Parafuso divisores de madeira: dispositivo, variedades e dicas para escolher
Até hoje, fogões a lenha funcionam em casas de campo, e é por isso que aparelhos como divisores de lenha são muito procurados. Eles facilitam muito o processo de corte das toras, que é muito mais difícil e fisicamente difícil com a mão.
O que é isso?
Os divisores de madeira no campo ou em uma casa privada resolvem um problema bastante grande. Não é segredo que cortar lenha é um trabalho físico muito árduo e exaustivo, que, além disso, exige muito tempo. É por isso que cada vez mais moradores de casas suburbanas e rurais compram rachaduras de madeira ou fazem-nas por conta própria, usando várias peças e conjuntos de eletrodomésticos antigos e máquinas-ferramentas desnecessárias.
Hoje, a indústria oferece existem duas variedades básicas dessas ferramentas. Este é um cutelo e um divisor de cone - diferem nas características da peça de trabalho. Na primeira versão, é representado por uma placa pontiaguda, posicionada horizontal ou verticalmente, que, sob a ação de um empurrador, empurra e corta literalmente o calço. Este cutelo é denominado cutelo de cremalheira e pinhão.
Na versão cônica, a superfície de trabalho é uma rosca especial. Girando, tal cone corta o tronco de acordo com o princípio de um parafuso e simplesmente o divide em 2 a 4 partes.
O divisor de toras cônicas é caracterizado pelas mais altas qualidades técnicas e operacionais., funcionalidade excepcional e facilidade de uso.
Normalmente, a unidade de colheita de lenha em um divisor de madeira parafuso tem um tamanho bastante compacto e, se houver necessidade, pode sempre ser movida de um local para outro.
Uma característica distintiva do divisor de madeira cônica é sua vida útil verdadeiramente substancial. Na produção de tais ferramentas de jardim, são usados materiais excepcionalmente fortes e resistentes ao desgaste, de modo que pode facilmente suportar até mesmo as cargas mais elevadas.
Pode ser usado em uma ampla variedade de condições climáticas e meteorológicas, e o rachador de madeira não requer nenhuma manutenção especial.
Especificações
Qualquer mecanismo que se destine à colheita de madeira combustível deve certamente cumprir os requisitos técnicos, e isto se aplica a qualquer tipo de rachador de madeira: hidráulico, bem como mecânico e cônico.
Detenhamo-nos mais detalhadamente nas principais características técnicas e operacionais deste último:
- comprimento de trabalho ideal (distância entre a cunha e a parte do pistão) - 50-55 cm;
- a potência de divisão necessária para a divisão ininterrupta de uma peça em bruto de madeira é de 5 a 8 toneladas;
- a velocidade de rotação necessária para aplicar força às fibras de madeira - pelo menos 400 rpm, mas não mais do que 600;
- o movimento do pistão - outro parâmetro de velocidade - corresponde a 4 m / s na direção para frente e 7,5 m / s na direção oposta;
- potência do motor - 3,4 kW.
Para divisores de toras de parafuso, a opção de um batente de deslocamento é de particular importância.
O custo de um divisor de parafusos de madeira começa em 20.000 e chega a 130.000 rublos, enquanto a última instalação é capaz de dividir uma peça de trabalho de 40 cm em apenas alguns segundos.
Design e princípio de operação
As características de design do furador cônico são baseadas na interação de trabalho de uma porca e um parafuso, onde a madeira macia atua como uma porca.Um motorredutor com uma ponta em forma de parafuso de cone simples ou duplo é fixado em uma plataforma sólida de metal. Ele gira de 250 a 400 rpm.
Ao mesmo tempo, a barra de impulso é posta em movimento a partir do motor, ela empurra o bloco de pé com sua extremidade no cone em movimento. Como resultado, o parafuso é cravado na lateral da peça de trabalho e a madeira é imediatamente dividida ao longo de sua fibra.
Existem dois esquemas de projeto básicos para esses divisores de madeira. No primeiro, um cone de rosca dupla é fixado diretamente ao eixo de um motor elétrico de baixa velocidade com parâmetros de potência de 4-5 kW e um número de revoluções não superior a 500.
Na segunda versão, são utilizadas polias bimanuais de vários tamanhos, bem como correias de transmissão flexíveis, enquanto uma polia pequena é fixada no eixo do motor e uma polia grande é fixada no eixo do divisor de madeira.
O mais simples dos mecanismos acima é considerado um divisor de madeira - é um diagrama elementar sem nenhuma montagem complexa. Inclui um motor, um cone helicoidal, bem como uma caixa de engrenagens, um eixo e dois rolamentos. Além disso, a caixa de engrenagens pode ser fabricada com uma engrenagem, corrente ou variável.
Os rolamentos são fixados diretamente na ferramenta em uma carcaça de aço especial ou ferro fundido, podendo ser comum para ambas as peças ou separados para cada rolamento.
A estrutura geralmente é bastante forte, montada com tubos de aço ou cantos soldados entre si.
O motor do divisor de madeira parafuso é de 220 volts, é feito de aço ferramenta denso, bastante duro. É impossível fazer com as próprias mãos, mesmo para um torneiro experiente em casa - só pode ser montado na fábrica.
Atenção especial deve ser dada ao rosqueamento, que deve ser necessariamente do lado esquerdo, pois ao aparafusar um parafuso em uma árvore, deve-se puxar a tora em sua direção, de fato, com o auxílio de entalhes roscados, um movimento de translação dos calços é feito.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem de qualquer cortador de madeira é minimizar o esforço necessário para cortar madeira. Com a compra desse equipamento, você não precisa mais se curvar, pois o aparelho pode ser ajustado para se adequar à sua altura.
Se precisar preparar lenha, basta ligar a instalação e colocar calços - e o mecanismo fará o resto sem a sua participação.
O princípio de operação do divisor de madeira em cone é tão simples que até uma mulher ou uma pessoa idosa podem lidar com o trabalho.
O design é bastante simples, enquanto a potência suficiente é baixa - não mais do que 3-4 kW. Para uso doméstico, basta um parafuso com parâmetro de 80 mm e o comprimento de instalação suficiente é de 250 mm. Esses produtos são bastante compactos e móveis - podem ser instalados em qualquer lugar e, se necessário, podem ser movidos.
Dentre as deficiências, destaca-se o baixo grau de segurança e a necessidade de trazer blocos de madeira por conta própria. Isso não exclui completamente a ocorrência de fadiga, embora reduza significativamente sua gravidade, ao mesmo tempo que acelera significativamente o processo de divisão de toras.
Visualizações
Um divisor de parafuso cônico de madeira geralmente é executado em uma versão móvel e estacionária. Nesta última versão, o quadro é equipado com um eixo com um par de rodas, graças ao qual o dispositivo pode ser facilmente movido do local de armazenamento para a área de divisão de toras.
De acordo com o método de acionamento, todos os dispositivos de parafuso são divididos em gasolina, elétricos, além disso, modelos industriais podem ser encontrados à venda, operando devido ao movimento de rotação do eixo do trator.
Os modelos elétricos geralmente operam em uma rede monofásica, mas existem produtos que operam em uma rede trifásica.
Mas você precisa entender que é bastante problemático trazer três fases para seu lote pessoal - vai custar uma quantia "arrumada", então a maioria dos proprietários prefere opções monofásicas menos poderosas, mas muito mais práticas.
Os modelos a gasolina são ideais para trabalhar em áreas suburbanas remotas do local de conexão à rede ACe, além disso, em locais onde a eletricidade não é fornecida.
A manutenção de tais instalações não requer despesas especiais, caracterizando-se pelo aumento da funcionalidade e eficiência.
Combinado - dispositivos semelhantes funcionam tanto com eletricidade quanto com gasolina. Eles são ideais para uso doméstico, mas são freqüentemente usados em ambientes industriais.
De acordo com o método de fornecimento de lenha, distinguem-se vários tipos de divisores de madeira em parafuso.
- Horizontal - neste caso, os caroços caem em uma ranhura especial e se movem em direção ao cone helicoidal. Há também uma segunda opção, quando a tora permanece no lugar e o cortador se move em direção a ela.
- Vertical - neste caso, a peça é alimentada na direção vertical, normalmente a superfície de perfuração se move para o calço.
- Misturado - esses modelos combinam vários tipos diferentes de alimentação de log.
Dependendo da configuração, os dispositivos são diferenciados com e sem um cone substituível.
Top models
O divisor de log de cone Divisor é muito popular. Este dispositivo tecnológico permite cortar toras de até 50 cm de diâmetro.
A velocidade de deslocamento do parafuso cônico varia de 150 a 400 rpm. A produtividade da planta é de 1 metro cúbico. m / hora, e a potência é 1,5-3 kW.
A unidade pesa 90 kg.
O parafuso divisor de madeira "Cenoura" é muito popular... Este mecanismo é simples, mas ao mesmo tempo eficaz e, graças ao princípio elétrico de operação, pode ser usado em quase todas as residências.
A potência do divisor de madeira é de 2,2 kW, a velocidade de rotação é de 3000 rpm.
A parte funcional da cama tem dimensões de 40x70 cm.
O pesado volante gera uma energia cinética bastante poderosa, então com a ajuda da "Cenoura" você pode dobrar as toras mais complexas sem forçar o motor. Neste caso, a divisão dos calços é tão eficaz que as toras ficam literalmente "rasgadas".
Porém, ao partir as toras, o principal é não funcionar, já que o rachador de madeira é uma estrutura bastante perigosa e pode puxar as mangas da sua roupa até o cone em questão de segundos.
O divisor de madeira cônico "Parafuso" funciona de acordo com um princípio simples: Conforme o cone gira, ele penetra na madeira como um parafuso, partindo-o em pedaços.
Freqüentemente, esses dispositivos são construídos por conta própria. No entanto, ao trabalhar com este divisor de toras, devem ser seguidas as precauções básicas de segurança.
Como escolher?
Ao escolher um divisor de madeira feito na fábrica, vários parâmetros importantes devem ser levados em consideração.
A força de impacto é uma das principais características de fundamental importância na escolha de um fio. É medido em toneladas, enquanto para o uso doméstico existem modelos mais do que suficientes com um parâmetro de 5 a 6 toneladas, parâmetro suficiente para cortar rapidamente lenha para acender uma banheira ou um pequeno fogão.
Na indústria, os divisores de madeira são usados com um indicador de 10 toneladas, são ótimos para caldeirarias ou em grandes indústrias de marcenaria.
Para trabalhar com grandes volumes de madeira, vale a pena escolher modelos para 12 toneladas.
Lembre-se de que quanto maior a força, maior deve ser a potência. Alguns fabricantes sem escrúpulos afirmam que motores fracos podem criar forças de divisão significativas - isso é uma farsa. Parâmetros de potência inferiores a 3 kW só podem ser suficientes para um esforço de 4-5 toneladas.
A seleção de parâmetros como motores monofásicos ou trifásicos merece atenção especial. Dispositivos trifásicos são considerados mais potentes, requerem cabeamento profissional com tensão de 380V. Tais dispositivos são ideais para indústrias de grande porte com alta intensidade de uso, mas na vida cotidiana vale a pena nos limitarmos a mecanismos monofásicos. Eles podem ser conectados a uma fonte de alimentação padrão e possuem proteção contra surtos integrada.
Um parâmetro importante é o maior tamanho do log que ele pode dividir. Este parâmetro depende diretamente das características do curso do pistão. Para mecanismos horizontais, não deve ser superior a 40 cm, para mecanismos verticais - não deve ser superior a 50 cm.
Preste atenção à presença de um batente de viagem - este é um dispositivo opcional que não está disponível em todos os modelos. Esse dispositivo permite que você trabalhe com toras curtas, uma vez que o mecanismo bloqueia de forma independente seu movimento para trás.
Uma visão geral da variedade de divisores de toras de parafuso no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.