Reparação e restauração de móveis de aglomerado
Móveis de papelão são bastante populares. Mas depois de um tempo, os produtos começam a perder sua aparência original, aparecendo lascas ou rachaduras. Os produtos que perderam a aparência original podem ser atualizados, os defeitos eliminados e os chips removidos.
Tendo estudado as recomendações de especialistas experientes, você pode atualizar o mobiliário de aglomerado sem gastar mais do que 3-5% do custo original do produto.
Problemas comuns
Qualquer móvel pode avariar por diversos motivos, desde o seu desgaste natural e terminando com cargas inadequadas e a utilização de modelos em condições de temperatura desfavoráveis, bem como em ambientes com elevada humidade. Os produtos muitas vezes podem se tornar inutilizáveis com o envelhecimento da cola, bem como devido ao manuseio descuidado da estrutura, ao apagar as partes móveis.
Os problemas mais comuns incluem:
- defeitos decorrentes da destruição da camada ou película de verniz superior, que incluem o aparecimento de amassados, ranhuras, descascamento do verniz;
- danos aos produtos devido ao desgaste de molas, acessórios, dobradiças e outros componentes;
- o aparecimento de fissuras devido à elevada humidade da divisão, com esforços mecânicos nos móveis;
- destruição ou enfraquecimento de vários elementos devido a danos à superfície por insetos.
O trabalho de restauração é executado para mascarar as aparas que apareceram na superfície. Graças à restauração, arranhões serão removidos, dobradiças e fechos rasgados serão consertados.
Todos esses danos podem aparecer combinados e separadamente. O volume do trabalho proposto, sua natureza, depende disso. Se forem feitos reparos de carpintaria, o mestre precisa trocar certas peças ou reforçar os fechos. Para reparos decorativos, você precisa atualizar o revestimento ou estofamento.
Quaisquer reparos começam com uma inspeção da caixa.
Recomenda-se que este trabalho seja combinado com lubrificação e limpeza das dobradiças, tratamento da caixa com materiais de polimento, anti-sépticos.
Ferramentas e materiais
Ao reparar produtos de aglomerado, deve-se cuidar dos materiais necessários com antecedência. Com um pequeno arsenal de ferramentas necessárias à mão, você pode consertar móveis antigos ou deformados de aglomerado.
O mestre deve preparar as coisas mais necessárias.
- Marcadores. Em seu trabalho, é melhor usar uma caneta de feltro especial para retocar. Uma caneta de feltro comum que corresponda à cor da superfície a ser tratada também é adequada. Para esses fins, qualquer tinta, creme para calçados ou iodo também é usado.
- Cera. Para reparar arranhões, lascas ou fissuras que surgiram na superfície, é aconselhável usar uma cera mole, ou seja, uma massa de cera. Ele fornecerá resistência à umidade para um produto já restaurado.
- Cera dura para móveis, eles são usados com mais frequência para superfícies com propriedades de alto desempenho, por exemplo, para bancadas, prateleiras ou pisos.
- Dispositivo de derretimento de cera. O uso de uma massa hot melt, ou seja, uma cera dura, envolve derretê-la antes do uso. Isso pode ser feito com uma tocha a gás, um ferro de solda ou um isqueiro comum.
- O verniz usado para fixar. Neste caso, é preferível escolher um verniz ou polimento fixador na forma de spray ou aerossol.Use meios para restaurar o brilho original dos produtos, para mascarar pequenos arranhões e abrasões.
- Autoadesivo. É aconselhável escolher vários tipos de autoadesivos e utilizá-los para decorar a superfície dos produtos e para vidros.
- Não faça sem durante o trabalho faca de escritório, tesoura afiada, ferro. Você também pode precisar de uma borda especial se precisar substituir a guarnição. Além disso, o master não pode prescindir de uma composição epóxi de 2 componentes, uma espátula, um cinzel, um pedaço de tecido sem fiapos, bem como cola PVA, chopiks e rolhas de madeira.
Como reparar?
A reparação e o restauro de móveis em aglomerado podem ser efectuados individualmente em casa. Muitos não sabem o que fazer se precisar fechar um buraco na porta ou disfarçar uma cabeceira deformada, consertar a fachada da cozinha, ou mesmo todo o conjunto.
Freqüentemente, em ambientes com alta umidade, por exemplo, na cozinha, arranhões começam a se formar nos móveis de aglomerado. A limpeza constante das superfícies com lenços umedecidos também leva à sua formação. Se houver desgaste na mobília, não será difícil consertar tal defeito. Para eliminá-lo, você precisará encontrar um pedaço de tecido, de preferência em microfibra, e uma caneta hidrográfica que corresponda à cor da superfície a ser tratada. Uma caneta com ponta de feltro é aplicada ao guardanapo e os pontos gastos são tratados com ela. Um pano de microfibra deve ser levado ao longo da superfície sem perturbar a estrutura do produto. Após este tratamento, um agente de fixação é geralmente aplicado à superfície.
Às vezes, basta usar um polidor pigmentado ou um limpador de laminados. Após o processamento com tais meios, é necessário polir com um pano que não solte fiapos.
No caso de manuseio incorreto dos produtos, por exemplo, quando as portas do gabinete são abertas e batidas repentinamente, podem aparecer trincas. Eles também são formados se a mobília estiver em uma sala com alta umidade. A saturação constante com umidade e, em seguida, a secagem de produtos leva à deformação, rachaduras.
Para a restauração de tal defeito, a cola PVA é adequada. É melhor aspirá-lo para uma seringa médica. No local onde apareceu a rachadura, é lançada cola, borrando os locais com um guardanapo.
Os artesãos experientes recomendam o uso de um retentor de aperto.
Eles devem agarrar a fenda. Depois de um dia, o retentor pode ser removido. Usar esses métodos simples permitirá que você atualize rapidamente os móveis que perderam sua aparência original. Na hora de fazer o trabalho, é importante fazer tudo por etapas, embora seja necessário deixar a cola secar completamente. Isso tornará possível consertar com segurança o local do dano com meios especiais.
Lascas e arranhões
Freqüentemente, durante a operação de longo prazo de produtos de papelão, chips começam a se formar em seus cantos. Para restaurar os cantos, você deve:
- pegue um cinzel e processe os cantos com ele;
- então você deve pegar a cera derretida e cobrir com o local onde a peça se quebrou;
- após a secagem, retire o excesso e, com auxílio de cinzel, nivele a superfície;
- os cantos devem ser lixados com pano macio;
- usando uma caneta hidrográfica, você precisa aplicar retoques e limpar o desenho com um guardanapo para suavizar a sombra;
- após realizar todas as manipulações, resta selar este local com cera, verniz.
Chips que aparecem no final de uma bancada ou tampa estão longe de ser raros. Se a extremidade do móvel for revestida com uma borda especial de melamina, não será difícil remover esse defeito.
Para consertar, você precisa realizar algumas ações.
- Compre os materiais necessários. Nesse caso, o mestre precisará de uma borda de melamina com cola no tom e espessura adequados. Esses produtos podem ser adquiridos nos departamentos de construção onde os acessórios são vendidos.
- É necessário pegar um ferro e aquecer a ponta do móvel com ele, isso permitirá que você remova rapidamente a borda deformada.
- Usando um cinzel e uma lixa, esmerilhe a face final.
- Um ferro também é usado para colar a nova borda. Após a colagem, o excesso é cortado com faca afiada e lixado com lixa ou esponja.
- Se necessário, passe nas bordas agentes tonificantes, uma caneta hidrográfica.
No caso em que os cavacos já estão muito profundos, devem ser mascarados.
Para isso, você precisa de:
- pegue um cinzel e limpe a sujeira da área, em seguida, dê à área o formato desejado.
- escolha uma cera que se adapte perfeitamente à cor do produto (para obter a tonalidade desejada, pode-se misturar diferentes lápis de cera);
- no lugar com um chip, aplique cera para móveis e compacte-o;
- assim que a cera secar, é necessário cortar o excesso de cera com uma espátula ou faca de escritório;
- pegue um pedaço de pano sem fiapos e areia.
Se for necessário restaurar o desenho, use uma caneta de feltro, que é usada para desenhar o relevo desejado com pinceladas finas. Para consolidar o resultado obtido, é utilizado um verniz fixador.
Furos para fixadores
Muitos se interessam pela questão de como consertar as portas dos armários de aglomerado, caso surjam rachaduras e lascas no ponto de fixação.
Muitos artesãos experientes recomendam usar um chopik de madeira com cola para resolver este problema.
Para trabalhar você precisa de:
- retire o caixilho e, com a ajuda de uma broca, faça o furo, é importante fazer o furo para que a broca não saia do outro lado;
- você precisa derramar cola como "Momento" no buraco e martelar cuidadosamente o chopik;
- após 15 minutos, você precisa fazer um orifício neste inserto e apertar o parafuso auto-roscante.
O aparafusamento do parafuso auto-roscante é normalmente executado na porta removida. Se os fechos segurarem bem, a porta é pendurada no gabinete.
Laço rasgado
Muitas vezes, com uma carga excessiva na porta do gabinete, a dobradiça ou outros fechos são “puxados” da parede. Como não há como transferir as dobradiças para outro local, deve-se restaurar o local com o defeito e aparafusar novamente as dobradiças.
Para realizar esse trabalho de reparo, você precisa de:
- fure um local para uma conexão com um diâmetro de 8 mm com uma broca, conduza em um chopik;
- aparafuse um parafuso auto-roscante e fixadores no chopik; ao aparafusar o parafuso auto-roscante, use uma broca fina para que o chopik não rebente.
Se o local deformado não for escondido pelas ferragens, é preenchido com uma cera especial para móveis no tom desejado e polido. Você pode preencher o local com uma mistura de cola PVA e chips ou usar um epóxi de 2 componentes. Depois que o produto fica sólido, os fechos são aparafusados.
Outras avarias
As superfícies das mesas são geralmente consideradas a parte mais vulnerável de um conjunto de cozinha. A placa pode inchar após o contato prolongado do produto com água ou devido a cuidados inadequados.
Se o tampo da mesa ou qualquer produto de aglomerado estiver inchado, mas a tela não estiver inchada, é aconselhável tratar as juntas e mesas com silicone ou selante.
No caso de a superfície estar inchada, você precisa realizar uma série de ações específicas para restaurar a forma original.
Para trabalhar, o mestre precisará de:
- serragem ou aparas;
- Cola PVA;
- barras;
- borda;
- secador de cabelo de construção;
- espátula.
Para restaurar uma bancada laminada, você precisa seguir um procedimento específico.
- Pegue um secador de cabelo de construção. Use-o para aquecer o inchaço da teia.
- Seque a superfície, remova os pedaços soltos.
- A cola é adicionada aos vazios resultantes e deixada para secar por 15-20 minutos.
- Uma mistura homogênea deve ser amassada com cola PVA e aparas. Deixe em infusão por 10-15 minutos.
- Usando uma espátula, a mistura resultante é despejada nos vazios e compactada.
- Em ambos os lados da tela, é necessário colocar barras e apertá-las com uma braçadeira.
- Remova o excesso de adesivo.
- Deixe a tela por um dia até que esteja completamente seca.
- Aqueça a borda e cole.
- Coloque a bancada em seu lugar original.
Todas estas manipulações permitirão corrigir o defeito e restaurar cozinha e outros móveis em aglomerado.
Restauração e decoração
Para restaurar uma mesa de cozinha ou renovar uma parede velha, não é necessário levá-los a especialistas em várias oficinas. A vantagem de tal reparo é que é um processo de baixo custo que não requer habilidades especiais e investimentos de capital. As vantagens indiscutíveis incluem o fato de que as ferramentas de que você precisa para trabalhar geralmente estão à mão.
Quando a restauração do produto de aglomerado é concluída, o revestimento está em perfeitas condições. Móveis um pouco desgastados podem ser consertados e decorados, dando aos produtos um visual original. A decoração geralmente é realizada escolhendo um determinado tom da paleta. Escolher uma cor ouro, prata ou cobre pode ajudar a adicionar sofisticação aos seus móveis recondicionados. A adição na forma de craquelure permitirá que a mobília tenha uma aparência extraordinariamente espetacular.
É melhor usá-lo para produtos feitos em estilo vintage, craquelure também é adequado para um interior clássico.
A decoração na forma de um aplique feito de autocolante ou tecido ficará muito interessante nesses produtos.
Guardanapos em estilos diferentes são freqüentemente usados para decorar produtos. Esses produtos feitos no estilo de "Provença", estilo vitoriano, parecem especialmente impressionantes. Esses elementos podem refrescar o interior de maneira ideal, tornando-o mais leve e arejado.
Vários padrões e um enfeite interessante podem ser usados para decorar os produtos. Para aplicar uma impressão, use modelos de estêncil especiais.... A tinta é aplicada com cuidado para não respingar na superfície ao redor do padrão.
Desenhos grandes e sem graça ficarão mais no centro ou abaixo. Na parte superior, esse padrão tornará visualmente o espaço mais pesado.
Você pode conhecer as características da restauração de móveis de aglomerado no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.