Divisores de madeira DIY: instruções de montagem
Cortar lenha é uma atividade útil para qualquer homem saudável fisicamente forte. Mas às vezes há grandes volumes de lenha, que devem ser preparados em pouco tempo, neste caso eles usam uma ferramenta especial. Um divisor de madeira é um dispositivo difícil de prescindir quando você precisa cortar enormes lingotes de madeira.
Características de modelos caseiros
Um divisor de lenha é especialmente necessário em residências particulares, onde é necessário aquecer a casa com lenha. Você pode fazer essa ferramenta com suas próprias mãos, não é difícil e vai economizar uma quantia significativa de dinheiro. Trabalhar com uma árvore sólida é um negócio bastante arriscado, você pode se machucar, por isso deve usar uma boa ferramenta, observando as normas de segurança necessárias.
Unidades mecânicas que auxiliam no corte de madeira e toras pesadas tendem a armazenar energia, são econômicas e fáceis de operar. Não há necessidade de força muscular para trabalhar com esses dispositivos. As unidades podem lidar com qualquer tipo de toras e lingotes de madeira. Funcionam em modo push e podem manusear toras de até 35 cm de comprimento, sem necessidade de esforço físico.
Dispositivos de ação de empurrar têm um motor de combustão interna e também podem ser conectados a um motor elétrico. Eles não são baratos, mas com seu uso, os esforços musculares que devem ser despendidos são quase completamente eliminados. Usando este dispositivo, você pode aquecer uma casa até 350 metros quadrados, enquanto as geadas podem ser siberianas, até -35 graus Celsius.
Esta unidade é segura; entre as deficiências, pode-se apontar um design bastante complicado e alto consumo de energia.
O curso de retorno do empurrador geralmente não é superior a 7 centímetros por segundo. Em poucas horas, mais de meia tonelada de lenha pode ser preparada para uma pessoa. Você não pode trabalhar com madeira úmida, é recomendável colocar em branco em uma pilha de madeira sob um dossel na estação quente. Em três meses, a árvore "caberá" na condição desejada. A madeira bruta não fornece calor suficiente, a condutividade térmica é muito mais baixa (em 25%), o cutelo frequentemente fica preso nela e às vezes é extremamente difícil extraia-o de lá. Um divisor de madeira caseiro não pode ser pior do que um de fábrica, ou seja, terá alimentação horizontal e vertical da peça.
Para orientação, vale dizer qual pode ser a economia monetária aproximada:
- uma unidade movida a diesel sólido projetada para dividir lingotes de 25 cm de diâmetro custa a partir de 20 mil rublos;
- uma máquina que pode “endireitar” com blanks de até 35 cm, dividindo-os em 4-5 fragmentos, custa cerca de 30 mil rublos.
Especificações
A construção mais simples de um rachador de madeira é um machado de cutelo. É preciso alguma experiência prática para trabalhar com isso. Para lenhadores experientes, o cutelo pode ser a principal ferramenta no processamento de blocos de madeira maciços, o tamanho do machado dessa ferramenta é de até um metro. Nos últimos anos, o cutelo tem sido confeccionado com materiais inovadores, o que permite que seja utilizado de forma mais eficiente no processo de trabalho.
A alça é feita de material de fibra de vidro leve e durável, permitindo que você trabalhe com mais eficiência com esta ferramenta.Por dois mil anos, embora o machado de cutelo existisse, ele foi continuamente aprimorado. A machadinha de fibra de vidro moderna elimina completamente a vibração, o recuo doloroso na palma da mão.
Para colher lenha em grandes quantidades, geralmente são usados divisores de madeira tipo push. Eles têm uma cremalheira ou empurrador hidráulico. Um dispositivo semelhante empurra uma enorme placa de madeira em um cutelo, que, por sua vez, o divide em vários pequenos pedaços. A taxa de avanço da peça é de cerca de 5 centímetros por segundo. Os divisores de madeira verticais são mais duráveis e mais compactos. A desvantagem deste dispositivo é que existe o risco de ejeção da peça de trabalho, na qual existem tais "dificuldades":
- muitas camadas;
- muitos nós;
- existem vários cortes errados.
O divisor de toras horizontal é mais seguro. O funcionário não corre o risco de cair sob as lascas voadoras, pois a sua velocidade às vezes é muito elevada. A unidade vertical possui um espalhamento circular de fragmentos, portanto, do ponto de vista da segurança, há dúvidas sobre esta unidade. Divisor de madeira hidráulico:
- produtivo;
- gasta um mínimo de energia;
- seguro para operar
Das deficiências, deve ser apontado: para trabalhar com tal dispositivo, você precisa de alguma experiência. E também sob cargas pesadas, o líquido pode fluir para fora do aparelho. A manutenção do aparelho é simples, peças de reposição para ele sempre podem ser encontradas no mercado.
O divisor de madeira hidráulico não tem uma mola de retorno e também tem um tempo de comutação bastante longo - cerca de 0,55 segundos. O intervalo de tempo é bastante significativo, porque a peça de trabalho pode se dividir e se desintegrar em muitos fragmentos. Esses divisores de madeira têm uma desvantagem comum: seu motor funciona por meio de um acoplamento de fluido e às vezes não consegue lidar com as cargas. O motor geralmente funciona no modo padrão, enquanto consome pouco combustível. Uma engrenagem é acoplada ao volante (geralmente é hidráulica, mas também existe uma fracionária). Essa alavanca é uma embreagem com um empurrador, que fornece o calço para a faca do cutelo.
Há energia suficiente para partir quase qualquer pedaço de madeira.
Ferramentas e materiais
Para criar um cutelo de parafuso, você precisará de:
- usina de 1,5 kW;
- eixo com rolamento montado;
- cinto de segurança;
- cone roscado;
- metal 6 mm de espessura;
- cantos 6, tubos de 45 mm.
Você precisará de ferramentas:
- quebra-cabeças;
- máquina de solda;
- turbina;
- Chave de fenda;
- Chave de fenda;
- Scotch;
- martelo;
- pinças;
- alicate;
- fita métrica e régua de triângulo.
Como fazer isso?
Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar desenhos e instruções de montagem. Um divisor de madeira simples com motor elétrico pode ser montado em casa. A este respeito é indicativo o rachador de madeira hidráulico, que pode ser feito na garagem. O sistema hidráulico pode ser fornecido por uma miniescavadeira ou algum outro equipamento. O desempenho será determinado pela força de divisão:
- 20 cm pela metade - 2 tf;
- camada reta - 2,7 tf;
- 25 cm - 2,4 tf;
- 30 cm em 4 partes - 4 tf;
- 30 cm em 8 partes - 5 tf;
- 40 cm em 8 partes - 6 tf.
A potência da bomba hidráulica é determinada pela taxa de alimentação, que em média é de 4,5 cm, então calcula-se a eficiência e seleciona-se o motor, seu estoque deve ser 15% a mais.
E também os acessórios são selecionados com uma margem;
- Mangueira;
- válvula;
- amortecedores.
Um importante elemento de trabalho é o cutelo em si. É feito de metal durável (mola ou trilho automotivo, por exemplo). A peça de trabalho geralmente é atingida por uma faca vertical que é afiada em uma linha reta (cunha simétrica). A faca horizontal fica um pouco mais longe (18 cm), é passada na cunha oblíqua superior.
A faca vertical para o melhor trabalho seguro é sobreposta por baixo, a altura é de cerca de 35 mm, enquanto a ferramenta se projeta 25 mm. Este desenho permitirá trabalhar com elementos complexos de madeira, desde que sejam colocados de forma plana na parte inferior. Os ângulos de nitidez são os seguintes:
- a faca vertical é projetada para madeira macia - 19 graus (três espessuras de faca);
- para madeira dura (incluindo bétula) - 15 graus (3,8 espessura da faca);
- facas horizontais - 16 graus;
- o picador tem um ângulo de inclinação não superior a 26 graus (mínimo 20 graus), a espessura da faca é de 2,6;
Um divisor de toras de cremalheira e pinhão é mais simples, é mais barato do que uma unidade hidráulica (não custa mais do que 20 mil rublos). Fazer você mesmo não é muito difícil. O empurrador é alimentado por meio de uma cremalheira dentada, a conexão de transmissão ao eixo funciona de tal forma que o movimento ocorre no máximo 4,5 cm por segundo. Para fazer isso, você precisa de alguns elementos - basta desmontar o conector antigo. O divisor de toras de cremalheira e pinhão não possui componentes hidráulicos e sua manutenção leva um mínimo de tempo.
Tal unidade, do ponto de vista da segurança, é mais preferível. O esquema de trabalho é o seguinte: atua quando a alavanca é abaixada, então o elemento de mola de retorno levanta o trilho e o rebate para trás. A desvantagem de tal unidade é que, com uma diminuição na taxa de alimentação, a parada cresce rapidamente e, em seguida, também cai inesperadamente para zero. Se houver cavidade ou alguma outra falha na peça, a unidade será submetida a uma carga muito forte, isso pode acontecer de forma espontânea, o que pode provocar deformação da máquina ou até mesmo sua quebra.
O acionamento hidráulico sempre trabalha de forma mais suave, a maior relação de parada ocorre quando há uma taxa de alimentação que se aproxima de zero. Se uma peça de trabalho muito forte entrar na alimentação da unidade hidráulica, ela será empurrada para o cutelo sem parar, o que pode causar danos. Para um divisor de madeira de cremalheira e pinhão (com base em todas as observações acima), é necessário um motor mais potente. Para calcular sua potência, você pode simplesmente deslocar as forças de divisão que existem para um acionamento hidráulico: um pig com um diâmetro de 20 cm - 2,6 tf, enquanto a eficiência será de cerca de 0,87.
Freqüentemente, a casca enrugada muito espessa interfere no movimento da peça de trabalho. Como conclusão, pode-se notar: as unidades de cremalheira e pinhão são adequadas quando o volume de trabalho é relativamente pequeno, o trabalho é feito com a força muscular.
Para pequenos pedaços de lenha, um divisor de toras vertical pode ser adequado. Este aparelho tem um desempenho pequeno, não tem medo de várias falhas nos blanks de madeira. Um motor elétrico para seu funcionamento pode ser adequado para uma baixa potência, apenas 2,8 kW - de uma máquina de lavar, com acionamento por polia. Com um motor de baixa potência, tal unidade será capaz de "lidar" com elementos de até 42 cm de diâmetro e até 65 cm de altura. Para criá-lo, você precisará de um motor de máquina de lavar, a velocidade de rotação de tal usina pode muito bem ser adequada. A desvantagem pode ser que, ao montar o cutelo diretamente no eixo do motor, a carcaça do motor pode levar e quebrar.
Na obra, o papel principal é atribuído ao bico em forma de cone, que possui rosca e gira a uma velocidade de 160-1550 rpm (a frequência de operação normalmente é de 300 rpm). O entalhe é feito com a mão esquerda devido ao fato de as pessoas em sua maioria serem destras, sua mão direita é fisicamente mais desenvolvida.
A peça de trabalho em um clivador de parafuso entra nele ao longo do plano vertical. Durante o movimento, a peça (seu movimento) melhora com as mãos. Esta formulação da pergunta não tem o melhor efeito sobre o nível de segurança, portanto, deve-se levar em consideração o fato de que um divisor de toras de parafuso é um dispositivo perigoso. O trabalhador deve monitorar constantemente para que muito pouco material permaneça sob a mão direita. Se o cutelo ficar preso, o processo de enrolamento da peça ocorrerá. Para evitar que tais incidentes ocorram, você deve montar um espaçador sob o cutelo.
A montagem e operação da unidade de parafuso podem ser influenciadas pela racionalidade do projeto, bem como a localização de tais unidades:
- parada em cunha;
- polia motriz;
- trabalho do eixo principal.
E é importante também o formato do cutelo em si, como ele é afiado, tais parâmetros certamente afetarão o funcionamento do próprio aparelho. O batente em cunha também é importante, pois determina a segurança da unidade e afeta o desempenho e a confiabilidade. Se a ênfase for escolhida incorretamente, surgirão problemas com o motor, o funcionamento ocorrerá com alta tensão da unidade motriz. O desempenho será visivelmente inferior. É impossível deixar o cutelo no ar sem a presença de um batente inferior. O batente em cunha está preso à base à direita. Além disso, seu comprimento pode ser tal que o nariz seja maior do que o comprimento em 1 / 4-1 / 2 da distância do fio.
O parâmetro de parada corresponde ao diâmetro do cutelo em seção semelhante (neste caso, são subtraídas 4 alturas da parte roscada). A distância entre a haste e o batente é de cerca de 1,8 mm, no entanto, se a folga for de 0,8 mm, então será ainda melhor. O cutelo inicialmente irá "interferir" um pouco, mas depois de um curto período de tempo ocorrerá a trituração e o produto servirá por um longo tempo.
O batente vertical é 2/3 da haste. Para 76 mm, os limites são limitados a 52-62 mm. Puxar a peça de trabalho deve ser interceptado manualmente, depois que o cutelo entrou profundamente na árvore. Se o cutelo já tiver penetrado muito profundamente no material, será impossível segurá-lo com as mãos desprotegidas. A parte inferior esgalgada atingirá o lado do batente. Neste caso, danos e defeitos são possíveis.
É necessário fazer o conjunto de forma que a gaiola e o acionamento do eixo principal sejam feitos de acordo com as instruções, neste caso nada acontecerá e não haverá danos. Em um divisor de parafuso de madeira, o impulso inercial para a rotação é realizado por transmissão através de uma polia. Neste caso, a polia deve deslizar se ocorrer um "entupimento", caso contrário, um acidente é inevitável.
A este respeito, a transmissão com a ajuda de uma corrente é mais racional e prática, as "fichas" tornam-se visivelmente menores. A corrente em si tem muito peso, pois a transmissão é mais rígida e permite superar "obstáculos". Se as peças de trabalho tiverem muitos nós, será necessário instalar um acionamento, que se apresenta na forma de uma potente polia acionada.
Existe um parafuso de cenoura, esta unidade realmente se assemelha a uma colheita de raiz. A unidade é simples no dispositivo e montagem, você pode trabalhar com ela ao colher uma pequena quantidade de lenha. E também este dispositivo pode cortar madeira, de modo que a divisão com um parafuso fornece uma quantidade suficiente de serragem. Na fazenda, às vezes isso é procurado se houver um aviário no território que precise ser aquecido.
Um cortador de madeira com cutelo deslizante é outra opção. O ombro é levado em consideração 1,6 metros. A sobrecarga pode ser de até 40 kg. Se o rachador de madeira estiver parado, neste caso pode funcionar como alavanca inercial, ou seja, pode ser levantado pela pega e depois baixado com esforço sobre a peça a trabalhar. Se o cutelo for dinâmico, ele pode ser facilmente movido ao longo da alavanca e, nesse caso, pode ser empurrado. Ao mesmo tempo, o ombro é significativamente alongado. O Lever Log Splitter tem vários recursos:
- é melhor usar o cutelo Arrow, não é difícil comprá-lo;
- a alavanca é mantida por uma mola na posição horizontal;
- a mola deve ser bem presa para não voar;
- freqüentemente a mola é passada para uma guia de pêndulo móvel.
Se a unidade mecânica não estiver fixada na base, ela é feita com um diâmetro que não é inferior em tamanho ao braço de alavanca (toma-se um tamanho que é 2 vezes o tamanho de um pedaço de madeira). Não faz sentido criar um "mecânico" com um cutelo fixo que desliza ao longo da guia. Mesmo que você acerte o cutelo com toda a sua força com uma marreta, ele frequentemente emperrará.
Um divisor de madeira em forma de cone também é freqüentemente usado, que em uma casa particular (quando relativamente pouca lenha é necessária) pode lidar com lingotes bastante pesados (até 55 cm de diâmetro).O cone é feito no tamanho de 82-148 mm, o ângulo de inclinação é de cerca de 16 graus se a árvore tiver camadas pequenas e 19 graus se as camadas forem retas. O ângulo de abertura de 26-32 graus muda em um terço da altura do cone. É melhor usar um macaco de cremalheira e pinhão. Um macaco de cremalheira e pinhão é preferível porque é muito simples e confiável, não tem medo de cargas pesadas. Há mais trabalho a ser feito com um dispositivo hidráulico e é mais vulnerável quando sobrecarregado.
Mais um detalhe é importante. A haste de controle do divisor de cone costuma ser funcional, neste caso utiliza-se um reforço ou haste de aço grau St47, com diâmetro de no mínimo 22 mm. A rosca é feita em forma de trapézio (válvulas de esgoto muitas vezes são adequadas, onde o volante é removido e substituído por uma alavanca).
Você também pode fazer um cortador de madeira na forma de um sabre com suas próprias mãos, esse dispositivo também é chamado de sabre. O braço de alavanca aqui não é inferior a 0,9 metros, é feito de espécies de madeira macia (pinho, bétula). Você pode trabalhar com esse divisor de madeira apenas com espécies de árvores macias. E também nas dachas colocam divisores de madeira do princípio de alavanca de acionamento para o inverno, que podem quebrar peças de até 35 cm de diâmetro. O desempenho de tal unidade é baixo, mas para cortar lenha para o jantar, tal dispositivo é suficiente. Com a ajuda do pedal, o batente é levantado, a seguir é solto e pressionado no pedal, dessa forma a peça é delaminada.
Você pode até fazer um divisor de madeira a partir de uma roda, vamos considerar a tecnologia a seguir.
Do macaco
Um divisor de madeira pode ser feito a partir de um macaco acionado manualmente por força física.
Você precisará dos seguintes materiais:
- macaco hidráulico;
- chapa de aço 5 mm;
- canal ou canto No. 8;
- primer;
- molas;
- parafusos e porcas.
Lista de ferramentas:
- Búlgaro;
- máquina de solda;
- furar;
- régua triangular;
- marcador.
É importante fixar corretamente os suportes verticais, eles suportarão a maior parte da carga. Para esses fins, você precisará de um número de canto 8 ou uma viga em I. Em seguida, é feita uma cunha, que corta os pedaços de madeira. Este elemento é feito de aço ou um canto. Também é recomendado afiar bem a cunha, então o trabalho será mais produtivo. O macaco será colocado com um suporte inferior, que deve ser ligeiramente levantado acima da base. Para fazer isso, você precisa soldar algumas peças planas de chapa de aço. O macaco deve estar bem preso para que não salte durante a operação. O elemento é adicionalmente preso com grampos com porcas.
Você também precisará de molas que retornarão o elemento ao seu estado original. Você também deve fazer uma cama confiável, que seja melhor soldada em aço. Para que a base de suporte seja fixada firmemente no macaco, um tubo redondo é adicionalmente soldado a ela. E você também precisará soldar os fixadores das molas. O aparelho é colocado principalmente em um canto, podendo ser adicionalmente "preso" com parafusos em duas paredes.
Da borda
Um divisor de madeira pode ser feito de um disco de roda de um trator ou caminhão. O concreto pode ser despejado na cavidade de tal elemento para formar massa. Uma montagem vertical semelhante a uma guilhotina é soldada ao bloco central. O disco gira, a "guilhotina" cai e atinge a placa, que é fixada no centro. Não é fácil trabalhar em tal unidade, pois requer experiência prática.
Medidas de segurança
Durante a operação, devem ser observadas as precauções de segurança. A energia gasta na divisão dos elementos de madeira é bastante significativa. A velocidade de espalhamento dos chips pode ser alta. Antes de iniciar a unidade, verifique todos os elementos de travamento:
- conexões aparafusadas;
- juntas;
- fixação da polia;
- cabo;
- suporte do motor;
- As facas devem estar em bom estado, sem lascas ou sinais de corrosão.
Roupas de mangas compridas devem ser largas e densas e também devem ser:
- boas botas de trabalho;
- luvas;
- copos;
- fones de ouvido.
O equipamento deve ser colocado em uma superfície plana e estável que “não tenha medo” de vibrações fortes. Uma laje de concreto armado é uma base ideal para basear tal unidade. A máquina só pode processar peças que correspondam ao formato do equipamento. E mais algumas dicas:
- quando a máquina está operando a menos de três metros, não é recomendável se aproximar dela;
- a área de trabalho deve ser sempre vedada com uma fita de sinalização feita de papel ou material de PVC;
- o equipamento só deve funcionar sob a supervisão de um funcionário;
- durante a operação, você deve monitorar cuidadosamente para que objetos estranhos não caiam dentro da unidade;
- devem ser realizadas inspeções e testes regulares;
- todos os trabalhos de reparação são executados com o motor desligado da rede.
É útil trocar as correias de transmissão. A velha polia "lembra" a trajetória do movimento, com o tempo torna-se rígida, o que provoca vibrações desnecessárias.
Para obter informações sobre como fazer um rachador de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.