Seleção e instalação de aglomerado no piso

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Estilo
  5. Visão geral da revisão

Seleção e instalação de aglomerado para piso É um tópico muito relevante agora. É necessário levar em consideração as peculiaridades da colocação de lajes sob linóleo em toras, a espessura padrão dos painéis. Mas antes de colocar as folhas sob o laminado com suas próprias mãos, você também deve ler os comentários e estudar o máximo de outras nuances.

Peculiaridades

A principal especificidade da colocação de aglomerado no chão é que este procedimento é bastante simples... Conhecendo os pontos-chave, você pode concluir todo o trabalho em pouco tempo e sem problemas. O aglomerado é obtido por prensagem do processamento de resíduos de madeira (com aquecimento simultâneo). Na maioria das vezes, serragem e aparas caem na prensa. Para tornar a conexão mais eficaz, eles também usam uma combinação de cola especialmente formulada com resina.

O custo do produto acabado é bastante atraente. Portanto, lajes e painéis de piso são amplamente utilizados na construção.

Esta solução é muito mais lucrativa do que calçadões, pisos autonivelantes e ainda mais parquete. Os fabricantes invariavelmente mencionam as altas qualidades técnicas desse revestimento. No entanto, outro ponto também é importante - se necessário, o piso de aglomerado pode ser facilmente decorado, é usado simplesmente como blank para linóleo, laminado, ladrilhos e outros materiais.

Uma superfície plana é formada sem muita dificuldade. A resistência à compressão é suficiente para o revestimento do piso frontal em salas onde não haverá cargas especiais. O produto é invariavelmente resistente a microorganismos, pouco suscetível à formação de fungos e outros focos de fungos. A qualidade da adesão também está em um nível decente. Deve-se ter em mente que:

  • as bordas dos painéis de partículas são muito frágeis;
  • com exposição prolongada ou muito forte à umidade, a estrutura será quebrada;
  • O aglomerado é altamente inflamável.

Visualizações

Também vale a pena considerar que o cartão pode pertencer a diferentes classes. Predefinição os parâmetros das matérias-primas são estritamente padronizados. Mas desvios das dimensões especificadas ainda são permitidos e isso inevitavelmente afeta as propriedades do produto acabado. Matérias-primas muito pequenas são inaceitáveis, porque assim a qualidade dos produtos se deteriorará irreversivelmente. Vale a pena considerar que independente do tipo, a cola deve ser distribuída sobre a superfície com muito cuidado, para evitar consequências desagradáveis.

Algumas empresas, devido ao uso de matérias-primas defeituosas, superestimam a concentração de impregnações. O polímero à base de aldeído realmente ajuda a fornecer uma melhor ligação entre chips diferentes.

No entanto, esse produto não pode ser considerado de boa qualidade. Em boas lajes, a proporção de composto é de no máximo 12%. Os fabricantes mais responsáveis ​​não usam mais do que 6% dos componentes poliméricos.

De acordo com as qualidades específicas do consumidor, os painéis à base de madeira são divididos em:

  • equipado com ranhuras;
  • sem ranhuras;
  • não submetido a trituração;
  • polido tão cuidadosamente quanto possível;
  • coberto com filme de laminação;
  • protegido da água;
  • folheados;
  • laminado (revestido com uma folha de papel);
  • caracterizado por maior resistência ao fogo.

Um parâmetro importante do cartão é também o seu densidade... Portanto, é sempre necessário esclarecer qual será o peso específico de um determinado produto. O primeiro grau inclui apenas painéis sem defeitos perceptíveis. Na presença de um número limitado de defeitos, incluindo desvios do plano e chips de aglomerado são referidos ao segundo grau... Se a laje não tiver um grau, isso implica sua aparência mais áspera.

Lajes não polidas são os mais baratos, mas na realidade só podem ser usados ​​em trabalhos pesados. Após o lixamento, a superfície fica muito mais bonita e pode até servir para fins decorativos. Além disso, folheado, papel grosso ou filmes à base de polímero são usados ​​como revestimentos.

Painéis de partículas laminados são os mais resistentes às influências negativas e têm os melhores parâmetros de desempenho. Em termos de propriedades decorativas, eles também são superiores a outras amostras.

Apenas as camadas da mais alta qualidade são submetidas à laminação, pintada em uma variedade de cores.... Junto com a coloração simples, a imitação de carvalho e mogno é amplamente praticada, a formação de texturas heterogêneas. Após a laminação, a placa está totalmente pronta para uso, basta obter uma peça com a geometria e tamanho necessários, trabalhar as arestas e montar o produto. A folha resistente à umidade, destinada a ambientes úmidos, contém inclusões de parafina. O desempenho à prova de fogo é o mais caro e é economicamente justificado apenas com riscos de incêndio realmente elevados.

Dimensões (editar)

A espessura da folha afeta diretamente sua resistência e, claro, a facilidade de movimentação e instalação. Espessura mínima o cartão serial agora tem 0,8 cm. Valor máximo teoricamente não se limita, no entanto, para produtos padrão não ultrapassa 3,8 cm. Conforme necessário, o número de camadas dentro da formação e seu tamanho são aumentados, o que permite obter um aumento da espessura total. De acordo com os regulamentos atuais, o erro é limitado a 0,3 mm, exatamente a mesma abordagem é aplicada ao cartão laminado.

Geometricamente, qualquer laje é feita na forma de um paralelepípedo... O comprimento de sua superfície varia de 1,83 a 5,68 m (desvios mesmo de 1 mm são inaceitáveis). A largura das mercadorias pode ser de 1,22 - 2,5 m (com o mesmo nível de desvio). O erro dos produtos em conformidade com a norma é limitado a 5 mm. A folha mais comumente usada é:

  • 2.75x1.83x0.015 m;
  • 2,44x1,83x0,016 m;
  • 2.62x1.83x0.016 m;
  • 2,44x1,2x0,016 m.

Estilo

Ferramentas e materiais

Para calcular a necessidade de material ao colocar com as próprias mãos, você terá que fazer cálculos muito simples. Em primeiro lugar, determinar a área exata da sala.

Em seguida, a área de uma folha separada é calculada. A determinação do número necessário de folhas permitirá, é claro, uma divisão banal. Mas você definitivamente terá que levar em consideração as reentrâncias das paredes, as costuras de conexão.

Tendo calculado a quantidade necessária de papelão, você precisa preparar:

  • barras (são usadas para obter lag);
  • laser ou nível hidráulico;
  • fita de construção;
  • Chave de fenda;
  • perfurador de alta qualidade;
  • serra de vaivém elétrica;
  • cavilhas de pregos;
  • Parafusos de madeira.

Montagem

O papelão permite que você lide com os pisos mais irregulares... No entanto, o nivelamento da superfície deverá ser executado com o máximo de cuidado possível. O contrapiso é colocado em toras no topo de uma base de concreto. As lacunas entre essas defasagens são de 30-40 cm (se você tiver que usar folhas de até 16 mm de espessura). Ao usar uma folha com uma espessura de 22 mm, a lacuna é aumentada para 40-60 cm.

Importante: deverá deixar um vão de cerca de 2 cm junto às paredes. Se o piso for irregular, as fendas serão preenchidas com escória ou areia. Ao trabalhar no piso térreo, as lacunas são saturadas com espuma ou espuma de poliestireno relacionada. Mas antes mesmo de instalar os lags, será necessário colocar uma camada de barreira de vapor no piso de concreto.

O nível do edifício ajuda a verificar o plano horizontal da base.

Cobrir com papel ou plástico de construção ajuda a evitar o ranger do chão explorado. A instalação é feita a partir da parede mais distante. Imediatamente após colocar o primeiro painel, deve-se fixá-lo imediatamente ao substrato com parafusos auto-roscantes pré-preparados. Em primeiro lugar, é preciso "pregar" no meio do bloco. Além disso, a etapa de instalação será de aproximadamente 0,2 m, recomenda-se que as tampas dos parafusos auto-roscantes sejam "afundadas" em 1 mm ou mais.

Imediatamente depois disso, você pode colocar uma nova laje. Ele é pressionado firmemente contra o painel anterior. Para evitar danos ao material, é aconselhável usar as barras de encaixe fornecidas. As costuras devem ser feitas estritamente nas toras. Ao organizar pisos em corredores estreitos, a estrutura é colocada em um ângulo de 90 graus em relação à direção de deslocamento.

As irregularidades verticais são facilmente eliminadas: devem ser lixadas e limpas de poeira e sujeira. Depois disso, é feito o acabamento da superfície (a menos que seja decidido ficar no revestimento de aglomerado).

É perfeitamente possível aplicar este material não só para laminado ou parquete, fazer um piso flutuante em um apartamento também é fácil. Normalmente, uma camada de proteção contra vapor é formada no topo do concreto. Mas no piso de madeira é mais correto colocar o glassine.

A próxima etapa do trabalho é adicionar enchimento... A escória e a argila expandida seca são ideais para essa função. A camada deste aterro deve ser feita o mais uniforme possível. Um papel ou uma membrana de construção é colocado sobre o enchimento. Na parede de onde a instalação será feita, você terá que colocar cunhas.

O próprio processo de instalação de placas de aglomerado envolve a colagem dos mesmos. Da borda do painel a qualquer parede deve sobrar exatamente 1 cm É importante conhecer outras sutilezas, como colocar o aglomerado sobre uma base de concreto puro. Se estiver perfeitamente plano e sem quedas horizontais, você pode fazer isso sem usar lags. É o suficiente para cobrir pequenas irregularidades com uma régua fina, que se estende por pelo menos 3-4 semanas.

Assim que o substrato atingir a resistência exigida, deve-se limpar, remover a poeira acumulada e a sujeira. Um aspirador de pó de construção ajudará de maneira ideal nesta questão.

As folhas são cortadas com o maior cuidado possível para reduzir o desperdício de material. Importante: seja qual for o tipo de piso criado a partir de placas de aglomerado, é necessário tratá-las com óleo secante ou anti-séptico. Esta é a única maneira de garantir o desempenho necessário.

A base é, claro, cuidadosamente marcada antes da instalação. Precisamente de acordo com as marcações, o concreto deve ser perfurado. Os tarugos são inseridos nos orifícios feitos para uma fixação mais eficiente. As folhas são dispostas de maneira que fique exatamente uma folga de 1,5 cm. Você terá que trabalhar com defasagens de maneira um pouco diferente.

O papelão é mais frágil do que o compensado, ou ainda mais a madeira. É por isso atrasos aproximam-se... Mas é perfeitamente possível recusar o arranjo da mesa. Como o uso de toras não garante uma uniformidade total de nível, às vezes é necessário colocar pequenos pedaços de compensado ou madeira embaixo delas. Caso contrário, a superfície de suporte não sai o suficiente.

O próximo passo é colocar o isolamento nas aberturas do revestimento. As lags são fixadas ao chão com âncoras. Recomenda-se usar lã mineral de aquecedores. Deve ser bem ajustado para excluir os menores vazios. As fissuras restantes são seladas com espuma de poliuretano. Uma barreira hidráulica é criada na parte superior do isolamento - folha metálica e oleado são ideais para esse propósito.

Recomendação: se você aplicar penofol, ele não só reterá a umidade, mas também melhorará a retenção de calor. A própria instalação do aglomerado é feita pregando as placas com pregos.

Às vezes, o papelão é usado mesmo em pisos quentes. Em seguida, ele terá que fazer canais nele para o pipeline. Na versão cremalheira e pinhão, os tubos são colocados por cima e tiras de alumínio nas ranhuras, onde é inserido o circuito do sistema de aquecimento.

Acabamento

Após a fixação final do material, certifique-se de você terá que preencher as rachaduras ao redor do perímetro das lajes. Somente a proteção das pontas pode garantir a confiabilidade ideal do revestimento. Antes de cobrir as costuras e juntas, é necessário limpá-las bem e secá-las com um secador de cabelo de construção. Mais tarde os pontos problemáticos são revestidos com cola de acetato de polivinila... Assim que seca, uma camada de silicone é aplicada por cima (em casos raros, é substituído por um selante de construção típico).

Nenhuma autorização especial necessária... Onde realmente for necessário, basta observar o sistema “macho e fêmea” instalado na fábrica. Ao usar aglomerado, é necessária a rejuntamento de parafina.

É perfeitamente possível usar uma vela comum. O aglomerado só pode ser massajado após limpeza e desengorduramento.

Buracos e rachaduras são reparados com antecedência. A massa é usada apenas em uma temperatura de ar de pelo menos 7 graus. Com o enchimento multicamadas, é necessário realizar a secagem de cada nível e só então processar novamente a superfície. Tendo terminado secagem camada final, esmerilhe a betonilha e remova o pó. Primer realizado várias vezes de ambos os lados, esta é a única maneira de obter uma proteção confiável.

Em salas úmidas, a escolha é óbvia - você precisa de um primer contendo um anti-séptico. Em salas secas há mais escolha, o principal é que o primer e a massa sejam combinados. Em qualquer caso, devem ser utilizadas composições específicas para superfícies de madeira. Você terá que trabalhar com uma espátula de aço larga. As misturas de acrílico e látex costumam ser aplicadas em camada com espessura não superior a 3 mm, nos demais casos, seguir as instruções do fabricante.

Visão geral da revisão

É importante notar que o piso de aglomerado tem alguns oponentes. Graus comuns deste material são extremamente instáveis ​​à penetração de umidade.... O inchaço é literalmente catastrófico. Produtos úmidos perdem drasticamente sua capacidade de transportar a carga. Alguns acreditam que é mais correto colar esse material, e não pregá-lo - porque devido à instabilidade mecânica, cargas mal distribuídas podem destruir os painéis.

    No entanto, as reclamações sobre o afundamento do papelão geralmente estão associadas a uma violação da tecnologia. Ou a distância entre os atrasos é muito grande ou eles estão se movendo. Recomenda-se o uso de linóleo como camada frontal sobre papelão. Mas lado a lado não é a melhor ideia. Em qualquer caso, é melhor pesar os prós e os contras com antecedência, para esclarecer as nuances do trabalho executado.

    Como instalar corretamente o cartão, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário