é mais bonito devido à sua capacidade de ser mais fácil de processar, manter a tonalidade desejada mesmo após aplicar várias camadas de verniz, passar por um processo de secagem e não rachar;
- se compararmos a aparência e o custo, então a diferença (e significativa) muitas vezes motiva a favor da faia em dois indicadores;
- não entendendo as peculiaridades da madeira, você pode facilmente encontrar uma falsificação de um fabricante sem escrúpulos e comprar móveis de faia em vez de carvalho;
- por sua vez, os produtos de faia nem sempre são falsificados e a fonte usada é posicionada de maneira honesta, de modo que você não terá que pagar a mais.
Se não se trata de móveis, mas sim de acabamento ou construção de escadas na casa, tem-se sempre em conta que o carvalho é mais denso, dura mais tempo e resiste aos esforços mecânicos. Além disso, é líder indiscutível em resistência à umidade, portanto, é adequado em balneários e na rua.
Se forem utilizadas tábuas secas durante a construção, a vida útil do acabamento ou da escada é praticamente ilimitada. Há uma opinião de que o carvalho, mesmo que seja uma tábua afiada, tem uma energia positiva especial.
Qual é a melhor escolha?
Em resposta a esta pergunta, costuma-se apelar para que se leve em consideração as necessidades e capacidades financeiras de um determinado consumidor, local de aplicação, propriedades decorativas. Para pessoas com oportunidades ilimitadas de investir na construção de uma casa particular ou uma mansão de campo, uma casa de banhos para suas próprias necessidades ou para lucro comercial, a madeira de carvalho é preferível. É mais denso e forte, tem longevidade, é considerado um sinal de respeitabilidade e prosperidade dos proprietários, é resistente à humidade, fungos e bolores. O carvalho também é favorecido por seu efeito decorativo e textura eficaz. Existe um encanto especial na capacidade da árvore em escurecer com o tempo, adquirindo uma tonalidade nobre, no seu perfume único, que lembra vagamente a baunilha.
A faia tem suas próprias vantagens especiais - baixo custo (em comparação com o carvalho), a capacidade de adquirir belas formas e configurações incomuns sob a ação do processamento mecânico. Tal como acontece com o carvalho, sua textura marcante, densidade e durabilidade são valorizadas. Ao fazer uma escolha em favor de um medalhista de ouro ou prata, você não deve se concentrar apenas no custo, nos slogans de propaganda persistentes ou na opinião de terceiros. Você precisa levar em consideração o escopo, suas necessidades e capacidades.
Tanto o carvalho como a faia pertencem à categoria das árvores sólidas, procuradas, duradouras e com excelentes características. Portanto, o consumidor tem o direito de pesar todos os argumentos a favor e contra e fazer sua própria escolha equilibrada.
O comentário foi enviado com sucesso.