Qual é a diferença entre aglomerado e aglomerado?
Após um exame mais detalhado, os produtos de móveis modernos têm uma aparência apresentável, o que atrai a atenção com uma variedade de texturas de materiais. Mas mesmo com a semelhança externa, os preços dos produtos padrão podem ser muito diferentes. Isso se deve ao fato de que a fabricação de móveis consome materiais com diferentes propriedades e qualidade. O preço dos produtos de móveis acabados depende do custo do material com que são feitos. Quanto maior a qualidade do material, maior será o preço do produto acabado, além disso, a vida útil do móvel dependerá do tipo de material. Vamos dar uma olhada mais de perto em qual é a diferença entre aglomerado e aglomerado.
Diferenças externas
No setor de construção e fabricação de móveis, são frequentemente utilizados materiais das marcas aglomerado e aglomerado. A diferença entre esses produtos de carpintaria é significativa - e isso afeta o custo dos materiais.
Não é difícil distinguir visualmente estas duas placas de mobiliário - o aglomerado apresenta uma ligeira porosidade e aspereza, enquanto que a placa de aglomerado apresenta um brilho devido à sua laminação e a sua superfície é sempre lisa.
O cartão é um cartão feito por moldagem de pequenas aparas de madeira com uma massa adesiva na forma de resina de polímero de formaldeído. Este painel é utilizado para a produção de estantes, armários, estantes, bancadas, etc. Muitas vezes é revestido com folheado de madeira natural fino, plástico ou papel impregnado.
O cartão é um cartão laminado. Difere do aglomerado pelo facto de o papel melamínico com uma certa impregnação ser fixado na camada superior do material por laminação. Esta camada protege a superfície da laje contra umidade e danos mecânicos. O aglomerado é utilizado para a produção de camas, guarda-roupas, bancadas e outras peças de mobiliário, podendo também ser utilizado como painéis decorativos de acabamento.
As placas de aglomerado apresentam características de qualidade superior, diferindo do aglomerado não apenas na aparência, mas também possuindo propriedades de estabilidade a altas temperaturas. As placas de aglomerado e de aglomerado no corte têm uma estrutura solta, mas ambos os materiais são fáceis de processar.
Móveis feitos de aglomerado exigem menos manutenção e têm uma aparência mais atraente, em comparação com uma placa de aglomerado comum.
Comparação de propriedades
O cartão laminado difere do cartão convencional apenas na presença de uma camada superficial durável na forma de laminação. Ambas as categorias desses produtos para madeira têm características de alta resistência e excelente desempenho. Os aglomerados contêm componentes de formaldeído na sua composição adesiva, mas na versão laminada esta substância não emite para o exterior na forma de fumos, pelo que o valor do aglomerado é muito superior ao do aglomerado.
Uma película protetora consiste em várias folhas de plástico de papel firmemente fixadas umas às outras. O processo de laminação ocorre sob a influência de alta pressão e um determinado regime de temperatura, portanto, a adesão do revestimento da superfície ao painel de partículas é em última análise muito forte e monolítica.
O material laminado não teme os efeitos da umidade, por isso o alcance de sua aplicação é muito mais amplo do que uma simples placa de aglomerado.
Cada um desses dois materiais tem vantagens e desvantagens. Os aspectos positivos do material de aglomerado são os seguintes:
- boa resistência a várias influências mecânicas;
- pode ser processado higienicamente;
- não muda a cor de sua superfície quando exposta a soluções fracas de ácido-base - chá, suco, café e assim por diante;
- não sujeito aos efeitos negativos dos raios ultravioleta, mantendo a durabilidade de sua coloração;
- pode ter texturas e cores diferentes;
- a superfície do material pode ser acabada com folheado natural ou decorada com uma imagem aplicada de imitação de pedra natural;
- pertence à classe econômica de móveis e materiais de construção.
Os lados negativos do material de aglomerado são os seguintes:
- exposto à umidade, instável à ação de soluções fortes de ácidos ou álcalis;
- não resistente a ferramentas de corte - sujeito a arranhões;
- quando a superfície é aquecida, tende a liberar vapores de formaldeído no ambiente externo, o que representa uma ameaça à saúde humana.
Importante! Apesar de uma série de propriedades negativas, o material de aglomerado é muito difundido e é usado na produção de móveis, bem como para necessidades de construção.
Os seguintes aspectos positivos do material de aglomerado laminado devem ser observados:
- aumentou, embora a resistência de curto prazo à umidade e água;
- resistência ao desbotamento sob a influência dos raios ultravioleta solares;
- resistência à água fervente ou óleo quente;
- a capacidade de manter suas propriedades e aparência quando exposto a altas temperaturas;
- resistência ao aparecimento de amassados e arranhões ao bater e cair de cima na superfície do material de objetos pesados;
- não absorve odores estranhos;
- tem um nível de preço acessível e tem uma ampla gama de aplicações.
Os lados negativos do material de aglomerado são os seguintes:
- propenso a lascar, especialmente nas bordas e cantos;
- em locais onde aparecem lascas ou rachaduras, o formaldeído é liberado no ambiente externo;
- a aparência é inferior à da madeira sólida natural;
- não pode ser exposto à água por muito tempo.
Importante! As folhas de aglomerado diferem em qualidade do material de aglomerado também pelo fato de que apenas painéis de aglomerado de alta qualidade com alta densidade de textura são usados para a fabricação de produtos laminados.
O que é melhor?
O custo dos produtos de móveis acabados depende do material usado para sua produção. É por isso em móveis de classe econômica, são usados painéis de aglomerado de baixo custo, que podem ser cobertos apenas de um lado com uma película de proteção contra umidade. Além disso, para a produção de móveis, também é importante se o material com o qual é feito emite formaldeído. Por exemplo, um material de aglomerado laminado de qualidade superior será usado para uma cama, uma vez que sua camada protetora não permite que um vapor de um componente nocivo passe para fora.
Obviamente, os móveis feitos de papelão terão um preço um pouco mais caro do que os produtos feitos de papelão comum, mas as características de qualidade do material são perfeitamente capazes de justificar esses custos.
O custo de móveis baratos em aglomerado também é influenciado pelo tipo de material. Existem vários tipos de cartão.
- Eu classifico - a serragem de uma fração padrão fina sem a presença de inclusões estranhas é utilizada como matéria-prima para a fabricação do painel. O cartão acabado é perfeitamente plano, liso, sem lascas ou rachaduras. O cartão de aglomerado de primeiro grau está sujeito a decoração adicional obrigatória com película ou folha, e isto é feito em ambos os lados do cartão.
- Grau II - é feito de matéria-prima de serragem de alta qualidade de diferentes frações, digamos uma porcentagem mínima de impurezas. A placa acabada pode ter pequenos danos na forma de lascas ou arranhões. Para aglomerado de grau II, o revestimento decorativo não pode ser usado.
- Grau III - feito de serragem de várias espécies de madeira, pode conter uma pequena porcentagem de inclusões estranhas. O material não é exposto a revestimentos decorativos, uma vez que esta classe não é utilizada na produção de móveis. O aglomerado de partículas III só pode ser usado para fins de construção.
A resistência do cartão à umidade depende se ele tem um revestimento de filme protetor. As placas que não possuem esse filme não são utilizadas na fabricação de móveis, pois o material perde rapidamente sua atratividade e é de difícil acesso para processamento higiênico.
Pelo tipo de revestimento protetor, os painéis de aglomerado são divididos em tipos principais como:
- sem revestimento - esse material é chamado de áspero; aplica-se apenas na execução de trabalhos de construção;
- laminado - o aglomerado tem um revestimento de verniz durável ou um tratamento de filme de melamina;
- folheado - o painel de partículas tem acabamento externo folheado a madeira natural.
Ao contrário do cartão, os materiais do cartão laminado têm uma variedade mais ampla. A laminação da placa pode ser feita em várias cores, além de criar uma imitação de qualquer textura. Produtos de móveis feitos de aglomerado laminado podem se integrar harmoniosamente em quase todas as composições de interiores. Eles parecem sólidos e elegantes, embora tenham um custo pequeno e bastante acessível. Em alguns tipos de material de aglomerado laminado, um filme resistente ao fogo contendo carbono ou material de classe HLP, que é resistente ao fogo, pode ser usado como uma camada de laminação.
É verdade que o custo dessa mobília será várias vezes mais caro do que aquele feito de aglomerado comum.
Os aglomerados do tipo laminado, apesar da massa das suas vantagens, estão sujeitos à formação de aparas e fendas. Na maioria das vezes, isso ocorre quando objetos pesados caem na superfície da placa ou sob a influência de um fator mecânico. Não é mais possível eliminar esse defeito nos móveis posteriormente. Devido a esta propriedade do material, o mesmo não é submetido a vários tratamentos por fresagem, portanto, é impossível obter uma superfície em relevo, chanfros lisos ou arredondamento de um painel de aglomerado.
Quando aparece uma lasca ou rachadura, a superfície do cartão perde sua segurança, como o formaldeído começa a escapar para o exterior, portanto a qualidade do laminado e a sua resistência desempenham um papel muito importante para este tipo de aglomerado.
Para a fabricação de bancadas ou utensílios de cozinha, não se utiliza material aglomerado, uma vez que apenas a superfície do cartão laminado é capaz de suportar o contato frequente e prolongado com a água, sem prejuízo do seu aspecto. Embora umectação prolongada seja indesejável mesmo para placas laminadas, esse efeito das bordas do material é especialmente perigoso.
Sob exposição prolongada à água, a estrutura do cartão absorve umidade, incha e desmorona rapidamente. Eliminar os efeitos da exposição prolongada à umidade em tal material já será irreal.
Para fazer móveis com preços acessíveis, mas de alta qualidade e bonitos, os fabricantes modernos usam produtos para trabalhar madeira - aglomerado e aglomerado laminado.além disso, um cartão convencional é usado para criar a estrutura de suporte do móvel, enquanto a parte frontal é feita com um cartão laminado. Os produtos de mobiliário feitos de uma combinação de materiais podem ser usados tanto para uso doméstico como em escritórios.
Apesar de sua resistência, o material, composto por cavacos e uma base adesiva, requer cuidadoso manuseio e proteção contra umidade.
Veja o próximo vídeo para as diferenças de materiais.
O comentário foi enviado com sucesso.