Divisores de madeira: tipos e dicas para escolher

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Projeto e princípio de operação
  4. Visualizações
  5. Top models
  6. Como escolher?

Apesar de todas as inovações no campo da energia, uma parte considerável da população da Rússia continua a ser aquecida com lenha. E, portanto, por muito tempo, as ferramentas que permitem a colheita dessa lenha continuarão em demanda. A diferença entre os modelos individuais é bastante grande - tanto nos princípios de operação quanto no desempenho, portanto, tudo isso deve ser levado em consideração antes mesmo da compra.

O que é isso?

Um divisor de madeira é uma máquina especial que colhe lenha. Mas é importante considerar a diferença entre máquinas de rachar madeira "reais" e cutelos. Os últimos apenas dividem as toras, mas não são capazes de cortar e dividir a peça em toras organizadas. Os divisores de madeira são divididos em:

  • grau profissional;
  • classe doméstica;
  • dispositivos com acionamento a gasolina;
  • dispositivos acionados eletricamente;
  • sistemas tracionados.

Vantagens e desvantagens

Os divisores de madeira funcionam mais rápido e melhor do que eixos simples. Ao mesmo tempo, o risco de lesões é muito menor. Preparar lenha a cada 5 ou 7 dias para uma casa com área de 200 m2. m. não levará mais do que 3 horas de cada vez. Aqueles que fazem o mesmo trabalho com um machado são obrigados a gastar até 4 horas diárias.

Quanto às deficiências do rachador de madeira, só podemos citar o aumento do preço em relação ao machado, bem como o seu maior peso e a área que ocupa.

Graças a uma vasta gama de modelos, pode escolher um rachador de madeira para qualquer necessidade. Usá-los não é mais difícil do que usar um machado. Mesmo as versões profissionais quase não requerem nenhum conhecimento especial. A ferramenta pode ser usada com igual eficácia em ambientes internos e externos.

Mas deve-se ter em mente que:

  • algumas modificações nos divisores de madeira consomem muita corrente ou combustível;
  • o desempenho do dispositivo está rigidamente ligado ao consumo de energia;
  • nem todo dispositivo é capaz de separar madeira forte de grande espessura em partes;
  • às vezes são encontrados dispositivos impraticáveis.

Projeto e princípio de operação

Você pode colocar calços de até 50 cm no divisor de madeira, eles serão divididos por um parafuso especial, que é aparafusado em cada tora. O movimento do parafuso é fornecido por vários tipos de motores. O mecanismo de transmissão atua como um link de conexão.

Em modelos domésticos, o trabalho é feito da seguinte forma:

  • a máquina é colocada em uma superfície dura e nivelada;
  • levante a alavanca de travamento;
  • mova a ênfase de forma que fique exatamente oposta à lâmina;
  • colocar um log;
  • abaixe a ênfase;
  • pressione o pedal para dividir o registro.

Existe outro projeto em que o motor é montado em uma cama. A caixa de engrenagens conectada ao motor gira o eixo. O cone de trabalho é previamente fixado no eixo. Em algumas versões, o parafuso é preso diretamente ao motor. Isso requer o uso de uma engrenagem de redução; às vezes, esses modelos não funcionam satisfatoriamente.

As opções de divisores de madeira mais potentes são equipadas com cilindros hidráulicos. Eles são capazes de empurrar uma tora ou facas (dependendo da intenção dos desenvolvedores).

A vantagem de tais produtos é a capacidade de processar madeira com qualquer grau de umidade. Não é à toa que são amplamente utilizados na extração industrial de madeira.

Visualizações

Divisores de rack são relativamente simples. Você nem mesmo precisa comprá-los - muitas pessoas fazem esses dispositivos com as próprias mãos. Em vez de trilhos de marca (bastante caros) para a montagem, é recomendado o uso de trilhos para portões automáticos.Na prática, eles não são piores, mas permitem que você economize dinheiro. A engrenagem empurrada pela alça engata com a cremalheira de trabalho; seu retorno ao lugar se deve à primavera.

Para fins de produção, são utilizados dispositivos mais graves com elementos cilíndricos de tração hidráulica. A grande maioria dessas máquinas é automática ou semiautomática, o que pode reduzir significativamente a intensidade do trabalho e o risco do trabalho. Os sistemas automatizados são divididos em tipos estacionários e móveis. Na maioria das vezes, os fabricantes de tais equipamentos também fornecem serviços para sua instalação, partida e comissionamento. Como resultado, o cliente recebe uma linha de produção totalmente operacional.

Voltando ao divisor de toras pinhão e cremalheira, devo dizer que funciona devido à cremalheira, daí o nome. A operação da cremalheira móvel é fornecida por uma engrenagem fixada na polia de abaixamento. Esta polia está diretamente conectada ao motor. Para que a cremalheira e a engrenagem se toquem, é necessária uma alça especial.

O movimento da parte principal ocorre ao longo das guias. E as próprias guias são montadas em uma estrutura reforçada. Um cutelo é colocado na borda oposta. Se for escolhido um motor elétrico como acionamento, será muito simples usar o divisor de madeira.

Esses dispositivos, ao contrário dos a gasolina, podem muito bem ser entregues dentro de casa.

Por outro lado, um divisor de lenha equipado com motor de combustão interna é igualmente bom para lenha doméstica e industrial. Uma vantagem importante dessa ferramenta é a produtividade. Além disso, não está tão rigidamente ligado a uma tomada ou gerador quanto sua contraparte elétrica. Em grandes locais de extração de madeira, os divisores de madeira puxados por trator são amplamente usados. Experimentos com uma unidade combinada às vezes são realizados lá, quando a energia é fornecida alternadamente por fontes diferentes.

Mecânico

A diferença entre esses dispositivos reside principalmente na colocação vertical ou horizontal da peça de trabalho. Se for escolhido o esquema vertical, o bloco é colocado em cima da cama e só então o cutelo é baixado. Esta solução permite processar até grumos de formato irregular. Mas, ao mesmo tempo, você precisará apoiá-los com as mãos, observando cuidadosamente para não ser atingido.

O sistema horizontal envolve a colocação da peça em uma rampa especial. A madeira se move ao longo dela até a faca. Conveniência e segurança são as vantagens óbvias deste design. No entanto, você precisará de um pouco mais de espaço. Para melhor compreender as especificidades dos modelos mecânicos, é apropriado compará-los com os manuais.

Portanto, uma sucata rachada se parece com uma longa barra de aço. Há um cone pontiagudo de um lado e uma alça confortável do outro. O cutelo terá primeiro de ser levantado manualmente e, em seguida, baixado com força sobre a peça de trabalho. Apesar da baixa produtividade, muito esforço é despendido.

A única vantagem sobre um machado simples é o manuseio simplificado de toras grossas e pesadas de coníferas.

O dispositivo cilíndrico manual é compacto. Movê-lo para outro lugar, se necessário, não será difícil. Se você usar essa ferramenta, é perfeitamente possível preparar um pequeno suprimento de lenha. Para acender uma lareira ou para uma visita ocasional ao banho, são suficientes. O suporte do divisor de madeira cilíndrico é equipado com uma lâmina que olha para cima; depois de colocar a peça de trabalho, eles batem nela com um martelo pesado.

Mas a maioria dos proprietários de divisores de madeira manuais preferem merecidamente um aparelho de mola. Em comparação com as versões descritas anteriormente, é mais produtivo. As peças de trabalho são divididas usando uma lâmina especial fixada na viga. A viga é amortecida com molas - daí o nome. Você pode usar esse mecanismo com pouco esforço.

Outra opção é o chamado divisor de madeira inercial. Por sua forma, este dispositivo recebeu um nome alternativo de "guindaste". O tubo serve para proteger a lâmina que cai de uma altura. Um contrapeso ajuda a simplificar a elevação do tubo à sua posição original.

Esse mecanismo pode ser feito de qualquer tubo de diâmetro adequado (na verdade, resíduos), mas é muito tedioso de trabalhar.

Com acionamento elétrico

O divisor de madeira elétrico hidráulico opera de forma mais suave do que sua contraparte puramente mecânica. A força do curso de trabalho é maior. Mas o ritmo de trabalho é relativamente lento. A energia gerada pelo motor elétrico é enviada ao cilindro hidráulico. O fluido de trabalho que entra na haste traz a parada, na qual a peça de trabalho é mantida, para a faca rigidamente fixada.

O dispositivo hidráulico pode exercer pressão temporariamente de até 10.000 kg. Uma unidade especial de distribuição ajuda a coordenar o curso da haste e a direção de seu movimento. Além disso, o distribuidor evita a quebra do divisor de madeira se, repentinamente, não houver energia suficiente. O divisor de parafuso para madeira funciona aparafusando elementos de trabalho em forma de cone. Eles dividem a peça em 2 ou mais peças.

A diferença entre os dispositivos de parafuso está no método de transferência de energia do motor para o cone. Este elemento é diretamente ou com um volante fixo ao eixo. O divisor de toras parafuso está sempre equipado com motores elétricos operando apenas em baixas velocidades. As peças perfurantes em forma de cone também podem ser utilizadas nas versões a gasolina. O torque pode ser transmitido por meio de uma correia ou corrente.

Os dispositivos de transferência são feitos de forma que o cone não faça mais do que 400 rotações por minuto. O motoredutor é utilizado como intermediário principalmente em montadoras industriais. Para uma oficina de artesanato, essa solução é muito difícil. Em qualquer caso, a potência total da unidade deve ser de pelo menos 1500 W. Caso contrário, a eficiência do trabalho será excessivamente baixa.

Top models

Fazer um cortador de madeira com as próprias mãos não é a melhor ideia. Em comparação com os designs de fábrica usados, é improvável que seja algo melhor. Mas é muito importante escolher entre as estruturas principais, para ser capaz de compreender seus pontos fortes e fracos. Modelo "estilete" merecidamente incluído em várias classificações de máquinas de divisão de madeira. O fabricante afirma que o design é "revolucionário". Se é assim ou não, cabe ao consumidor decidir. O dispositivo é feito com base em uma cunha bastante familiar.

A principal inovação foi a conexão do martelo com a cunha. Segundo o fabricante, isso garante que as greves sejam sempre entregues no mesmo ponto. Os eixos de clivagem simples não são capazes de resolver tal problema.

Os consumidores observam que este dispositivo pode até mesmo cortar lascas de madeira. O nível de segurança e qualidade do trabalho é bastante decente. Mas o mais grosso registra "Stiletu", infelizmente, não estão sujeitos. Alternativamente, considere "Tufão" de um fabricante eslovaco. A empresa afirma que seus produtos podem facilmente substituir o trabalho manual de 15 a 20 pessoas.

Modelo RCA 380 é uma unidade de produção completa. Capaz de manusear toras de até 6 m de comprimento e diâmetro de até 0,38 m, com projeto pensado de forma a eliminar o risco de entupimento das toras. As facas podem dividir a peça em 12 peças. Seu movimento posterior é controlado por elementos hidráulicos.

Falando em divisores de madeira, não seria sensato ignorar os produtos feitos na Finlândia. Devido à longa tradição de extração de madeira, os finlandeses sabem muito bem o que deve ser essa técnica. Um bom exemplo da verdadeira qualidade finlandesa é modelo "Expert 25"... Este dispositivo fornece Hakki Pilke.

O divisor de madeira é complementado com uma serra elétrica; o fabricante afirma que o dispositivo é ideal para uso em casa e fora da cidade.

O sistema de alimentação da madeira sofreu uma simplificação radical, mas isso não reduz a qualidade e a produtividade da obra. Outra vantagem é o preço baixo. O dispositivo de elevação permite até mesmo manusear troncos muito grandes. A maior dimensão das toras divididas é de 25 cm de diâmetro e 60 cm de comprimento. O peso do divisor de madeira é de 830 kg.

Entre os produtos russos, merece destaque modelo "Mint REX"... Este é um divisor de madeira manual. O fabricante afirma que com tal técnica será possível esquecer para sempre os machados e cutelos clássicos. A ferramenta permite dividir até mesmo um tronco nodoso sem problemas desnecessários. O trabalho é relativamente fácil (como pode ser fácil usar um dispositivo portátil em geral).

Comparado com mais dispositivos produtivos "Chekan" destaca-se pelo preço acessível. O design otimizado simplifica muito a operação. A combinação da lâmina e da parte móvel foi cuidadosamente selecionada, o que permite aumentar muitas vezes a eficácia do golpe. Graças ao cabo bem pensado, pessoas de qualquer altura podem usar a máquina com a mesma comodidade, e a lâmina emperrar na madeira é absolutamente excluída.

    Os designers prestaram muita atenção a nuances como:

    • seleção de aço;
    • determinação da largura ideal da lâmina;
    • ângulo de afiação da lâmina;
    • aumentando o poder dos divisores;
    • a eficácia do mecanismo de golpe.

    Divisores de madeira Greenweenno entanto, eles não se mostram piores. O dispositivo universal permite preparar lenha para fogões e fogueiras e para churrascos, churrasqueiras, lareiras. Mesmo para versões mais exóticas da lareira. A tecnologia de produção é patenteada.

    O dispositivo funciona bem mesmo em ambientes fechados.

    Um cortador de madeira em miniatura com um anel especial, de acordo com o fabricante, funciona duas vezes mais rápido do que os melhores machados. A versão universal do anel não tem e portanto pode cortar calços de qualquer tamanho. A linha de produção está equipada com tecnologia de ponta. Um sistema de controle de qualidade escrupuloso também é fornecido. É confirmado imediatamente após a inspeção inicial; a impressão é reforçada pelas primeiras toras partidas.

    A empresa utiliza uma tinta especial que se desgasta muito pouco. O material da tinta e verniz é aplicado usando uma técnica especial. É possível guardar um rachador de madeira manual em qualquer local onde seja conveniente para o seu proprietário. Uma tampa em forma de tubo é fornecida para o transporte. Facilita o transporte tanto de carro quanto de motocicleta e em outros tipos de transporte.

    Uma boa alternativa é RedVerg RD-LS 32-52E. Trata-se de um divisor elétrico de madeira, projetado para uma tensão de 220 V. Com um diâmetro da parte útil de 32 cm, o comprimento do dispositivo chega a 52 cm.O mecanismo é excelente para uso doméstico. A operação é permitida em temperaturas de +5 a +40 graus.

    A força que divide a madeira pode ser de até 7.000 kg. A alavanca de controle hidráulico está localizada à esquerda e os botões do interruptor à direita. Os desenvolvedores forneceram proteção total contra lesões. Cortador de madeira RedVerg não pode ser lançado a menos que seja segurado com as duas mãos. Transferir um dispositivo de um modo para outro é extremamente simples.

      A potência total do divisor de madeira chega a 2300 W. A pressão hidráulica na tora pode ser 16 MPa. A massa do dispositivo é de 78 kg. O tronco a ser dividido é alimentado por meio de uma rampa horizontal.

      Se necessário, a máquina se ajusta facilmente à altura do operador.

      Voltando novamente à tecnologia russa, é necessário mencionar e divisor de madeira "urso"... Este mecanismo é declarado pelo fabricante como "classe executiva". Comparado às contrapartes mais simples, o dispositivo se destaca:

      • aumento de potência;
      • aumento da velocidade de trabalho;
      • confiabilidade;
      • uso confortável.

      O dispositivo com motor elétrico desenvolve uma potência de 4 kW. Para aparelhos a gasolina, chega a 15 litros. com.O rachador de lenha eléctrico "Bear" necessita de uma ligação a uma tensão de rede de 380 V. Pode exercer uma força de 9000 kg, o ciclo de trabalho dura de 5 a 10 segundos. O comprimento máximo das toras processadas é de 65 cm.

      O peso do "Urso" é de 216 kg. O conjunto de entrega inclui uma mesa de divisão de madeira. Existem mecanismos hidráulicos para levantar a faca.

      Alternativas estrangeiras incluem divisores de madeira Japa... Eles são feitos por uma das empresas líderes neste campo. A produção tem funcionado com sucesso desde 1977. A empresa produz não apenas máquinas para colheita de madeira, mas também acessórios para essas máquinas. O fabricante finlandês é conhecido dos consumidores russos há mais de 6 anos. Em várias regiões de nosso país, seus produtos cumprem com sucesso as tarefas atribuídas. Existem divisores de madeira Japa para uso doméstico e profissional. Dependendo do modelo, pode haver:

      • paradas hidráulicas;
      • circuitos hidráulicos para controle de serração;
      • alavancas que iniciam o processo;
      • medidores de comprimento da peça;
      • saídas hidráulicas de liberação rápida para racks de alimentação.

      Se você preferir não o finlandês, mas sim os divisores de madeira alemães, você deve prestar atenção a Produtos da marca Scheppach... O modelo hidráulico HS500H é do tipo horizontal. A maior força de divisão é 5000 kg. A potência total do aparelho é de 2,2 kW. O diâmetro limite das toras processadas é de 25 cm.

      Projetado para uso profissional Scheppach HL-1200 pode cortar até toras grandes em pouco tempo e com qualidade suficiente. Dentre os outros modelos deste fabricante com curso vertical, o HL-1200 se destaca pela maior potência. O drive é capaz de desenvolver uma força de impulso de até 12.000 kg. Em combinação com o design especial em cunha, isso permite que você divida efetivamente até mesmo a estrutura de madeira mais complexa.

      O dispositivo vai lidar com tocos e toras nodosas.

      É importante ressaltar que este divisor de madeira produz relativamente pouco ruído durante a operação. Ele pode ser usado dentro de casa. Um botão para desligamento de emergência é fornecido. Ao ajustar os pontos extremos da plataforma, o operador pode definir a produção de lenha para as dimensões exatas. A situação é excluída quando eles não entram na fornalha ou lareira.

      Voltando novamente aos divisores de madeira russos, vale a pena mencionar a marca Dobrynya. O equipamento deste fabricante trabalha com componentes hidráulicos. Os motores elétricos e a gasolina podem ser usados ​​como propulsão. A empresa promete que seu mecanismo lidará com precisão com pedaços que não podem ser cortados manualmente. Os desenvolvedores tentaram simplificar o cuidado diário ao máximo.

      Mesmo aquelas pessoas pouco versadas em tecnologia serão capazes de usar o Dobrynya. Um dispositivo simples e de operação ininterrupta funciona de forma estável tanto em geadas de 30 graus, quanto em temperaturas de até 40 graus. Em comparação com aparelhos importados de nível semelhante, o rachador de madeira de um fabricante nacional é muito mais barato. O que é importante, a pedido do cliente, as especificações padrão podem ser ligeiramente ajustadas. A faca para rachar madeira é selecionada individualmente.

      Opções adicionais disponíveis:

      • transportadores para carregar lenha picada;
      • elevadores hidráulicos de toras;
      • rodas que permitem mover o rachador de madeira;
      • reboque para conectar a um carro.

      Muitas vezes, você também pode encontrar o divisor de madeira MTD LS 550 à venda. É equipado com motor a gasolina quatro tempos fabricado pela firma americana Briggs & Stratton, cuja capacidade da câmara de trabalho chega a 190 cm3. A potência total da unidade é de 5,5 HP. com. Graças às peças instaladas, o divisor de madeira separa bem peças de até 63,5 cm de altura. Rodas largas facilitam muito o transporte do dispositivo.

      A força de divisão do MTD LS 550 é de até 25.000 kg. O dispositivo pode funcionar em um esquema vertical e horizontal. Seu peso é de 238 kg. Dois botões são usados ​​para controle.A duração do ciclo de trabalho atinge 19 segundos.

      Resultados bastante decentes são obtidos com o AL-KO KHS 3704. A cunha deste cortador de madeira é muito durável, o que é conseguido por meio de soldagens repetidas. Como resultado, é possível garantir uma operação de longo prazo. Ao mesmo tempo, os designers zelaram pela máxima segurança do produto. Para garantir isso, um sistema de controle de duas mãos é usado.

      Graças aos pneus largos, dirigir em terreno irregular é bastante simples; A estabilidade em movimento é alcançada com uma estrutura robusta. Voltando aos produtos finlandeses, devo dizer também sobre Produtos Palax... Alguns deles são equipados com uma lâmina de serra, mas aproximadamente o mesmo número de dispositivos com correntes de serra são produzidos. As opções de disco são principalmente de classe profissional. O fato é que o disco tolera muito melhor o contato com madeira entupida do que a corrente.

      Ele também serra bolsos de resina com muita facilidade.

      Além disso, o recurso de disco entre afiação é aproximadamente 20 vezes maior do que nas melhores correntes. Para consumidores comuns, para os quais cada afiação custa uma quantia considerável, isso é muito importante. O Palax pode ser equipado com motores de combustão interna ou motores elétricos. Mas também existem modelos acionados por eixos de tomada de força de trator. Modificação Logspit X1000 só pode rachar madeira.

      Ela não corta madeira. O diâmetro das peças a serem processadas chega a 50 cm, esses pedaços são processados ​​em um volume de 3 metros cúbicos. m por hora. O comprimento máximo das toras formadas é de 110 cm.O Logspit X600 possui funcionalidade semelhante, mas a produtividade horária é reduzida para 2 m3. O comprimento do tronco também é menor - apenas 67 cm.

      Se nem essas marcas nem os divisores de madeira Timco atendem ao pedido do consumidor, deve-se prestar atenção à marca Zver. Os divisores de madeira M3 são produzidos em chassis com rodas. O motor a gasolina transmite potência para um poderoso cilindro hidráulico. Como resultado, uma fera realmente acorda a cada lançamento. O dispositivo é capaz de cortar madeira de até 65 cm de comprimento, força de trabalho - 9.000 kg.

      Como escolher?

      Um olhar mais atento sobre o mercado de divisores de madeira revela que ele está repleto de muitos modelos diferentes. A seleção da versão correta pode ser bastante difícil. Mas existem recomendações elementares que podem simplificar significativamente o processo. Então, quando você precisar cozinhar um pouco de lenha (para uma lareira, para um pequeno banho aquecido periodicamente), você pode usar os dispositivos manuais mais simples.

      Mas se você precisar processar mais madeira, precisará de máquinas completamente diferentes.

      Quando se planeja operar o divisor de madeira em ambientes internos, os modelos a gasolina definitivamente não funcionarão. Dispositivos elétricos comparativamente de baixo ruído que não geram gases de exaustão são uma questão diferente. Suas vantagens adicionais são compactação e facilidade de uso comparativa. É importante ressaltar que dispositivos elétricos não consomem óleos lubrificantes. E o pagamento pela eletricidade acaba sendo menor do que pelo combustível e lubrificantes.

      No entanto, quase todos os divisores de madeira profissionais potentes estão equipados com motores de combustão interna. Além disso, a falta de conexão com a fonte de alimentação aumenta significativamente a mobilidade do dispositivo. As máquinas de rachar madeira instaladas em plantas industriais são sempre avaliadas de acordo com a taxa de movimento dos pistões. Para dispositivos domésticos, este indicador é quase irrelevante. Os poucos sistemas de perfuração profissionais equipados com acionamento elétrico só funcionam quando conectados a uma rede de 380 V.

      Os divisores de madeira horizontais são considerados mais seguros do que os verticais, mas são caracterizados pela baixa eficiência. Ao escolher um dispositivo, deve-se levar em consideração as dimensões e o comprimento das toras a serem divididas. A quantidade de força de divisão determina como grandes peças de trabalho podem ser cortadas. No caso de peças de trabalho do mesmo tamanho, um dispositivo mais potente será capaz de lidar com madeira mais dura.Quanto ao mecanismo de trabalho, o tipo cônico de rachador de madeira é considerado a solução mais simples.

      Deve ficar claro que tal dispositivo não pode lidar com peças maiores que 30-40 cm. Para qualquer colheita em massa de lenha, apenas mecanismos com um sistema de transmissão hidráulica são adequados. Os divisores de madeira manuais mais simples em uma mola são melhores do que os usuais por causa do golpe mais suave. Mesmo golpes bastante eficazes não interferem nisso. Independentemente de outras características, é necessário levar em consideração a altura do divisor de madeira - se será conveniente de usar.

      Para obter informações sobre como fazer um rachador de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário